LIÇÃO 06

Sobriedade

4º trimestre de 2019
Sábado, 09 de Novembro de 2019
Mas já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração (1 Pedro 4:7, Almeida Revisada, de Acordo com os Melhores Textos em Hebraico e Grego, 1967).
Não podemos baixar a guarda um instante sequer. [...] Achamo-nos no grande dia da expiação, e a santa obra de Cristo em favor do povo de Deus, que está ocorrendo no santuário celestial, deveria ser nosso estudo permanente. — Testemunhos para a igreja, vol. 5, p. 520.
Estudo adicional: O grande conflito, pp. 479-491 (capítulo 28: “O grande juízo investigativo”).

DOMINGO, 3 DE NOVEMBRO - 1. UM MOMENTO SOLENE
1A) Na nação hebraica, o que caracterizava o momento em que o sumo sacerdote devia oficiar no interior do lugar santíssimo? Levítico 16:29 e 30.
Lv 16:29 e 30 — Isto também será para vós um estatuto perpétuo: no dia dez do sétimo mês, vos humilhareis e não fareis trabalho algum, nem o natural nem o estrangeiro que vive entre vós; 30 porque nesse dia se fará expiação por vós, para vos purificar. Sereis purificados de todos os vossos pecados diante do Senhor.

Erguer aquele véu [que separava o lugar santo do santíssimo] e entrar sem autorização no sagrado mistério do santo dos santos acabava em morte. Pois acima do propiciatório habitava a glória do Santíssimo — glória à qual nenhum homem podia olhar e permanecer vivo. No dia do ano marcado para o ministério no lugar santíssimo, o sumo sacerdote, tremendo, comparecia diante da presença de Deus, enquanto nuvens de incenso ocultavam a glória de seus olhos [mortais]. Havia silêncio por todo o perímetro do templo. Nenhum sacerdote oficiava no altar. A multidão de adoradores, curvada em reverente silêncio, implorava pela misericórdia de Deus. — A ciência do bom viver, pp. 437 e 438.
O sumo sacerdote sempre entrava tremente, enquanto o povo esperava o retorno dele com solene silêncio. O mais fervoroso desejo do povo era que Deus os abençoasse. Diante do propiciatório, Deus Se comunicava com o sumo sacerdote. Se este permanecesse mais tempo do que o habitual no lugar santíssimo, o povo ficava muitas vezes aterrorizado, temendo que seus pecados ou algum pecado do próprio sacerdote tivessem levado a glória do Senhor a fulminá-lo. — The Spirit of Prophecy, vol. 1, pp. 274 e 275.
Que a obra de purificação diante de Deus mediante arrependimento, profundo exame íntimo e humilhação seja iniciada pela igreja, pois nos encontramos no dia antitípico da expiação — hora solene, repleta de resultados eternos. — Mensagens escolhidas, vol. 2, p. 378.

SEGUNDA-FEIRA, 4 DE NOVEMBRO - 2. UMA ILUSTRAÇÃO PARA NÓS
2A) Como a solenidade do serviço anual de expiação reflete a presente obra de nosso Sumo Sacerdote no lugar santíssimo do santuário celestial? 1 Coríntios 10:11; Sofonias 2:1-3.
1Co 10:11 — Tudo isso lhes aconteceu como exemplo e foi escrito como advertência para nós, sobre quem o fim dos tempos já chegou.
Sf 2:1-3 — Reuni-vos, reuni-vos, ó nação sem pudor; 2 antes que o decreto produza efeito e o dia passe como a palha; antes que venha sobre vós o furor da ira do Senhor; antes que venha sobre vós o dia da ira do Senhor. 3 Buscai o Senhor, vós todos os humildes da Terra, que cumpris o Seu juízo; buscai a justiça, buscai a humildade; talvez sejais poupados no dia da ira do Senhor.

Estamos vivendo hoje no grande dia da expiação. No serviço simbólico, enquanto o sumo sacerdote fazia expiação por Israel, exigia-se que todos afligissem a alma pelo arrependimento do pecado e humilhação perante o Senhor, para que não fossem eliminados dentre o povo. Da mesma forma, todos quantos quiserem que seu nome seja mantido no livro da vida devem, agora, nos poucos dias de graça que restam, afligir a alma diante de Deus em tristeza pelo pecado e arrependimento verdadeiro. Deve haver um profundo e fiel exame de coração. O espírito leviano e frívolo, alimentado por tantos cristãos professos, deve ser abandonado. Há uma luta intensa à espera de todos os que desejam vencer as más tendências que insistem em continuar no controle. A obra de preparação é individual. Não somos salvos em grupos. A pureza e devoção de um não resolverá a falta dessas qualidades em outro. Embora todas as nações devam passar em juízo perante Deus, Ele examinará o caso de cada indivíduo com um detalhamento tão íntimo e penetrante como se não houvesse outro ser na Terra. Cada um deve ser provado e achado sem mancha, ruga ou coisa semelhante. — O grande conflito, pp. 489 e 490.

