E estou certo disto: Aquele que começou a boa obra em vós irá aperfeiçoá-la até o dia de Cristo Jesus (Filipenses 1:6).
Aquele que coopera com o propósito divino de transmitir aos jovens o conhecimento de Deus e moldar o caráter em harmonia com o dEle realiza uma obra elevada e nobre. Ao despertar o desejo de atingir o ideal de Deus, apresenta uma educação que é tão alta como o Céu e tão ampla quanto o universo; uma educação que não pode ser concluída aqui, mas que continuará na vida futura; uma educação que irá garantir ao aluno eficiente o seu passaporte do curso preparatório da Terra para o ensino superior — a escola do alto. — Educação, p. 19.
Estudo adicional: Educação, pp. 301-309 (capítulo 35: “A escola do além”).
DOMINGO, 15 DE SETEMBRO - 1. UM PROPÓSITO MAIOR
1A) Na expectativa da eternidade, pelo que devemos esperar? 1 Coríntios 2:9; Isaías 64:4.
1Co 2:9 — Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração humano, são as que Deus preparou para os que O amam.
Is 64:4 — Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu outro Deus além de Ti, que agisse em favor daquele que nEle espera.
O ideal de Deus para Seus filhos é mais alto do que o pensamento humano pode atingir. “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos Céus” (Mateus 5:48). Esse mandamento é uma promessa. O plano da redenção tem em vista nosso completo resgate do poder de Satanás. — O Desejado de Todas as Nações, p. 311.
A educação iniciada aqui não será completada nesta vida, mas continuará através da eternidade — progredindo sempre, nunca se completando. Dia a dia, as maravilhosas obras de Deus, as provas de Seu miraculoso poder ao criar e manter o universo, serão reveladas à mente em nova beleza. À luz que procede do trono, desaparecerão os mistérios, e o espírito se encherá de assombro pela simplicidade das coisas que nunca antes havia compreendido. — Testemunhos para a igreja, vol. 8, p. 328.
SEGUNDA-FEIRA, 16 DE SETEMBRO - 2. CONSTRUINDO SUA EXPERIÊNCIA DE VIDA
2A) O que nos acompanha com frequência em nossa vida cristã, e qual deveria ser nossa atitude como resultado? Por quê? 1 Pedro 4:12 e 13.
1 Pe 4:12 e 13 — Amados, não estranheis a provação que como fogo vos sobrevém, como se vos estivesse acontecendo alguma coisa estranha. 13 Mas alegrai-vos por serdes participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também vos alegreis e exulteis na revelação da Sua glória.
Os filhos de Deus sempre são testados na fornalha da aflição. Se resistirem à primeira prova, não é necessário que passem por um teste semelhante na segunda vez; contudo, se falharem, a prova lhes é apresentada tantas vezes quantas forem necessárias, sendo cada episódio mais difícil e severo que o anterior. Assim, recebem uma oportunidade após outra para conquistarem a vitória e demonstrar que são leais a Deus. Mas se continuarem manifestando rebeldia, Deus é obrigado a retirar deles Seu Espírito e Sua luz. — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 4, p. 1146.
2B) O que é testado pelo fogo do juízo? 1 Coríntios 3:9, 10 e 12.
1 Co 3:9, 10 e 12 — Porque somos cooperadores de Deus, e dEle sois lavoura e edifício. 10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o alicerce como sábio construtor, e outro constrói sobre ele. Mas cada um veja como constrói. [...] 12 E, se o que alguém constrói sobre esse alicerce é ouro, prata, pedra preciosa, madeira, feno ou palha,
Faz toda a diferença o material usado na construção do caráter. O tão esperado dia de Deus provará em breve a obra de cada homem. “O fogo testará a obra de cada um” (1 Coríntios 3:13). Como o fogo revela a diferença entre ouro, prata e pedras preciosas, madeira, feno e palha, do mesmo modo o dia do juízo provará o caráter, revelando a diferença entre caracteres formados à semelhança de Cristo e caracteres formados à semelhança do coração egoísta. Todo egoísmo e falsa religião serão vistos em sua forma real. O material sem valor será consumido, mas o ouro da fé verdadeira, simples e humilde, nunca perderá sua importância. Nunca será consumido, porque é imperecível. Uma hora de transgressão será vista como uma grande perda, enquanto o temor do Senhor será visto como o princípio da sabedoria. O prazer condescendente será destruído como palha, enquanto o ouro do firme princípio, mantido a qualquer custo, permanecerá para sempre. — Ibidem, vol. 6, pp. 1087 e 1088.
