LIÇÃO 11

Alcançando o mundo

3º trimestre de 2019
Sábado, 14 de Setembro de 2019
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura (Marcos 16:15).
Nosso Senhor Jesus Cristo veio a este mundo como o incansável Servo das necessidades humanas. [...] Era Sua missão restaurar inteiramente os homens; veio trazer-lhes saúde, paz e perfeição de caráter. — A ciência do bom viver, p. 17.
Estudo adicional: Evangelismo, pp. 15-18 (capítulo 1: “O desafio do evangelismo”).

DOMINGO, 8 DE SETEMBRO - 1. A NOSSA MISSÃO
1A) Qual era a missão de Cristo enquanto esteve na Terra? João 18:37. No que Ele Se concentrava a fim de poder cumprir Sua missão? Hebreus 12:2.
Jo 18:37 — Pilatos Lhe perguntou: Então, Tu és um rei? Jesus respondeu: És tu que dizes que sou um rei. Foi para isso que nasci e vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a Minha voz.
Hb 12:2 — Fixando os olhos em Jesus, o Autor e Consumador da nossa fé, o qual, por causa da alegria que Lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da vergonha que sofreu, e está assentado à direita do trono de Deus.

Ele mantinha sempre diante de Si o resultado de Sua missão. — O Desejado de Todas as Nações, p. 410.
Em todos, Ele via almas que era Sua missão salvar. — Obreiros evangélicos, p. 117.
Em tudo Ele mantinha Seus desejos estritamente vinculados à Sua missão. Ele glorificava Sua vida subordinando tudo à vontade de Seu Pai. — A ciência do bom viver, p. 19.

1B) Qual deve ser nossa missão de vida? João 15:12.
Jo 15:12 — O Meu mandamento é este: Amai-vos uns aos outros, assim como Eu vos amei.

Quando amarmos o mundo assim como Ele [Jesus] o amou, então Sua missão por nós está cumprida. Estaremos aptos para o Céu, pois o teremos no coração. — O Desejado de Todas as Nações, p. 641.
Atinge-se a plenitude do caráter de Cristo quando o impulso para auxiliar e abençoar a outros brotar constantemente do íntimo. — Atos dos apóstolos, p. 551.

SEGUNDA-FEIRA, 9 DE SETEMBRO - 2. UM LUGAR PARA TODOS
2A) O que é significativo numa cidade iluminada em meio a uma noite escura? Mateus 5:14.
Mt 5:14 — Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte.

Assim, pois, a glória de Deus deve brilhar mediante Sua igreja na noite de trevas espirituais, reanimando os oprimidos e confortando os que choram.
À nossa volta, ouvem-se os gemidos de um mundo em aflição. Por todos os lados, há necessitados e miseráveis. Nosso dever é providenciar alívio e amenizar as dificuldades e misérias da vida. — Parábolas de Jesus, p. 417.

2B) O que todos nós somos chamados a ser? Isaías 43:10. Sobre quem, então, recai a responsabilidade de pregar o evangelho?
Is 43:10 — Vós sois as Minhas testemunhas, diz o Senhor, e o Meu servo, a quem escolhi, para que o saibais, creiais em Mim e entendais que Eu sou o mesmo. Antes de Mim nenhum Deus se formou, e nenhum haverá depois de Mim.

Todo verdadeiro discípulo nasce no reino de Deus como missionário. — O Desejado de Todas as Nações, p. 195.
Toda pessoa tem o privilégio de ser um conduto vivo pelo qual Deus pode comunicar ao mundo os tesouros de Sua graça, as insondáveis riquezas de Cristo. [...] Todo o Céu está à espera de condutos pelos quais possa ser vertido o óleo santo, a fim de ser uma alegria e bênção a corações humanos. — Parábolas de Jesus, p. 419.

2C) Que responsabilidade é dada a cada membro leigo? Marcos 13:34.
Mc 13:34 — É como um homem que sai de viagem. Ao deixar sua casa, ele dá autoridade aos seus servos; a cada um, sua tarefa, e ordena também ao porteiro que vigie.

