LIÇÃO 02

Uma mensagem de libertação

1º trimestre de 2020
Sábado, 11 de Janeiro de 2020
Portanto, levarás essa vara na tua mão e realizarás os sinais com ela (Êxodo 4:17).
Havia chegado o tempo para o livramento de Israel. Mas o propósito de Deus devia se cumprir de modo a produzir desprezo contra o orgulho humano. O libertador devia ir como um humilde pastor, levando apenas um cajado na mão; Deus, porém, faria daquela vara o símbolo de Seu [divino] poder. — Patriarcas e profetas, p. 251.
Estudo adicional: Patriarcas e profetas, pp. 251-256 (capítulo 22: “Moisés”).

Domingo, 5 de janeiro - 1. O COMUNICADO DE DEUS
1A) Enquanto Moisés pastoreava o rebanho de Jetro, o que ocorria no Egito? Êxodo 2:23-25.
Ex 2:23-25 — Depois de muitos dias, o rei do Egito morreu, e os israelitas continuavam gemendo debaixo da escravidão. Então clamaram, e o seu clamor por causa da escravidão subiu a Deus. 24 Ouvindo os gemidos deles, Deus lembrou-Se da Sua aliança com Abraão, com Isaque e com Jacó. 25 E Deus olhou para os israelitas e viu a condição em que se encontravam.

1B) Que experiência Moisés viveu na sarça ardente? Êxodo 3:1-5.
Ex 3:1-5 — Moisés estava cuidando do rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã, e levou o rebanho para o lado oposto do deserto, chegando a Horebe, o monte de Deus. 2 E o Anjo do Senhor apareceu-lhe em uma chama de fogo numa sarça. Moisés olhou e viu que a sarça estava em chamas, mas não se consumia. 3 Então disse: Vou me aproximar para ver essa coisa espantosa. Por que a sarça não se consome? 4 E, vendo o Senhor que ele se aproximava para ver, chamou-o do meio da sarça: Moisés, Moisés! E ele respondeu: Estou aqui. 5 E Deus prosseguiu: Não te aproximes daqui. Tira as sandálias dos pés, pois o lugar em que estás é terra santa.

1C) Que importante lição podemos tirar desse episódio? Salmos 89:7.
Sl 89:7 — No conselho dos santos, Deus é grandemente temido e inspira mais temor do que todos os que O cercam. [King James Atualizada]

Humildade e reverência devem caracterizar o comportamento de todos os que vão à presença de Deus. Em nome de Jesus, podemos ir perante Ele com confiança; não devemos, no entanto, nos aproximar dEle com uma ousadia presunçosa, como se estivesse no mesmo nível que nós. Há os que se dirigem ao grande, Todo-Poderoso e santo Deus, que habita na luz inacessível, como se estivessem se dirigindo a alguém igual ou mesmo inferior. Há os que se portam em Sua casa de um modo que não imaginariam fazer na sala de audiência de um governador terrestre. Tais pessoas devem se lembrar de que estão diante dAquele a quem serafins adoram, perante quem os anjos cobrem o rosto. — Patriarcas e profetas, p. 252.

Segunda-feira, 6 de janeiro - 2. DEUS CHAMA MOISÉS
2A) O que o Senhor estava prestes a fazer em favor de Seu povo? Êxodo 3:7-9.
Ex 3:7-9 — Então o Senhor disse: Tenho visto a opressão sobre o Meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus opressores; conheço os seus sofrimentos. 8 Eu desci para livrá-lo dos egípcios e levá-lo daquela terra para uma terra boa e espaçosa, uma terra que dá leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu. 9 O clamor dos israelitas chegou a Mim; e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.

2B) Como Moisés se encaixava no plano de Deus para realizar isso? Êxodo 3:10; Atos 7:34 e 35.
Ex 3:10 — Agora, portanto, vai. Eu te enviarei ao Faraó para que tires do Egito o Meu povo, os israelitas.
At 7:34 e 35 — Vi com atenção a aflição do Meu povo no Egito, ouvi os seus gemidos e desci para livrá-lo. Agora, pois, vem, e Eu te enviarei ao Egito. 35 A este Moisés a quem eles rejeitaram, dizendo: Quem te nomeou líder e juiz?, Deus enviou como líder e libertador, pela mão do Anjo que lhe aparecera na sarça.

2C) Como Moisés atendeu ao chamado de Deus, e o que o Senhor queria que ele realizasse? Êxodo 3:11-15.
Ex 3:11-15 — Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu para ir ao Faraó e tirar os israelitas do Egito? 12 Deus lhe respondeu: Certamente Eu serei contigo, e isto será um sinal de que Eu te enviei: Quando houveres tirado o Meu povo do Egito, prestareis culto a Deus neste monte. 13 Então Moisés disse a Deus: Quando eu for aos israelitas e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós, e eles me perguntarem: Qual é o nome dEle? Que lhes direi? 14 Deus disse a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Assim responderás aos israelitas: EU SOU me enviou a vós. 15 E Deus disse ainda a Moisés: Assim dirás aos israelitas: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós. Este é o Meu nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração.

