LIÇÃO 4

Praticando a fé

4º trimestre de 2024
Sábado, 26 de Outubro de 2024
“E sede cumpridores da Palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tiago 1:22).
“[O ser humano] é eleito para obedecer a cada palavra que procede da boca de Deus a fim de que ele seja não somente um ouvinte, mas também um cumpridor da Palavra.” — Testemunhos para ministros, p. 454.
Estudo adicional: Testemunhos para a igreja, vol. 2, pp. 24-26, 50-55, 164 e 165.

Domingo, 20 de outubro - 1. O DOADOR PERFEITO
1A) O que a tremenda bondade de Deus para conosco nos revela? Tiago 1:17.
Tg 1:17 — Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.

“O amor de Cristo por Seus filhos é terno e forte. Contudo, vai além, pois é mais forte do que a morte, uma vez que Ele morreu para comprar nossa salvação e nos tornar sobrenaturalmente um com Ele, eternamente um. O amor de Deus é tão forte que Ele mantém todos os Seus poderes sob controle e utiliza os imensos recursos do Céu para abençoar Seu povo. Nesse amor não há mudança nem sombra de variação — é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Embora o pecado tenha existido por séculos tentando neutralizar esse amor e impedir seu fluxo para a Terra, ele ainda flui em abundantes correntes para aqueles por quem Cristo morreu.
“Deus ama os anjos sem pecado, que executam Seu serviço e são obedientes a todas as Suas ordens, mas Ele não lhes concede graça. Eles jamais precisaram dela, pois nunca pecaram. A graça é um atributo demonstrado a seres humanos indignos. Nós mesmos não a procuramos, mas Deus a enviou à nossa procura. Ele Se alegra em conceder graça a todos os que a desejam e anseiam por ela, mas não porque sejam dignos, e sim porque são indignos. Nossa necessidade é a qualificação que nos dá a certeza de que receberemos o dom.” — Testemunhos para ministros, p. 519.

1B) Como e por que somos gerados por Deus? Tiago 1:18; 1 Pedro 1:23; 1 Pedro 2:9.
Tg 1:18 — Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.
1Pe 1:23 — Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.
1Pe 2:9 — Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

Segunda-feira, 21 de outubro - 2. ACALMANDO OS NIMOS
2A) Em um mundo cheio de ódio, como e por que devemos ser diferentes? Tiago 1:19.
Tg 1:19 — Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.

“Estabeleçam como regra nunca criticarem um ao outro, mas incentivem e elogiem sempre que puderem.
“Alguns consideram uma virtude ser desinibido e elogiam o hábito de expressar abertamente os pensamentos desagradáveis que carregam no coração. Eles permitem que um temperamento irado se derrame num dilúvio de críticas e reclamações. Quanto mais falam, mais empolgados ficam, e Satanás está a postos para ajudar na obra, pois isso lhe agrada. As palavras irritam quem as ouve, e serão rebatidas, provocando expressões ainda mais duras, até que uma pequena faísca se transforme numa grande fogueira. Ambos sentem que enfrentam todas as dificuldades possíveis, e que suas vidas são extremamente infelizes. Por isso, tomem a firme decisão de controlar os pensamentos, as palavras e os atos. Quando algum de vocês se ressentir, estabeleça como regra ir sozinho e orar humildemente a Deus.” — Testemunhos para a igreja, vol. 4, p. 243.

2B) Por que um temperamento explosivo desagrada a Deus, e como é possível corrigi-lo? Tiago 1:20.
Tg 1:20 — Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.

“Alguns são irritados, e se começam a perder o domínio próprio na palavra ou no temperamento sob provocação, ficam tão embriagados com a raiva quanto o alcoólatra fica com a bebida. São irracionais, e não se deixam persuadir ou convencer facilmente. Não são pessoas sensatas. Por ora, Satanás tem total controle. Cada uma dessas demonstrações de ira enfraquece o sistema nervoso e as faculdades morais e dificulta controlar a raiva noutro episódio de provocação.
“Só há um remédio para essa classe — autocontrole total em todas as circunstâncias. Talvez o esforço para alcançar uma zona de conforto em que a pessoa não seja incomodada funcione por um tempo, mas Satanás sabe onde encontrar essas pobres almas, e atacará seus pontos fracos com frequência. Elas serão continuamente perturbadas enquanto pensarem tanto em si mesmas. [...] Mas há esperança para elas. Que esta vida, tão atacada por conflitos e inquietações, esteja ligada a Cristo, e assim o eu não exigirá mais o primeiro lugar. [...] Elas devem se humilhar, dizendo com sinceridade: ‘Eu errei. Você pode me perdoar? Deus disse que não devemos deixar o Sol se pôr sobre a nossa ira’. Esse é o único caminho seguro para a vitória.” — Filhos e filhas de Deus, p. 142.