A obra de Deus na Terra nunca poderá ser terminada até que homens e mulheres que constituem a igreja se reanimem para fazer a obra e unam seus esforços aos dos ministros e oficiais da igreja. — Obreiros evangélicos, p. 351.
Onde houver oportunidade para se obter um meio de vida, que as famílias bem fundamentadas na verdade entrem, uma ou duas num lugar, para trabalhar como missionários. [...] Elas podem distribuir nossas publicações, realizar reuniões em suas casas, conhecer seus vizinhos e convidá-los a comparecer a essas reuniões. — Testemunhos para a igreja, vol. 8, p. 245.
Que os membros da igreja despertem para amparar e ajudar a manter erguidas as mãos dos ministros e obreiros (Êxodo 17:11 e 12), promovendo os interesses da causa. [...] Se um homem exercita a fé e anda humildemente com seu Deus, ele [...] pode preencher seu lugar designado. — The Review and Herald, 9 de julho de 1895.

TERÇA-FEIRA, 10 DE SETEMBRO - 3. UMA IGREJA VIVA
3A) Que instrução Jesus deixou em Sua partida? Marcos 16:15.
Mc 16:15 — E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.

Deus convoca famílias cristãs para irem aos lugares escuros da Terra e trabalharem de modo sábio e perseverante pelos que estão envolvidos em sombras espirituais. Atender a esse chamado exige espírito de abnegação. Enquanto muitos estão esperando que cada obstáculo seja removido, almas estão morrendo sem esperança e sem Deus. Por amor a vantagens seculares e à aquisição de conhecimentos científicos, os homens estão prontos a se aventurar nas regiões pestilentas, e a enfrentar dificuldades e privações. Onde estão os voluntários dispostos a fazerem o mesmo movidos pelo desejo de falar a outros do Salvador? — Profetas e reis, pp. 172 e 173.

3B) O que Deus está nos chamando para fazer agora mesmo, e por quê? Romanos 13:11 e 12.
Rm 13:11 e 12 — Fazei isso, compreendendo o tempo, que já é hora de despertardes do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto do que no início, quando cremos. 12 A noite já está avançada, e o dia se aproxima; deixemos de lado as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz.

Uma igreja que trabalha é uma igreja que cresce. Os membros encontram um estímulo e um tônico no ato de ajudar a outros. — Obreiros evangélicos, p. 198.
O único modo de crescer na graça é fazer sem interesses pessoais a obra da qual Cristo nos encarregou — empenhar-nos, na medida de nossa capacidade, em ajudar e abençoar os que carecem do auxílio que lhes podemos dar. A força se desenvolve pelo exercício; a atividade é a própria condição de vida. — Caminho a Cristo, p. 80.

3C) Como podemos apressar a segunda vinda de Cristo? Mateus 24:14.
Mt 24:14 — E este evangelho do reino será pregado pelo mundo inteiro, para testemunho a todas as nações, e então virá o fim.

Todo cristão tem o privilégio não só de esperar a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, como também de apressá-la (2 Pedro 3:12). Se todos os que professam Seu nome produzissem fruto para Sua glória, quão depressa o mundo todo não seria semeado com a semente do evangelho! Rapidamente amadureceria a última grande colheita e Cristo viria recolher o precioso grão. — Parábolas de Jesus, p. 69.
Quando os membros da igreja de Deus fizerem a obra que lhes é indicada nos necessitados campos nacionais e estrangeiros, em cumprimento da comissão evangélica, todo o mundo será logo advertido, e o Senhor Jesus retornará à Terra com poder e grande glória. — Atos dos apóstolos, p. 111.

QUARTA-FEIRA, 11 DE SETEMBRO - 4. COMO JESUS TRABALHAVA
4A) Que métodos Jesus usava em Sua obra em favor de outros? Mateus 9:35 e 36.
Mt 9:35 e 36 — Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando todo tipo de doenças e enfermidades. 36 Vendo as multidões, compadeceu-Se delas, porque andavam atribula-das e abatidas, como ovelhas que não têm pastor.

