“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, com o qual fostes selados para o dia da redenção” (Efésios 4:30).
A consciência é a voz de Deus ouvida em meio ao conflito das paixões humanas. Quando resistimos a ela, o Espírito de Deus Se entristece. — Testemunhos para a igreja, vol. 5, p. 120.
Estudo adicional: O Desejado de Todas as Nações, pp. 537-541 (capítulo 59: “Os sacerdotes tramam”).
Domingo, 2 de abril - 1. PEDINDO AJUDA
1A) Visto que “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23), alguém merece a justificação? Jó 25:4-6.
Rm 3:23 — Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.
Jó 25:4-6 — Como, pois, seria justo o homem perante Deus, e como seria puro aquele que nasce da mulher? 5 Olha, até a Lua não resplandece, e as estrelas não são puras aos Seus olhos. 6 E quanto menos o homem, que é um verme, e o filho do homem, que é um bicho!
1B) Como podemos alcançar a salvação se não a merecemos? Salmos 55:16; Atos 2:21.
Sl 55:16 — Mas eu invocarei a Deus, e o Senhor me salvará.
At 2:21 — E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
1C) Como eu, em minha pecaminosidade, posso invocar o santo nome de Deus? Salmos 55:17; 2 Crônicas 6:36-39; Romanos 8:26; 1 João 1:7 e 9.
Sl 55:17 — De tarde, e de manhã, e ao meio-dia, orarei; e clamarei, e Ele ouvirá a minha voz.
2Cr 6:36-39 — “Quando pecarem contra Ti, pois não há ninguém que não peque, e ficares irado com eles e os entregares ao inimigo, que os leve prisioneiros para uma terra distante ou próxima; 37 se eles caírem em si, na terra para a qual foram deportados, e se arrependerem e lá orarem: ‘Pecamos, praticamos o mal e fomos rebeldes’; 38 e se lá eles se voltarem para Ti de todo o coração e de toda a sua alma, na terra de seu cativeiro para onde foram levados, e orarem voltados para a terra que deste aos seus antepassados, para a cidade que escolheste e para o templo que construí em honra do Teu nome, 39 então, dos céus, lugar da Tua habitação, ouve a sua oração e a sua súplica, e defende a sua causa. Perdoa o Teu povo, que pecou contra Ti.” [Nova Versão Internacional.]
Rm 8:26 — E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
1Jo 1:7 e 9 — Se, porém, andamos na luz, como Ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, Seu Filho, nos purifica de todo pecado. [...] 9 Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. [Nova Versão Internacional.]
Essas passagens comprovam que não é a vontade de Deus que você desconfie e torture a própria alma com o medo de que o Senhor não o aceite por causa de sua indignidade e seus pecados. “Chegai-vos a Deus, e Ele Se chegará a vós” (Tiago 4:8). Apresente o próprio caso a Ele, suplicando os méritos do sangue que o Redentor derramou por você na cruz do Calvário. Satanás o acusará de ser um grande pecador, e você deve admitir isso. Mas, por outro lado, pode dizer: “Sei que sou pecador, e é por isso que preciso de um Salvador. Jesus veio ao mundo para salvar pecadores. [...] Não tenho nenhuma bondade nem merecimento que me dê o direito de solicitar a salvação, mas apresento diante do Senhor o sangue expiatório do imaculado Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Essa é minha única súplica. O nome de Jesus me dá acesso ao Pai. Os ouvidos e o coração dEle estão abertos às minhas mais débeis súplicas, e Ele supre minhas mais profundas necessidades”. — Fé e obras, pp. 105 e 106.
Segunda-feira, 3 de abril - 2. NOS BASTIDORES DO ARREPENDIMENTO
2A) Pelo que devemos orar? Atos 3:19; Salmos 51:1.
At 3:19 — Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor.
Sl 51:1 — Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a Tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das Tuas misericórdias.
2B) Quando recebemos o perdão do pecado, experimentamos o arrependimento. Mas como alcançamos esse estado de espírito? Atos 5:30 e 31; João 16:7 e 8.
At 5:30 e 31 — O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro. 31 Deus, com a Sua destra, o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e remissão dos pecados.