A construção do caráter é uma obra muito importante. Não é um serviço que termina nesta vida, mas que continua na futura. O que você faz de si mesmo aqui mediante os méritos e a graça de Cristo será mantido através das eras eternas, e fervorosamente recomendo a você que não atinja um padrão baixo. “Aprendei de Mim”, diz o Grande Mestre, “que sou manso e humilde de coração: e achareis descanso para as vossas almas”. A paz que Cristo comunica nunca, jamais, trará sofrimento consigo. — Este dia com Deus, p. 37.
TERÇA-FEIRA, 17 DE SETEMBRO - 3. COMO DEUS USA O FOGO
3A) O que é revelado pelo fogo? 1 Coríntios 3:13.
1Co 3:13 — A obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será revelada pelo fogo, e o fogo testará a obra de cada um.
Os anjos de Deus têm subido e descido as ruas dessas cidades, marcando os atos humanos. Eles registram no livro memorial de Deus as palavras de fé, os atos de amor e a humildade de espírito; e no dia em que o fruto de cada homem for provado para ver de que tipo é, a obra do humilde seguidor de Cristo resistirá ao teste e receberá a aprovação do Céu. — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 7, p. 987.
Rapazes e moças deveriam considerar o bom caráter como um capital mais valioso que ouro, prata ou ações. Não é afetado por pânico e fracassos, e produzirá ricos dividendos quando os bens terrenos forem confiscados. [...] A integridade, a firmeza e a perseverança são qualidades que todos devem zelosamente cultivar; pois elas revestem seu possuidor de um poder irresistível — um poder que o torna forte para fazer o bem, forte para resistir ao mal, forte para suportar a adversidade. — Testemunhos para a igreja, vol. 4, p. 656.
3B) Como Ló e Salomão foram salvos “como pelo fogo” (1 Coríntios 3:15)? Gênesis 19:16 e 17; 1 Reis 11:4.
1Co 3:15 — Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo (Almeida, Corrigida, Fiel ao Texto Original, 2007).
Gn 19:16 e 17 — Porém ele se demorava. Então os homens pegaram pela mão a ele, sua mulher e suas filhas, sendo o Senhor misericordioso com ele; e, tirando-o, deixaram-no fora da cidade. 17 Assim que os tiraram de lá, um deles disse: Foge, salva tua vida; não olhes para trás, nem pares em lugar nenhum desta planície; foge lá para o monte, para que não morras.
1Rs 11:4 — Na velhice de Salomão, suas mulheres desviaram o seu coração para seguir outros deuses; e o seu coração já não era perfeitamente fiel para com o Senhor, seu Deus, como o de Davi, seu pai.
Ló escolheu Sodoma como residência porque olhou mais para as vantagens seculares que obteria do que para as influências morais que cercariam a ele e a sua família. O que ele lucrou em bens deste mundo? Suas posses foram destruídas, parte de seus filhos morreu na destruição daquela ímpia cidade, sua esposa se tornou uma estátua de sal no caminho, e ele mesmo foi salvo “como pelo fogo” (1 Coríntios 3:15). E os maus resultados de sua escolha egoísta não terminaram aí; a corrupção moral do lugar havia se misturado tanto com o caráter de suas filhas que não podiam notar mais a linha divisória entre o bem e o mal, entre o pecado e a justiça. — Mensagens aos jovens, p. 419.
Salomão pode ter sido salvo “como pelo fogo” (1 Coríntios 3:15), mas seu arrependimento não conseguiu destruir os lugares altos nem demolir aquelas pedras, que permaneceram como evidências de seus crimes. Ele desonrou a Deus, escolhendo antes ser controlado pela luxúria do que se tornar um participante da natureza divina. — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 2, p. 1031.
QUARTA-FEIRA, 18 DE SETEMBRO - 4. CONSEQUÊNCIAS ETERNAS
4A) Como o fogo afeta nosso aprendizado e nosso futuro? 1 Coríntios 3:14 e 15.
1Co 3:14 e 15 — Se a obra que alguém construiu permanecer, este receberá recompensa. 15 Se a obra de alguém se queimar, este sofrerá prejuízo, mas será salvo, como alguém que passa pelo fogo.
A eternidade está diante de nós. Todos os aprimoramentos que fizermos aqui em nossas faculdades mentais, todas as maiores realizações que atingirmos em melhorias e comunhão íntima com o Céu, serão trasladados conosco, ao passo que, se debilitarmos nossas capacidades pela falta de uso, se degradarmos nossos talentos, que são capazes de atingir o mais alto cultivo, não poderemos redimir essa negligência anterior do preparo pessoal no mundo melhor, o que será uma grande perda.
