LIÇÃO 11

A visita de Jetro

1º trimestre de 2020
Sábado, 14 de Março de 2020
Mas o sogro de Moisés lhe disse: [...] Procura dentre todo o povo homens capazes, tementes a Deus, homens confiáveis e que repudiem a desonestidade; e coloca-os como chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez (Êxodo 18:17 e 21).
Na sua instrução a Moisés, o Senhor estabeleceu claramente o caráter daqueles que deviam ocupar importantes posições como conselheiros. — Testemunhos para ministros, p. 341.
Estudo adicional: O maior discurso de Cristo, pp. 13-18 (capítulo 2: “As bem-aventuranças”).

Domingo, 8 de março - 1. UMA REUNIÃO FELIZ
1A) Após a batalha contra os amalequitas, quem veio visitar Moisés, e quem ele trouxe consigo? Êxodo 18:1-5.
Ex 18:1-5 — Jetro, sacerdote de Midiã e sogro de Moisés, ouviu falar de todas as coisas que Deus fizera por Moisés e por seu povo Israel, quando o Senhor tirou Israel do Egito. 2 E aconteceu que Jetro, sogro de Moisés, havia acolhido Zípora, mulher de Moisés, quando este a havia enviado 3 com seus dois filhos, dos quais um se chamava Gérson, porque Moisés dissera: Fui peregrino em terra estrangeira; 4 e o outro se chamava Eliézer, porque Moisés dissera: O Deus de meu pai foi o meu auxílio e me livrou da espada do Faraó. 5 Então Jetro, sogro de Moisés, foi com os filhos e a mulher de Moisés, até onde ele estava acampado no deserto, próximo ao monte de Deus.

O lar de Jetro, sogro de Moisés, não ficava muito distante de onde os israelitas estavam agora acampados. Jetro tinha ouvido falar da libertação dos hebreus, e assim partiu para visitá-los e devolver a Moisés a esposa e os dois filhos dele. — Patriarcas e profetas, p. 300.

1B) Quando Jetro mandou anunciar a Moisés que estava chegando, o que o líder de Israel prontamente fez? Êxodo 18:6 e 7.
Ex 18:6 e 7 — E mandou dizer a Moisés: Eu, teu sogro Jetro, estou indo ao teu encontro com tua mulher e teus dois filhos. 7 Então Moisés saiu ao encontro de seu sogro, inclinou-se diante dele e o beijou. Eles perguntaram um ao outro como estavam e entraram na tenda.

O grande líder foi informado pelos mensageiros sobre a aproximação [de Jetro, a esposa e os filhos], e saiu com alegria para encontrá-los; em seguida, terminados os cumprimentos, levou-os à sua tenda. Ele havia feito sua família voltar quando estava a caminho dos perigos que lhe aguardavam ao liderar a saída de Israel do Egito, mas, agora, podia novamente desfrutar do alívio e consolo de sua companhia. — Idem.

Segunda-feira, 9 de março - 2. COMPARTILHANDO AS BOAS-NOVAS
2A) O que Moisés contou ao sogro? Êxodo 18:8.
Ex 18:8 — Então Moisés contou ao sogro tudo o que o Senhor havia feito ao Faraó e aos egípcios por amor de Israel, todas as dificuldades enfrentadas no caminho e como o Senhor os livrara.

2B) Como Jetro reagiu às boas-novas? Êxodo 18:9-12.
Ex 18:9-12 — E Jetro alegrou-se por todo o bem que o Senhor havia feito a Israel, livrando-o da mão dos egípcios, 10 e disse: Bendito seja o Senhor, que vos livrou da mão dos egípcios e do Faraó, sim, que livrou o povo do domínio dos egípcios. 11 Agora sei que o Senhor é maior do que todos os deuses, até naquilo em que foram arrogantes contra o Seu povo. 12 Então Jetro, sogro de Moisés, apresentou a Deus um holocausto e sacrifícios; e Arão e todos os anciãos de Israel vieram comer com o sogro de Moisés, diante de Deus.

A Jetro, [Moisés] contou ainda o trato maravilhoso de Deus para com Israel, e o patriarca se regozijou e bendisse ao Senhor; e, juntamente com Moisés e os anciãos, uniu-se a oferecer sacrifícios e realizar uma festa solene em comemoração pela misericórdia de Deus. — Patriarcas e profetas, p. 300.

2C) Ao considerarmos o tempo que Moisés e Jetro passaram juntos, o que devemos lembrar quando nos encontramos com outras pessoas, dentro ou fora da igreja? Salmos 105:1; 1 Tessalonicenses 5:18.
Sl 105:1 — Rendei graças ao Senhor, invocai o seu nome; anunciai seus feitos entre os povos.
1Ts 5:18 — Sede gratos por todas as coisas, pois essa é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

