LIÇÃO 02

O concerto violado

2º trimestre de 2020
Sábado, 11 de Abril de 2020
Então o Senhor disse a Moisés: Vai, desce, porque o teu povo, que tiraste da terra do Egito, se corrompeu (Êxodo 32:7).
Sentindo o seu desamparo na ausência do dirigente, voltaram às suas velhas superstições. Aquela “mistura de gente” havia sido os que primeiro se entregaram a murmuração e impaciência, e foram os chefes da apostasia que se seguiu. — Patriarcas e profetas, pp. 315 e 316.
Estudo adicional: Patriarcas e profetas, pp. 315-319 (Capítulo 28: “Idolatria no Sinai”).

Domingo, 5 de abril - 1. o povo promete obediência
1A) Depois da proclamação da Lei, quem foi chamado a subir o monte, e unicamente a quem foi dito que se aproximasse do Senhor? Êxodo 24:1 e 2.
Êx 24:1 e 2 — Depois disso, Deus falou a Moisés: Subi ao Senhor, tu e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta anciãos de Israel, e adorai de longe. 2 Só Moisés se aproximará do Senhor; os outros não se aproximarão; nem o povo subirá com ele.

1B) Quando o povo ouviu todas as palavras do Senhor relatadas por Moisés, o que respondeu a uma só voz? O que Moisés fez, então? Êxodo 24:3 e 4.
Êx 24:3 e 4 — Moisés foi e relatou ao povo todas as palavras do Senhor e todos os estatutos. Então, unânime, todo o povo respondeu: Faremos tudo o que o Senhor falou. 4 Então Moisés escreveu todas as palavras do Senhor. De manhã cedo, ao se levantar, Moisés edificou um altar na base do monte e doze colunas de pedra, segundo as doze tribos de Israel.

A mente do povo, cega e corrompida pela escravidão e o paganismo, não estava preparada para apreciar completamente os princípios de grande alcance dos dez preceitos de Deus. Para que os deveres expressos no Decálogo pudessem ser entendidos e impostos mais plenamente, deram-se preceitos adicionais, ilustrando os princípios dos Dez Mandamentos e dando-lhes aplicação. Essas leis foram chamadas juízos, tanto porque eram organizadas com sabedoria e equidade infinitas quanto porque os magistrados deveriam julgar de acordo com elas. Diferente dos Dez Mandamentos, foram transmitidas particularmente a Moisés, que as deveria comunicar ao povo. — Patriarcas e profetas, p. 310.
[Êxodo 24:3 é citado.] O compromisso em si, junto com as palavras divinas às quais ele obrigava o povo a obedecer, foram escritos por Moisés em um livro. — Ibidem, p. 312.

Segunda-feira, 6 de abril - 2. Israel firma um concerto com Deus
2A) Quando Moisés pegou o livro do concerto e o leu ao povo, o que este prometeu novamente? Êxodo 24:7.
Êx 24:7 — Também tomou o livro da aliança e o leu diante do povo, que então disse: Faremos em obediência tudo o que o Senhor falou.

Se os israelitas houvessem obedecido aos requisitos de Deus, teriam sido cristãos práticos. Seriam felizes, pois estariam seguindo os caminhos divinos, e não as inclinações de seu coração natural. Moisés não os deixou a interpretar erroneamente as palavras do Senhor ou a empregar mal Suas exigências. Ele escreveu todas as palavras de Deus num livro, para que pudessem ser consultadas depois. No monte, ele as havia escrito como o próprio Cristo as ditou.
Corajosamente, os israelitas proferiram as palavras prometendo obediência ao Senhor, depois de ouvirem o concerto lido na reunião do povo. Disseram: “Faremos em obediência tudo o que o Senhor falou” (Êxodo 24:7). Então a congregação foi posta à parte e selada para Deus. Um sacrifício foi oferecido. Uma parte do sangue do sacrifício foi espargida sobre o altar. Isso significava que o povo havia se consagrado — corpo, mente e alma — a Deus. Uma parte foi aspergida sobre as pessoas. Isso significava que, mediante o sangue de Cristo borrifado, Deus graciosamente as aceitaria como Seu tesouro especial. Assim os israelitas firmaram um concerto solene com Deus. — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 1, p. 1107.