Terça-feira, 22 de outubro - 3. VALORIZANDO A LUZ
3A) Explique o chamado de Deus para cada um de nós. Tiago 1:21.
Tg 1:21 — Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.

“Oh, como alguém que tem a luz da verdade, a grande luz dada por Deus, pode desafiar a ira e os juízos divinos pecando contra Ele e fazendo exatamente aquilo que Ele disse em Sua Palavra para não fazerem? Como Satanás os cegou tanto a ponto de desonrarem a Deus perante Sua face e contaminarem a alma pecando conscientemente? Diz o apóstolo: ‘Somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos e aos homens’. Será que esses pecadores — ou devo chamá-los de hipócritas? — perguntarão em Sião: ‘De que maneira sou um espetáculo para o mundo, para os anjos e para os homens?’. Respondam por si mesmos: ‘Por eu ter abusado da luz, dos privilégios e das misericórdias que Deus me deu, bem como por ações impróprias que corrompem e contaminam a alma’.” — Testemunhos para ministros, p. 447.

3B) Como a Palavra de Deus se relaciona com nossa salvação, especialmente nos últimos dias? 2 Timóteo 3:15; 1 Coríntios 15:1 e 2.
2Tm 3:15 — E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
1Co 15:1 e 2 — TAMBÉM vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis. 2 Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão.

“Deus promete a autêntica atuação do Espírito Santo na alma humana para conceder eficácia através da Palavra. Cristo declara que a Palavra é espírito e vida. [...]
“Satanás trabalhará da forma mais sutil para inserir inovações humanas disfarçadas com roupas angelicais. Mas a luz da Palavra está brilhando em meio à escuridão moral, e manifestações miraculosas nunca substituirão a Bíblia. Devemos estudar a verdade, devemos procurá-la como a um tesouro escondido. Ninguém receberá maravilhosas iluminações separadas da Palavra, nem para substituí-la. Apeguem-se à Palavra, enxertem-na em si mesmos, e ela fará os homens sábios para a salvação.” — Mensagens escolhidas, vol. 2, p. 100.
“Os que abraçam a verdade devem buscar uma compreensão clara das Escrituras e um conhecimento prático de um Salvador vivo. Devemos cultivar a mente e exercitar a memória. Toda preguiça intelectual é pecado, e o torpor espiritual é morte.” — Testemunhos para a igreja, vol. 4, p. 399.
“Quando acolhermos Suas palavras de instrução e elas se tornarem parte de nós, Jesus será uma presença constante, orientando nossos pensamentos, ideias e ações. Estaremos imbuídos da instrução do maior Mestre que o mundo já conheceu.” — Mensagens aos jovens, p. 160.

Quarta- feira, 23 de outubro - 4. O ESPELHO DA LEI DE DEUS
4A) Por que é importante examinarmos nosso coração? Tiago 1:22-24.
Tg 1:22-24 — E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. 23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; 24 Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.

“Muitos recebem aplausos por virtudes que não têm. O Investigador de corações analisa os motivos, e com frequência Ele registra ações que receberam muitos aplausos, qualificando-as como frutos do egoísmo e da vil hipocrisia. Cada ato da vida, não importa se é excelente e louvável, ou digno de crítica, é julgado pelo Investigador de corações segundo a intenção que o motivou.
“Muitos negligenciam a autoanálise no espelho que expõe as falhas de caráter; assim, as imperfeições e os pecados permanecem, tornando-se evidentes para os outros, caso não sejam reconhecidos por quem os possui. O detestável pecado do egoísmo está presente em todo lugar, até mesmo entre aqueles que afirmam estar comprometidos com a obra de Deus. Se essas pessoas comparassem o próprio caráter com as exigências divinas, especialmente com o elevado padrão da sagrada Lei de Deus, perceberiam, mesmo sendo sinceras e honestas, que têm uma dívida enorme. No entanto, há aqueles que não estão dispostos a contemplar com a profundidade ou com a distância necessária para reconhecer a depravação da própria alma. São deficientes em muitos aspectos, mas permanecem na ignorância voluntária da própria culpa.” — Obreiros evangélicos, pp. 275 e 276.

