LIÇÃO 04

Sacerdotes infiéis

2º trimestre de 2020
Sábado, 25 de Abril de 2020
Eles ensinarão Meu povo a distinguir entre o santo e o profano, e o farão discernir entre o impuro e o puro (Ezequiel 44:23).
Cumpre abster-nos de toda prática que cegue a consciência ou estimule a tentação. Não podemos jamais abrir porta alguma que dê a Satanás acesso à mente de um ser formado à imagem de Deus. — Testemunhos para a igreja, vol. 5, p. 360.
Estudo adicional: Patriarcas e profetas, pp. 359-362 (Capítulo 31: “O pecado de Nadabe e Abiú”).

Domingo, 19 de abril - 1. arão e seus filhos são consagrados
1A) Descreva brevemente a cerimônia em que Arão e seus filhos foram consagrados para o serviço no santuário. Levítico 8:1-9, 12, 13, 24, 30 e 33.
Lv 8:1-9, 12, 13, 24, 30 e 33 — O Senhor disse a Moisés: 2 Toma Arão e seus filhos, e também as vestes, o óleo da unção, o novilho da oferta pelo pecado, os dois carneiros e o cesto de pães sem fermento, 3 e reúne toda a comunidade na entrada da tenda da revelação. 4 Moisés fez conforme o Senhor havia ordenado; e a comunidade se reuniu na entrada da tenda da revelação. 5 E Moisés disse à comunidade: Foi isto o que o Senhor ordenou que se fizesse. 6 Então Moisés trouxe Arão e seus filhos, e os lavou com água, 7 e vestiu Arão com a túnica, colocou-lhe o cinto, vestiu-lhe o manto e pôs sobre ele o colete sacerdotal, prendendo-o com o cinto. 8 Colocou-lhe também o peitoral, no qual pôs o Urim e o Tumim; 9 e colocou-lhe a mitra sobre a cabeça, e sobre esta, na parte dianteira, pôs a lâmina de ouro, a coroa sagrada, conforme o Senhor havia ordenado. [...] 12 Em seguida, derramou o óleo da unção sobre a cabeça de Arão, e ungiu-o para consagrá-lo. 13 Depois Moisés trouxe os filhos de Arão e os vestiu com túnicas, e pôs-lhes cintos e turbantes, conforme o Senhor havia ordenado. [...] 24 Moisés trouxe também os filhos de Arão e colocou sobre eles um pouco do sangue na ponta da orelha direita, no polegar da mão direita e no polegar do pé direito; e aspergiu o sangue sobre o altar em redor. [...] 30 Moisés pegou também do óleo da unção e do sangue que estava sobre o altar, e os aspergiu sobre Arão e suas vestes, e sobre seus filhos e as vestes deles; e assim consagrou Arão e seus filhos e também as vestes deles. [...] 33 Durante sete dias não saireis da entrada da tenda da revelação, até que se cumpram os dias da vossa consagração, porque em sete dias Ele vos consagrará.

Tudo havia sido feito conforme Deus tinha indicado, e Ele aceitou o sacrifício, e revelou Sua glória de maneira notável; fogo veio do Senhor e consumiu a oferta sobre o altar. O povo olhou para essa maravilhosa manifestação de poder divino com espanto e intenso interesse. Nela viram um sinal da glória e do favor de Deus, e alçaram uma aclamação geral de louvor e adoração, caindo sobre o rosto como se estivessem na presença imediata de Jeová. — Patriarcas e profetas, p. 359.

1B) O que se exigia daqueles que eram chamados a servir na presença do Senhor? Êxodo 19:22. O que desqualifica pessoas para responsabilidades sagradas?
Êx 19:22 — Os sacerdotes que se aproximam do Senhor também devem se santificar, para que o Senhor não Se volte contra eles.

Se a pessoa não tiver ligação vital com Deus, seu próprio espírito e sentimentos prevalecerão. Eles bem podem ser representados como fogo estranho oferecido em lugar do sagrado. — Testemunhos para ministros e obreiros evangélicos, p. 371.

