“Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê, pois, zeloso e arrepende-te” (Apocalipse 3:19).
Todas as vantagens que Deus dá são Seus meios para implantar grande entusiasmo no espírito, zelo no esforço e vigor no cumprimento de Sua santa vontade. — Patriarcas e profetas, p. 360.
Estudo adicional: O colportor evangelista, pp. 154 e 155 (“O vasto alcance de influência de nossas publicações”).
Domingo, 16 de outubro - 1. UMA NOVA ATITUDE É NECESSÁRIA
1A) O que devemos aprender com a advertência de Cristo contra a murmuração e o serviço dividido, indeciso? Mateus 25:14, 15, 18, 24-30.
Mt 25:14, 15, 18, 24-30 — E também será como um homem que, ao sair de viagem, chamou seus servos e confiou-lhes os seus bens. 15 A um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um; a cada um de acordo com a sua capacidade. Em seguida partiu de viagem. [...] 18 Mas o que tinha recebido um talento saiu, cavou um buraco no chão e escondeu o dinheiro do seu senhor. [...] 24 “Por fim veio o que tinha recebido um talento e disse: ‘Eu sabia que o senhor é um homem severo, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou. 25 Por isso, tive medo, saí e escondi o seu talento no chão. Veja, aqui está o que lhe pertence’. 26 “O senhor respondeu: ‘Servo mau e negligente! Você sabia que eu colho onde não plantei e junto onde não semeei? 27 Então você devia ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros, para que, quando eu voltasse, o recebesse de volta com juros. 28 “‘Tirem o talento dele e entreguem-no ao que tem dez. 29 Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado. 30 E lancem fora o servo inútil, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes’.” [Nova Versão Internacional.]
Quantos se sentem como aquele servo que tinha um só talento, e entendem que o Senhor é um homem duro, que colhe onde não plantou e ajunta onde não espalhou! Esse ponto de vista do assunto é uma ilusão do ímpio, pois o que temos de fato que não tenhamos recebido? “Porque tudo vem de Ti, e da Tua mão To damos” [1 Crônicas 29:14], deve ser a linguagem de nosso grato coração. — The Review and Herald, 12 de junho de 1888.
1B) Que advertências de Cristo se aplicam com força especial nestes últimos dias da história da Terra? Mateus 24:12; Apocalipse 2:4.
Mt 24:12 — E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará.
Ap 2:4 — Tenho, porém, contra ti que deixaste a tua primeira caridade.
Cada um dos membros da igreja deve ter um cuidado zeloso para que os inimigos de nossa fé não tenham a oportunidade de triunfar sobre seu estado sem vida e apostatado. Alguns desperdiçaram a própria influência quando, com um pouco de altruísmo, fervor e zelo, poderiam ter sido um poder para abençoar. Esse zelo não virá sem esforço nem sem fervorosas lutas. — Testemunhos para a igreja, vol. 5, p. 287.
Segunda-feira, 17 de outubro - 2. ZELO: UMA QUALIDADE QUE DEVEMOS BUSCAR
2A) Como a Bíblia descreve a importância vital do zelo por Deus? Salmo 42:1; Salmo 84:2. Se essa qualidade está faltando em nós, como podemos adquiri-la? Jeremias 29:13.
Sl 42:1 — Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por Ti, ó Deus!
Sl 84:2 — A minha alma está anelante e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo.
Jr 29:13 — E buscar-Me-eis e Me achareis quando Me buscardes de todo o vosso coração.
Existem muitos que não dão provas reais de obediência aos votos do batismo. A formalidade, a ambição mundana, o orgulho e o amor ao eu lhes esfriam o zelo. Vez ou outra os sentimentos se agitam, mas não caem sobre a Rocha, Cristo Jesus. Não vão a Deus com o coração contrito e arrependido, confessando os pecados. Aqueles que experimentam a obra da verdadeira conversão na alma revelarão os frutos do Espírito na vida. — Testemunhos para a igreja, vol. 9, p. 155.
Há necessidade de jejum, humilhação e prece por nosso zelo decadente e nossa enfraquecida espiritualidade. — Testemunhos para a igreja, vol. 4, pp. 535 e 536.
2B) Que promessa pertence a todos os que anseiam se tornar semelhantes a Cristo? Mateus 5:6. Por que a experiência de Jacó é tão valiosa para nós? Gênesis 32:24-30.
Mt 5:6 — Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos.
