LIÇÃO 01

A igreja de Deus

4º trimestre de 2023
Sábado, 07 de Outubro de 2023
“Para que todos sejam um, como Tu, ó Pai, o és em Mim, e Eu, em Ti; que também eles sejam um em Nós, para que o mundo creia que Tu Me enviaste” (João 17:21).
“Com que fervor os professos seguidores de Cristo devem tentar responder essa oração em sua vida.” — Testemunhos para a igreja, vol. 4, p. 17.
Estudo adicional: Testemunhos para a igreja, vol. 1, pp. 323-325 (capítulo 64: “Unidade de fé”), 434-454 (capítulo 79: “Mensagens ao pastor Hull”).

Domingo 1º de outubro - 1. ORANDO EM PROL DA UNIÃO
1A) Que problema, que levou à crucificação, se manifestou entre os discípulos? Por isso, que princípio novo Jesus introduziu na última ceia da Páscoa? Lucas 22:24; João 13:34 e 35; João 17:21.
Lc 22:24 — E houve também entre eles contenda, sobre qual deles parecia ser o maior.
Jo 13:34 e 35 — Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. 35 Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
Jo 17:21 — Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

1B) Como podemos alcançar a harmonia? João 17:23; Isaías 52:8; Colossenses 1:23.
Jo 17:23 — Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.
Is 52:8 — Eis a voz dos teus atalaias! Eles alçam a voz, juntamente exultam; porque olho a olho verão, quando o Senhor fizer Sião voltar.
Cl 1:23 — Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro.

1C) O que é harmonia? Nós já a alcançamos? Atos 2:1; 1 Coríntios 1:10.
At 2:1 — E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar.
1Co 1:10 — Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer.

“As Escrituras não definiram muitos detalhes referentes a formas exteriores, e os deixou em aberto. Assim, essas questões muitas vezes instigam as preferências pessoais com grande força. Quando algum item não está de acordo com a prática de um ou outro do corpo de crentes, não deixe que pequenas variações se transformem em queixas e causem desunião. Os métodos e estratégias pelos quais alcançamos certos fins nem sempre são exatamente os mesmos. Por isso, somos obrigados a usar a razão e o discernimento quanto ao modo como devemos avançar. A experiência mostrará qual é o caminho mais adequado, dependendo das circunstâncias. Desse modo, evitem debates a respeito de ninharias. O amor e a graça de nosso Senhor Jesus Cristo unirão coração a coração quando cada um abrir as janelas da alma para o Céu e fechá-las para a Terra.” — The Ellen G. White 1888 Materials, p. 1698.

Segunda-feira 2 de outubro - 2. AQUELES QUE OS SUCEDERAM
2A) Que problema a profecia apontou para a nova igreja? 2 Tessalonicenses 2:3 e 4.
2Ts 2:3 e 4 — Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, 4 O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.

2B) Qual é a melhor maneira de identificar os verdadeiros mestres? João 10:27-29.
Jo 10:27-29 — As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; 28 E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. 29 Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.

“No Oriente, o pastor não toca nem empurra as ovelhas. Ele não se baseia na força nem no medo. Pelo contrário, vai à frente e as chama. Elas conhecem a voz dele e lhe obedecem ao chamado. É desse jeito que o Salvador trata Suas ovelhas. [...] Por meio do profeta, Jesus declara: ‘Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí’. Ele não obriga ninguém a segui-lO. ‘Atraí-os’, diz Ele, ‘com cordas humanas, com laços de amor’.” — O Desejado de Todas as Nações, p. 480.
“Quando surgem erros e líderes os ensinam como se fossem verdade bíblica, os que estão ligados a Cristo não confiam no que o pastor diz, mas, como os nobres bereanos, examinam diariamente as Escrituras para ver se essas coisas são assim. Quando descobrirem qual é a Palavra do Senhor, tomarão assim uma posição ao lado da verdade. Ouvirão a voz do verdadeiro Pastor dizendo: ‘Este é o caminho, andai por ele’. Assim, vocês serão educados para transformarem a Bíblia numa conselheira. Desse modo, vocês não ouvirão a voz de um estranho para o seguirem.” — Fé e obras, p. 86.

2C) Que chamado Cristo faz aos verdadeiros crentes em todos os lugares — e por que eles decidem se separar daqueles a quem amaram por tanto tempo? João 10:16; Apocalipse 18:4.
Jo 10:16 — Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.
Ap 18:4 — E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.

