“Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo” (1 Pedro 2:5).
A igreja de Cristo é muito preciosa aos Seus olhos. É o estojo que contém Suas joias, o aprisco que guarda Seu rebanho. — A fé pela qual eu vivo, p. 280.
Estudo adicional: Atos dos apóstolos, pp. 9-16 (“O propósito de Deus para Sua igreja”).
Domingo, 27 de novembro - 1. UM APRISCO PARA O REBANHO DE CRISTO
1A) Por que Deus tem uma igreja na Terra? 1 Pedro 2:5 e 9.
1Pe 2:5 e 9 — Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. [...] 9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes dAquele que vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz.
A igreja é a agência designada por Deus para a salvação humana. Ele a organizou para o serviço, e sua missão é espalhar o evangelho ao mundo. Desde o início, Deus planejou refletir ao mundo a plenitude e a suficiência divinas através da igreja. Os membros da igreja, a quem chamou das trevas para Sua maravilhosa luz, devem revelar a glória dEle. A igreja é o cofre que guarda as riquezas da graça de Cristo; e por meio dela Ele finalmente manifestará, mesmo aos “principados e potestades nos lugares celestiais”, a demonstração final e plena do amor divino (Efésios 3:10). — Atos dos apóstolos, p. 9.
1B) Que características são essenciais à verdadeira igreja de Deus? Apocalipse 14:12; Efésios 4:4-6.
Ap 14:12 — Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.
Ef 4:4-6 — Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; 5 um só Senhor, uma só fé, um só batismo; 6 um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos.
Devemos nos unir, sim, mas não sobre uma plataforma de erro. — Manuscript Releases, vol. 15, p. 259.
Segunda-feira, 28 de novembro - UM PORTO SEGURO
2A) Visto que somente a presença de Cristo (João 15:4 e 5) em nosso coração pode nos unir na verdade, que exemplo dos primeiros discípulos nunca devemos esquecer? Atos 1:13 e 14; Atos 2:46; Atos 4:32.
Jo 15:4 e 5 — Estai em Mim, e Eu, em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em Mim. 5 Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em Mim, e Eu nele, este dá muito fruto, porque sem Mim nada podereis fazer.
At 1:13 e 14 — E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago. 14 Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com seus irmãos.
At 2:46 — E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração.
At 4:32 — E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.
Cristo reuniu [os doze apóstolos], com seus diferentes defeitos, todos com tendências herdadas e cultivadas para o mal; mas em Cristo e mediante Ele deveriam conviver na família de Deus, aprendendo a se tornar um na fé, na doutrina e no espírito. Eles enfrentariam provas, teriam queixas e diferenças de opinião; porém, enquanto Cristo habitasse o coração, não haveria discórdia. Seu amor levaria ao amor de um pelo outro; as lições do Mestre levariam à harmonização de todas as diferenças, conduzindo os discípulos à unidade até que se tornassem uma só mente e um só pensamento. — O Desejado de Todas as Nações, p. 296.
2B) Que responsabilidade assumimos quando entregamos nossa vida a Cristo? 1 Timóteo 3:15.
1Tm 3:15 — Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.
Muito íntima e sagrada é a relação entre Cristo e Sua igreja — Ele, o noivo, e a igreja a noiva; Ele, a cabeça, e a igreja o corpo. Por isso a conexão com Cristo envolve conexão com a igreja.
A igreja está organizada para o serviço, e a conexão com ela é um dos primeiros passos de uma vida de serviço a Cristo. A lealdade a Jesus exige o fiel desempenho dos deveres da igreja. — Educação, pp. 268 e 269.
2C) Que privilégio Deus estende a cada membro da verdadeira igreja de Deus? 1 João 1:7; Hebreus 10:24 e 25.
1Jo 1:7 — Mas, se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo pecado.
Hb 10:24 e 25 — E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos à caridade e às boas obras, 25 não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia.
A pregação é uma pequena parte do trabalho da salvação de almas. O Espírito de Deus convence os pecadores acerca da verdade e os coloca nos braços da igreja. Os ministros podem fazer sua parte, mas nunca podem efetuar a obra que a igreja deveria cumprir. Deus exige que Sua igreja cuide daqueles que são jovens na fé e na experiência, vá até eles não com o propósito de fofocar, mas para orar, para falar palavras que são “como maçãs de ouro em salva de prata.” [Provérbios 25:11.] — Evangelismo, p. 352.
