Home | Contato

Alegria no Senhor

T3 · L13

Baixe esta lição para estudar offline: escolha PDF (leitura e impressão) ou Word (documento editável no Microsoft Word ou similar).

LIÇÃO 13

Alegria no Senhor

3º trimestre de 2026
Sábado, 26 de Setembro de 2026
“Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da Sua glória vos regozijeis e alegreis” (1 Pedro 4:13).
“O Senhor deseja que todos os Seus filhos e filhas sejam felizes, pacíficos e obedientes.” — Caminho a Cristo, p. 124.
Estudo adicional: Caminho a Cristo, capítulo 13, pp. 115-126.

Domingo, 20 de setembro | 1. PORTADORES DE LUZ
1A) Que responsabilidade Jesus disse que Seus discípulos têm neste mundo? Mateus 5:13-16.
Mt 5:13-16 — Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. 14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; 15 Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. 16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

“Deus coloca os cristãos como portadores de luz no caminho para o Céu. Devem refletir para o mundo a luz que vem de Cristo e brilha sobre eles. Sua vida e caráter devem ser tais que, por meio deles, outros tenham uma concepção correta de Cristo e de Seu serviço.” — Caminho a Cristo, p. 115.

1B) O que os crentes devem ser para todas as pessoas? João 17:18 e 23; 2 Coríntios 5:20.
Jo 17:18 e 23 — Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. [...] 23 Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.
2Co 5:20 — De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.

“Em cada um de Seus filhos, Jesus envia uma carta ao mundo. Se você é seguidor de Cristo, Ele envia em você uma carta à sua família, ao seu bairro e à rua onde você mora. Jesus, habitando em você, deseja falar ao coração daqueles que não O conhecem. Talvez eles não leiam a Bíblia ou não ouçam a voz que lhes fala em suas páginas. São pessoas que não veem o amor de Deus em Suas obras. Mas, se você for um verdadeiro representante de Jesus, pode ser que através de você eles sejam levados a entender algo da bondade de Cristo e sejam ganhos para amá-lO e servi-lO.” — Idem.

1C) Qual é a única forma de cumprir essa missão? 2 Coríntios 3:2-5.
2Co 3:2-5 — Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens. 3 Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração. 4 E é por Cristo que temos tal confiança em Deus; 5 Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus.

Segunda-feira, 21 de setembro | 2. A BONDADE DE DEUS
2A) Qual é a maior demonstração do amor de Deus para com Seus filhos? João 3:16; Romanos 5:6-10.
Jo 3:16 — Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Rm 5:6-10 — Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. 7 Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. 8 Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. 9 Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. 10 Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.

“Quando parecemos duvidar do amor de Deus e desconfiamos de Suas promessas, nós O desonramos e entristecemos Seu Espírito Santo. Como se sentiria uma mãe se seus filhos estivessem constantemente reclamando dela, como se não quisesse o seu bem, sendo que o esforço de toda a sua vida foi promover os interesses deles e lhes fornecer conforto? Suponha que duvidassem do seu amor; isso lhe partiria o coração. Como qualquer pai ou mãe se sentiria ao ser tratado assim por seus filhos? E como nosso Pai celestial pode nos considerar quando desconfiamos de Seu amor, que O levou a entregar Seu Filho unigênito para que tivéssemos vida? O apóstolo escreve: ‘Aquele que nem mesmo a Seu próprio Filho poupou, antes, O entregou por todos nós, como não nos dará também com Ele todas as coisas?’. Romanos 8:32. No entanto, quantos, por suas ações, e até mesmo por palavras, estão dizendo: ‘O Senhor não quer dizer isso para mim. Talvez Ele ame os outros, mas não me ame’.” — Caminho a Cristo, pp. 118 e 119.

2B) O que prova que Deus deseja dar todas as coisas aos Seus filhos? Romanos 8:32.
Rm 8:32 — Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?

“Você, que se sente o mais indigno, não tenha medo de entregar seu caso a Deus. Quando Ele Se entregou em Cristo pelo pecado do mundo, assumiu o caso de cada alma. ‘Aquele que nem mesmo a Seu próprio Filho poupou, antes O entregou por todos nós, como nos não dará também com Ele todas as coisas?’. Romanos 8:32. Ele não cumprirá a palavra graciosa que nos deu para nos encorajar e fortalecer?
“Não há nada que Cristo mais deseje do que redimir Sua herança do domínio de Satanás.” — Parábolas de Jesus, p. 174.

2C) Como podemos refletir esse amor? 1 João 4:9-12.
1Jo 4:9-12 — Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. 10 Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. 11 Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros. 12 Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.

