Bem-aventurados os que se conduzem com integridade, os que andam na Lei do Senhor! (Salmos 119:1).
Aquele que compreende as reivindicações de longo alcance da Lei de Deus pode entender algo da malignidade do pecado. E quanto mais elevadas suas ideias dos requisitos de Deus, maior será seu reconhecimento pelo perdão que lhe foi concedido. — Nossa alta vocação, p. 137.
Estudo adicional: Patriarcas e profetas, pp. 305-310 (capítulo 27: “Israel recebe a Lei”).
Domingo, 22 de março - 1. RECONHECENDO O CRIADOR
1A) Quando o sábado foi dado à humanidade? Qual era o propósito do sétimo dia? Gênesis 2:1-3.
Gn 2:1-3 — Assim foram concluídos os Céus e a Terra, com todos os seus elementos. 2 No sétimo dia, Deus já havia completado a obra que fizera; nesse dia Ele descansou de toda a Sua obra. 3 E Deus abençoou e santificou o sétimo dia, porque nele descansou de toda a obra que havia criado e feito.
O sábado [...] deve ser relembrado e observado como o memorial da obra do Criador. Apontando a Deus como o Criador dos Céus e da Terra, distingue o verdadeiro Deus de todos os deuses falsos. — Patriarcas e profetas, p. 307.
1B) Quais são algumas diretrizes gerais quanto à verdadeira guarda do sábado? Isaías 58:13.
Is 58:13 — Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a Tua vontade no Meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras... [Almeida, Corrigida, Fiel ao Texto Original.]
1C) Por que frequentemente deixamos de vigiar nossas palavras no sábado? Mateus 12:34.
Mt 12:34 — Raça de víboras! Como podeis falar coisas boas, sendo maus? Pois a boca fala do que o coração está cheio.
Para santificar o sábado, nem mesmo deveríamos permitir que nossa mente se demorasse em coisas de caráter mundano. — Idem.
Mas a fim de santificar o sábado, os próprios homens devem ser santos. Pela fé, devem se tornar participantes da justiça de Cristo. — O Desejado de Todas as Nações, p. 283.
Segunda-feira, 23 de março - 2. COLOCANDO A DEUS EM PRIMEIRO LUGAR
2A) O que Deus expressa logo no início da Lei, mostrando a importância dela? Êxodo 20:3. Como demonstramos que temos dado a algo o primeiro lugar em nossa vida? Às vezes, a quais outros deuses servimos?
Ex 20:3 — Não terás outros deuses além de Mim.
Jeová, o Ser eterno, existente por Si mesmo, não criado, sendo o Originador e Mantenedor de todas as coisas, é o único que tem direito à reverência e culto supremos. Proíbe-se ao homem conceder a qualquer outro objeto o primeiro lugar nas suas afeições ou serviço. O que quer que nutramos que diminua nosso amor para com Deus ou se incompatibilize com o culto a Ele, disso fazemos um deus. — Patriarcas e profetas, p. 305.
2B) Qual deve ser nossa atitude para com Deus? Marcos 12:30; Deuteronômio 10:12.
Mc 12:30 — Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o coração, de toda a alma, de todo o entendimento e de todas as forças.
Dt 10:12 — Ó Israel, o que é que o Senhor, teu Deus, exige de ti agora, exceto que temas o Senhor, teu Deus, que andes em todos os Seus caminhos e ames e sirvas o Senhor, teu Deus, de todo o coração e de toda a alma.
O serviço de Cristo exige o ser inteiro — coração, mente, alma e forças. Ele não aceitará um coração dividido. Espera que façamos o nosso melhor. — Este dia com Deus, p. 161.
2C) Que atributo é vital se quisermos iniciar um relacionamento com Deus no qual Ele ocupe o primeiro lugar? Gálatas 5:6.
Gl 5:6 — Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão valem coisa alguma; mas sim a fé que atua pelo amor.
A fé que consegue nos levar a um vital contato com Cristo exprime, de nossa parte, suprema preferência, perfeita confiança, consagração total. [...] Opera uma verdadeira obediência aos mandamentos de Deus na vida do seguidor de Cristo; pois amor a Deus e amor aos homens serão o resultado da vital ligação com Jesus. — Nos lugares celestiais, p. 108.
[O verdadeiro crente] permanece em Cristo e dEle recebe nutrição.
