LIÇÃO 13

Selados como irrepreensíveis

4º trimestre de 2019
Sábado, 28 de Dezembro de 2019
E o próprio Deus de paz vos santifique completamente, e o vosso espírito, alma e corpo sejam mantidos plenamente irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Quem vos chamou é fiel, e Ele também o fará (1 Tessalonicenses 5:23 e 24).
Nenhum de nós jamais receberá o selo de Deus enquanto o caráter tiver uma nódoa ou mácula sequer. — Testemunhos para a igreja, vol. 5, p. 214.
Estudo adicional: Mensagens escolhidas, vol. 2, pp. 367-375 (capítulo 47: “Preparo para a crise final”); Testemunhos para a igreja, vol. 5, pp. 207-216 (capítulo 23: “O selo de Deus”).

DOMINGO, 22 DE DEZEMBRO - 1. UMA EXPERIÊNCIA ESSENCIAL PARA A SALVAÇÃO
1A) O que Cristo prometeu a todos os que alcançam a vitória sobre o pecado? Apocalipse 3:5.
Ap 3:5 — Assim, o vencedor será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei seu nome do livro da vida, mas, pelo contrário, reconhecerei seu nome diante de Meu Pai e diante de Seus anjos.

1B) Em que devemos pôr nossas afeições a fim de experimentar essa vitória? Colossenses 3:1-3.
Cl 3:1-3 — Já que fostes ressuscitados com Cristo, buscai as coisas de cima, onde Cristo está assentado à direita de Deus. 2 Pensai nas coisas de cima e não nas que são da Terra; 3 pois morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.

Cristo diz do vencedor: “De maneira nenhuma riscarei seu nome do livro da vida” (Apocalipse 3:5). O nome de todos os que uma vez se entregaram a Deus está escrito no livro da vida, e seu caráter está agora passando em revista perante Ele. Anjos de Deus estão medindo o valor moral. Estão observando o desenvolvimento do caráter daqueles que agora vivem, para ver se seus nomes continuarão no livro da vida. Um tempo de graça nos é concedido com o objetivo de lavar as vestes de nosso caráter e branqueá-las no sangue do Cordeiro. Quem está fazendo essa obra? Quem está afastando de si o pecado e o egoísmo? “Pois morrestes”, diz o apóstolo Paulo acerca dos verdadeiros seguidores de Cristo, “e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus” (Colossenses 3:3). Quando estamos vivos para Deus, estamos mortos para o eu. Que Deus nos ajude a morrer para o eu. A quem pertencem os nomes que não serão riscados do livro da vida? Àqueles que amaram a Deus com todas as suas forças e a seu próximo como a si mesmos. — Historical Sketches, p. 138.

SEGUNDA-FEIRA, 23 DE DEZEMBRO - 2. UMA OBRA PARA ESTE TEMPO
2A) Cite uma obra decisiva que tem sido conduzida por quatro poderosos anjos ao longo de todo o dia da expiação. Apocalipse 7:1-4.
Ap 7:1-4 — Depois disso vi, nos quatro cantos da Terra, quatro anjos em pé retendo os quatro ventos da Terra, para que nenhum vento soprasse sobre ela, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma. 2 Vi outro anjo subir do oriente, tendo o selo do Deus vivo. Ele clamou em alta voz aos quatro anjos que haviam recebido autoridade para causar danos à Terra e ao mar: 3 Não danifiqueis a Terra, nem o mar, nem as árvores, até que selemos a testa dos servos do nosso Deus. 4 Então ouvi o número dos que foram selados: eram cento e quarenta e quatro mil de todas as tribos dos filhos de Israel.

