[...] Mas qual será o modo de viver e o serviço do menino? (Juízes 13:12).
Ao cultivar o melhor de si mesmos, os pais exercem influência para moldar a sociedade e enobrecer as gerações futuras. [...] Mesmo antes do nascimento da criança, deve começar o preparo que dará a ela a capacidade de enfrentar com sucesso a luta contra o mal. — A ciência do bom viver, p. 371.
Estudo adicional: A ciência do bom viver, pp. 371-378 (capítulo 31: “A mãe”); Mensagens escolhidas, vol. 2, pp. 420-433 (Apêndice 1 — Doenças e suas causas, capítulo 2).
DOMINGO, 18 DE FEVEREIRO - 1. ORIENTAÇÃO PARA PAIS E MÃES
1A) Qual foi a instrução dada pelo anjo do Senhor à esposa de Manoá, e como ela e o marido demonstraram zelo pela honra de Deus? Juízes 13:2-12; Tiago 1:5.
Jz 13:2-12 — 2 E havia um homem de Zorá, da tribo de Dã, cujo nome era Manoá; e sua mulher era estéril e não tinha filhos. 3 E o Anjo do Senhor apareceu a esta mulher e disse-lhe: Eis que, agora, és estéril e nunca tens concebido; porém conceberás e terás um filho. 4 Agora, pois, guarda-te de que bebas vinho ou bebida forte, nem comas coisa imunda. 5 Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus. 6 Então, a mulher entrou e falou a seu marido, dizendo: Um homem de Deus veio a mim, cuja vista era semelhante à vista de um anjo de Deus, terribilíssima; e não lhe perguntei de onde era, nem ele me disse o seu nome. 7 Porém disse-me: Eis que tu conceberás e terás um filho; agora, pois, não bebas vinho nem bebida forte e não comas coisa imunda; porque o menino será nazireu de Deus, desde o ventre até o dia da sua morte. 8 Então, Manoá orou instantemente ao Senhor e disse: Ah! Senhor meu, rogo-te que o homem de Deus, que enviaste, ainda venha para nós outra vez e nos ensine o que devemos fazer ao menino que há de nascer. 9 E Deus ouviu a voz de Manoá; e o Anjo de Deus veio outra vez à mulher, e ela estava no campo, porém não estava com ela seu marido Manoá. 10 Apressou-se, pois, a mulher, e correu, e noticiou a seu marido, e disse-lhe: Eis que aquele homem que veio a mim no outro dia me apareceu. 11 Então, Manoá levantou-se, e seguiu a sua mulher, e veio àquele homem, e disse-lhe: És Tu aquele homem que falaste a esta mulher? E disse: Eu Sou. 12 Então, disse Manoá: Cumpram-se as Tuas palavras; mas qual será o modo de viver e serviço do menino?
Tg 1:5 — E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada.
Que cada mãe vá muitas vezes ao Salvador com a oração: “Ensine-nos o que faremos pela criança”. Que ela obedeça à instrução que Deus dá em Sua Palavra, e receberá sabedoria de acordo com a necessidade. — Patriarcas e profetas, p. 573.
Sobre pais e mães repousa a responsabilidade do primeiro ensino à criança, bem como do ensino futuro; e para o pai e a mãe, é urgentíssima a necessidade de preparo cuidadoso e completo. Antes de tomarem sobre si a responsabilidade de ser pai ou mãe, homens e mulheres devem familiarizar-se com as leis do desenvolvimento físico: com o funcionamento do organismo e a saúde, as influências pré-natais, as leis da hereditariedade, saneamento, vestuário, exercício e tratamento de doenças. Devem também compreender as leis do desenvolvimento mental e do ensino moral. — Educação, p. 276.
SEGUNDA-FEIRA, 19 DE FEVEREIRO - 2. UMA SOLENE RESPONSABILIDADE
2A) Que conselho foi repetido a ambos os pais? Por quê? Juízes 13:13, 14 e 24.
