LIÇÃO 13

Embaixadores de Cristo

2º trimestre de 2022
Sábado, 25 de Junho de 2022
“De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo que vos reconcilieis com Deus” (2 Coríntios 5:20).
Desde Sua ascensão, Cristo tem desenvolvido Sua obra na Terra por meio de embaixadores escolhidos, mediante os quais fala aos filhos dos homens e aos ministros sobre suas necessidades. O grande Cabeça da igreja supervisiona Sua obra por meio da instrumentalidade de homens ordenados por Deus para agirem como Seus representantes. — Atos dos apóstolos, p. 360.
Estudo adicional: Atos dos apóstolos, pp. 359-371 (capítulo 34: “Ministério consagrado”).

Domingo 19 de junho - 1. O TRIBUNAL DIVINO
1A) Quem será julgado no tribunal divino? 2 Coríntios 5:10; Romanos 14:12; Daniel 7:9 e 10.
2Co 5:10 — Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal.
Rm 14:12 — De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.
Dn 7:9 e 10 — Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou; a sua veste era branca como a neve, e o cabelo da sua cabeça, como a limpa lã; o seu trono, chamas de fogo, e as rodas dele, fogo ardente. 10 Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e milhões de milhões estavam diante dele; assentou-se o juízo, e abriram-se os livros.

Assim foi apresentado à visão do profeta o grande e solene dia em que o caráter e a vida dos homens devem passar em revista perante o Juiz de toda a Terra, e cada ser humano deve ser julgado “de acordo com suas obras”. O Ancião de Dias é Deus, o Pai. Diz o salmista: “Antes que nascessem os montes, ou que tivesses formado a Terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade Tu és Deus” (Salmo 90:2). Ele, a fonte de todo ser e de toda a lei, é que deve presidir o juízo. — O grande conflito, p. 479.
[Paulo] declarou que certamente virá um dia de juízo em que todos serão recompensados de acordo com as ações praticadas no corpo, e quando será claramente revelado que riqueza, posição ou títulos são impotentes para que o homem possa conquistar o favor de Deus ou inúteis para livrá-lo dos resultados do pecado. Ele mostrou que esta vida é o tempo de preparação humana para a vida futura. Se o homem negligenciar os privilégios e oportunidades atuais, sofrerá perda eterna; nenhum tempo de graça adicional lhe será concedido. — Atos dos apóstolos, p. 424.

Segunda-feira, 20 de junho - 2. ABSOLVIDO NO JUÍZO
2A) Quem será julgado primeiro? 1 Pedro 4:17 e 18.
1Pe 4:17 e 18 — Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus? 18 E, se o justo apenas se salva, onde aparecerá o ímpio e o pecador?

2B) Como podemos ser absolvidos no juízo? João 3:16 e 17; João 5:24; Romanos 8:1.
Jo 3:16 e 17 — Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Jo 5:24 — Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
Rm 8:1 — Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito.

Todos os que se arrependeram verdadeiramente do pecado, e que pela fé exigiram o sangue de Cristo como seu próprio sacrifício expiatório, tiveram o perdão acrescentado ao seu nome nos livros do Céu; ao se tornarem participantes da justiça de Cristo, e ao verificar-se que têm o caráter em harmonia com a Lei de Deus, seus pecados serão apagados e eles mesmos serão considerados dignos da vida eterna. O Senhor declara, pelo profeta Isaías: “Eu, Eu mesmo sou Aquele que apago as tuas transgressões por amor de Mim e dos teus pecados Me não lembro” (Isaías 43:25). Disse Jesus: “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de Meu Pai e diante dos Seus anjos” [Apocalipse 3:5]. — O grande conflito, p. 483.

2C) Quais são as principais condições para alguém ser absolvido? Provérbios 28:13; 1 João 1:9; Atos 3:19.
Pv 28:13 — O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.
1Jo 1:9 — Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
At 3:19 — Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor.