Gn 32:24-30 — E Jacó ficou sozinho. Então veio um Homem que se pôs a lutar com ele até o amanhecer. 25 Quando o Homem viu que não poderia dominá-lo, tocou na articulação da coxa de Jacó, de forma que lhe deslocou a coxa, enquanto lutavam. 26 Então o Homem disse: “Deixe-Me ir, pois o dia já desponta”. Mas Jacó lhe respondeu: “Não Te deixarei ir, a não ser que me abençoes”. 27 O Homem lhe perguntou: “Qual é o seu nome?” “Jacó”, respondeu ele. 28 Então disse o Homem: “Seu nome não será mais Jacó, mas sim Israel, porque você lutou com Deus e com homens e venceu”. 29 Prosseguiu Jacó: “Peço-Te que digas o Teu nome”. Mas Ele respondeu: “Por que pergunta o Meu nome?” E o abençoou ali. 30 Jacó chamou àquele lugar Peniel, pois disse: “Vi a Deus face a face e, todavia, minha vida foi poupada”. [Nova Versão Internacional.]
O Senhor está procurando ver piedade, abnegação, altruísmo, compaixão pelos semelhantes e zelo por Deus. Ele deseja ardentemente ver no homem um profundo anseio de alma para salvar o companheiro da incredulidade e da ruína. — The Signs of the Times, 15 de fevereiro de 1899.
Com a grande verdade que temos tido o privilégio de receber, deveríamos — e com o poder do Espírito Santo, poderíamos — nos tornar condutos vivos de luz. Poderíamos então nos aproximar do propiciatório; e ao ver o arco da promessa, nos ajoelharíamos com coração contrito, buscando o reino do Céu com aquele fervor espiritual que trará recompensa. Nós o tomaríamos por força, como fez Jacó. Então nossa mensagem seria o poder de Deus para a salvação. — Refletindo a Cristo, p. 217.
Vá para o seu quarto e suplique a Deus sozinho: “Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova em mim um espírito reto.” [Salmo 51:10.] Seja fervoroso e sincero. “A oração” fervorosa “pode muito em seus efeitos.” [Tiago 5:16.] À semelhança de Jacó, lute em oração. Angustie-se. Jesus suou grandes gotas de sangue no jardim; você deve fazer um esforço. Não deixe o quarto enquanto não se sentir forte em Deus; então vigie, e enquanto estiver vigiando e orando, você conseguirá controlar essas investidas [do inimigo], e a graça de Deus poderá aparecer, e aparecerá, em você. — Mensagens aos jovens, pp. 131 e 132.
Terça-feira, 18 de outubro - 3. ZELO EM AÇÃO
3A) O que podemos aprender com as lutas sofridas e as vitórias conquistadas pelas fiéis testemunhas de Deus? Jeremias 20:8-11; Atos 4:14-20.
Jr 20:8-11 — Porque, desde que falo, grito e clamo: Violência e destruição! Porque se tornou a Palavra do Senhor um opróbrio para mim e um ludíbrio todo o dia. 9 Então, disse eu: Não me lembrarei dEle e não falarei mais no Seu nome; mas isso foi no meu coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; e estou fatigado de sofrer e não posso. 10 Porque ouvi a murmuração de muitos: Há terror de todos os lados! Denunciai, e o denunciaremos! Todos os que têm paz comigo aguardam o meu manquejar, dizendo: Bem pode ser que se deixe persuadir; então, prevaleceremos contra ele e nos vingaremos dele. 11 Mas o Senhor está comigo como um valente terrível; por isso, tropeçarão os meus perseguidores e não prevalecerão; ficarão mui confundidos; como não se houveram prudentemente, terão uma confusão perpétua, que nunca se esquecerá.
At 4:14-20 — E, vendo estar com eles o homem que fora curado, nada tinham que dizer em contrário. 15 Todavia, mandando-os sair fora do conselho, conferenciaram entre si, 16 dizendo: Que havemos de fazer a estes homens? Porque a todos os que habitam em Jerusalém é manifesto que por eles foi feito um sinal notório, e não o podemos negar; 17 mas, para que não se divulgue mais entre o povo, ameacemo-los para que não falem mais nesse nome a homem algum. 18 E, chamando-os, disseram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem, no nome de Jesus. 19 Respondendo, porém, Pedro e João, lhes disseram: Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus; 20 porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido.
A oposição contra a mensagem de Jeremias foi tão forte, e tantas vezes ele foi ridicularizado e zombado, que disse: “Não me lembrarei dEle e não falarei mais no Seu nome.” [Jeremias 20:9.] Tem sido sempre assim. Por causa de amargura, ódio e oposição manifestados contra a Palavra de Deus falada em reprovação, muitos outros mensageiros do Senhor decidiram agir igual a Jeremias. Mas o que esse profeta do Senhor fez após tomar tal decisão? Por mais que tentasse, não conseguia ficar em paz. Assim que entrou nas assembleias do povo, descobriu que o Espírito do Senhor era mais forte que ele mesmo. — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 4, p. 1156.