Terça-feira, 29 de novembro - 3. CHAMADOS PARA SERVIR
3A) Que dever os crentes negligenciam com frequência? Salmo 60:4.
Sl 60:4 — Deste um estandarte aos que Te temem, para o arvorarem no alto pela causa da verdade.
Em muitas de nossas igrejas organizadas, a bandeira da verdade está se arrastando no pó porque os membros não servem a Deus, mas à própria conveniência. Trabalham através das influências que rodeiam a alma. Por preceito e exemplo, dão testemunho contra a verdade, o altruísmo e a mansidão de Cristo ao transigir consigo mesmos em hábitos mundanos de vestuário e por palavras e atos. São frios espiritualmente, e estão muito distantes de Cristo. Se seguissem os passos de Jesus, seriam participantes de Seu altruísmo e sacrifício próprio, e assim poderiam erguer e salvar as almas que estão prestes a perecer. — Manuscript Releases, vol. 19, p. 173.
3B) Qual é o chamado a todo seguidor de Cristo? 2 Timóteo 2:1-4.
2Tm 2:1-4 — Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. 2 E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros. 3 Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. 4 Ninguém que milita se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.
A igreja de Cristo está organizada para o serviço. Sua palavra de ordem é ministério. Seus membros são soldados que devem ser preparados para o conflito sob as ordens do Capitão de sua salvação. Professores, médicos e ministros cristãos têm um trabalho mais amplo do que muitos entendem. Não devem apenas servir o povo, mas ensiná-los a servir. Não devem apenas instruir acerca de princípios corretos, mas educar os ouvintes a também compartilhar esses princípios. A verdade que não é praticada, que não é transmitida, perde o poder doador de vida, a virtude curativa. A bênção da verdade só pode ser retida conforme é compartilhada. — A ciência do bom viver, pp. 148 e 149.
3C) O que ajuda a unir a igreja? Gálatas 6:2; Efésios 4:1-3.
Gl 6:2 — Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo.
Ef 4:1-3 — Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, 2 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, 3 procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
Nunca a igreja pode alcançar a posição que Deus deseja que alcance até que esteja unida em simpatia com os obreiros missionários. A unidade pela qual Cristo orou jamais existirá até que a espiritualidade penetre o serviço missionário e até que a igreja se torne uma agência de apoio às missões. Os esforços dos evangelistas não realizarão o que devem até que os membros da igreja nos campos nacionais demonstrem, não apenas por palavras, mas por atos, que entendem o dever que lhes compete, de dar a esses missionários um apoio sincero. — Conselhos sobre mordomia, pp. 47 e 48.
Quarta-feira, 30 de novembro - 4. CRESCENDO E SE DESENVOLVENDO
4A) Como a Inspiração descreve o crescimento e o desenvolvimento do crente e da igreja? Efésios 2:19-22; Efésios 4:14-16; 1 Coríntios 3:9-13.
Ef 2:19-22 — Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e da família de Deus; 20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; 21 no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor, 22 no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.
Ef 4:14-16 — Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente. 15 Antes, seguindo a verdade em caridade, cresçamos em tudo nAquele que é a Cabeça, Cristo, 16 do qual todo o corpo, bem ajustado e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.
1Co 3:9-13 — Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. 10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. 11 Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. 12 E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13 a obra de cada um se manifestará; na verdade, o Dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
Deus está provando toda alma que alega crer nEle. Todos receberam talentos. O Senhor concedeu Seus bens aos homens para que estes os negociem. Tornou-os Seus administradores e concedeu-lhes dinheiro, casas e terras. Eles precisam considerar esses itens como bens do Senhor, e devem usá-los para o avanço da obra e para edificar o reino de Deus no mundo. Ao negociar com os bens do Senhor, devemos pedir-Lhe sabedoria para que não usemos essa sagrada consignação visando glorificar o eu nem satisfazer impulsos egoístas. A quantidade que Ele confiou a cada um varia, mas os que têm os menores dons não devem achar que não podem fazer nada com eles pelo fato de seu talento de meios ser pequeno. — Testemunhos para a igreja, vol. 9, pp. 245 e 246.
Nem grandes donativos nem excelentes heranças sustentaram nossa obra, pois temos poucos homens ricos entre nós. Então, qual é o segredo de nossa prosperidade? É que temos seguido as ordens do Capitão da nossa salvação. Deus tem abençoado nosso esforço unido. A verdade tem se espalhado e florescido. As instituições têm se multiplicado. A semente de mostarda tem crescido até se tornar uma grande árvore. O sistema de organização tem se mostrado um grande sucesso. A beneficência sistemática tem atuado de acordo com o plano bíblico. O corpo tem aumentado conforme o “auxílio de todas as juntas.” [Efésios 4:16.] — Testemunhos para ministros, p. 27.