O procedimento de Deus para com Seu povo deve ser sempre relembrado. Quão frequentemente o Senhor estabelecia memoriais em Seu trato com o antigo Israel! Para que aquele povo não se esquecesse do passado, Deus ordenou a Moisés que inserisse esses acontecimentos em cânticos, a fim de que os pais pudessem ensiná-lo aos filhos. Deveriam reunir memoriais, com esforço especial para preservá-los, mantendo-os bem visíveis para que, quando os filhos perguntassem a respeito, toda a história lhes fosse repetida. Desse modo, o procedimento providencial de Deus para com Seu povo, Sua bondade e misericórdia ao cuidar deles e libertá-los, deveriam ser mantidos na lembrança. [...] Como um Deus que opera milagres, o Senhor tem atuado em favor de Seu povo nesta geração. [...] Necessitamos repetir frequentemente a bondade do Senhor e louvá-lO por Suas maravilhas. [...]
Olhemos aos memoriais que nos relembram o que o Senhor tem feito para nos confortar e salvar da mão do destruidor. Mantenhamos sempre vivas na memória todas as ternas misericórdias que Deus tem tido para conosco — as lágrimas por Ele enxugadas, as dores aliviadas, as ansiedades removidas, os temores dissipados, as necessidades supridas, as bênçãos concedidas — e fortaleçamo-nos assim para tudo quanto nos aguarda no restante de nossa jornada. — Vidas que falam, p. 364.
Estamos continuamente recebendo as misericórdias divinas, e, no entanto, quão pouca gratidão expressamos, quão pouco O louvamos pelo que tem feito por nós. — Caminho a Cristo, p. 103.

Terça-feira, 10 de março - 3. JETRO ACONSELHA
3A) O que Jetro observou sobre a obra de Moisés como juiz, e qual foi a resposta do grande líder? Êxodo 18:13-16.
Ex 18:13-16 — No dia seguinte, Moisés assentou-se para julgar o povo, o qual ficou em pé diante dele, desde a manhã até a tarde. 14 Quando o sogro de Moisés viu tudo o que ele fazia ao povo, perguntou: Que é isso que estás fazendo com o povo? Por que fazes isso sozinho, deixando todo o povo em pé diante de ti, desde a manhã até a tarde? 15 Moisés respondeu a seu sogro: É porque o povo vem a mim para consultar a Deus. 16 Quando têm alguma questão, eles vêm a mim; e julgo entre eles e lhes declaro os estatutos de Deus e as Suas leis.

Estando Jetro no acampamento, logo viu quão pesadas eram as responsabilidades que recaíam sobre Moisés. Manter a ordem e a disciplina daquela multidão vasta, ignorante e desregrada era, na verdade, uma tremenda tarefa. Moisés era o chefe e juiz reconhecido do povo, e não apenas os interesses e deveres gerais deles lhe eram apresentados, mas também as disputas que surgiam. Ele mesmo havia permitido essa situação, pois isso lhe dava a oportunidade de instruí-los, conforme disse: “E lhes declaro os estatutos de Deus e as Suas leis”. Mas Jetro desaprovou isso. — Patriarcas e profetas, pp. 300 e 301.

3B) Que conselho, então, o piedoso sacerdote deu a seu genro? Êxodo 18:17-23.
Ex 18:17-23 — Mas o sogro de Moisés lhe disse: O que estás fazendo não é bom. 18 Com certeza, tu e este povo que está contigo desfalecereis, pois a tarefa é pesada demais; não podes fazer isso sozinho. 19 Ouve-me agora. Eu te aconselharei, e que Deus esteja contigo: Deves representar o povo diante de Deus, a quem deves levar as causas do povo; 20 ensina-lhes os estatutos e as leis, mostra-lhes o caminho em que devem andar e as obras que devem praticar. 21 Além disso, procura dentre todo o povo homens capazes, tementes a Deus, homens confiáveis e que repudiem a desonestidade; e coloca-os como chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez; 22 para que eles julguem o povo todo o tempo. Que levem a ti toda causa difícil, mas que eles mesmos julguem toda causa simples. Assim aliviarás o teu fardo, pois te ajudarão a levá-lo. 23 Se procederes assim, e se Deus desse modo te ordenar, poderás suportar; e todo este povo também voltará para casa tranquilo.

3C) Quais foram as quatro principais qualificações que Jetro enfatizou para a seleção dos homens que deviam dividir o fardo de Moisés? Êxodo 18:21 (primeira parte). Que conselho, dado como base à seleção de administradores de escolas, é igualmente aplicável hoje aos vários departamentos da obra?
Ex 18:21 [p. p.] — Além disso, procura dentre todo o povo homens capazes, tementes a Deus, homens confiáveis e que repudiem a desonestidade [...].

Onde quer que sejam estabelecidas escolas, devem ser colocados administradores sábios, “homens capazes, tementes a Deus, homens confiáveis e que repudiem a desonestidade” (Êxodo 18:21), homens que façam tudo quanto lhes é possível nas várias responsabilidades de sua posição. Devem ser dotados de capacidade para negócios; contudo, é ainda de maior importância que andem humildemente diante de Deus e sejam guiados pelo Espírito Santo. Esses homens serão ensinados por Deus, e buscarão conselho de irmãos acostumados a orar.
Os que dirigem nossas escolas devem trabalhar movidos por motivos puros. Em seu altruísmo, se lembrarão de que outras partes da grande seara têm necessidade dos mesmos recursos que a escola sob seus cuidados. — Testemunhos para a igreja, vol. 6, p. 215.