Segunda-feira, 20 de abril - 2. Nadabe e Abiú são mortos
2A) Que ato da parte de Nadabe e Abiú mostrou que eles não estavam aptos para o ofício sagrado que lhes foi dado? Levítico 10:1. Como pessoas que professam o cristianismo usam “fogo estranho” em nossos dias?
Lv 10:1 — E aconteceu que Nadabe e Abiú, filhos de Arão, pegaram cada um seu incensário e, pondo nele fogo e incenso, ofereceram fogo não permitido diante do Senhor, o que Ele não lhes havia ordenado.

É preciso o poder convertedor de Deus sobrevir aos homens que lidam com as coisas sagradas e que, no entanto, são incapazes, por alguma razão que Deus conhece melhor, de distinguir entre o fogo sagrado que Deus mesmo acendeu e o fogo estranho que eles oferecem. Esse fogo estranho é tão desonroso a Deus quanto o que foi apresentado por Nadabe e Abiú. O fogo sagrado do amor de Deus tornaria os homens brandos, bondosos e compassivos para com os que estão em perigo. Os que se permitem dizer palavras cortantes, altivas, estão realmente dizendo: Sou mais santo do que você. Não vê minha exaltada posição? — Testemunhos para ministros e obreiros evangélicos, p. 356.
São necessários homens convertidos — homens que amarão e honrarão a Deus, temendo agir sob a própria sabedoria e percebendo que seus esforços só se poderão provar bem-sucedidos se reconhecidos por Deus, sem cuja bênção não há prosperidade. O poder divino deve estar combinado ao esforço humano a cada momento, senão fogo estranho será oferecido em lugar do sagrado. […]
Lidar com coisas santas como lidaríamos com as comuns é uma ofensa a Deus, pois aquilo que Ele separou para fazer a obra de dar luz a este mundo é santo. Aqueles que têm qualquer ligação com a obra de Deus não devem andar orgulhosamente na própria sabedoria, mas na sabedoria de Deus, ou estarão em perigo de colocar as coisas sagradas e as comuns no mesmo nível, assim separando-se de Deus. — The Review and Herald, 8 de setembro de 1896.

2B) Como o comportamento profano dos filhos de Arão foi punido? Levítico 10:2.
Lv 10:2 — Então saiu fogo de diante do Senhor e os devorou; e morreram diante do Senhor.

À hora do culto, enquanto subiam a Deus as orações e o louvor do povo, dois dos filhos de Arão pegaram cada qual o seu incensário e queimaram incenso fragrante no mesmo, para elevar perante o Senhor um cheiro suave. Mas transgrediram a Sua ordem pelo uso de “fogo estranho” (Números 3:4). Para queimar o incenso, apanharam fogo comum em vez do fogo sagrado que o próprio Deus havia acendido e ordenado que fosse posto em uso para tal fim. Por causa desse pecado, saiu fogo do Senhor e os devorou à vista do povo. — Patriarcas e profetas, p. 359.

Terça-feira, 21 de abril - 3. os resultados de uma educação defeituosa
3A) Vendo Moisés imediatamente a causa do problema, o que disse a Arão? Levítico 10:3. O que tornou o pecado de Nadabe e Abiú mais grave aos olhos de Deus?
Lv 10:3 — E Moisés disse a Arão: Foi isto que o Senhor falou: Manifestarei Minha santidade entre aqueles que se aproximarem de Mim e serei glorificado diante de todo o povo. Mas Arão ficou em silêncio.

Abaixo de Moisés e Arão, Nadabe e Abiú eram os mais preeminentes em Israel. Tinham sido honrados de modo especial pelo Senhor, havendo sido permitido a eles, juntamente com os setenta anciãos, verem Sua glória no monte. Sua transgressão não deveria, entretanto, ser desculpada ou considerada levianamente. Tudo isso tornava mais ofensivo o pecado deles. — Patriarcas e profetas, p. 359.

