LIÇÃO 8

Escolhendo pensamentos

4º trimestre de 2024
Sábado, 23 de Novembro de 2024
“Como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca” (Mateus 12:34, segunda parte).
“Ore antes de falar, e os anjos celestiais virão em seu auxílio e expulsarão os anjos maus, que o levariam a desonrar a Deus, a reprovar Sua causa e a enfraquecer sua própria alma.” — Testemunhos para a igreja, vol. 2, p. 82.
Estudo adicional: O maior discurso de Cristo, pp. 125-129.

Domingo, 17 de novembro - 1. ANTÍDOTO PARA O VENENO
1A) Qual é a mensagem de Deus para nós quando homens mal-intencionados nos bombardeiam com seus hábitos de fala? Tiago 3:7 e 8; Hebreus 10:38.
Tg 3:7 e 8 — Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; 8 Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.
Hb 10:38 — Mas o justo viverá pela fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.

“[O irmão J] desperta pena e compaixão nos anjos celestiais, pois está em meio à escuridão. Ele ouve palavras de incredulidade e trevas quase a todo momento. Dúvidas e questionamentos constantemente desfilam diante dele. A língua é um mundo de iniquidade. ‘Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal’ (Tiago 3:8). Caso o irmão J se apegasse a Deus com maior firmeza e compreendesse que deveria manter sua integridade perante Deus mesmo que isso custasse sua vida terrena, ele receberia força do alto. Contudo, se ele permitir que a escuridão e a incredulidade que o rodeiam afetem sua fé — as dúvidas, questionamentos e muita conversa —, ele logo será tomado por toda escuridão, dúvida e descrença, e não terá luz nem força na verdade.
“Ele não precisa pensar que, ao tentar se comprometer com seus amigos que estão amargurados contra nossa fé, facilitará as coisas para si mesmo. Se ele permanecer com o único propósito de obedecer a Deus a qualquer custo, receberá ajuda e força. Deus ama o irmão J e tem piedade dele. O Senhor conhece toda perplexidade, todo desânimo, toda linguagem amarga. Ele está familiarizado com tudo. Se o irmão J deixar de lado a própria incredulidade e permanecer inabalável em Deus, sua fé se fortalecerá pelo exercício.” — Testemunhos para a igreja, vol. 4, pp. 236 e 237.

Segunda-feira, 18 de novembro - 2. UMA QUESTÃO SÉRIA
2A) O que está escrito sobre a fala enganosa e incendiária — e por que devemos orar para vencer esse aspecto da vida? Salmos 5:8-10.
Sl 5:8-10 — Senhor, guia-me na tua justiça, por causa dos meus inimigos; endireita diante de mim o teu caminho. 9 Porque não há retidão na boca deles; as suas entranhas são verdadeiras maldades, a sua garganta é um sepulcro aberto; lisonjeiam com a sua língua. 10 Declara-os culpados, ó Deus; caiam por seus próprios conselhos; lança-os fora por causa da multidão de suas transgressões, pois se rebelaram contra ti.

“A fala é um dos grandes dons de Deus à humanidade. A língua é um órgão pequeno, mas as palavras que ela molda, quando vocalizadas, têm grande poder. O Senhor declara: ‘Nenhum homem pode domar a língua’. Ela coloca nação contra nação e causa batalha e derramamento de sangue. Palavras acendem fogueiras difíceis de apagar. Por outro lado, elas também trazem alegria e júbilo a muita gente. Além do mais, quando declaramos sob a ordem de Deus: ‘Dize-lhes as Minhas palavras’, elas frequentemente causam uma tristeza que leva ao arrependimento.
“O talento da fala encerra uma grande responsabilidade. É preciso guardá-lo cuidadosamente, pois é uma grande força tanto para o bem quanto para o mal.” — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 3, p. 1142.
“Quando tentado a dar rédea solta a esse órgão rebelde, oh, tenha em mente que o anjo relator está anotando cada palavra. Todas estão escritas no livro e, a menos que o sangue de Cristo as expie, elas o confrontarão outra vez. Agora você tem um registro manchado no Céu. Deus aceitará o arrependimento sincero perante Ele. Portanto, quando você estiver prestes a falar de modo passional e impulsivo, feche a boca. Não diga nada.” — Testemunhos para a igreja, vol. 2, p. 82.

2B) Descreva como nossas palavras refletem nossos pensamentos e quem realmente somos. Jeremias 17:9; Mateus 12:33-37; 14:6-8.
Jr 17:9 — Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?
Mt 12:33-37 — Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. 34 Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. 35 O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. 36 Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. 37 Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.
Mt 14:6-8 — Festejando-se, porém, o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante dele, e agradou a Herodes. 7 Por isso prometeu, com juramento, dar-lhe tudo o que pedisse; 8 E ela, instruída previamente por sua mãe, disse: Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João o Batista.