Quarta-feira, 11 de março - 4. O CONSELHO CONTINUA
4A) Como Moisés reagiu ao sábio conselho de seu sogro? Êxodo 18:24 e 25.
Ex 18:24 e 25 — Moisés deu ouvidos ao conselho de seu sogro e fez tudo o que ele lhe disse. 25 Então escolheu homens capazes de todo o Israel e os colocou como chefes do povo: chefes de mil, de cem, de cinquenta e de dez.

O Senhor havia honrado grandemente a Moisés, e tinha operado maravilhas pela sua mão; mas o fato de que fora escolhido para instruir outros não o levou a concluir que ele mesmo não precisava de instrução. O escolhido dirigente de Israel ouviu com alegria as sugestões do piedoso sacerdote de Midiã, e adotou-lhe o plano como uma sábia organização. — Patriarcas e profetas, p. 301.

4B) O que isso nos ensina sobre como devemos tratar aqueles que são mais velhos e mais experientes que nós? O que torna seu conselho valioso? Levítico 19:32; Provérbios 16:31.
Lv 19:32 — Levanta-te diante dos idosos, honra a pessoa do ancião e teme o teu Deus. Eu sou o Senhor.
Pv 16:31 — Coroa de honra é a cabeça branca; é alcançada andando em justiça.

Deve-se mostrar respeito para com os representantes de Deus — ministros, professores, pais, os quais são chamados para falarem e agirem em Seu lugar. No respeito que lhes é manifestado, o Senhor é honrado.
Deus ordenou, especialmente, que seja manifestado afetuoso respeito para com os idosos. Diz Ele: “Cabelos brancos são coroa nobre, quando se encontram no caminho da justiça” (Provérbios 16:31, Edição Pastoral). Eles falam de batalhas feridas, vitórias ganhas, encargos suportados e tentações vencidas. Falam de pés cansados, próximos de seu repouso, de lugares que logo ficarão vazios. Ajudem as crianças a pensar sobre isso, e elas suavizarão o caminho dos que são idosos por meio de sua cortesia e respeito, e trarão graça e beleza à sua própria vida juvenil quando atenderem à ordem: “Levanta-te diante dos idosos, honra a pessoa do ancião” (Levítico 19:32). — Educação, p. 244.

4C) O que resultou quando a autoridade foi delegada, segundo a recomendação? Êxodo 18:26.
Ex 18:26 — Eles julgavam o povo o tempo todo. Levavam a Moisés as causas difíceis, mas eles mesmos julgavam as simples.

Esse conselho foi aceito, e não somente trouxe alívio a Moisés, mas teve como resultado estabelecer uma ordem mais perfeita entre o povo. — Patriarcas e profetas, p. 301.

Quinta-feira, 12 de março - 5. A QUALIFICAÇÃO DE MOISÉS PARA A LIDERANÇA
5A) Assim como Deus exigiu que os subordinados a Moisés tivessem certas qualidades, quais eram as qualificações especiais do próprio Moisés? Que atributo importante ele possuía? Números 12:3.
Nm 12:3 — Moisés era um homem muito humilde, mais do que todos os homens que havia sobre a Terra.

Moisés era um homem humilde; Deus o chamou de o homem mais manso da Terra. Era generoso, nobre, bem equilibrado; não tinha falhas, e suas habilidades não estavam apenas parcialmente desenvolvidas. Ele podia aconselhar com sucesso a seus semelhantes, porque sua própria vida era uma representação viva do que ele ensinava aos outros, do que desejava que se tornassem, do que o Senhor exigia dele e do que o homem pode se tornar e realizar tendo a Deus como ajudador. Falava do coração e alcançava o coração. Era excelente em conhecimento e, no entanto, simples como uma criança na manifestação de suas profundas simpatias. Dotado de um instinto notável, podia julgar instantaneamente as necessidades de todos os que o cercavam e as coisas que estavam em más condições e exigiam atenção; e ele não as negligenciava. — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 1, p. 1113.

5B) Que promessa especial foi dada por Jesus aos mansos? Mateus 5:5.
Mt 5:5 — Bem-aventurados os mansos, pois herdarão a Terra.

A mansidão é um precioso atributo cristão. A humildade de Cristo e Sua mansidão só se aprendem sob o jugo de Jesus. [...] Esse jugo significa inteira entrega. — Nos lugares celestiais, p. 236.

Sexta-feira, 13 de março - PARA VOCÊ REFLETIR
1. Que qualidades devemos procurar ao escolher líderes para a obra hoje? Aqueles que não têm essas qualidades deveriam ser escolhidos?
2. O que é mais importante do que a capacidade administrativa na escolha de homens para cargos de responsabilidade?
3. Sobre o que devemos falar frequentemente em nosso contato com outras pessoas? Por quê?
4. Como devemos tratar nossos ministros, pais e mestres na fé? Por quê?
5. Por que as exortações de Moisés eram tão poderosas? O que isso me ensina?



  Baixar a lição em DOC  


  Baixar a lição em PDF