2B) Que admoestações do Salvador podem ser especialmente aplicadas aos nossos dias? Marcos 13:33; Apocalipse 3:3.
Mc 13:33 —Tende cuidado! Vigiai! Porque não sabeis quando chegará o tempo.
Ap 3:3 — Portanto, lembra-te daquilo que tens recebido e ouvido, obedece e arrepende-te. Pois se não estiveres alerta, virei como um ladrão, e tu não saberás a que hora virei contra ti.

Solenes são as cenas ligadas à obra final da expiação. Momentosos os interesses nela envolvidos. O juízo está em curso no santuário celestial. Há muitos anos, essa obra está em andamento. Breve, ninguém sabe quão breve, passará ela ao caso dos vivos. Perante a augusta presença de Deus, nossa vida deve passar por exame. [...]
Quando a obra do juízo investigativo se encerrar, o destino de todos terá sido decidido, ou para a vida, ou para a morte. O tempo de graça se encerra pouco antes do aparecimento do Senhor nas nuvens do céu. [...]
Os justos e os ímpios ainda estarão vivendo sobre a Terra em seu estado mortal — os homens ainda estarão plantando e construindo, comendo e bebendo, inconscientes de que a decisão final e irrevogável foi pronunciada no santuário celeste. — Ibidem, pp. 490 e 491.

TERÇA-FEIRA, 5 DE NOVEMBRO - 3. PRESTANDO ATENÇÃO
3A) Que verdade deve impressionar profundamente o coração de todo seguidor de Cristo neste momento da história? 1 Coríntios 10:12; 1 Pedro 4:7.
1Co 10:12 — Assim, aquele que pensa estar em pé, cuidado para que não caia.
1Pe 4:7 — Mas já está próximo o fim de todas as coisas; portanto, tende bom senso e estai alerta em oração.

Os que aceitam a Cristo e dizem em sua primeira confiança: “Estou salvo!”, estão em perigo de confiar em si mesmos. Esquecem-se de sua fraqueza e necessidade constante do poder divino. [...] Nossa única segurança está na permanente desconfiança de nós mesmos e na confiança em Cristo. — Parábolas de Jesus, p. 155.
Bom será que cada um de nós erga o espelho, a real Lei de Deus, e veja nela o reflexo do próprio caráter. Sejamos cuidadosos em não negligenciar os sinais de perigo e as advertências dadas em Sua Palavra. A menos que essas admoestações sejam atendidas, e os defeitos de caráter sejam vencidos, eles vencerão seus possuidores, os quais cairão em erro, apostasia e pecado aberto. A mente que não se ergue ao mais alto nível perderá, com o tempo, o poder de conservar aquilo que havia adquirido. — Testemunhos para a igreja, vol. 5, p. 537.
Conformando-nos inteiramente à vontade de Deus, seremos colocados numa posição vantajosa e veremos a necessidade de decidida separação dos costumes e práticas do mundo. Não devemos elevar a nossa norma apenas um pouco acima do padrão do mundo, mas sim tornar a linha divisória claramente visível. — Fundamentos da educação cristã, p. 289.

3B) Que ensinamento da oração de Jesus, que revela o plano divino para cada um de nós, devemos tomar como advertência? João 17:17.
Jo 17:17 — Santifica-os na verdade, a Tua Palavra é a verdade.

Se você se sentar com os que amam o comodismo, tendo nos lábios as palavras “Estou salvo!”, e desrespeitar os mandamentos de Deus, você se perderá para sempre. Existe uma verdade em Jesus que é terrível para os amantes do que é fácil e não fazem nada. Há uma verdade em Jesus plena de alegria para os obedientes. É a alegria do Espírito Santo. Convença a si mesmo, assim, a abrir a mente e o coração com o objetivo de ver todo raio de luz que brilha do trono de Deus.
Agora não é tempo para ficar indiferente e descuidado, amando os prazeres. Cristo vem com poder e grande glória. Você está pronto? Tem abandonado seus pecados? Tem se santificado mediante a verdade, em resposta à oração de Cristo? — Mensagens escolhidas, vol. 1, p. 318.

QUARTA-FEIRA, 6 DE NOVEMBRO - 4. ESCAPANDO DA SÍNDROME
4A) Que atitude Jesus identifica como uma caracteristica lamentável desta última fase da história da igreja, à medida que Ele ministra no lugar santíssimo? Apocalipse 3:14-16.
Ap 3:14-16 — Escreve ao anjo da igreja em Laodiceia: Estas coisas diz o Amém, a Testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: 15 Conheço tuas obras, sei que não és frio nem quente. Antes fosses frio ou quente! 16 Assim, porque tu és morno, e não és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da Minha boca.