“Para que alcancem sucesso nos esforços, os obreiros cristãos devem conhecer a Cristo; e para conhecê-lO, devem conhecer Seu amor. O Céu mede sua aptidão como colaboradores pela capacidade de amarem como Cristo amou e trabalharem como Ele trabalhou.
“‘Não amemos de palavra’, escreve o apóstolo, ‘mas por obra e em verdade’. A plenitude do caráter cristão é alcançada quando o impulso de ajudar e abençoar os outros brota constantemente de dentro. É a atmosfera desse amor que envolve a alma do crente que o torna um cheiro de vida para vida e permite que Deus abençoe sua obra.” — Atos dos apóstolos, p. 551.

Terça-feira, 22 de setembro | 3. AS PROVAÇÕES DE CRISTO
3A) O que caracterizou a vida de Cristo em Sua obra pela salvação da humanidade? Isaías 53:10 e 7.
Is 53:10 e 7 — Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão. [...] 7 Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.

“A vida [de Cristo] foi de constante sacrifício próprio. Ele não tinha nenhum lar neste mundo, exceto quando a bondade de amigos Lhe abria a porta como viajante. Ele veio para viver em nosso favor a vida dos mais pobres e para andar e trabalhar entre os necessitados e sofredores. Sem reconhecimento nem honra, Jesus caminhava entre o povo por quem tanto havia feito.” — Obreiros evangélicos, pp. 42 e 43.
“As lágrimas [do Filho de Deus] não eram por Si mesmo, embora soubesse muito bem para onde Seus pés O conduziam. Diante dEle estava o Getsêmani, a cena de Sua agonia que se aproximava. A porta das ovelhas também estava à vista, pela qual durante séculos passaram as vítimas para o sacrifício, e que se abriria para Ele quando fosse ‘levado como um cordeiro para o matadouro’. Isaías 53:7. Não muito distante estava o Calvário, o lugar da crucifixão. Sobre o caminho que Cristo logo percorreria, deveria cair o horror de grandes trevas, ao fazer de Sua alma uma oferta pelo pecado. No entanto, não foi a contemplação dessas cenas que lançou a sombra sobre Ele nessa hora de alegria. Nenhum pressentimento de Sua própria angústia sobre-humana obscureceu aquela natureza altruísta. Ele chorou pelos milhares de condenados de Jerusalém — por causa da cegueira e da falta de arrependimento daqueles a quem veio abençoar e salvar.” — O grande conflito, p. 18.

3B) Em Seu sofrimento e provação, o que deu coragem a Jesus de completar Sua obra? Isaías 53:11; Hebreus 12:2.
Is 53:11 — Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si.
Hb 12:2 — Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.

“O resultado do conflito do Salvador com os poderes das trevas é alegria para os remidos, resultando em glória para Deus por toda a eternidade. E tal é o valor da alma, que o Pai está satisfeito com o preço pago; e o próprio Cristo, vendo os frutos de Seu grande sacrifício, está satisfeito.” — Ibidem, p. 652.
“Costuma-se dizer que Jesus chorou, mas que nunca se soube que Ele tenha sorrido. Nosso Salvador era, de fato, um ‘Homem de Dores’, familiarizado com o sofrimento, pois abriu Seu coração a todas as misérias humanas. Mas, embora Sua vida fosse de renúncia, obscurecida pela dor e cuidado, isso não esmagou Seu espírito. Seu semblante não carregava uma expressão de tristeza e queixa, mas sempre de uma serenidade pacífica. Seu coração era uma fonte de vida, e, por onde quer que fosse, levava repouso e paz, alegria e contentamento.” — Caminho a Cristo, p. 120.

Quarta-feira, 23 de setembro | 4. ALEGRIA EM MEIO ÀS PROVAÇÕES
4A) Quando a tentação ataca o crente, o que é providenciado para que ele possa vencer essa guerra espiritual? Efésios 6:11-18.
Ef 6:11-18 — Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. 12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. 13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. 14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; 15 E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; 16 Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. 17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.

“Todos têm provações: dores difíceis de suportar, tentações difíceis de resistir. Não conte seus problemas para seus companheiros mortais, mas leve tudo a Deus em oração. Estabeleça como regra nunca pronunciar uma só palavra de dúvida ou desânimo. Você pode fazer muito para iluminar a vida dos outros e fortalecer seus esforços por meio de palavras de esperança e santo otimismo.” — Caminho a Cristo, pp. 119 e 120.

4B) Por que muitos vacilam entre a fé e a dúvida quando passam por tentações e provas? O que deveriam fazer? Mateus 14:28-31; Tiago 1:2.
Mt 14:28-31 — E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. 29 E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. 30 Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! 31 E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?
Tg 1:2 — Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações.