É verdade que deve haver arrependimento antes do perdão; mas o pecador deve ir a Cristo antes que possa encontrar arrependimento. É a virtude de Jesus que fortalece e ilumina a alma para que o arrependimento seja piedoso e aceitável. Pedro esclareceu esse assunto quando disse acerca de Cristo: “Deus, com a Sua destra, O elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e remissão dos pecados”. O arrependimento é certamente um dom de Jesus Cristo, assim como o perdão dos pecados. O arrependimento não pode ser experimentado sem Cristo, pois é o arrependimento do qual Ele é o autor que é a base do nosso pedido de perdão. É pela obra do Espírito Santo que os homens são levados ao arrependimento. É de Cristo que vem a graça da contrição, bem como o dom do perdão; e o arrependimento, assim como o perdão dos pecados, é obtido somente por meio do sangue expiatório de Cristo. Aqueles a quem Deus perdoa, Ele primeiro torna penitentes. — The Youth’s Instructor, 6 de dezembro de 1894.

Terça-feira, 21 de junho - 3. O NOVO NASCIMENTO
3A) Que mensagem Jesus dirigiu a um líder religioso? João 3:3-5. Quando e como o pecador nasce de novo? João 1:12 e 13.
Jo 3:3-5 — Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus. 4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer? 5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.
Jo 1:12 e 13 — Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome, 13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.

Quando a verdade se torna um princípio permanente na vida, a alma renasce “não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela Palavra de Deus viva, e que permanece para sempre”. Esse novo nascimento é o resultado do ato de receber a Cristo como a Palavra de Deus. Quando o Espírito Santo imprime as verdades divinas no coração, despertam-se novas concepções, e as energias até ali dormentes são ativadas para cooperar com Deus. — Atos dos apóstolos, p. 520.

3B) Quando deve ocorrer a experiência do novo nascimento e morte para o pecado? 1 Coríntios 15:31.
1Co 15:31 — Eu protesto que cada dia morro gloriando-me em vós, irmãos, por Cristo Jesus, nosso Senhor.

O Céu será suficientemente barato se o alcançarmos mediante sofrimento. Devemos negar o eu ao longo do caminho, morrer diariamente para ele, deixar apenas Jesus aparecer e manter o olhar constantemente fixo em Sua glória. Vi que aqueles que recentemente aceitaram a verdade teriam de saber o que é sofrer por amor a Cristo, que teriam de passar por provações agudas e cortantes a fim de que possam ser purificados e preparados mediante sofrimento para receber o selo do Deus vivo, passar pelo tempo de angústia, ver o Rei em Sua formosura e habitar na presença de Deus e de anjos puros e santos. — Primeiros escritos, p. 67.

3C) O que acontece quando uma pessoa nasce de novo? 2 Coríntios 5:14-17.
2Co 5:14-17 — Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo, todos morreram. 15 E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 16 Assim que, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo, agora, já o não conhecemos desse modo. 17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

O resgate pago por Cristo é suficiente para a salvação de todos os homens, mas atuará apenas em favor daqueles que se tornam novas criaturas em Cristo Jesus, súditos leais do reino eterno de Deus. O sofrimento de Jesus não protegerá do castigo o pecador impenitente e desleal.
A obra de Cristo era restaurar o homem ao estado original e, por meio do poder divino, curá-lo das feridas e contusões causadas pelo pecado. A parte do homem é apegar-se aos méritos de Cristo pela fé e cooperar com os instrumentos divinos na formação de um caráter justo para que Deus possa salvar o pecador e, ainda assim, ser justo e Sua justa Lei ser vindicada. — Fundamentos da educação cristã, p. 430.

Quarta-feira, 22 de junho - 4. MINISTROS DA RECONCILIAÇÃO
4A) Como podemos ser reconciliados com Deus? Efésios 2:11-13 e 16; Hebreus 2:17 e 18.
Ef 2:11-13 e 16 — Portanto, lembrai-vos de que vós, noutro tempo, éreis gentios na carne e chamados incircuncisão pelos que, na carne, se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; 12 que, naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. 13 Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. [...] 16 e, pela cruz, reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.
Hb 2:17 e 18 — Pelo que convinha que, em tudo, fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo. 18 Porque, naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.

Dê as costas à voz de Satanás e deixe de cumprir-lhe a vontade, e fique ao lado de Jesus, tendo os atributos dAquele que possui sensibilidades aguçadas e ternas, o qual pode assumir a causa dos aflitos e sofredores. O homem que muito perdoou também amará muito. Jesus é um intercessor compassivo, um sumo sacerdote misericordioso e fiel. Ele, a Majestade do Céu — o Rei da glória —, pode contemplar o homem finito, sujeito às tentações de Satanás, sabendo que também sentiu o poder dos ardis do inimigo. — Christian Education, p. 160.