2B) O que os israelitas não compreenderam a respeito de sua decisão de fazer um concerto com Deus? Romanos 7:18; João 15:5.
Rm 7:18 — Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; pois o querer o bem está em mim, mas não o realizá-lo.
Jo 15:5 — Eu sou a videira; vós sois os ramos. Quem permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer.

Deus [...] deu-lhes [a Israel] Sua Lei, com promessa de grandes bênçãos sob condição de obediência: “Se diligentemente ouvirdes a Minha voz, e guardardes o Meu concerto, então [...] Me sereis um reino sacerdotal e o povo santo” (Êxodo 19:5 e 6). O povo não compreendia a pecaminosidade de seu coração, e que sem Cristo lhes era impossível guardar a Lei; e prontamente entraram em concerto com Deus. Entendendo que eram capazes de estabelecer sua própria justiça, declararam: “Tudo o que o Senhor tem falado faremos, e obedeceremos” (Êxodo 24:7). — Patriarcas e profetas, pp. 371 e 372.

2C) O que foi usado por Moisés para validar o concerto firmado no Sinai? Êxodo 24:8.
Êx 24:8 — Então Moisés pegou o sangue e o aspergiu sobre o povo, dizendo: Este é o sangue da aliança que o Senhor fez convosco a respeito de todas estas coisas.

Terça-feira, 7 de abril - 3. Moisés no monte
3A) Com que propósito Moisés foi de novo chamado ao monte? Êxodo 24:12; Êxodo 25:8, 9 e 40.
Êx 24:12 — Depois dessas coisas, o Senhor disse a Moisés: Sobe até Mim no monte e espera ali. Eu te darei tábuas de pedra com a Lei e os mandamentos que escrevi, para que ensines a eles.
Êx 25:8, 9 e 40 — Eles Me farão um santuário para que Eu habite no meio deles. 9 E fareis conforme tudo o que Eu te mostrar como modelo do tabernáculo e de todos os seus utensílios. [...] 40 Toma o cuidado de fazer tudo conforme o modelo que te foi mostrado no monte.

Durante sua permanência no monte, Moisés recebeu instruções para a construção de um santuário, no qual a presença divina se manifestaria de modo especial. “E Me farão um santuário, e habitarei no meio deles” (Êxodo 25:8), foi a ordem de Deus. [...]
Dali em diante o povo seria honrado com a presença permanente de seu Rei. “E habitarei no meio dos israelitas e lhes serei o seu Deus”, “e o lugar será consagrado pela Minha glória”, foi a segurança dada a Moisés (Êxodo 29:45 e 43, Nova Versão Internacional). Como símbolo da autoridade de Deus e da incorporação de Sua vontade, foi entregue a Moisés uma cópia do Decálogo gravada pelo dedo do próprio Deus em duas tábuas de pedra (Deuteronômio 9:10; Êxodo 32:15 e 16), para que, de maneira sagrada, fosse encerrada no santuário, o qual, depois de feito, deveria ser o centro visível do culto da nação. — Patriarcas e profetas, pp. 313 e 314.

3B) O que foi visto no Monte Sinai? Êxodo 24:15-17.
Êx 24:15-17 — E, tendo Moisés subido, a nuvem cobriu o monte. 16 E a glória do Senhor repousou sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu durante seis dias. No sétimo dia, do meio da nuvem, Deus chamou Moisés. 17 Aos olhos dos israelitas, a aparência da glória do Senhor no alto do monte era como fogo que consome.

3C) Por quanto tempo Moisés ficou sobre o monte com Deus? Êxodo 24:18. Como o Senhor queria iluminar o mundo por intermédio de Israel? Como isso se aplica a nós hoje?
Êx 24:18 — Mas Moisés entrou no meio da nuvem, enquanto subia ao monte. Moisés esteve no monte quarenta dias e quarenta noites.