Unicamente o método de Cristo trará verdadeiro êxito em alcançarmos as pessoas. O Salvador Se misturava aos homens como alguém que desejava o bem deles. Manifestava simpatia por eles, atendia suas necessidades e conquistava sua confiança. Em seguida, fazia a convocação: “Segue-Me” (João 21:19). — A ciência do bom viver, p. 143.
Procurava [o povo] nas ruas, nas casas particulares, nos barcos, na sinagoga, às margens do lago e nas festas de casamento. Saía ao encontro deles em suas ocupações diárias, e manifestava interesse em seus negócios seculares. Levava Suas instruções às famílias, pondo-as assim, no próprio lar, sob a influência de Sua divina presença. A poderosa simpatia pessoal que dEle fluía conquistava os corações. — O Desejado de Todas as Nações, p. 151.
Demonstremos ao mundo que não estamos egoisticamente envolvidos em nossos próprios interesses, mas que desejamos ver os outros participando das bênçãos e privilégios que desfrutamos. Provemos a eles que nossa religião não nos torna antipáticos nem exigentes. Que todos quantos alegam ter encontrado a Cristo sirvam, como Ele fez, para o bem dos homens. — Ibidem, p. 152.

4B) Quem procurou uma entrevista privada com Jesus? João 3:2. Como aquela visita ilustra grande parte do ministério de Jesus?
Jo 3:2 — Ele foi encontrar-se de noite com Jesus e disse-Lhe: Rabi, sabemos que és Mestre vindo de Deus, pois ninguém pode fazer os sinais que Tu fazes, se Deus não estiver com ele.

Não devemos esperar que as pessoas venham a nós; em vez disso, precisamos ir aonde estão. Quando a Palavra é pregada do púlpito, o trabalho apenas começou. Há multidões que nunca serão alcançadas pelo evangelho se ele não for levado até elas. — Parábolas de Jesus, p. 229.
Isso deve acontecer principalmente pelo serviço pessoal. Era o método de Cristo. Sua obra consistia grandemente de encontros pessoais. Tinha fiel consideração pelo auditório de uma só pessoa. A partir desse único ouvinte, muitas vezes a mensagem era proclamada a milhares. — Idem.
[Jesus] não passava nenhum ser humano por alto como indigno, mas procurava aplicar em toda pessoa o remédio capaz de sarar. [...] Tentava inspirar esperança aos mais rudes e menos promissores, prometendo-lhes a certeza de que haveriam de se tornar irrepreensíveis e inocentes, alcançando um caráter que manifestaria serem filhos de Deus. — A ciência do bom viver, pp. 25 e 26.

QUINTA-FEIRA, 12 DE SETEMBRO - 5. BRILHAR
5A) O que Jesus nos orientar a fazer? Mateus 5:16.
Mt 5:16 — Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai, que está no Céu.

Cristo não manda Seus seguidores se esforçarem para brilhar. Diz: “Resplandeça a vossa luz”. Se vocês têm recebido a graça de Deus, a luz está em vocês. Retirem os obstáculos e a glória do Senhor será revelada. A luz resplandecerá para penetrar a escuridão e removê-la. Vocês não poderão impedir esse brilho dentro do círculo de sua influência. — Parábolas de Jesus, p. 420. [O itálico consta do original.]
Seres celestiais desejam cooperar com os agentes humanos para que revelem ao mundo aquilo que as pessoas podem se tornar, e o que, por sua influência, realizarão para salvar os que estão prestes a perecer. Aquele que está convertido de fato ficará tão cheio do amor de Deus que desejará comunicar a outros a alegria que ele próprio possui. — Testemunhos para a igreja, vol. 9, p. 30.
Não há limite à utilidade de uma pessoa que, pondo de parte o eu, oferece margem à operação do Espírito Santo em seu coração e vive uma vida inteiramente consagrada a Deus. — A ciência do bom viver, p. 159.

5B) Que impacto a igreja deve exercer sobre o mundo? Atos 17:6.
At 17:6 — Todavia, como não os encontraram, arrastaram Jasom e alguns irmãos à presença das autoridades da cidade, gritando: Esses homens que têm agitado o mundo chegaram também aqui.

Quando os que professam servir a Deus seguirem o exemplo de Cristo, praticando na vida diária os princípios da lei, quando todos os seus atos testemunharem que amam a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmos, então a igreja terá o poder de abalar o mundo. — Parábolas de Jesus, p. 340.

SEXTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO - PARA VOCÊ REFLETIR
1. O que podemos aprender da missão de Jesus em relação à nossa?
2. Que missão pessoal o Senhor me concedeu?
3. Como uma igreja pode permanecer viva?
4. Que método Jesus usava para alcançar as pessoas?
5. Como um seguidor de Cristo deixa sua luz brilhar?



  Baixar a lição em DOC  


  Baixar a lição em PDF