Essa relação espiritual pode ser estabelecida somente pela prática pessoal da fé. Essa fé deve expressar de nossa parte preferência suprema, confiança perfeita, consagração integral. Nossa vontade precisa estar inteiramente entregue à vontade divina; nossos sentimentos, desejos, interesses e honra, identificados com a prosperidade do reino de Cristo e com a honra de Sua causa; precisamos estar recebendo constantemente graça dEle, e Cristo, por sua vez, aceitando nossa gratidão. — Minha consagração hoje, p. 11.
Terça-feira, 24 de março - 3. PONDO DE LADO OS DESEJOS EGOÍSTAS
3A) Onde nasce o desejo pecaminoso que leva a pecados graves tais como cobiça e adultério? Provérbios 4:23; Mateus 15:19; Mateus 22:37.
Pv 4:23 — Acima de tudo que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
Mt 15:19 — Porque do coração é que saem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, imoralidade sexual, furtos, falsos testemunhos e calúnias.
Mt 22:37 — Jesus lhe respondeu: Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento.
O tentador jamais poderá nos obrigar a fazer o mal. Ele não pode controlar a mente a menos que ela se renda ao seu controle. A vontade precisa concordar, a fé tem de largar sua segurança em Cristo antes que Satanás possa exercer seu poder sobre nós. Mas todo desejo pecaminoso que nutrimos lhe dá uma vantagem. Todo ponto em que deixamos de alcançar o padrão divino é uma porta aberta pela qual pode entrar para nos tentar e destruir. E todo fracasso ou derrota de nossa parte lhe dá ocasião para acusar a Cristo. — O Desejado de Todas as Nações, p. 125.
O décimo mandamento atinge a raiz de todos os pecados, proibindo o desejo egoísta, do qual nasce o ato pecaminoso. Aquele que, em obediência à Lei de Deus, se contém de ceder até mesmo a um pecaminoso desejo quanto àquilo que pertence a outro, não será culpado de um ato de injustiça para com seus semelhantes. — Patriarcas e profetas, p. 309.
3B) Quando entendermos que o campo de batalha é a mente, o que devemos fazer? Filipenses 2:5-8; Apocalipse 3:20.
Fp 2:5-8 — Tende em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, 6 que, existindo em forma de Deus, não considerou o fato de ser igual a Deus algo a que devesse se apegar, 7 mas, pelo contrário, esvaziou a si mesmo, assumindo a forma de servo e fazendo-se semelhante aos homens. 8 Assim, na forma de homem, humilhou a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz.
Ap 3:20 — Estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo.
Jesus tornou-Se homem a fim de poder mediar entre o homem e Deus, [...] para que pudesse restaurar ao homem a mente original, que ele havia perdido no Éden graças à sedutora tentação de Satanás. — Para conhecê-lO, p. 291.
Pela conversão e transformação, os homens devem receber a mente de Cristo. — Ibidem, p. 134.
3C) Quão abrangente é a obediência ao sétimo mandamento? Mateus 5:27 e 28.
Mt 5:27 e 28 — Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. 28 Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar com desejo para uma mulher já cometeu adultério com ela no coração.
Esse mandamento proíbe não somente atos de impureza, mas pensamentos e desejos sensuais, ou qualquer prática com a tendência de excitá-los. A pureza é exigida não apenas na vida exterior, mas nas emoções e intuitos secretos do coração. Cristo, que ensinou os deveres impostos pela Lei de Deus em seu grande alcance, declarou ser o mau pensamento ou olhar tão verdadeiramente pecado como o é o ato ilícito. — Patriarcas e profetas, p. 308.
Quarta-feira, 25 de março - 4. REJEITANDO PENSAMENTOS DESTRUTIVOS
4A) Qual é a raiz da qual brota o assassinato? 1 João 3:15. O que mais está envolvido na obediência ao sexto mandamento?
1Jo 3:15 — Todo o que odeia seu irmão é homicida, e sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo em si.
Todos os atos de injustiça que tendem a encurtar a vida; o espírito de ódio e vingança, ou a transigência com qualquer paixão que leve a atos ofensivos a outros ou nos faça mesmo desejar-lhes mal (pois “qualquer que odeia seu irmão é homicida”); uma negligência egoísta de cuidar dos necessitados e sofredores; toda a transigência pessoal ou desnecessária privação, ou trabalho excessivo com a tendência de prejudicar a saúde — todas essas coisas são, em maior ou menor grau, uma quebra do sexto mandamento. — Patriarcas e profetas, p. 308.