O zelo por Deus e Sua causa levou os discípulos a compartilhar o evangelho com grande poder. Não deveria esse zelo incendiar nosso coração com o propósito de contar a história do amor que redime, o amor de Cristo e dEste crucificado? É privilégio de todo cristão não só buscar, mas apressar a vinda do Salvador. — Atos dos apóstolos, p. 600.
3B) Que tipo de experiência deve se repetir em nós? Salmo 119:137-140; 1 João 3:1-3.
Sl 119:137-140 — Justo és, ó Senhor, e retos são os Teus juízos. 138 Os Teus testemunhos, que ordenaste, são retos e muito fiéis. 139 O meu zelo me consumiu, porque os meus inimigos se esqueceram da Tua palavra. 140 A Tua palavra é muito pura; por isso, o Teu servo a ama.
1Jo 3:1-3 — Vede quão grande caridade nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso, o mundo não nos conhece, porque não conhece a Ele. 2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando Ele Se manifestar, seremos semelhantes a Ele; porque assim como é O veremos. 3 E qualquer que nEle tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também Ele é puro.
O pr. Loughborough era um obreiro zeloso pela causa. Tinha o coração inteiro dedicado à obra. Entrou [...] [num] novo campo de trabalho, e estava disposto a se colocar na mais humilde posição, a suportar toda e qualquer carência, a economizar, a viver com o mínimo recurso possível, pobre, a trabalhar de madrugada até a noite pela causa que iniciava. — Manuscript Releases, vol. 21, p. 246.
Se a igreja vestir o manto da justiça de Cristo, afastando-se de toda lealdade para com o mundo, perante ela surgirá o alvorecer de um dia brilhante e glorioso. A promessa de Deus permanecerá para sempre com ela. Ele fará da igreja uma excelência eterna, a alegria de muitas gerações. A verdade, passando sobre aqueles que a desprezam e a rejeitam, triunfará. Ainda que às vezes pareça lento, seu progresso nunca foi de fato detido. Quando a mensagem de Deus se depara com oposição, Ele confere força adicional para que ela possa exercer ainda maior influência. Dotada de energia divina, a mensagem abrirá caminho superando as mais fortes barreiras, e triunfará sobre todos os obstáculos. — Atos dos apóstolos, p. 601.
Quarta-feira, 19 de outubro - 4. EVITANDO O ZELO SEM ENTENDIMENTO
4A) Cite algumas situações que podem nos colocar em perigo de sermos desviados pelo zelo sem entendimento. Romanos 10:1-3; 1 Coríntios 10:23.
Rm 10:1-3 — Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação. 2 Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento. 3 Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus.
1Co 10:23 — Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.
Quando alguns que não têm o Espírito nem o poder de Deus entram num novo campo, começam a denunciar outras denominações pensando que podem convencer o povo da verdade pela apresentação das inconsistências das igrejas populares. Pode parecer necessário, em algumas ocasiões, falar disso, mas geralmente essa atitude só cria preconceito contra o nosso trabalho e fecha os ouvidos de muitos que poderiam ter se interessado pela verdade. Se esses mestres estivessem intimamente ligados a Cristo, teriam sabedoria divina para entender como abordar o povo. — Testemunhos para a igreja, vol. 4, p. 536.
4B) O que havia de errado com o falso zelo de Jeú? 2 Reis 10:16-19, 28-31.
2Rs 10:16-19, 28-31 — E disse-lhe: “Venha comigo e veja o meu zelo pelo Senhor”. Então ele o levou em seu carro. 17 Quando Jeú chegou a Samaria, matou todos os que restavam da família de Acabe na cidade; ele os exterminou, conforme a palavra que o Senhor tinha dito a Elias. 18 Jeú reuniu todo o povo e declarou: “Acabe não cultuou ao deus Baal o bastante; eu, Jeú, o cultuarei muito mais. 19 Por isso convoquem todos os profetas de Baal, todos os seus ministros e todos os seus sacerdotes. Ninguém deverá faltar, pois oferecerei um grande sacrifício a Baal. Quem não vier, morrerá”. Mas Jeú estava agindo traiçoeiramente, a fim de exterminar os ministros de Baal. [...] 28 Assim, Jeú eliminou a adoração de Baal em Israel. 29 No entanto, não se afastou dos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, pois levou Israel a cometer o pecado de adorar os bezerros de ouro em Betel e em Dã. 30 E o Senhor disse a Jeú: “Como você executou corretamente o que eu aprovo, fazendo com a família de Acabe tudo o que eu queria, seus descendentes ocuparão o trono de Israel até a quarta geração”. 31 Entretanto, Jeú não se preocupou em obedecer de todo o coração à lei do Senhor, Deus de Israel, nem se afastou dos pecados que Jeroboão levou Israel a cometer. [Nova Versão Internacional.]