4B) Explique a beleza da verdadeira liberdade por meio do poder criador que vem da entrega do próprio eu a Cristo e a Sua vontade. Tiago 1:25; João 8:32.
Tg 1:25 — Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.
Jo 8:32 — E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

“A obra da redenção não obriga ninguém a fazer aquilo que não quer. Não há nenhuma força externa. Sob a influência do Espírito de Deus, o ser humano fica livre para escolher a quem vai servir. Na transformação que acontece quando a alma se entrega a Cristo, ela experimenta o mais elevado senso de liberdade. A remoção do pecado é o ato da própria alma. É verdade que não temos poder para nos livrar do controle de Satanás; mas quando queremos escapar do pecado e em nossa profunda necessidade suplicamos por um poder superior a nós e fora de nós, a energia divina do Espírito Santo preenche as faculdades da alma, e elas se submetem ao controle da nossa vontade no cumprimento da vontade de Deus.
“A única condição que possibilita a liberdade do ser humano é quando ele se torna um com Cristo. ‘A verdade vos libertará’; e Cristo é a verdade. O pecado só pode triunfar quando enfraquece a mente e destrói a liberdade da alma. A sujeição a Deus é a restauração do próprio eu à verdadeira glória e à dignidade humana. A Lei divina, à qual somos submissos, é ‘a Lei da liberdade’. Tiago 2:12.” — O Desejado de Todas as Nações, p. 466.

Quinta-feira, 24 de outubro - 5. A VERDADEIRA RELIGIÃO
5A) Cite um aspecto essencial do cristianismo que com frequência está em falta. Tiago 1:26.
Tg 1:26 — Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.

“Com a ajuda que Cristo oferece, aprenderemos a controlar nossa língua. Por mais que Ele tenha sido provado, mesmo ao ponto de falar de forma precipitada e com raiva, Jesus nunca pecou com as palavras. Com paciente calma, Ele recebia o desprezo, as provocações e a zombaria dos companheiros de trabalho no banco de carpinteiro. Em vez de reagir com raiva, Ele começava a cantar um dos belos salmos de Davi. Em seguida, antes que se dessem conta disso, Seus companheiros se juntavam a Ele na melodia. Que mudança ocorreria neste mundo se os homens e mulheres de hoje seguissem o exemplo de Cristo no uso das palavras.” — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 7, p. 936.

5B) Como a verdadeira religião age de modo silencioso e altruísta nos bastidores? Tiago 1:27.
Tg 1:27 — A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.

“Tornar-se um trabalhador incansável, persistir com paciência na prática do bem que exige dedicação altruísta, é uma tarefa gloriosa para a qual o Céu sorri. Deus aceita mais a obra fiel do que a adoração mais zelosa e considerada mais santa. A verdadeira adoração é trabalhar junto com Cristo. Orações, exortações e diálogos são frutos baratos e muitas vezes superficiais; contudo, frutos que se traduzem em ações concretas, como cuidar dos necessitados, órfãos e viúvas, são verdadeiros e brotam naturalmente de uma árvore virtuosa.” — Testemunhos para a igreja, vol. 2, p. 24.

Sexta-feira, 25 de outubro - PARA VOCÊ REFLETIR
1. Por que podemos confiar nossa vida ao eterno Deus do Céu?
2. Qual é o dever de todos os que costumam perder a paciência?
3. Por que é importante que eu estude a Palavra de Deus por mim mesmo?
4. Explique o que é a verdadeira liberdade.
5. Como posso alcançar um nível mais elevado da verdadeira religião que brota da alma?



  Baixar a lição em DOC  


  Baixar a lição em PDF