“O teor da conversa revela o tesouro do coração. A conversa barata e comum, as palavras de lisonja, a piada tola, ditas para criar uma risada, são mercadorias de Satanás, e todos os que se entregam a esse entretenimento estão negociando seus bens. As impressões que ficam naqueles que ouvem essas palavras são semelhantes àquelas que ficaram em Herodes quando a filha de Herodias dançou perante ele. Todas essas transações estão registradas nos livros do Céu, e no último grande dia ressurgirão em seu contexto real perante os culpados. Nesse dia, todos verão nelas as atuações sedutoras e enganosas do diabo tentando levá-los à estrada larga e à espaçosa porta que se abre para a ruína.” — Testemunhos para ministros, pp. 84 e 85.

Terça-feira, 19 de novembro - 3. É NECESSÁRIO COMPROMETIMENTO TOTAL
3A) Por que devemos esperar um discurso coerente da parte dos que creem na verdade para nossos dias? Tiago 3:9 e 10. Que alerta nos adverte para que não fracassemos nesse ponto?
Tg 3:9 e 10 — Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. 10 De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.

“Se você nutre a impressão habitual de que Deus vê e ouve tudo o que você faz e diz e mantém um registro fiel de todas as suas palavras e ações, e que elas irão confrontá-lo um dia, então em todas as palavras e atos você procurará seguir os ditames de uma consciência esclarecida e desperta. Você usará a língua para a glória de Deus, e ela será uma fonte de bênção para você e para os outros. Todavia, se você se afastar de Deus, como tem feito, tome cuidado para que sua língua não se mostre um mundo de iniquidade e traga sobre você uma condenação terrível; pois almas se perderão por causa de você.” — Testemunhos para a igreja, vol. 4, p. 244.

3B) Que oração pode nos ajudar a pensar e a falar com mais consistência? Salmos 86:11.
Sl 86:11 — Ensina-me, Senhor, O teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome.

“Caso o receptor do conhecimento bíblico não efetue mudanças em seus hábitos ou práticas de acordo com a verdade revelada, quais serão as consequências? O espírito combate contra a carne, e a carne contra o espírito; e um deles tem de vencer. Se a verdade santifica a alma, a pessoa odiará e evitará o pecado, pois aceitou a Cristo como um convidado de honra. Por outro lado, Cristo não pode habitar num coração dividido. O pecado e Jesus nunca andam em parceria.” — Testemunhos para ministros, p. 160.
“Vigie e ore sempre. Dedique-se totalmente ao Senhor, e não será difícil servi-lO. Você tem um coração dividido. É por isso que a escuridão, e não a luz, o rodeia. A última mensagem de misericórdia está sendo compartilhada agora. É um sinal da longanimidade e compaixão de Deus. ‘Venha!’, é o convite agora divulgado. ‘Vinde, que já tudo está preparado’. Esse é o último chamado da misericórdia. Em seguida, virá a vingança de um Deus ofendido.” — Testemunhos para a igreja, vol. 2, p. 225.
“Apenas homens e mulheres totalmente comprometidos e decididos é que ficarão em pé agora. Cristo peneirou Seus seguidores inúmeras vezes até que, um dia, restaram apenas onze e algumas mulheres fiéis para lançarem os fundamentos da igreja cristã. Há aqueles que se afastam quando surge a necessidade de carregar os fardos, mas quando a igreja está irradiando entusiasmo, eles ficam empolgados, cantam, gritam e se empolgam; mas fique de olhos neles. Quando o fervor desaparecer, apenas alguns Calebes fiéis aparecerão e mostrarão princípios inabaláveis. Esses são como o sal que mantém o sabor.” — Ibidem, vol. 5, p. 130.

Quarta-feira, 20 de novembro - 4. ÁGUA DE UMA FONTE PURA
4A) Que princípio revela que apenas um coração renovado pela graça de Deus pode produzir ações consistentes? Tiago 3:11 e 12. Forneça alguns exemplos práticos.
Tg 3:11 e 12 — Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? 12 Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.