“Jesus pensava nas pessoas do mundo inteiro que eram enganadas por falsos pastores. Aqueles a quem Ele desejava reunir como ovelhas do Seu pasto andavam espalhados em meio a lobos, e Ele disse: ‘Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também Me convém agregar estas, e elas ouvirão a Minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor’ (João 10:16).” — O Desejado de Todas as Nações, p. 483.
“Hoje em dia, a convicção dos reformadores move muito poucos daqueles que afirmam seguir os seus passos. Poucos ouvem a voz de Deus e estão prontos a aceitar a verdade sem levar em conta a forma com que ela se apresenta. Com frequência, os que seguem os passos dos reformadores se veem forçados a se afastar das igrejas que amam com o objetivo de divulgar o claro ensino da Palavra de Deus. Por isso, o próprio ensinamento da luz obriga aqueles que a buscam a abandonarem a igreja de seus pais para que possam prestar obediência.” — Ibidem, p. 232.

2D) Após nos separarmos, como sobrevivemos — e por que precisamos fazer parte do rebanho? Romanos 12:4 e 5; Efésios 4:25; Efésios 2:19; 1 Coríntios 12:27.
Rm 12:4 e 5 — Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, 5 Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.
Ef 4:25 — Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
Ef 2:19 — Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus.
1Co 12:27 — Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.

Terça-feira 3 de outubro - 3. APERFEIÇOANDO OS SANTOS
3A) O que Deus fornece com o objetivo de ajudar a igreja, e com que propósito? Efésios 4:8, 11-14; 1 Coríntios 12:18.
Ef 4:8, 11-14 — Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. [...] 11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, 12 Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; 13 Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, 14 Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
1Co 12:18 — Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.

“Ao enviar Seus ministros, nosso Salvador concedeu dons aos homens, pois por estes comunica ao mundo as palavras da vida eterna. Esse é o meio que Deus ordenou para o aperfeiçoamento dos santos no conhecimento e na verdadeira santidade. A obra dos servos de Cristo não é apenas pregar a verdade. Eles devem cuidar das pessoas, responsabilizando-se por elas como quem presta contas a Deus. Devem reprovar, aconselhar e admoestar com longanimidade e doutrina.
“Todos os que têm sido abençoados pelo trabalho do servo de Deus devem, de acordo com sua capacidade, se unir a ele a fim de trabalhar pela salvação das pessoas. Esta é a obra de todos os verdadeiros crentes, ministros e povo. Devem ter em vista o grande objetivo, cada um tentando preencher sua posição apropriada na igreja, e todos trabalhando juntos em ordem, harmonia e amor.” — Testemunhos para a igreja, vol. 5, pp. 237 e 238.

3B) Qual é o propósito dos vários dons na igreja? Mateus 20:25-28.
Mt 20:25-28 — Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles. 26 Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; 27 E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; 28 Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.

“Deus concede Seus dons da maneira que mais Lhe agrada. Ele fornece um dom a um, outra dádiva a outro, mas tudo é para o bem de todo o corpo. Está na ordem de Deus que alguns sejam úteis numa linha de serviço, enquanto outros atuarão noutras frentes, ou seja, todos trabalhando sob o mesmo Espírito. A compreensão desse plano protegerá contra rivalidade, orgulho, inveja ou desprezo mútuo. Isso fortalecerá a unidade e o amor entre os irmãos.” — Conselhos aos professores, pais e estudantes, pp. 314 e 315.
“Todo filho de Deus deve ter a mente santificada para considerar a causa como um todo e a relação de cada parte com o corpo inteiro para que nenhuma delas falte. O campo é enorme, e é preciso desenvolver uma grande obra de reforma, mas não em um ou dois ramos, e sim em todas as linhas de serviço. A obra médico-missionária é parte dessa obra de reforma, mas nunca deve tornar-se o meio de separar os obreiros no ministério de seu campo de trabalho. A educação dos alunos em ramos médico-missionários não se completa a não ser que se preparem para atuar em conexão com a igreja e o ministério. Assim, a utilidade dos que estão se preparando para o ministério cresceria em grande medida caso se tornassem capacitados no grande e importante assunto da saúde. A influência do Espírito Santo é necessária para que a obra alcance o equilíbrio devido e possa avançar bem-fundamentada em todas as linhas de atuação.” — Testemunhos para a igreja, vol. 6, p. 291.

Quarta-feira 4 de outubro - 4. A CONSTRUÇÃO DO CORPO
4A) Que caráter os remidos terão, e o que é necessário para desenvolvê-lo? 1 João 3:2 e 3; João 17:3.
1Jo 3:2 e 3 — Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. 3 E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.
Jo 17:3 — E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

“A verdadeira santificação vem mediante a operação do princípio do amor. ‘Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele’ (1 João 4:16). A vida daquele em cujo coração Cristo habita revelará piedade prática. O caráter será purificado, elevado, enobrecido e glorificado. A doutrina pura se misturará com as obras de justiça. Como resultado, os preceitos celestiais se misturarão com as práticas santas.” — Atos dos apóstolos, p. 560.
“Cristo é o sistema completo da verdade.” — Mensagens escolhidas, vol. 3, p. 198.
“Os primeiros cristãos eram de fato um povo peculiar. A conduta irrepreensível e a fé inabalável eram uma reprovação contínua que perturbava a paz do pecador. Embora poucos em número, sem riqueza, posição ou títulos de honra, eram um terror para os malfeitores onde quer que seu caráter e doutrinas fossem conhecidos.” — O grande conflito, p. 46.