Jo 16:7 e 8 — Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que Eu vá, porque, se Eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se Eu for, enviar-vo-lo-ei. 8 E, quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo.
Como Nicodemos, devemos estar dispostos a entrar na vida da mesma forma que o pior dos pecadores. Além de Cristo, “nenhum outro nome há debaixo do Céu, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12). Recebemos a graça de Deus pela fé; mas a fé em si não é nosso Salvador. Ela não adquire nada. É apenas a mão que se apropria dos méritos de Cristo, o remédio para o pecado, e se agarra ao Redentor. Por isso, não conseguimos nem mesmo nos arrepender sem a ajuda do Espírito de Deus. — O Desejado de Todas as Nações, p. 175.
2C) O Senhor deixou um povo neste mundo para chamar o pecado pelo seu nome exato (Isaías 58:1). Contudo, o que é necessário para transmitir certeza ao coração das pessoas que tentamos alcançar? João 14:26; Lucas 24:49; Atos 1:8.
Is 58:1 — Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a voz como a trombeta e anuncia ao Meu povo a sua transgressão e à casa de Jacó, os seus pecados.
Jo 14:26 — Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
Lc 24:49 — E eis que sobre vós envio a promessa de Meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.
At 1:8 — Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-Me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da Terra.
A luz que brilha do Calvário revela o amor de Deus. Esse amor nos atrai a Ele. Se não resistirmos a essa atração, ela nos levará ao pé da cruz em arrependimento pelos pecados que crucificaram o Salvador. Na sequência, o Espírito de Deus produz, pela fé, nova vida na alma. Ele leva os pensamentos e desejos a obedecerem à vontade de Cristo. Recria o coração e a mente à imagem dAquele que opera em nós para submeter tudo a Si mesmo. Por isso, escreve a Lei de Deus na mente e no coração, e assim podemos dizer com Cristo: “Deleito-me em fazer a Tua vontade, ó Deus meu” (Salmos 40:8). — O Desejado de Todas as Nações, p. 176.
2D) Visto que a obra do Espírito Santo é tão importante, que advertência a Bíblia nos dá quanto ao modo como O recebemos? Mateus 12:31 e 32; Efésios 4:30.
Mt 12:31 e 32 — Portanto, Eu vos digo: todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. 32 E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á perdoado, mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.
Ef 4:30 — E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção.
Muitas vezes, ficamos tristes porque nossas más ações nos trazem consequências desagradáveis, mas essa tristeza não é arrependimento. A verdadeira tristeza pelo pecado resulta da operação do Espírito Santo. Ele revela a ingratidão do coração que desprezou e entristeceu o Salvador, e nos leva contritos ao pé da cruz. Cada pecado fere Jesus novamente e, ao olharmos Àquele a quem ferimos, lamentamos os pecados que O angustiaram. Tal tristeza levará à renúncia do pecado. — O Desejado de Todas as Nações, p. 300.
Terça-feira, 4 de abril - 3. O QUE SIGNIFICA ENTRISTECER O ESPÍRITO?
3A) Que atitude específica entristece o Espírito Santo? Hebreus 10:26 e 27; 2 Tessalonicenses 2:10 e 11.
Hb 10:26 e 27 — Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, 27 mas uma certa expectação horrível de juízo e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.
2Ts 2:10 e 11 — E com todo engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. 11 E, por isso, Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira.
O que o pecado contra o Espírito Santo significa? É atribuir intencionalmente a obra do Espírito Santo a Satanás. Por exemplo, suponha que alguém tenha testemunhado a obra especial do Espírito de Deus. Essa pessoa tem provas conclusivas de que essa atuação está em harmonia com as Escrituras, e o Espírito testemunha com o espírito dela que tal obra vem de Deus. Contudo, mais tarde ela cai em tentação. Orgulho, autossuficiência ou algum outro traço maligno a controla. Desse modo, ao rejeitar todas as evidências do caráter divino daquela obra, a pessoa declara que o evento no qual havia reconhecido a atuação do poder do Espírito Santo na verdade foi fruto do poder de Satanás. É pelo Espírito que Deus opera no coração humano; e quando as pessoas intencionalmente rejeitam o Espírito e declaram que vem de Satanás, cortam o canal que Deus estava usando para Se comunicar com elas. Ao negar a evidência que Deus Se agradou de lhes dar, apagam a luz que brilhava no coração e, como resultado, o Espírito as deixa nas trevas. Assim, as palavras de Cristo se cumprem: “Se, pois, a luz que há em ti são trevas, quão grandes são essas trevas!” (Mateus 6:25). Por um tempo, as pessoas que cometeram esse pecado podem parecer filhas de Deus, mas quando surgirem circunstâncias que revelarão o caráter e comprovarão o tipo de espírito que nelas age, todos verão que andam no terreno do inimigo, sob a sombria bandeira dele. — Testemunhos para a igreja, vol. 5, p. 634.