De uma raça de escravos, os israelitas haviam sido exaltados acima de todos os povos para serem o tesouro peculiar do Rei dos reis. Deus os havia separado do mundo a fim de que lhes pudesse confiar um sagrado encargo. Tinha feito deles os guardas de Sua Lei, e propunha-Se, por meio deles, a conservar entre os homens o conhecimento de Si mesmo. Assim a luz do Céu resplandeceria a um mundo rodeado de trevas, e uma voz seria ouvida apelando a todos os povos para voltarem de sua idolatria a fim de servirem ao Deus vivo. Se os israelitas fossem fiéis ao seu encargo, se tornariam um poder no mundo. Deus seria a sua defesa, e Ele os elevaria acima de todas as outras nações. A luz e a verdade divinas seriam reveladas por meio deles, e estariam sob o Seu governo sábio e santo como um exemplo da superioridade do culto do Senhor sobre toda forma de idolatria. — Ibidem, p. 314.

Quarta-feira, 8 de abril - 4. o bezerro de ouro
4A) Quando as pessoas viram que Moisés demorava em descer da montanha, o que disseram ao se juntarem ao redor de Arão? Êxodo 32:1.
Êx 32:1 — Vendo que Moisés demorava para descer do monte, o povo juntou-se em volta de Arão e lhe disse: Levanta-te! Faze para nós um deus que vá à nossa frente, porque não sabemos o que aconteceu a esse Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito.

Durante esse período de espera, houve tempo para meditarem na Lei de Deus que tinham ouvido e prepararem o coração para receber as novas revelações que Ele lhes poderia fazer. Mas não tinham tempo demasiado para esse trabalho; e se houvessem estado assim a procurar uma compreensão mais clara dos reclamos de Deus, e a humilhar o coração diante dEle, teriam sido protegidos contra a tentação. Mas não o fizeram; e logo se tornaram negligentes, desatentos e indisciplinados. Isso aconteceu em especial com a “mistura de gente” (Êxodo 12:38). [...] Havia alguns que sugeriam a volta para o Egito; mas a maior parte do povo estava decidida a não mais esperar por Moisés, quer fosse para seguir para Canaã, quer fosse para voltar para o Egito. — Patriarcas e profetas, p. 315.

4B) Como Arão revelou sua fraqueza? O que o povo fez? Êxodo 32:2-6; Salmos 106:19 e 20.
Êx 32:2-6 — E Arão lhes disse: Tirai os brincos de ouro das orelhas de vossas mulheres, de vossos filhos e de vossas filhas, e trazei-os aqui. 3 Então todo o povo tirou os brincos de ouro das orelhas e os levou a Arão. 4 Ele os recebeu de suas mãos e deu forma ao ouro com um cinzel, fazendo dele um bezerro de fundição. Então eles exclamaram: Ó Israel, aí está o teu deus, que te tirou da terra do Egito. 5 Vendo isso, Arão edificou um altar diante do bezerro e proclamou: Amanhã haverá festa ao Senhor. 6 No dia seguinte, eles se levantaram cedo, ofereceram holocaustos e trouxeram ofertas pacíficas. O povo sentou-se para comer e beber, e depois se levantou para se divertir.
Sl 106:19 e 20 — Em Horebe, fizeram um bezerro e adoraram uma imagem de fundição. 20 Assim trocaram Sua glória pela imagem de um boi que come capim.

Uns poucos que se arriscaram a denunciar a proposta execução da imagem como sendo idolatria foram atacados e rudemente tratados, e na confusão e agitação finalmente perderam a vida.
Arão temia pela própria segurança; e, em vez de manter-se nobremente pela honra de Deus, rendeu-se às exigências da multidão. — Ibidem, pp. 316 e 317.

4C) Que advertência para nós essa experiência contém? 1 Coríntios 10:7.
1Co 10:7 — Não vos torneis idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se para comer e beber, e levantou-se para se divertir.