Quatro poderosos anjos seguram os poderes da Terra até que os servos de Deus sejam assinalados na fronte. As nações do mundo estão ansiosas por conflito; mas elas são detidas pelos anjos. Quando esse poder restritivo for removido, haverá um tempo de aflição e angústia. — Maranatha, p. 257.
Um terrível conflito está diante de nós. Estamos nos aproximando da batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso. O que tem sido mantido sob controle será solto. O anjo da misericórdia está fechando suas asas, preparando-se para deixar seu trono e abandonar o mundo ao domínio de Satanás. Os principados e potestades da Terra estão terrivelmente revoltados contra o Deus do Céu. Estão cheios de ódio contra os que O servem, e breve, muito em breve, será travada a última grande batalha entre o bem e o mal. A Terra será o campo de luta — o cenário do conflito final e da última vitória.
Enquanto as mãos [dos anjos] afrouxavam e os quatro ventos estavam prestes a soprar, os olhos misericordiosos de Jesus contemplaram o remanescente que não estava selado, e, erguendo as mãos ao Pai, afirmou que havia derramado Seu sangue por eles. Então outro anjo recebeu a ordem para voar rapidamente aos outros quatro e mandar-lhes segurar os ventos até que os servos de Deus fossem selados na fronte com o selo do Deus vivo. — Minha consagração hoje, p. 308.

2B) O que determina o resultado do conflito que se aproxima de cada um de nós? Romanos 8:6. Quais são as evidências de um coração ou mente carnal? 1 Coríntios 3:3 e 4.
Rm 8:6 — Pois a mentalidade da carne é morte; mas a mentalidade do Espírito é vida e paz.
1Co 3:3 e 4 — Porque ainda sois carnais. Visto que há inveja e discórdias entre vós, por acaso não estais sendo carnais, vivendo segundo padrões puramente humanos? 4 Pois, quando alguém diz: Eu sou de Paulo; e outro: Eu sou de Apolo; não estais agindo segundo padrões puramente humanos?

Por enquanto, os quatro ventos estão sendo retidos até que os servos de Deus sejam assinalados na fronte. Assim, os poderes da Terra reunirão suas forças para a última grande batalha. Quão cuidadosamente deveríamos aproveitar os poucos momentos que nos restam de nosso tempo de graça!
A mente que foi deixada a correr solta precisa mudar. [...] Os pensamentos devem se concentrar em Deus. Esta é a hora de nos esforçarmos fervorosamente para vencer as tendências naturais do coração carnal. — Maranatha, p. 243.

TERÇA-FEIRA, 24 DE DEZEMBRO - 3. UMA SOLENE TAREFA
3A) Explique como a obra de selamento envolve o terceiro anjo de Apocalipse 14. O que comprova a solene importância de estarmos totalmente santificados? Apocalipse 14:9-12; 1 Tessalonicenses 5:23 e 24.
Ap 14:9-12 — Seguiu-os ainda o terceiro anjo, proclamando em alta voz: Se alguém adorar a besta e a sua imagem, e receber o sinal na testa ou na mão, 10 também beberá do vinho da ira de Deus, preparado no cálice da Sua ira, sem mistura; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e do Cordeiro. 11 A fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso, nem de dia nem de noite, os que adoram a besta e a sua imagem, nem aquele que recebe o sinal do seu nome. 12 Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.
1Ts 5:23 e 24 — E o próprio Deus de paz vos santifique completamente, e o vosso espírito, alma e corpo sejam mantidos plenamente irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 24 Quem vos chamou é fiel, e Ele também o fará.

Vi [...] o terceiro anjo. Disse meu anjo acompanhante: “Terrível é sua obra. Tremenda sua missão. Ele é o anjo que deve separar o trigo do joio, e selar, ou amarrar o trigo para o celeiro celestial. Essas coisas devem absorver toda a mente, a atenção toda”. — Primeiros escritos, p. 118.
Muitos não compreendem o que devem ser a fim de viverem à vista do Senhor sem um sumo sacerdote no santuário durante o tempo de angústia. Os que hão de receber o selo do Deus vivo, e ser guardados no tempo de angústia, devem refletir completamente a imagem de Jesus.
Vi que muitos negligenciavam a preparação tão necessária, esperando que o tempo do “refrigério” e da “chuva serôdia” os capacitasse para estar em pé no dia do Senhor, e viver à Sua vista. Ó, quantos eu vi no tempo de angústia sem abrigo! Haviam negligenciado a necessária preparação, e por isso não podiam receber o refrigério de que todos precisam para capacitá-los a viver à vista de um Deus santo. Os que se recusam a ser moldados pelos profetas, e deixam de purificar a alma pela obediência à verdade toda, e estão dispostos a crer que sua situação é muito melhor do que realmente é, chegarão ao tempo em que as pragas vão cair, e assim verão que necessitavam ser preparados e talhados para o edifício. Contudo, não haverá tempo para isso, e nem Mediador para defender sua causa perante o Pai. — Ibidem, p. 71.