3B) Que princípios Arão deveria conhecer ao educar os filhos? Provérbios 22:6; Provérbios 29:21. Em que área ele falhou?
Pv 22:6 — Instrui a criança no caminho em que deve andar, e mesmo quando envelhecer não se desviará dele.
Pv 29:21 — Quando alguém trata um empregado desde jovem com demasiado mimo, ele acabará por pretender aquilo a que não tem direito e se tornar um indolente. (Tradução “O Livro em Português Comum”.)

Nadabe e Abiú não haviam sido, em sua juventude, ensinados nos hábitos de domínio próprio. A disposição transigente do pai, sua falta de firmeza pelo que é reto, haviam-no levado a negligenciar a disciplina dos filhos. Tinha permitido que seguissem suas próprias inclinações. Hábitos de condescendência própria, durante muito tempo acalentados, alcançaram sobre eles um domínio que mesmo a responsabilidade do mais sagrado ofício não teve poder para quebrar. Não haviam sido ensinados a respeitar a autoridade do pai, nem percebiam a necessidade de estrita obediência aos mandos de Deus. — Ibidem, p. 360.
Nunca é demais a ênfase dada à importância da educação da criança em seus primeiros anos de vida. As lições aprendidas, os hábitos formados durante os anos da infância, têm mais que ver com o caráter e a direção da vida do que todas as instruções e educação dos anos posteriores. — A ciência do bom viver, p. 380.

3C) Que instrução e advertência Moisés deu a Arão e a seus filhos que sobreviveram? Por quê? Levítico 10:6 e 7.
Lv 10:6 e 7 — Então Moisés disse a Arão e a seus filhos Eleazar e Itamar: Não vos descabeleis nem rasgueis as vossas vestes, do contrário morrereis, e a ira virá sobre toda a comunidade. Mas os vossos irmãos, toda a casa de Israel, poderão lamentar esse fogo causado pelo Senhor. 7 E não saireis da entrada da tenda da revelação; do contrário, morrereis, pois o óleo da unção do Senhor está sobre vós. E eles fizeram conforme a palavra de Moisés.

Por manifestação alguma de pesar devia ele [Arão] parecer simpatizar com o pecado. A congregação não devia ser levada a murmurar contra Deus. — Patriarcas e profetas, p. 361.

Quarta-feira, 22 de abril - 4. uma advertência para nós hoje
4A) Que advertência o Senhor deu contra o uso de bebidas alcoólicas? Levítico 10:8-11. Essa advertência se estende a nós hoje? Êxodo 19:5 e 6.
Lv 10:8-11 — E o Senhor também falou a Arão: 9 Nem tu nem teus filhos bebereis vinho nem bebida forte quando entrardes na tenda da revelação, do contrário morrereis; este é um estatuto perpétuo através das vossas gerações, 10 não somente para fazer separação entre o santo e o profano, e entre o puro e o impuro, 11 mas também para ensinar aos israelitas todos os estatutos que o Senhor lhes tem dado por meio de Moisés.
Êx 19:5 e 6 — Agora, portanto, se ouvirdes atentamente a Minha voz e guardardes a Minha aliança, sereis Minha propriedade exclusiva dentre todos os povos, porque toda a Terra é Minha; 6 mas vós sereis para Mim reino de sacerdotes e nação santa. Essas são as palavras que falarás aos israelitas.

O uso de bebidas alcoólicas tem o efeito de enfraquecer o corpo, confundir a mente e rebaixar a moral. Impede os homens de perceberem o caráter sagrado das coisas santas ou a vigência das ordens de Deus. Todos os que ocupavam posições de responsabilidade sagrada deviam ser homens de estrita temperança, para terem mente clara a fim de discernirem entre o certo e o que é errado, para terem firmeza de princípios, e sabedoria para administrar justiça e mostrar misericórdia. — Patriarcas e profetas, p. 362.

4B) Que princípios bíblicos nos mostram que o vinho providenciado por Jesus na festa de casamento era suco de uva não-fermentado? Provérbios 20:1; Provérbios 23:32.
Pv 20:1 — O vinho causa zombaria e a bebida forte provoca tumulto; todo aquele que é dominado por eles não é sábio.
Pv 23:32 — No fim, morderá como a cobra e picará como a víbora.