“Os guardadores do sábado, que são vistos como estranhos e observados por seus defeitos, devem praticar rigorosamente o bom gosto e a ordem no modo de vestir, assim como manter a higiene em toda a casa. Sua influência deve ser santificadora. As sagradas verdades que nos comprometemos a obedecer jamais diminuirão aqueles que as recebem, nem os tornarão rudes ou descuidados, seja com a própria aparência ou com a limpeza do lar. Se aquele que as recebe tem hábitos preguiçosos, a verdade o eleva e opera nele uma reforma completa. Se a verdade não produzir esse efeito, é sinal de que a pessoa não experimentou seu poder salvador. Um traje descuidado e bagunçado não é sinal de humildade. É aqui que alguns se enganam. A vida, os atos e as palavras mostrarão se a pessoa tem verdadeira humildade, e as vestes estarão de acordo com esses frutos. Uma fonte pura não pode [produzir] água doce e amarga ao mesmo tempo. Limpem a fonte, e as águas se tornarão puras. Os filhos dos guardadores do sábado muitas vezes profanam a casa de Deus. Os pais lhes permitem correr pelo templo, brincar, conversar, chamar a atenção das pessoas e demonstrar o temperamento maligno nas mesmas reuniões em que se encontram para adorar a Deus. Tenho visto que deve reinar uma sagrada tranquilidade na reunião dos santos. Mas o prédio onde o povo de Deus se reúne com frequência se torna uma perfeita babilônia, um lugar de confusão e bagunça. Isso desagrada a Deus. Se os pais não têm autoridade e não podem controlar os filhos na reunião, Deus ficaria mais satisfeito se eles permanecessem em casa com seus filhos desobedientes e inquietos. É melhor faltar aos cultos do que ter muita gente irritada e as reuniões comprometidas. Se os pais não têm controle sobre os filhos, deixando-os à vontade em casa, eles não conseguirão controlá-los no culto. Quem deve pagar o preço nesse caso? Os pais, é claro. Eles não devem se sentir ofendidos se outros irmãos não quiserem ter sua paz perturbada nas reuniões para adorar a Deus.
“Pais, vocês é que devem sofrer as consequências nesse assunto, e isso pode levá-los a ver e a cumprir seu dever negligenciado. Se vocês levarem seus filhos para a casa de Deus, eles devem entender que estão no local onde Deus Se encontra com Seu povo. É lamentável, mas não se observa nesse aspecto a mesma ordem entre os observadores do sábado que se vê nas igrejas tradicionais. Pais, vocês têm uma obra a fazer. Assumam o controle dos filhos em casa, e depois poderão controlá-los na casa de Deus.” — Spiritual Gifts, vol. 2, pp. 288 e 289.

Quinta-feira, 21 de novembro - 5. SÁBIO E REVESTIDO DE CONHECIMENTO
5A) Por que precisamos examinar nossa atitude de dentro para fora, envolvendo coração, palavras e atos? 2 Coríntios 13:5.
2Co 13:5 — Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.

“‘Examinai-vos a vós mesmos, se estais na fé; provai-vos a vós mesmos’ (2 Coríntios 13:5). Critique de perto o temperamento, a disposição, os pensamentos, palavras, inclinações, propósitos e atos. Como podemos pedir com sabedoria aquilo de que precisamos se não provarmos pelas Escrituras o estado de nossa saúde espiritual?” — Mensagens escolhidas, vol. 1, p. 89.
“Meus irmãos e irmãs, como vocês praticam o dom da fala? Conseguiram aprender a controlar a língua de modo que ela sempre obedeça aos comandos de uma consciência esclarecida e de afeições santas? Sua conversa está livre de leviandade, orgulho e malícia, engano e impureza? Vocês estão livres de má intenção diante de Deus? As palavras exercem um poder notável. Se possível, Satanás manterá a língua ativa e envolvida em seu serviço. Não temos força para controlar esse órgão indisciplinado. A graça divina é nossa única esperança.” — Testemunhos para a igreja, vol. 5, p. 175.
“Quem se entrega sem reservas à direção do Espírito de Deus perceberá que sua mente se amplia e se desenvolve. Essa pessoa obtém uma educação no serviço de Deus que é abrangente e completa, formando um caráter equilibrado e pleno. As fraquezas que se manifestaram em uma vontade indecisa e em um caráter fraco são superadas, pois a devoção e a piedade constantes colocam o ser humano em uma relação tão íntima com Cristo que ele tem a mente de Cristo. Torna-se um com Jesus, tendo solidez e força de princípio. Sua percepção é clara, e essa pessoa revela aquela sabedoria que vem de Deus.” — Mensagens escolhidas, vol. 1, p. 338.

Sexta-feira, 22 de novembro - PARA VOCÊ REFLETIR
1. Como devo reagir quando me deparo com uma conversa tóxica?
2. Quando as pessoas abrem a boca, o que as palavras realmente informam sobre elas?
3. Explique a batalha que se amplia na mente humana, e como podemos vencê-la.
4. Que hábitos e tendências minhas podem estar revelando a existência de águas poluídas?
5. Como e por que meu modo de falar deve ser transformado?



  Baixar a lição em DOC  


  Baixar a lição em PDF