Admirado e aterrorizado com a ordem, Moisés recuou, dizendo: “Quem sou eu para ir ao Faraó e tirar os israelitas do Egito?” A resposta foi: “Certamente Eu serei contigo, e isto será um sinal de que Eu te enviei: Quando houveres tirado o Meu povo do Egito, prestareis culto a Deus neste monte” (Êxodo 3:11 e 12).
Moisés pensou nas dificuldades que seriam enfrentadas, na cegueira, ignorância e incredulidade de seu povo, muitos dos quais haviam praticamente perdido o conhecimento de Deus. “Quando eu for aos israelitas”, disse ele, “e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós, e eles me perguntarem: Qual é o nome dEle? Que lhes direi?” A resposta foi: “EU SOU O QUE SOU”. “Assim responderás aos israelitas: EU SOU me enviou a vós” (Êxodo 3:13 e 14). — Patriarcas e profetas, pp. 252 e 253.
Moisés não esperava que o Senhor o usasse dessa forma para libertar Israel do Egito. Ele imaginava que seria mediante a guerra. E quando o Senhor lhe informou que ele deveria comparecer perante Faraó para exigir, em nome de Deus, que libertasse Israel, relutou em cumprir a tarefa.
O Faraó perante quem devia comparecer não era aquele que havia decretado sua execução. O anterior estava morto, e outro havia tomado as rédeas do governo. Quase todos os reis egípcios eram conhecidos pelo título de Faraó. Moisés teria preferido estar à frente dos filhos de Israel como seu general e declarar guerra contra os egípcios. Mas esse não era o plano de Deus. O Senhor seria engrandecido diante de Seu povo e ensinaria não apenas a eles, mas aos egípcios, que existe um Deus vivo, que tem poder para salvar e para destruir. — Spiritual Gifts, vol. 3, pp. 189 e 190.

Terça-feira, 7 de janeiro - 3. DEUS ENCORAJA MOISÉS
3A) Que mensagem Moisés devia transmitir aos anciãos de Israel? Êxodo 3:16-20.
Ex 3:16-20 — Vai, reúne os anciãos de Israel e dize-lhes: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, apareceu-me e disse: Certamente vos visitarei, pois tenho visto o que vos tem sido feito no Egito. 17 E digo: Eu vos farei sair da opressão do Egito e vos levarei para a terra do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu, para uma terra que dá leite e mel. 18 Eles atenderão à tua voz; e tu e os anciãos de Israel ireis ao rei do Egito, para dizer-lhe: O Senhor, o Deus dos hebreus, encontrou-nos. Agora, deixa-nos ir caminhando por três dias deserto adentro, para oferecermos sacrifícios ao Senhor nosso Deus. 19 Sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, a não ser pelo poder de uma forte mão. 20 Por isso, estenderei a mão e ferirei o Egito com todos os prodígios que farei no meio dele. Depois disso, ele vos deixará ir.

3B) Como Deus cumpriria Sua promessa de que Seu povo não sairia de mãos vazias do Egito? Êxodo 3:21 e 22.
Ex 3:21 e 22 — E favorecerei este povo aos olhos dos egípcios, de modo que, quando sairdes, não saireis de mãos vazias. 22 Porque cada mulher pedirá à sua vizinha, e àquela a quem estiver hospedando, joias de prata e de ouro, e também roupas, que colocareis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas. Assim despojareis os egípcios.

Os egípcios tinham enriquecido mediante o injusto trabalho a que submeteram os israelitas, e como estes estavam de partida para sua nova morada, era correto que exigissem uma compensação por seus anos de labuta. Deviam pedir artigos de valor, que pudessem ser facilmente transportados, e Deus lhes daria graça aos olhos dos egípcios. Os grandes prodígios operados em favor de seu livramento aterrorizariam os opressores, de modo que o pedido dos escravos fosse atendido. — Patriarcas e profetas, p. 253.