4B) Qual é a importância de preservar doutrinas puras nesta igreja como parte essencial da formação do caráter? Judas 1:3.
Jd 1:3 — Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.

“Os apóstolos e seus colaboradores da igreja primitiva com frequência eram obrigados a enfrentar heresias que falsos mestres introduziam no próprio seio da igreja. A aproximação desses mestres não é descrita como uma abordagem aberta, mas, em vez disso, como uma infiltração despercebida, tal qual o movimento suave de uma serpente. Eles seguiram seus próprios caminhos danosos, mas não se deram por satisfeitos sem atrair outros com eles. Eles não tinham uma sequência conectada de verdades, mas ensinavam uma mistura desconexa de ideias, apoiadas por um trecho das Escrituras aqui e outro ali. Esses versículos desconexos foram entrelaçados num tecido de falsidade que atiçaria a imaginação e enganaria aqueles que não tivessem investigado as Escrituras por si mesmos nem houvessem se estabelecido na verdade presente da época.” — The Signs of the Times, 27 de março de 1884.
“Os erros que se infiltraram na igreja primitiva e lhe ameaçaram a prosperidade jamais se extinguiram. Estão especialmente ativos hoje, e constituem um dos perigos dos últimos dias. Por isso, Deus exige que permaneçamos firmes, agindo tal qual João na sua época, mantendo uma postura inabalável em prol da verdade. Com o amor pela verdade ardendo em nosso coração, lutaremos fervorosamente ‘pela fé que uma vez foi dada aos santos’.” — Ibidem, 29 de janeiro de 1885.

Quinta-feira 5 de outubro - 5. O CORPO DE CRISTO
5A) O que é o corpo de Cristo? Colossenses 1:18; Efésios 4:15.
Cl 1:18 — E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.
Ef 4:15 — Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

“O Redentor do mundo não apoia a experiência e o exercício em assuntos religiosos quando esses ocorrem à parte de Sua igreja organizada e reconhecida. Muitos têm a ideia de que só devem prestar contas a Cristo por sua luz e experiência, de modo independente de Seus reconhecidos seguidores aqui na Terra. No entanto, a história da conversão de Saulo nos fornece importantes princípios, os quais devemos sempre ter em mente. Cristo o levou diretamente à Sua presença. Saulo era alguém a quem Cristo destinou para uma obra muito importante, um servo que seria ‘um vaso escolhido’ para Jesus. No entanto, o Salvador não lhe transmitiu pessoalmente as lições da verdade. Ele interrompeu seu curso, confrontando-o e convencendo-o, mas quando Saulo Lhe perguntou: ‘O que queres que eu faça?’, o Salvador levou-o a ligar-se à Sua igreja, e deixou que ela o guiasse quanto ao que deveria fazer.” — Paulo, o apóstolo da fé e da coragem, p. 31.

5B) Quantos corpos Cristo tem, e por que às vezes há muitas corporações que alegam ser leais a Ele? Efésios 4:4; Isaías 4:1.
Ef 4:4 — Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação.
Is 4:1 — E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio.

“Há outra obrigação, que muitas vezes consideramos levianamente [...] é o dever da relação para com a igreja. [...]
“A conexão com Cristo [...] envolve ligação com Sua igreja.” — Educação, p. 268.

5C) Por que somos colocados em uma função dentro da igreja? 1 Coríntios 12:19-26.
1Co 12:19-26 — E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? 20 Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo. 21 E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. 22 Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários; 23 E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra. 24 Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela; 25 Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros. 26 De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.

“A igreja está organizada para o serviço, e a ligação com ela é um dos primeiros passos de uma vida de serviço para Cristo. A lealdade a Jesus exige o fiel desempenho dos deveres da igreja.” — Ibidem, pp. 268 e 269.

Sexta-feira 6 de outubro - PARA VOCÊ REFLETIR
1. Pelo que devemos orar fervorosamente, e como alcançamos essa meta?
2. Como podemos saber quem está ensinando a verdade?
3. Como os dons na igreja ajudam a aperfeiçoar o caráter dos membros?
4. Qual é a participação das doutrinas na transformação do caráter?
5. Por que é importante participar do corpo de Cristo, que é Sua igreja reconhecida?



  Baixar a lição em DOC  


  Baixar a lição em PDF