4B) Que característica do coração carnal leva ao ódio, e como esse traço maligno afeta aqueles que o nutrem? 1 Coríntios 3:3; Provérbios 14:30.
1Co 3:3 — Porque ainda sois carnais. Visto que há inveja e discórdias entre vós, por acaso não estais sendo carnais, vivendo segundo padrões puramente humanos?
Pv 14:30 — O coração tranquilo é a vida do corpo; a inveja, porém, apodrece os ossos.
A inveja é fruto do orgulho, e se for nutrida no coração, levará ao ódio, o qual, por sua vez, conduzirá finalmente à vingança e ao assassinato. — Ibidem, p. 651.
A inveja é um dos traços mais desprezíveis do caráter satânico. Está constantemente buscando a supremacia do eu, insultando a outros. Um homem invejoso menospreza o próximo pensando em se exaltar. — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 3, p. 1159.
Inveja, ciúme e ruins suspeitas são uma sombra infernal pela qual Satanás procura obstruir de vocês a visão do caráter de Cristo, de modo que, ao contemplar o mal, vocês possam ser completamente transformados à semelhança dele. — Ibidem, p. 1163.
4C) Até onde nossa honestidade deve se estender, caso queiramos guardar de fato o oitavo mandamento? 2 Coríntios 8:21.
2Co 8:21 — Pois tomamos cuidado com o que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens.
[O oitavo mandamento] condena furto e roubo. Exige estrita honestidade nos mínimos detalhes dos negócios da vida. Proíbe o engano no comércio e exige o pagamento de débitos e salários justos. Declara que toda a tentativa de se obter vantagem pela ignorância, fraqueza ou infelicidade de outros é registrada como fraude nos livros do Céu. — Patriarcas e profetas, p. 309.
Quinta-feira, 26 de março - 5. A MAIOR HONRA TERRENA
5A) O que há de especial no quinto mandamento? Efésios 6:2; Êxodo 20:12.
Ef 6:2 — Honra teu pai e tua mãe; este é o primeiro mandamento com promessa.
Ex 20:12 — Honra teu pai e tua mãe, para que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá.
Os pais têm direito ao amor e respeito em certo grau que a nenhuma outra pessoa é devido. O próprio Deus, que pôs sobre eles a responsabilidade pelas almas confiadas aos seus cuidados, ordenou que durante os primeiros anos da vida estejam os pais em lugar de Deus em relação aos filhos. E aquele que rejeita a justa autoridade dos pais, rejeita a autoridade divina. O quinto mandamento exige que os filhos não apenas dediquem respeito, submissão e obediência aos pais, mas também lhes concedam amor e ternura, aliviem suas preocupações, zelem por seu nome e os socorram e consolem na velhice. Ordena também o respeito aos ministros e governantes, e a todos os outros a quem Deus concedeu autoridade. — Patriarcas e profetas, p. 308.
Nossa obrigação para com nossos pais nunca termina. Nosso amor por eles e o deles por nós não pode ser medido pelos anos ou pela distância, e nossa responsabilidade nunca pode ser deixada de lado. — Minha consagração hoje, p. 278.
Aqueles que realmente seguem a Cristo devem deixá-lO habitar no coração e entronizá-lO ali como supremo. Devem representar Seu espírito e caráter na vida doméstica, e mostrar cortesia e bondade àqueles com quem entram em contato. Há muitos filhos que alegam conhecer a verdade, mas não dão a seus pais a honra e o carinho que lhes são devidos, que manifestam pouco amor ao pai e à mãe e deixam de honrá-los em atender seus desejos, ou tentando tranquilizar sua ansiedade. — Filhos e filhas de Deus, p. 60.
Sexta-feira, 27 de março - PARA VOCÊ REFLETIR
1. Como unicamente posso santificar o sábado? O que minhas palavras e ações revelarão?
2. Se eu tenho uma conexão vital com Cristo, qual será o resultado?
3. O que acontece quando um desejo ou pensamento pecaminoso é nutrido?
4. O que é inveja? Qual é o resultado de nutrir esse traço pecaminoso?
5. Por que os pais têm mais direito do que qualquer outra pessoa ao nosso amor e respeito?