3C) Por Moisés ter relutado em aceitar o chamado de Deus, que prova adicional o Senhor lhe deu a respeito de Sua providência? Êxodo 4:1-9. Como devemos atender, hoje, ao chamado de Deus?
Ex 4:1-9 — Então Moisés respondeu: Mas eles não acreditarão em mim, nem atenderão à minha voz, pois dirão: O Senhor não te apareceu. 2 Perguntou-lhe o Senhor: Que é isso na tua mão? Moisés respondeu: Uma vara. 3 O Senhor lhe ordenou: Joga-a no chão. Ele a jogou no chão, e ela transformou-se numa cobra; e Moisés fugiu dela. 4 Então o Senhor disse a Moisés: Estende a mão e pega-a pela cauda (ele estendeu a mão, pegou-a, e ela transformou-se numa vara de novo); 5 para que eles acreditem que o Senhor, o Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó te apareceu. 6 Disse-lhe mais o Senhor: Agora coloca a mão no peito. Ele colocou a mão no peito e, quando a tirou, ela estava leprosa, semelhante à neve. 7 Disse-lhe ainda: Coloca de novo a mão no peito. Ele colocou a mão no peito de novo e, quando a tirou, ela estava como o resto do seu corpo. 8 Acontecerá que, se não acreditarem em ti, nem aceitarem o primeiro sinal, acreditarão no segundo sinal. 9 Se ainda não acreditarem depois desses dois sinais, nem atenderem à tua voz, pegarás da água do rio e derramarás sobre a terra seca; e a água tirada do rio se transformará em sangue sobre a terra seca.

Moisés viu diante de si dificuldades que pareciam insuperáveis. Que prova ele poderia dar a seu povo de que era realmente Deus que o havia mandado? “Mas eles não acreditarão em mim”, disse ele, “nem atenderão à minha voz, pois dirão: O Senhor não te apareceu”. Então, foram-lhe apresentadas provas que apelavam aos seus sentidos. Foi-lhe dito que atirasse sua vara ao chão. Fazendo-o ele, “transformou-se numa cobra, e Moisés fugiu dela”. Recebeu ordem de apanhá-la, e se tornou novamente numa vara em sua mão. Foi-lhe mandado pôr a mão no peito. Obedeceu, “e, quando a tirou, ela estava leprosa, semelhante à neve”. Recebendo novamente a ordem para recolocá-la no peito, ao retirá-la, viu que tinha se tornado como a outra. Por esses sinais, o Senhor garantiu a Moisés que Seu povo e o próprio Faraó se convenceriam de que um Ser mais poderoso do que o rei do Egito Se manifestava entre eles. — Ibidem, pp. 253 e 254.
Ao chamado da Providência, quem está pronto a renunciar planos acariciados e relações familiares? Quem aceitará novos deveres e entrará em campos inexplorados, fazendo a obra de Deus com um coração firme e voluntário, considerando, por amor a Cristo, suas perdas como lucro? — Ibidem, p. 127.

Quarta-feira, 8 de janeiro - 4. DEUS CONTINUA A ENCORAJAR MOISÉS
4A) O que comprova que Moisés ainda não estava disposto a atender ao chamado de Deus? Êxodo 4:10-13.
Ex 4:10-13 — Então disse Moisés ao Senhor: Ah, Senhor! Eu nunca fui bom orador, nem antes, nem agora, que falaste ao Teu servo, pois sou pesado de boca e de língua. 11 E o Senhor lhe respondeu: Quem faz a boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou Eu, o Senhor? 12 Então vai agora, e estarei com a tua boca e te ensinarei o que deves falar. 13 Ele, porém, disse: Ah, Senhor! Peço-te que envies outro que queiras enviar.

Mas o servo de Deus ainda estava impressionado pelo pensamento da estranha e maravilhosa obra à sua frente. Em angústia e medo, apresentou agora como desculpa a falta de uma fala desembaraçada. [...] Por tanto tempo havia permanecido longe dos egípcios que não tinha um conhecimento tão claro e um uso tão pronto do idioma como na época em que morava entre eles. [...]
A princípio, essas desculpas se baseavam na humildade e desconfiança do eu, mas depois que o Senhor havia prometido remover todas as dificuldades e conceder sucesso total, qualquer nova relutância e queixa quanto à sua falta de capacidade seria um indício de desconfiança em Deus. Isso sugeria medo de que Deus fosse incapaz de qualificá-lo para a grande obra a que fora chamado, ou que houvesse cometido um erro na escolha do homem. — Patriarcas e profetas, p. 254.

4B) Que ajuda o Senhor deu a Moisés à medida que pacientemente tentava encorajar Seu servo? Êxodo 4:14-17. Como Deus anima Seu povo hoje?
Ex 4:14-17 — Então a ira do Senhor acendeu-se contra Moisés, e disse: Arão, o levita, não é teu irmão? Eu sei que ele fala bem. Ele também virá ao teu encontro e, vendo-te, se alegrará no coração. 15 Tu lhe falarás e lhe porás as palavras na boca; e Eu estarei com a tua boca e com a dele, e vos ensinarei o que deveis fazer. 16 Ele falará ao povo em teu lugar. Assim, ele será a tua boca, e tu serás como Deus para ele. 17 Portanto, levarás essa vara na tua mão e realizarás os sinais com ela.