Tem sido declarado por alguns que Cristo favorecia o uso moderado de vinho fermentado, referindo-se ao milagre de transformar a água em vinho como testemunha disso. Mas afirmamos que Cristo nunca fez vinho intoxicante; tal ato teria sido contrário a todos os ensinos e exemplo de Sua vida. — The Health Reformer, 1º de julho de 1878.

4C) O que farão aqueles que estão lutando pelo domínio próprio na vida cristã? 1 Coríntios 9:25.
1Co 9:25 — E todo atleta exerce domínio próprio em todas as coisas. Os atletas o fazem para alcançar uma coroa perecível, nós, porém, uma coroa que não se acaba.

A verdadeira temperança nos ensina a dispensar inteiramente todas as coisas nocivas, e a usar com prudência aquilo que é saudável. — Temperança, p. 138.
A única regra segura é não tocar, não provar, não manusear chá, café, vinhos, fumo, ópio e bebidas alcoólicas. [...]
Nunca partilhemos de um copo de bebida alcoólica. Não o toquemos jamais. — Ibidem, p. 163.
Os jovens e as crianças devem compreender o efeito do álcool, do fumo e de outros venenos semelhantes em destruir o corpo, obscurecer a mente e tornar sensual a alma. Deve-se tornar claro que qualquer que use essas coisas não pode por muito tempo possuir toda a força de suas faculdades físicas, mentais e morais. — Educação, p. 202.

Quinta-feira, 23 de abril - 5. “seu nome é santo e tremendo!” (sl 111:9)
5A) Por que o pecado de Nadabe e Abiú foi registrado? Romanos 15:4. O que podemos aprender desse episódio?
Rm 15:4 — Porque tudo o que foi escrito no passado foi escrito para nossa instrução, para que tenhamos esperança por meio da perseverança e do ânimo que provêm das Escrituras.

O propósito de Deus era ensinar ao povo que deve se aproximar dEle com reverência e temor, e da maneira indicada por Ele mesmo. O Senhor não pode aceitar uma obediência parcial. Não era bastante que nessa hora solene de culto quase tudo tivesse sido feito conforme Ele havia determinado. Deus pronunciou uma maldição sobre aqueles que se afastam de Seus mandamentos e não fazem diferença entre as coisas comuns e as coisas santas. — Patriarcas e profetas, p. 360.

5B) Que tipo de homens Deus chama a ocupar posições de sagrada responsabilidade? 1 Pedro 1:15 e 16; 1 Pedro 2:9.
1Pe 1:15 e 16 — Mas sede vós também santos em todo vosso procedimento, assim como é santo Aquele que vos chamou, 16 pois está escrito: Sereis santos, porque Eu sou santo.
1Pe 2:9 — Mas vós sois geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, para que anuncieis as grandezas dAquele que vos chamou das trevas para Sua maravilhosa luz.

O ministro de Cristo deve ser puro nas conversas e nas ações. Deve ter sempre em mente que está manejando palavras de inspiração, palavras de um Deus santo. Precisa ter em mente também que o rebanho está confiado aos seus cuidados e que deve levar os casos deles a Jesus, suplicando por eles como Jesus suplica por nós ao Pai. Foi-me indicado o povo de Israel antigamente, e vi quão puros e santos tinham de ser os ministros do santuário, porque mediante o seu trabalho eram postos em íntima relação com Deus. Os que ministram devem ser santos, puros, sem mancha, ou Deus os destruirá. Deus não mudou. — Primeiros escritos, p. 103.

Sexta-feira, 24 de abril - para você refletir
1. Por que é que algumas vezes trazemos nossas próprias opiniões e ideias egoístas para a obra de Deus?
2. O que é necessário a fim de evitar pôr as coisas santas e comuns no mesmo nível?
3. Quando o autocontrole deve ser aprendido? Por quê?
4. Por que Deus deseja que eu tenha estrita temperança hoje?
5. Por que a reverência é tão importante? Onde e como ela começa?



  Baixar a lição em DOC  


  Baixar a lição em PDF