3B) Como alguém comete intencionalmente um pecado? É possível evitar essa situação? Provérbios 28:13; Hebreus 3:15.
Pv 28:13 — O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.
Hb 3:15 — Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração, como na provocação.
3C) Quais são os resultados dessa condição? Provérbios 28:9; Mateus 12:45; 2 Pedro 2:20-22.
Pv 28:9 — O que desvia os seus ouvidos de ouvir a Lei, até a sua oração será abominável.
Mt 12:45 — Então, vai e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecerá também a esta geração má.
2Pe 2:20-22 — Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. 21 Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado. 22 Deste modo, sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito; a porca lavada, ao espojadouro de lama.
A santificação é uma obra diária. Ninguém se engane com a crença de que Deus o perdoará e abençoará enquanto estiver pisoteando um único requisito divino. A prática intencional de um pecado conhecido silencia a voz testemunhadora do Espírito e separa a alma de Deus. Quaisquer que sejam os encantos do sentimento religioso, Jesus não pode habitar no coração que desrespeita a Lei divina. Deus honrará somente aqueles que O honram. — Mensagens aos jovens, p. 114.
Quarta-feira, 5 de abril - 4. UM PONTO SEM VOLTA
4A) O pecado contra o Espírito Santo é um ato isolado, instantâneo, ou um processo gradual? 2 Crônicas 36:16.
2Cr 36:16 — Porém zombaram dos mensageiros de Deus, e desprezaram as Suas palavras, e escarneceram dos Seus profetas, até que o furor do Senhor subiu tanto, contra o Seu povo, que mais nenhum remédio houve.
Não há pessoa tão endurecida como a que desprezou o convite da misericórdia e deu as costas ao Espírito da graça. A manifestação mais comum do pecado contra o Espírito Santo é a atitude de desprezar constantemente o convite celestial ao arrependimento. Todo passo rumo à rejeição de Cristo é um passo no sentido de rejeitar a salvação e de pecar contra o Espírito Santo.
Ao rejeitar a Cristo, o povo judeu cometeu o pecado imperdoável. Do mesmo modo, ao recusarmos o convite da misericórdia, podemos cometer o mesmo erro. Quando nos recusamos a ouvir os mensageiros que o Príncipe da vida indicou e preferimos obedecer aos agentes satânicos que nos afastam de Cristo, ofendemos a Jesus e O envergonhamos perante a sinagoga de Satanás e o universo celestial. Enquanto fizermos isso, não encontraremos esperança nem perdão, e finalmente perderemos todo o desejo de nos reconciliarmos com Deus. — O Desejado de Todas as Nações, pp. 324 e 325.
4B) É possível alguém se recuperar após ter atingido o último estágio desse processo? Jeremias 8:20; Oseias 4:17; Amós 8:11 e 12; Hebreus 6:4-6.
Jr 8:20 — Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos.
Os 4:17 — Efraim está entregue aos ídolos; deixa-o.
Am 8:11 e 12 — Eis que vêm dias, diz o Senhor JEOVÁ, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. 12 E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até ao Oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão.
Hb 6:4-6 — Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, 5 e provaram a boa palavra de Deus e as virtudes do século futuro, 6 e recaíram sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus e o expõem ao vitupério.
Por mais de mil anos, a nação judaica abusou da misericórdia de Deus, atraindo sobre ela os juízos do Céu. Rejeitaram as advertências divinas e mataram os profetas do Altíssimo. [...]