Compreendam [os membros da igreja de Deus] que a obra em que se acham empenhados tem sobre si o selo de Deus. [...] E Ele nos manda sair para dizer as palavras que nos dá, sentindo Seu santo toque em nossos lábios. — A maravilhosa graça de Deus, p. 275.

4C) Que garantia adicional o Senhor deu a Moisés? Êxodo 4:18-23.
Ex 4:18-23 — Então Moisés voltou para onde estava Jetro, seu sogro, e disse-lhe: Deixa-me voltar a meus irmãos, que estão no Egito, para ver se ainda vivem. Jetro lhe disse: Vai em paz. 19 E o Senhor disse também a Moisés em Midiã: Vai, volta para o Egito, pois já morreram todos os que procuravam tirar-te a vida. 20 Então Moisés tomou sua mulher e seus filhos, os fez montar num jumento e voltou para a terra do Egito; e Moisés levava na mão a vara de Deus. 21 E o Senhor disse ainda a Moisés: Quando voltares ao Egito, tem o cuidado de fazer diante do Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão. Mas Eu lhe endurecerei o coração, e ele não deixará o povo ir. 22 Então dirás ao Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito; 23 e Eu te disse: Deixa meu filho ir, para que me cultue. Mas recusaste deixá-lo ir. Por isso, matarei o teu filho primogênito.

O homem adquirirá força e eficiência ao aceitar as responsabilidades que Deus põe sobre ele, e procurar qualificar-se com todas as forças para desempenhá-las devidamente. Por humilde que seja a sua posição ou limitada a sua habilidade, só atingirá a verdadeira grandeza aquele que, confiando na força divina, tenta cumprir sua obra com fidelidade. Se Moisés tivesse confiado na própria força e sabedoria, e aceitado avidamente essa grande responsabilidade, teria demonstrado seu completo despreparo para tal obra. O fato de que um homem sente sua fraqueza é, ao menos, alguma prova de que compreende a magnitude da obra que lhe foi confiada, e de que fará de Deus seu conselheiro e força. — Patriarcas e profetas, p. 255.

Quinta-feira, 9 de janeiro - 5. MOISÉS RETORNA AO EGITO
5A) Quando Moisés aceitou o chamado de Deus e voltou ao Egito, o que aconteceu durante a viagem? Êxodo 4:24-26. Que paralelo solene pode ser extraído desse evento?
Ex 4:24-26 — Durante a viagem, aconteceu que o Senhor encontrou Moisés numa estalagem e quis matá-lo. 25 Então, Zípora pegou uma faca de pedra, circuncidou o prepúcio de seu filho e, lançando-o aos pés de Moisés, disse: Tu és para mim um marido sanguinário. 26 O Senhor, então, o deixou. E ela disse: Marido sanguinário, por causa da circuncisão.

[Moisés] havia falhado em cumprir a condição pela qual seu filho poderia ter direito às bênçãos do concerto de Deus com Israel; e tal negligência por parte do líder escolhido certamente diminuiria a força dos preceitos divinos sobre o povo. [...] Em sua missão junto a Faraó, Moisés devia ser colocado numa posição de grande risco; sua vida só poderia ser mantida através da proteção dos santos anjos. Contudo, enquanto vivesse na negligência de um dever conhecido, não estaria livre de perigo, pois não poderia ser guardado pelos anjos de Deus.
No tempo de angústia, exatamente antes da vinda de Cristo, os justos serão preservados pelo ministério dos anjos celestes; porém, não haverá segurança para o transgressor da Lei de Deus. Os anjos não poderão guardar, assim, aqueles que desrespeitarem um dos preceitos divinos. — Patriarcas e profetas, p. 256.

5B) Quando Moisés e Arão chegaram ao Egito e reuniram os anciãos, como o povo reagiu à mensagem de livramento? Êxodo 4:29-31.
Ex 4:29-31 — Então Moisés e Arão foram e reuniram todos os anciãos dos israelitas. 30 E Arão falou todas as palavras que o Senhor dissera a Moisés, e este realizou os sinais diante do povo. 31 O povo acreditou; quando todos ouviram que o Senhor havia visitado os israelitas e que tinha visto a sua opressão, inclinaram-se e adoraram.

Sexta-feira, 10 de janeiro - PARA VOCÊ REFLETIR
1. O que o relato de Moisés na sarça ardente nos ensina sobre a maneira pela qual devemos nos aproximar de Deus em oração e no santuário?
2. Como Moisés esperava que Deus tirasse Israel do Egito? Por que o Senhor não libertou Israel dessa forma?
3. Por que, às vezes, relutamos em aceitar o chamado de Deus para trabalhar por Ele?
4. Que sinal de verdadeira grandeza será visto naqueles que servem a Deus?
5. No tempo de angústia à nossa frente, o que perderão aqueles que desprezam apenas um dos mandamentos divinos?



  Baixar a lição em DOC  


  Baixar a lição em PDF