Há muitos cuja religião se baseia em atividades. Querem se envolver e ter o crédito por ter feito um grande trabalho enquanto negligenciam totalmente as pequenas graças que compõem um adorável caráter cristão. O serviço atarefado e movimentado, que dá a impressão de que se está fazendo um maravilhoso trabalho, não é aceitável a Deus. É o espírito de Jeú, que diz: “Vinde, vede o meu zelo pelo Senhor.” [2 Reis 10:16.] É gratificante para si mesmo; alimenta um sentimento de autocomplacência. Mas durante todo o tempo, a alma pode estar contaminada pela mancha da praga do egoísmo indomado e descontrolado. — The Signs of the Times, 20 de novembro de 1884.
O zelo cristão é controlado por princípio e não é intermitente. É fervoroso, profundo e forte, envolvendo a alma inteira e despertando para a prática das sensibilidades morais. A salvação das almas e os interesses do reino de Deus são assuntos da mais alta importância. [...] O zelo cristão não se esvai em conversa, mas sentirá e agirá com vigor e eficiência. No entanto, o zelo cristão não atuará visando a autopromoção. A humildade caracterizará todo esforço e será vista em toda obra. O zelo cristão levará à fervorosa prece, à humildade, e à fidelidade nos deveres domésticos. No círculo familiar se verá a gentileza e o amor, a benevolência e a simpatia, que são sempre os frutos do zelo cristão. — Testemunhos para a igreja, vol. 2, pp. 232 e 233.
Quinta-feira, 20 de outubro - 5. O EXEMPLO DE CRISTO
5A) Como a profecia do salmista quanto ao zelo piedoso se cumpriu em Cristo? Salmo 69:9; João 2:13-17; João 4:34. Que fatores devemos aprender com o zelo de Cristo? 1 Coríntios 2:2-4.
Sl 69:9 — Pois o zelo da Tua casa Me devorou, e as afrontas dos que Te afrontam caíram sobre Mim.
Jo 2:13-17 — E estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. 14 E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados. 15 E, tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, bem como os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas, 16 e disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes e não façais da casa de Meu Pai casa de vendas. 17 E os Seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da Tua casa Me devorará.
Jo 4:34 — Jesus disse-lhes: A Minha comida é fazer a vontade dAquele que Me enviou e realizar a Sua obra.
1Co 2:2-4 — Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo e Este crucificado. 3 E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor. 4 A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder.
[Cristo] viveu a Lei. Sua pureza e beneficência, Sua devoção à verdade e zelo pela glória de Deus revelam a perfeição da Lei. — The Review and Herald, 26 de fevereiro de 1901.
Cristo declarou que Sua comida e bebida era fazer a vontade do Pai. O zelo que vem através de tal santificação da verdade torna poderoso aquele que crê nela, pois ele é o receptáculo da sagrada verdade, e ao participar dela, se tornará um cristão útil. O zelo deve ser sempre uniforme, manifestando uma santidade de caráter. — Manuscript Releases, vol. 10, p. 131.
5B) Que apelo Cristo faz a cada um que vive no período morno de Laodiceia? Apocalipse 3:19.
Ap 3:19 — Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê, pois, zeloso e arrepende-te.
Quando se trata do serviço a Deus, será que os homens manifestam o mesmo zelo que anteriormente manifestavam no serviço ao mundo? — The Review and Herald, 12 de junho de 1888.
Neste tempo, quando o fim de todas as coisas está às portas, não deveria o zelo da igreja ser ainda maior do que o da igreja primitiva? O zelo pela glória de Deus levou os discípulos a dar testemunho da verdade com extraordinário poder. Não deveria esse zelo incendiar nosso coração com o desejo de contar a história do amor divino, de Cristo crucificado? Não deveria o poder de Deus se revelar de modo ainda mais impressionante hoje do que no tempo dos apóstolos? — Testemunhos para a igreja, vol. 7, p. 33.
Sexta-feira, 21 de outubro - PARA VOCÊ REFLETIR
1. A que advertência da parábola dos talentos devemos atentar?
2. Que aspecto da experiência de Jacó também deve ser o da nossa, e por quê?
3. O que podemos aprender com Jeremias, Davi e os primeiros apóstolos?
4. Como poderíamos estar manifestando sintomas de zelo sem entendimento?
5. O que caracteriza o verdadeiro zelo?