4B) Ao nascer de novo e ser reconciliados com Deus, no que nos tornamos? 2 Coríntios 5:18 e 19.
2Co 5:18 e 19 — E tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, 19 isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação.

Tanto os ministros quanto os leigos devem ser estudantes da Bíblia e compreender como agir em relação aos que erram. — The Review and Herald, 3 de janeiro de 1893.
Os misericordiosos são “participantes da natureza divina”, e o amor compassivo de Deus se manifesta neles. Todos aqueles cujo coração está em simpatia com o coração de Amor Infinito procurarão recuperar e não condenar. Cristo habitando na alma é uma fonte que nunca seca. Onde Ele habita haverá um transbordamento de benevolência.
Ao apelar aos que erram, aos tentados, às miseráveis vítimas da miséria e do pecado, o cristão não pergunta: “São pessoas dignas?”, mas: “Como posso beneficiá-los?” Nos mais miseráveis, nos mais degradados, vê almas pelas quais Cristo morreu para salvar e por quem Deus deu a Seus filhos o ministério da reconciliação. — O maior discurso de Cristo, p. 22.
Por sua indiferença, muitos membros da igreja têm entristecido o Espírito Santo de Deus. No lugar de Cristo, devem implorar a outros que se reconciliem com Deus. Instrumentalidades celestiais estão prontas para cooperar com os que se empenham na obra do Senhor. O Espírito Santo está esperando para Se unir em simpatia com todo verdadeiro crente para torná-lo um coobreiro de Deus. Que não se negligenciem os meios que promovam a obra. Não deve haver exaltação própria, mas muito mais oração. — The Paulson Collection, p. 118.

Quinta-feira, 23 de junho - 5. EMBAIXADORES
5A) Ao nos tornarmos ministros da reconciliação, que missão recebemos do Senhor? 2 Coríntios 5:20.
2Co 5:20 — De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo que vos reconcilieis com Deus.

O Senhor envia Seus embaixadores com uma mensagem de salvação, e aqueles que O ouvem serão responsabilizados pela forma como tratam as palavras de Seus servos. — Atos dos apóstolos, p. 232.
Desde Sua ascensão, Cristo tem desenvolvido Sua obra na Terra por meio de embaixadores escolhidos, mediante os quais fala aos filhos dos homens e aos ministros sobre suas necessidades. O grande Cabeça da igreja supervisiona a própria obra por meio de homens ordenados por Deus para agirem como representantes divinos.
A posição dos que foram chamados por Deus para trabalhar em palavra e doutrina para a edificação de Sua igreja é de grande responsabilidade. No lugar de Cristo, devem implorar a homens e mulheres que se reconciliem com Deus, e só podem cumprir a própria missão se receberem sabedoria e poder do alto. — Ibidem, p. 360.

5B) Como os embaixadores de Cristo podem ter sucesso em sua missão? Atos 1:8.
At 1:8 — Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.

Visto que este é o meio pelo qual recebemos poder, por que não temos fome e sede do dom do Espírito? Por que não falamos disso nem oramos e pregamos sobre isso? O Senhor está mais disposto a dar o Espírito Santo àqueles que O servem do que os pais a dar boas dádivas aos filhos. Todo obreiro deveria suplicar a Deus pelo batismo diário do Espírito. Grupos de obreiros cristãos deveriam se reunir para suplicar ajuda especial e sabedoria celeste a fim de que possam saber como planejar e executar sabiamente. [...] A presença do Espírito com os obreiros de Deus dará à proclamação da verdade um poder que nem toda a honra ou glória do mundo poderia dar. — Ibidem, pp. 50 e 51.

Sexta-feira, 24 de junho - PARA VOCÊ REFLETIR
1. O que preciso ter em mente sobre os pensamentos e ações que escolho?
2. Como, quando e por que devo buscar com seriedade a aceitação de Deus?
3. O que acontece com o processo de pensamento do crente renascido?
4. Após a reconciliação com Deus, qual é o meu chamado?
5. Como embaixadores de Cristo, pelo que cada um de nós deve orar fervorosamente?



  Baixar a lição em DOC  


  Baixar a lição em PDF