3B) Que bênção final Deus concede especialmente com o objetivo de preparar a colheita de almas para o Seu reino? Joel 2:23; Zacarias 10:1.
Jl 2:23 — E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no Senhor, vosso Deus, porque Ele vos dará ensinador de justiça e fará descer a chuva, a temporã e a serôdia, no primeiro mês. (Almeida, Revista e Corrigida.)
Zc 10:1 — Pedi ao Senhor chuva no tempo da chuva serôdia; o Senhor, que faz os relâmpagos, lhes dará chuveiro de água e erva no campo a cada um. (Almeida, Revista e Corrigida.)

Os pecados de Israel devem ir antecipadamente a juízo. Toda falta deve ser confessada no santuário, e assim a obra continuará. Isso deve ser feito agora. [...]
Quando os quatro anjos libertarem [os ventos], Cristo há de estabelecer o Seu reino. Ninguém recebe a chuva serôdia, exceto os que fazem tudo ao seu alcance. Cristo nos ajudará. Todos poderão ser vencedores pela graça de Deus, através do sangue de Jesus. — Spalding and Magan Collection, vol. 2A, pp. 2 e 3.

QUARTA-FEIRA, 25 DE DEZEMBRO - 4. CONDIÇÕES PARA A CHUVA SERÔDIA
4A) O que é necessário a fim de receber a chuva serôdia? Isaías 43:25; Isaías 44:22.
Is 43:25 — Eu, Eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de Mim, e não Me lembro dos teus pecados.
Is 44:22 — Apaguei as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados, como a nuvem. Volta-te para Mim, porque Eu te remi.

Os nomes de alguns serão apagados do livro da vida. Os de quem? Examinemo-nos cuidadosamente para ver se permanecemos na fé; sejamos diligentes em assegurar que a obra seja feita para a eternidade. Jesus diz que confessará o nome do vencedor diante de Seu Pai e dos santos anjos. — Historical Sketches, p. 139.
Os que vencem o mundo, a carne e o diabo serão os favorecidos que hão de receber o selo do Deus vivo. Aqueles cujas mãos não são limpas, cujo coração não é puro, não terão o selo do Deus vivo. Os que planejam pecar e o fazem serão desprezados. Somente os que, em sua atitude diante de Deus, cumprem o papel dos que se arrependem e confessam os pecados no grande dia antitípico da expiação serão reconhecidos e assinalados como dignos da proteção de Deus. — Testemunhos para ministros, p. 445.
Nenhuma obra especial para Deus pode ser efetuada até que o eu e o egoísmo sejam vencidos. — Historical Sketches, p. 139.
Os que preenchem cada requisito, resistem a toda prova, e vencem, sem se importarem com o preço, cumpriram o conselho da Testemunha Verdadeira, e receberão a chuva serôdia, estando assim preparados para a trasladação. — Testemunhos para a igreja, vol. 1, p. 187.
Queremos as profundas atuações do Espírito de Deus em nosso coração com o objetivo de sermos não apenas capazes de garantir para nós mesmos as vestes brancas, mas para que possamos influenciar outros a terem seus nomes inscritos no livro da vida, de onde jamais serão apagados. — Historical Sketches, p. 140.