Jz 13:13, 14 e 24 — 13 E disse o Anjo do Senhor a Manoá: De tudo quanto Eu disse à mulher se guardará ela. 14 De tudo quanto procede da vide não comerá, nem vinho, nem bebida forte beberá, nem coisa imunda comerá; tudo quanto lhe tenho ordenado guardará. [...] 24 Depois, teve esta mulher um filho e chamou o seu nome Sansão; e o menino cresceu, e o Senhor o abençoou.
O bem-estar da criança será afetado pelos hábitos da mãe. Seus apetites e paixões devem ser controlados por princípios. Há coisas que ela deve evitar, há coisas a combater, caso queira cumprir o propósito de Deus a seu respeito ao lhe dar um filho. Se antes do nascimento de seu filho ela é condescendente consigo mesma, egoísta, impaciente e exigente, esses traços serão reproduzidos no humor da criança. Assim, muitas crianças herdaram tendências quase invencíveis para o mal.
Mas se a mãe adere de forma inabalável aos princípios corretos, se é temperante e altruísta, bondosa, amável e generosa, ela pode transmitir ao filho os mesmos preciosos traços de caráter. — A ciência do bom viver, pp. 372 e 373.
Não bastava que Sansão, o menino que devia libertar Israel, recebesse uma boa herança ao nascer. O legado devia ser seguido por uma educação cuidadosa. Desde a infância, ele deveria ser treinado em hábitos de rígida temperança. — Ibidem, p. 379.
2B) Por que o privilégio de ser pai ou mãe é uma questão muito solene? Salmos 127:3.
Sl 127:3 — Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre, o seu galardão.
O pai deve levar em conta que o modo como trata a esposa antes do nascimento de seu filhinho afetará essencialmente a disposição da mãe durante aquela fase, e terá muito que ver com o caráter desenvolvido pela criança após o parto. Muitos homens ficam tão ansiosos para obter rapidamente alguma propriedade que considerações superiores são sacrificadas, e alguns têm cometido o crime de negligência contra a mãe e o bebê, e muitas vezes a vida de ambos foi sacrificada ao forte desejo de acumular riqueza. Muitos não sofrem logo em seguida essa severa pena por seu mau procedimento, e estão adormecidos quanto ao resultado de sua conduta. Às vezes, a condição da mulher não é superior a de uma escrava, e em alguns casos ela é tão culpada quanto o marido de desperdiçar as forças físicas para obter condições de viver segundo a moda. É um crime da parte dessas pessoas terem filhos, pois suas crianças serão, com frequência, deficientes em força física, mental e moral, e carregarão a marca da infelicidade, limitação e egoísmo dos pais, e o mundo será amaldiçoado por sua maldade. — Mensagens escolhidas, vol. 2, pp. 428 e 429.
TERÇA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO - 3. TRABALHANDO EM PROL DO SUCESSO ESPIRITUAL
3A) Cite alguns segredos para desfrutar de uma maior paz na vida em família. Filipenses 4:5-8.
Fp 4:5-8 — 5 Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. 6 Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. 7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. 8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
Antes do nascimento dos filhos, com frequência a mãe é deixada a trabalhar além de suas forças. Raramente suas cargas são aliviadas, e esse período, que devia ser, mais que todos os outros, de descanso para ela, é de cansaço, tristeza e sombras. Devido ao grande esforço de sua parte, ela priva seu bebê daquela nutrição que a natureza providenciou para ele, e superaquecendo o sangue, comunica-lhe sangue de má qualidade. O pequenino é privado de sua vitalidade, privado de resistência física e mental. O pai deveria planejar em como fazer a mãe feliz. Não deve entrar em casa com o rosto cheio de preocupações. — Mensagens escolhidas, vol. 2, pp. 427 e 428.
É dever de homens e mulheres agir racionalmente em relação ao trabalho. Não devem esgotar as energias sem necessidade, pois ao fazer isso, eles não só atraem sofrimentos a si mesmos, mas por seus erros causam ansiedade, cansaço e amargura àqueles a quem amam. O que exige essa quantidade de trabalho? Intemperança no comer e no beber, e o desejo de riqueza, causaram esse excesso de serviço. — Ibidem, p. 429.
Mães, deixem seu rosto se encher de alegria. Sorriam, se puderem, e a mente e o coração da criança irão refletir a luz do seu semblante [...]. — O lar adventista, p. 436.