Em todas as épocas, o Senhor concede aos humanos um período de luz e privilégios, um tempo de graça em que podem se reconciliar com Deus. Mas essa graça tem um limite. A misericórdia pode interceder por anos e sofrer desprezo e rejeição, mas chega o momento em que ela faz o último apelo. O coração já está tão endurecido que deixa de reagir ao toque do Espírito de Deus. Desse modo, a doce e cativante voz não suplica mais ao pecador, e as reprovações e advertências cessam.
Esse momento havia chegado a Jerusalém. Jesus chorou de angústia pela cidade condenada, mas não pôde libertá-la. Ele havia esgotado todos os recursos. Ao rejeitar as advertências do Espírito de Deus, Israel recusou a única possibilidade de ajuda. Não havia outro poder que pudesse libertá-los.
A nação judaica simboliza as pessoas de todos os séculos que desprezam as súplicas do Amor Infinito. As lágrimas que Cristo derramou sobre Jerusalém também se estendem aos pecados de todas as épocas. Nos juízos que pendiam sobre Israel, as pessoas que rejeitam as reprovações e advertências do Espírito Santo de Deus podem ler a própria condenação. — O Desejado de Todas as Nações, pp. 584-587.
Quinta-feira, 6 de abril - 5. ESPERANÇA
5A) Como podemos saber se fomos longe demais em entristecer a Deus? Isaías 30:21.
Is 30:21 — E os teus ouvidos ouvirão a palavra que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho; andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda.
Nesta geração, há muitos que estão trilhando o mesmo caminho que os judeus incrédulos. Eles testemunham a manifestação do poder de Deus; o Espírito Santo lhes fala ao coração, mas se apegam à própria incredulidade e resistência. Deus lhes envia advertências e reprovações, mas não se dispõem a confessar os próprios erros, e rejeitam tanto a mensagem divina quanto o mensageiro. Os próprios meios que Cristo usa para recuperá-los se transformam numa pedra de tropeço para eles. — O Desejado de Todas as Nações, p. 587.
5B) Ao contemplarmos o plano da salvação, o que precisamos entender, e pelo que devemos suplicar a nosso Salvador? Salmos 51:11 e 12; Hebreus 3:7 e 8.
Sl 51:11 e 12 — Não me lances fora da Tua presença e não retires de mim o Teu Espírito Santo. 12 Torna a dar-me a alegria da Tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário.
Hb 3:7 e 8 — Portanto, como diz o Espírito Santo, se ouvirdes hoje a Sua voz, 8 não endureçais o vosso coração, como na provocação, no dia da tentação no deserto.
A repreensão do Senhor está sobre Seu povo por causa do orgulho e incredulidade que têm. Ele não lhes devolverá a alegria da salvação enquanto estiverem se afastando das instruções da Palavra e do Santo Espírito. Dará graça aos que O temem e andam na verdade, mas removerá a bênção divina de todos os que assimilam o mundo. Promete misericórdia e verdade aos humildes e penitentes, mas pronuncia juízos contra os rebeldes. — Testemunhos para a igreja, vol. 5, p. 190.
A transformação do caráter deve testemunhar ao mundo do amor de Cristo que habita em nós. O Senhor espera que Seu povo demonstre que o poder redentor da graça pode operar sobre o caráter defeituoso e levá-lo a um desenvolvimento simétrico, produzindo abundantes frutos.
Contudo, precisamos de um preparo visando realizar o propósito de Deus. O Senhor nos manda eliminar o egoísmo do coração, que é a raiz do afastamento. Anseia derramar Seu Espírito Santo em rica medida sobre nós e nos ordena abrir caminho pelo sacrifício próprio. — Testemunhos para a igreja, vol. 6, p. 43.
Sexta-feira, 7 de abril - PARA VOCÊ REFLETIR
1. Qual é a maneira específica que Deus usa para convidar o pecador ao arrependimento?
2. Por causa do importante papel do Espírito Santo, que advertência a Bíblia nos dá?
3. Como é possível entristecermos o Espírito Santo hoje?
4. O que está envolvido em pecar contra o Espírito Santo?
5. O que devemos avaliar a todo instante em nossa vida pessoal?