4B) O que deveríamos compreender sobre a chuva serôdia? Oseias 6:3; Atos 3:19.
Os 6:3 — Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a Sua saída, como a alva, é certa; e Ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. (Almeida, Revista e Corrigida.)
At 3:19 — Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que os vossos pecados sejam apagados,

As profecias que se cumpriram no derramamento da chuva temporã, no início do evangelho, devem novamente se cumprir no final, na chuva serôdia. Esses são “os tempos do refrigério” que o apóstolo Pedro esperava quando disse: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que os vossos pecados sejam apagados [no juízo investigativo], e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, e envie Ele a Jesus Cristo” (Atos 3:19 e 20).
Servos de Deus, com o rosto iluminado e brilhando de santa consagração, irão apressados de um lugar a outro proclamando a mensagem do Céu. Por toda a extensão da Terra, milhares de vozes darão a advertência. — O grande conflito, edição de 1888 [somente em inglês], pp. 611 e 612. [As palavras entre colchetes constam do original.]

QUINTA-FEIRA, 26 DE DEZEMBRO - 5. A VITÓRIA FINAL
5A) Quando Jesus completar Seu ministério no Céu, que declaração encorajadora Ele fará em favor dos vencedores? Apocalipse 22:11 (última parte).
Ap 22:11 [ú. p.] — [...] Quem é justo, continue praticando a justiça; e quem é santo, continue se santificando.

5B) Como podemos compreender as maravilhosas promessas feitas a todos os que obtêm a vitória pelo sangue do Cordeiro? Apocalipse 22:14; Isaías 26:2-4.
Ap 22:14 — Bem-aventurados aqueles que guardam os Seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. (Almeida, Corrigida, Fiel ao Texto Original, 2007.)
Is 26:2-4 — Abri as portas para que entre a nação justa, que obedece à verdade. 3 Tu conservarás em perfeita paz aquele que tem seu propósito firme em Ti, porque confia em Ti. 4 Confiai sempre no Senhor, porque o Senhor Deus é Rocha Eterna.

Gloriosa será a recompensa concedida quando os obreiros fiéis se reunirem em torno do trono de Deus e do Cordeiro. [...] Estarão perante o trono, aceitos no Amado. Todos os seus pecados terão sido apagados; removidas todas as suas transgressões. Podem, então, contemplar o deslumbrante resplendor do trono de Deus. Foram coparticipantes dos sofrimentos de Cristo, coobreiros Seus no plano da redenção, e com Ele participam da alegria de ver os salvos no reino de Deus, para ali louvarem ao Senhor por toda a eternidade.
Meu irmão, minha irmã, insisto em que se preparem para a vinda de Cristo nas nuvens do céu. Diariamente removam do coração o amor do mundo. Aprendam por experiência própria o que significa ter comunhão com Cristo. Preparem-se para o juízo, para que, na vinda de Cristo, quando Ele Se fizer admirável em todos os que creem, vocês estejam entre os que hão de encontrá-lO em paz. Naquele dia, os resgatados brilharão na glória do Pai e do Filho. Tocando suas harpas de ouro, os anjos darão as boas-vindas ao Rei e aos Seus troféus de vitória — os que foram lavados e branqueados no sangue do Cordeiro. Um cântico de triunfo ressoará, enchendo todo o Céu. Cristo venceu. Ele entra nas cortes celestiais acompanhado de Seus remidos, testemunhas de que a Sua missão de sofrimento e sacrifício não foi em vão. — Testemunhos para a igreja, vol. 9, pp. 285 e 286.

SEXTA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO - PARA VOCÊ REFLETIR
1. Com a ajuda de Cristo, por que devemos vencer nossos defeitos de caráter?
2. Por que Jesus ordenou a quatro anjos poderosos que retivessem os ventos?
3. O que muitas pessoas entendem mal a respeito da chuva serôdia ou o refrigério do Senhor?
4. Caso nossos pecados sejam apagados, de que bendita tarefa Deus nos incumbirá?
5. O que posso fazer hoje para ter certeza de que sou um dos vencedores finais?



  Baixar a lição em DOC  


  Baixar a lição em PDF