“Há muitas almas corajosas severamente pressionadas pela tentação, quase prontas a desfalecer no conflito com o eu e com os poderes do mal. Não desanime essas pessoas em sua árdua luta. Em vez disso, anime-as com palavras corajosas, de esperança, que as impulsionem a seguir em frente. Assim, a luz de Cristo poderá brilhar através de você. ‘Porque nenhum de nós vive para si’. Romanos 14:7. Nossa influência inconsciente pode ou encorajar e fortalecer outras pessoas, ou desanimá-las e afastá-las de Cristo e da verdade.
“Muitos têm uma ideia distorcida da vida e do caráter de Cristo. Pensam que não havia calor e alegria nEle, que era severo, rígido e inflexível. Em muitos casos, essas visões sombrias influenciam toda a experiência religiosa da pessoa.” — Ibidem, p. 120.

4C) De que forma a vereda do justo é radiante mesmo em meio à provação? Provérbios 4:18; Filipenses 4:4.
Pv 4:18 — Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.
Fp 4:4 — Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.

“A estrada pode ser acidentada, e a subida íngreme; pode haver armadilhas à direita e à esquerda; podemos nos esgotar em nossa jornada. Quando cansados, desejando repouso, talvez tenhamos de continuar lutando. Quando desfalecidos, talvez tenhamos de batalhar. Quando desanimados, devemos ainda nutrir esperança. Mas com Cristo como nosso guia, não fracassaremos em alcançar, por fim, o porto desejado. O próprio Cristo trilhou o caminho acidentado diante de nós e o suavizou para nossos pés.
“E há fontes de alegria para refrigerar o cansado ao longo da estrada íngreme que conduz à vida eterna.” — O maior discurso de Cristo, p. 140.

Quinta-feira, 24 de setembro | 5. NOSSA RECOMPENSA E ALEGRIA
5A) Que promessa de Jesus deve nos dar motivo de alegria e de louvor a nosso Pai celestial? Isaías 41:10; Lucas 12:32; 1 Pedro 4:13.
Is 41:10 — Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.
Lc 12:32 — Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino.
1Pe 4:13 — Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.

“Não é a vontade de Deus que Seu povo viva sobrecarregado de preocupações. Porém, nosso Senhor não nos engana. Ele não nos diz: ‘Não tema; não há perigos em seu caminho’. Ele sabe que existem provações e perigos, e lida conosco abertamente. Ele não tem a intenção de remover Seu povo de um mundo de pecado e mal, mas os direciona a um refúgio infalível.” — Caminho a Cristo, pp. 122 e 123.

5B) Cite algumas outras promessas maravilhosas de paz e alegria que Jesus nos deu. João 14:1-3 e 27; João 15:11; João 16:20.
Jo 14:1-3 — NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. 3 E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. [...] 27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
Jo 15:11 — Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.
Jo 16:20 Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.

“Não podemos senão olhar para o futuro esperando novas perplexidades no conflito que se aproxima, mas podemos olhar tanto para o que passou quanto para o que virá, e dizer: ‘Até aqui nos ajudou o Senhor’. ‘A tua força será como os teus dias’. Deuteronômio 33:25. A provação não será maior que a força que receberemos para suportá-la. Portanto, retomemos nosso trabalho exatamente onde o deixamos, crendo que, venha o que vier, receberemos força proporcional à prova.
“E, logo mais, as portas do Céu se abrirão de par em par para receber os filhos de Deus, e dos lábios do Rei da glória a bênção cairá em seus ouvidos como a mais rica música: ‘Vinde, benditos de Meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo’. Mateus 25:34. [...]
“Em vista da gloriosa herança que pode ser sua, ‘o que dará o homem em recompensa da sua alma?’. Mateus 16:26. [...] A pessoa redimida e purificada dos pecados, com todas as suas nobres faculdades dedicadas ao trabalho de Deus, é de valor inestimável. Toda vez que um pecador é resgatado, há alegria no Céu na presença de Deus e dos santos anjos; uma alegria que se expressa em santos cânticos de vitória.” — Ibidem, pp. 125 e 126.

Sexta-feira, 25 de setembro | PARA VOCÊ REFLETIR
1. Como a verdade alcançará a todos — mesmo aqueles que ignoram a Bíblia?
2. Como o Senhor demonstra Seu amor ilimitado pelos seres humanos?
3. Qual era a fonte de segurança de Jesus ao enfrentar Seus sofrimentos e morte?
4. De que provisão devemos nos lembrar quando enfrentamos provações?
5. Na vida diária, o que sempre deve estar na mente do cristão?
Compartilhar esta lição
WhatsApp Facebook Telegram