Repetimos o pecado de Arão, o de pacificar quando a visão deveria ser clara para discernir o mal e para anunciá-lo claramente, mesmo se isso nos colocar numa situação desagradável porque nossos motivos podem ser mal compreendidos. Não devemos tolerar o erro de um irmão ou de qualquer pessoa a quem estejamos ligados. Essa negligência em manter-se firme pela verdade foi o pecado de Arão. Se ele tivesse falado a verdade claramente, o bezerro de ouro nunca teria sido feito. — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 1, p. 1109.

Quinta-feira, 9 de abril - 5. Moisés roga pelo povo
5A) Relate a discussão entre o Senhor e Moisés concernente à apostasia no arraial. Êxodo 32:7-14.
Êx 32:7-14 — Então o Senhor disse a Moisés: Vai, desce, porque o teu povo, que tiraste da terra do Egito, se corrompeu; 8 depressa se desviou do caminho que lhe ordenei. Fizeram para si um bezerro de fundição, adoraram-no, ofereceram-lhe sacrifícios e disseram: Aí está, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito. 9 O Senhor disse a Moisés: Tenho observado esse povo e vi que é um povo muito obstinado. 10 Agora, deixa-Me, para que a Minha ira se acenda contra eles e Eu os destrua; e farei de ti uma grande nação. 11 Moisés, porém, suplicou ao Senhor seu Deus: Ó Senhor, por que a Tua ira se acende contra o Teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande força e com mão forte? 12 Por que permitir que os egípcios digam: Foi para o mal que os tirou daqui, para matá-los nos montes e destruí-los da face da Terra? Volta-te da Tua ira ardente e arrepende-Te desse castigo contra o Teu povo. 13 Lembra-Te de Abraão, de Isaque e de Israel, Teus servos, aos quais por Ti mesmo juraste, dizendo-lhes: Multiplicarei os vossos descendentes como as estrelas do céu e lhes darei toda esta terra de que tenho falado, e eles tomarão posse dela para sempre. 14 E o Senhor Se arrependeu do castigo que dissera que traria ao Seu povo.

Intercedendo Moisés por Israel, a timidez desapareceu ante seu profundo interesse e amor por aqueles em favor dos quais havia sido, nas mãos de Deus, o meio para se fazerem tão grandes coisas. O Senhor ouviu-lhe os rogos, e atendeu a abnegada oração. Deus havia provado o Seu servo; provou-lhe a fidelidade e o amor por aquele povo ingrato e propenso ao erro, e Moisés resistiu à prova nobremente. Seu interesse por Israel não se originava em qualquer intuito egoísta. A prosperidade do povo escolhido de Deus era-lhe mais valiosa do que a honra pessoal [...]. — Patriarcas e profetas, p. 319.

5B) O que Deus quer que façamos ao nos depararmos com a apostasia hoje? 2 Timóteo 4:2.
2Tm 4:2 — Prega a palavra, insiste a tempo e fora de tempo, aconselha, repreende e exorta com toda paciência e ensino.

De todos os pecados que Deus punirá, nenhum é mais ofensivo à Sua vista do que aquele que incentiva o outro a fazer o mal. Deus quer que Seus servos demonstrem lealdade repreendendo fielmente a transgressão, por difícil que seja este ato. Aqueles que são honrados com uma missão divina não devem ser fracos e flexíveis servidores de ocasião. Não devem ter como objetivo a exaltação própria, nem afastar de si os deveres desagradáveis, mas sim efetuar a obra de Deus com inabalável fidelidade. — Ibidem, pp. 323 e 324.

Sexta-feira, 10 de abril - para você refletir
1. Como os preceitos adicionais dados aos israelitas se relacionam com os Dez Mandamentos?
2. Como posso ser um “cristão prático”? Isso me fará infeliz?
3. Como posso ajudar a preservar o conhecimento de Deus neste mundo?
4. Por que às vezes deixamos de ficar firmes pelo que é certo? Que repercussões isso pode ter?
5. O que posso aprender da atitude de Moisés para com os que foram abertamente desobedientes e com outros que foram inconsistentes na fé?



  Baixar a lição em DOC  


  Baixar a lição em PDF