Mensageiros têm sido enviados com advertências, reprovações e súplicas. Os servos de Deus têm clamado e orado pelo estado de mornidão da igreja. Alguns podem despertar, mas apenas para tornar a cair na inconsciência de seu pecado e perigo. Paixão, mundanismo, malícia, inveja orgulhosa e luta pelo poder deixam nossas igrejas fracas e impotentes. Alguns dos embaixadores de Cristo estão carregando um pesado fardo em suas almas, porque sua mensagem é tratada por muitos como uma história inútil. O olhar de Jesus, ao percorrer os séculos, fixou-se em nossa época quando disse: “Ah! se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence!” (Lucas 19:42). Ainda é seu dia, ó igreja de Deus, a quem Ele tornou depositária de Sua Lei. Mas este dia de confiança e graça está terminando. O Sol se aproxima rapidamente do horizonte. Será que ele vai se pôr sem que você perceba “o que à tua paz pertence?” Deve a sentença irrevogável ser pronunciada: “Mas agora isto está encoberto aos teus olhos”? Digo a vocês que é preciso se alarmar. — The Review and Herald, 2 de novembro de 1886.

4B) Que fervoroso apelo o Senhor faz a cada um de nós? Apocalipse 3:17-21.
Ap 3:17-21 — Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta ( e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu ), 18 aconselho-te que de Mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os olhos com colírio, para que vejas. 19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê, pois, zeloso e arrepende-te. 20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo. 21 Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no Meu trono, assim como Eu venci e Me assentei com Meu Pai no Seu trono. (Almeida, Revista e Corrigida.)

É hora de buscar a Deus fervorosamente, dizendo com Jacó: “Não Te deixarei ir se não me abençoares” (Gênesis 32:26). Será inútil fazer um esforço espasmódico apenas para cair na letargia espiritual e na indiferença. O passado, com as misericórdias menosprezadas, as advertências desatendidas, as paixões terrenas não corrigidas, os privilégios não aproveitados, o templo da alma repleto de santuários profanados — tudo isso está registrado nos livros do Céu. Contudo, os mais solenes momentos ainda estão à sua frente. Por causa da negligência passada, os esforços que você deve empreender precisam ser os mais fervorosos.
O Salvador ordena ao Seu povo: “Sê, pois, zeloso, e arrepende-te”. Não são ministros que você tem desprezado nem advertências humanas que você tem rejeitado. Não são Meus profetas enviados que você tem se recusado a ouvir, mas ao seu Redentor, sua única esperança. Se for destruído, você será o único responsável por isso. — Idem.

QUINTA-FEIRA, 7 DE NOVEMBRO - 5. PROSTRANDO-SE PERANTE O SENHOR
5A) Como os verdadeiros seguidores de Cristo se diferenciam dos seguidores do mundo nos últimos dias? 2 Timóteo 3:2 (primeira parte); Tiago 4:10.
2Tm 3:2 [p. p.] — Pois os homens amarão a si mesmos [...].
Tg 4:10 — Humilhai-vos diante do Senhor, e Ele vos exaltará.

Nossas igrejas hão de se humilhar perante o Senhor neste dia da expiação? Será que rejeitarão os pecados que contaminam as vestes de seu caráter e as separam de Deus? Hoje é o dia de nossa visitação. Não aguarde uma ocasião futura mais conveniente, quando a cruz a ser erguida será mais leve, e as inclinações do coração natural possam ser subjugadas com mais facilidade. “Hoje”, diz o Espírito de Deus, “se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração” (Hebreus 3:15). Continue trabalhando hoje, pois amanhã poderá ser muito tarde. A impressão que recebeu agora pode não ser tão forte amanhã. A armadilha de Satanás pode prendê-lo. Seu castiçal pode ser removido e você ficará em trevas. “Vede que não rejeites ao que fala” (Hebreus 12:25). Diz a Testemunha verdadeira: “Eis que estou à porta e bato”. Toda advertência, reprovação e súplica provenientes da Palavra de Deus ou de Seus mensageiros comissionados é uma batida à porta do coração; é a voz de Jesus pedindo entrada. A cada batida ignorada, sua determinação para abrir se torna mais e mais fraca. Se a voz de Jesus não é atendida de imediato, ela se confunde em meio a uma multidão de outras vozes na mente; o cuidado e os negócios do mundo absorvem a atenção, e a certeza desaparece. O coração se torna menos impressionável e cai numa perigosa inconsciência com respeito à brevidade do tempo e da grande eternidade além. O Convidado celestial está em pé à sua porta, enquanto você tem amontoado obstáculos para impedir-Lhe a entrada. Jesus está batendo mediante a prosperidade que concede a você. Ele enche sua vida de bênçãos para testar sua fidelidade, com o objetivo de fazer essas bênçãos fluírem de você para outros. E então? Você permitirá que o egoísmo triunfe? — The Review and Herald, 2 de novembro de 1886.

Sexta-feira, 8 de novembro - PARA VOCÊ REFLETIR
1. Por que a nação hebraica se preocupava caso o sumo sacerdote passasse mais tempo que o normal no lugar santíssimo?
2. Por que o atual dia da expiação exige solenidade de nossa parte?
3. Apesar de estarmos vivendo nesse dia, qual é a atitude da maioria dos professos cristãos?
4. Como devemos ser libertados do problema de Laodiceia?
5. Por quais meios Jesus tem batido à porta do meu coração?



  Baixar a lição em DOC  


  Baixar a lição em PDF