3B) Por que Israel precisava produzir homens valentes com urgência, e como uma necessidade semelhante existe nos dias atuais? Juízes 13:1; Jeremias 2:12-14; 1 Coríntios 3:3.
Jz 13:1 — E os filhos de Israel tornaram a fazer o que parecia mal aos olhos do Senhor, e o Senhor os entregou na mão dos filisteus por quarenta anos.
Jr 2:12-14 — 12 Espantai-vos disto, ó céus, e horrorizai-vos! Ficai verdadeiramente desolados, diz o Senhor. 13 Porque o Meu povo fez duas maldades: a Mim Me deixaram, o Manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas. 14 Acaso é Israel um servo? Ou um escravo nascido em casa? Por que, pois, veio a ser presa.
1 Co 13:3 — E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse caridade, nada disso me aproveitaria.
A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que não se comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não tenham medo de chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a agulha da bússola é ao norte; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que os céus desabem.
Mas um caráter desse tipo não é obra do acaso; nem se deve a favores e permissões especiais da Providência. Um caráter nobre é o resultado da disciplina própria, do controle exercido sobre a natureza inferior — a renúncia do eu em prol do serviço de amor a Deus e ao homem. — Educação, p. 57.
QUARTA-FEIRA, 21 DE FEVEREIRO - 4. A INFLUÊNCIA DOS RELACIONAMENTOS
4A) Que pedido Sansão fez aos seus pais? Juízes 14:1-3. Apesar das boas intenções dos pais de Sansão, que perigos eles ignoraram? 1 Coríntios 15:33.
Jz 14:1-3 — 1 E desceu Sansão a Timna; e, vendo em Timna a uma mulher das filhas dos filisteus, 2 subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timna, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-ma por mulher. 3 Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Tomai-me esta, porque ela agrada aos meus olhos.
1 Co 15:33 — Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.
Como a cidade de Zorá ficava próxima ao território dos filisteus, Sansão começou a se relacionar amigavelmente com eles. Assim, em sua juventude, surgiram intimidades cuja influência escureceu toda a sua vida. — Patriarcas e profetas, p. 562.
Os jovens cristãos devem ter muito cuidado na formação de amizades e na escolha de companheiros. Fiquem atentos para que aquilo que pensam ser ouro puro não se transforme em metal sem valor. As amizades mundanas tendem a prejudicar o serviço a Deus, e muitas pessoas são arruinadas por uniões infelizes [...] com aqueles que nunca poderão elevar ou enobrecer. — Mensagens aos jovens, p. 436.
Pais e mães devem sentir o dever de orientar as afeições dos jovens, para que possam ser colocadas naqueles que serão companhias adequadas. Devem sentir como seu dever, pelo próprio ensino e exemplo, com a graça auxiliadora de Deus, modelar de tal forma o caráter de seus filhos desde os primeiros anos para que eles sejam puros e nobres, e sejam atraídos para o que é bom e verdadeiro. Os semelhantes se atraem; os semelhantes apreciam os semelhantes. Que o amor pela verdade, pureza e bondade seja cedo implantado na alma, e os jovens buscarão a companhia daqueles que possuem essas características. — Ibidem, p. 466.
Embora não deixemos de advertir, pedir e tentar apresentar a verdade aos pais que são descrentes, a ruína de nossos filhos estará na associação e convivência com eles. — Manuscript Releases, vol. 9, p. 74.
Pais e mães, reconhecem a importância da responsabilidade que recai sobre vocês? Têm permitido que seus filhos andem em companhia de outras crianças sem que estejam presentes para saber que tipo de educação estão recebendo? Não os deixem sozinhos com outras crianças. — Orientação da criança, p. 114.
4B) Quem foi responsável pela infelicidade na vida de Sansão? Gálatas 6:5 e 7.
Gl 6:5 e 7 — 5 Porque cada qual levará a sua própria carga. [...] 7 Não erreis: Deus não Se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
Se Sansão tivesse obedecido às ordens divinas tão fielmente como seus pais fizeram, seu destino teria sido mais nobre e mais feliz. Mas a amizade com os idólatras o corrompeu. — Patriarcas e profetas, p. 562.