Alguns podem “ser salvos como pelo fogo” (1 Coríntios 3:15). Sua vida inútil resultou em perda infinita. Devemos fazer todo melhoramento nesta vida, tudo o que estiver ao nosso alcance mediante a ajuda e a graça de Deus, sabendo que podemos levar conosco essas melhorias para o Céu. Glorificaremos nosso Pai celestial na proporção em que purificarmos e aperfeiçoarmos nosso caráter aqui. — Manuscript Releases, vol. 9, p. 21.
Dar entrada na vida futura com metade da capacidade que poderíamos ter ali é um pensamento terrível. Os dias de graça perdidos por não termos adquirido um preparo para o Céu constituem uma perda que jamais será recuperada. A capacidade de usufruir a vida futura será menor por causa dos maus-tratos e do abuso das faculdades morais nesta vida. Por mais alto que cheguemos na vida futura, poderíamos estar muito mais à frente se tivéssemos aproveitado ao máximo os privilégios e as áureas oportunidades dadas por Deus [aqui]. — Este dia com Deus, p. 350.
4B) Como Daniel e seus companheiros revelaram os efeitos de terem construído sua educação sobre a Rocha eterna? Daniel 1:20.
Dn 1:20 — E o rei achou-os dez vezes mais instruídos do que todos os magos e adivinhos que havia em todo o seu reino, em toda matéria de sabedoria e discernimento sobre a qual lhes perguntou.
Os jovens devem educar-se para o mundo futuro. Perseverança em adquirir conhecimento, controlada pelo temor e amor a Deus, dará a eles crescente poder para o bem nesta vida, e os que aproveitarem ao máximo seus privilégios para alcançar aqui as mais elevadas conquistas levarão essas valiosas aquisições consigo para a vida futura. Buscaram e obtiveram o que é imperecível. A capacidade para apreciar as glórias que “nem olhos viram, nem ouvidos ouviram” será proporcional às conquistas alcançadas pelo cultivo das faculdades nesta vida. — Fundamentos da educação cristã, p. 49.
QUINTA-FEIRA, 19 DE SETEMBRO - 5. REMINDO O TEMPO
5A) Como podemos compensar as oportunidades perdidas? Efésios 5:16.
Ef 5:16 — Remindo o tempo; porquanto os dias são maus (Almeida, Corrigida, Fiel ao Texto Original, 2007).
Somos advertidos a remir o tempo. O tempo esbanjado nunca poderá ser recuperado. Não podemos fazer voltar atrás nem mesmo um instante. A única forma de podermos remir nosso tempo é utilizando o melhor possível aquele que nos resta, tornando-nos coobreiros de Deus em Seu grande plano de redenção. — Parábolas de Jesus, p. 342.
O máximo bem que podemos fazer aos nossos semelhantes é vencer nossas próprias falhas e melhorar nosso caráter, tornando-o tão excelente e simétrico quanto possível. — Manuscript Releases, vol. 9, p. 21.
5B) Quanto tempo nos é concedido para tomarmos a decisão certa? Hebreus 3:12-15.
Hb 3:12-15 — Irmãos, cuidado para que nunca se ache em qualquer um de vós um coração perverso e incrédulo, que vos desvie do Deus vivo; 13 antes, exortai uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado. 14 Porque temos nos tornado participantes de Cristo, se mantivermos a nossa confiança inicial firme até o fim, 15 enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais vosso coração, como na rebelião.
Devemos vigiar, trabalhar e orar como se hoje fosse o último dia a nós concedido. Quão intensamente zelosa seria nossa vida, então! Quão de perto seguiríamos a Jesus em todas as nossas palavras e ações! — Testemunhos para a igreja, vol. 5, p. 200.
5C) Qual deveria ser nossa oração? Salmos 139:23 e 24.
Sl 139:23 e 24 — Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos; 24 vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.
Senhor, toma meu coração, pois não o posso dar. É Tua propriedade. Conserva-o puro, pois não posso mantê-lo para Ti. Salva-me, apesar de mim mesmo, tão fraco e tão dessemelhante de Cristo. Molda-me, forma-me e eleva-me a uma atmosfera pura e santa, onde a rica corrente de Teu amor possa fluir por minha alma. — Parábolas de Jesus, p. 159.
SEXTA-FEIRA, 20 DE SETEMBRO - PARA VOCÊ REFLETIR
1. Como a educação ao longo da nossa vida constitui apenas o começo?
2. Qual é o propósito da provação e do juízo na obra educativa?
3. Como nossas escolhas afetam nossa utilidade e até mesmo nosso destino eterno?
4. O que significa ser salvo “como pelo fogo”?
5. Como podemos garantir que estamos fazendo a melhor obra para a eternidade?