4B) O que permite a todos os crentes usarem talentos e recursos de forma mais eficiente? 1 Coríntios 1:10; 1 Coríntios 14:40. Por outro lado, o que leva muitos observadores do sábado a sofrer grandes perdas?
1Co 1:10 — Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa e que não haja entre vós dissensões; antes, sejais unidos, em um mesmo sentido e em um mesmo parecer.
1Co 14:40 — Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.
Oh, como Satanás se alegraria de poder entrar no meio deste povo e desorganizar a obra numa época em que a organização completa é essencial e será a maior influência para impedir movimentos falsos e confrontar alegações não apoiadas pela Palavra de Deus! Queremos manter uniformidade nas linhas de serviço para que não haja rupturas no sistema de regulamentação e ordem. Assim, não se deve permitir que elementos desordenados controlem a obra neste momento. Vivemos num tempo em que a ordem, o sistema e a ação coordenada são cruciais. — Testemunhos para ministros, p. 228.
Quinta-feira, 1º de dezembro - 5. SERVIÇO E CREDIBILIDADE IDEAIS
5A) Descreva a condição que deve existir entre os seguidores de Cristo a fim de garantir o sucesso em nossos empreendimentos missionários. João 10:16; João 13:35; João 17:18-23.
Jo 10:16 — Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também Me convém agregar estas, e elas ouvirão a Minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.
Jo 13:35 — Nisto todos conhecerão que sois Meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
Jo 17:18-23 — Assim como Tu Me enviaste ao mundo, também Eu os enviei ao mundo. 19 E por eles Me santifico a Mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade. 20 Eu não rogo somente por estes, mas também por aqueles que, pela sua palavra, hão de crer em Mim; 21 para que todos sejam um, como Tu, ó Pai, o és em Mim, e Eu, em Ti; que também eles sejam um em Nós, para que o mundo creia que Tu Me enviaste. 22 E Eu dei-lhes a glória que a Mim Me deste, para que sejam um, como Nós somos um. 23 Eu neles, e Tu em Mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que Tu Me enviaste a Mim e que tens amado a eles como Me tens amado a Mim.
À medida que nossos números aumentavam, ficou claro que sem alguma forma de organização haveria grande transtorno, e não poderíamos efetuar a obra com sucesso. A organização era crucial para manter o ministério, para efetuar o trabalho em novos campos, para proteger de membros indignos tanto as igrejas quanto o ministério, para manter a propriedade da igreja, para a publicação da verdade através da imprensa e para muitos outros objetivos. — Testemunhos para ministros, p. 26.
[Disse o anjo:] “A igreja deve se abrigar na Palavra de Deus e se estabelecer na ordem do evangelho, que tem sido desprezada e negligenciada.” Isso é indispensável para levar a igreja à unidade da fé. — Primeiros escritos, p. 100.
Jesus orou para que todos os Seus discípulos se tornassem um. [...] É mediante essa união que devemos convencer o mundo da missão de Cristo e apresentar nossas credenciais divinas. — The Review and Herald, 11 de março de 1890.
Irmãos e irmãs, se houve dificuldades, se surgiram inveja, malícia, amargura e ruins suspeitas, confessem esses pecados, não de maneira geral, mas se dirijam pessoalmente a cada irmão e irmã. Sejam específicos. Se vocês cometeram um erro, mas os outros vinte, confessem esse erro como se vocês fossem os principais ofensores. Tomem-nos pela mão, permitindo que a influência do Espírito de Deus lhes enterneça o coração, e digam: “Você pode me perdoar? Sinto que as coisas não andam bem entre nós. Quero corrigir todo erro para que nada fique registrado contra mim nos livros do Céu. Quero ter uma ficha limpa.” Você acha que alguém resistiria a um apelo desses? — The Review and Herald, 16 de dezembro de 1884.
Sexta-feira, 2 de dezembro - PARA VOCÊ REFLETIR
1. Como podemos identificar a verdadeira igreja de Deus?
2. Por que a filiação à igreja é importante para o crente?
3. De que maneira podemos estar em perigo de testemunhar contra a verdade?
4. Cite alguns fatores que promoverão a unidade na igreja.
5. Como devemos apresentar nossas credenciais divinas ao mundo?