QUINTA-FEIRA, 22 DE FEVEREIRO - 5. ORIENTAÇÃO DISPONÍVEL
5A) Por que Deus proíbe o casamento de crentes com incrédulos? Quais têm sido os resultados de tais relacionamentos? Juízes 3:5-8; Deuteronômio 7:3; Neemias 13:23-26.
Jz 3:5-8 — 5 Habitando, pois, os filhos de Israel no meio dos cananeus, e heteus, e amorreus, e ferezeus, e heveus, e jebuseus, 6 tomaram de suas filhas para si por mulheres e deram aos filhos deles as suas filhas; e serviram a seus deuses. 7 E os filhos de Israel fizeram o que parecia mal aos olhos do Senhor, e se esqueceram do Senhor, seu Deus, e serviram aos baalins e a Astarote. 8 Então, a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e ele os vendeu em mão de Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia; e os filhos de Israel serviram a Cusã-Risataim durante oito anos.
Dt 7:3 — Nem te aparentarás com elas; não darás tuas filhas a seus filhos e não tomarás suas filhas para teus filhos.
Ne 13:23-26 — 23 Vi também, naqueles dias, judeus que tinham casado com mulheres asdoditas, amonitas e moabitas. 24 E seus filhos falavam meio asdodita e não podiam falar judaico, senão segundo a língua de cada povo. 25 E contendi com eles, e os amaldiçoei, e espanquei alguns deles, e lhes arranquei os cabelos, e os fiz jurar por Deus, dizendo: Não dareis mais vossas filhas a seus filhos e não tomareis mais suas filhas, nem para vossos filhos nem para vós mesmos. 26 Porventura, não pecou nisso Salomão, rei de Israel, não havendo entre muitas nações rei semelhante a ele, e sendo amado de seu Deus, e pondo-o Deus rei sobre todo o Israel? E, contudo, as mulheres estranhas o fizeram pecar.
Nunca se case com um incrédulo. — Nossa alta vocação, p. 257.
Em Sua Palavra, o Senhor tem instruído claramente o Seu povo a não se unir com aqueles que não têm diante de si o amor e o temor de Deus. Tais companhias raras vezes se contentam com o amor e o respeito que lhes são devidos. Procurarão, com certa frequência, obter do marido ou da mulher temente a Deus algum favor especial que envolverá desrespeito para com as exigências divinas. Para um homem dedicado a Deus e para a igreja a que está ligado, uma esposa mundana ou um amigo incrédulo é semelhante a ter um espião no acampamento, que procurará toda oportunidade para trair o servo de Cristo e expô-lo aos ataques do adversário. — The Signs of the Times, 27 de setembro de 1910.
5B) O que os cristãos devem considerar em oração quando procuram uma esposa ou um marido? 2 Coríntios 6:14-18; 1 Coríntios 7:39.
2 Co 6:14-18 — 14 Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 15 E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? 16 E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e Eu serei o seu Deus, e eles serão o Meu povo. 17 Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e Eu vos receberei; 18 e Eu serei para vós Pai, e vós sereis para Mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso.
1 Co 7:39 — A mulher casada está ligada pela Lei todo o tempo em que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido, fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor.
Nos tempos antigos, os compromissos de casamento eram geralmente feitos pelos pais; e esse era o costume entre aqueles que adoravam a Deus. Nenhum deles era obrigado a se casar com quem não podiam amar; mas ao entregar suas afeições, o jovem era guiado pela sabedoria de seus pais experientes e tementes a Deus. Era considerado uma desonra para os pais, até mesmo crime, seguir um caminho contrário a esse. — Patriarcas e profetas, p. 171.
SEXTA-FEIRA, 23 DE FEVEREIRO - PARA VOCÊ REFLETIR
1. Que conhecimento capacita melhor os futuros pais a darem aos filhos uma base sólida?
2. Que tipos de circunstâncias tornam desaconselhável a maternidade e a paternidade?
3. Explique o segredo de como se desenvolve um íntegro temor a Deus.
4. Por que é tão importante estar atento aos relacionamentos formados na juventude?
5. Que diretrizes são importantes na escolha de um marido ou de uma esposa?