LIÇÃO 01

O mordomo

3º trimestre de 2022
Sábado, 02 de Julho de 2022
“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie no seu próprio entendimento. Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas” (Provérbios 3:5 e 6, Nova Almeida Atualizada).
Para que o homem não perdesse os benditos resultados da generosidade, nosso Mestre planejou recrutá-lo como um cooperador. — The Review and Herald, 25 de agosto de 1874.
Estudo adicional: A ciência do bom viver, pp. 500-502 (capítulo 42: “Desenvolvimento e serviço”).

Domingo, 26 de junho - 1. COMPROMISSO
1A) Qual é a base da mordomia cristã? Salmo 37:4-6; Salmo 24:1.
Sl 37:4-6 — Deleita-te também no Senhor, e Ele te concederá o que deseja o teu coração. 5 Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nEle, e Ele tudo fará. 6 E Ele fará sobressair a tua justiça como a luz; e o teu juízo, como o meio-dia.
Sl 24:1 — Do Senhor é a Terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.

Se a Palavra de Deus é nutrida como um princípio permanente no coração e mantida firme sob todas e quaisquer circunstâncias, o homem é submetido ao Senhor Jesus Cristo com as capacidades que lhe foram confiadas. Todas as faculdades que possui, incluindo os pensamentos, são levadas cativas a Cristo. Essa é a verdadeira santificação. Todas as partes da experiência se combinam em completa harmonia. Ele está “perfeito e completo, sem faltar em coisa alguma” (Tiago 1:4). Ele não mantém uma reserva para fazer com ela o que quiser. — Nos lugares celestiais, p. 190.

1B) Explique os motivos básicos do mordomo cristão e a principal posse que ele busca. Mateus 6:33 e 34; Filipenses 3:8.
Mt 6:33 e 34 — Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. 34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
Fp 3:8 — E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo

Somos testemunhas de Cristo e não devemos permitir que os interesses seculares absorvam nosso tempo e atenção de modo que não estejamos atentos àquilo que Deus disse que deve vir em primeiro lugar. Há interesses mais altos em jogo. “Buscai primeiro o reino de Deus e a Sua justiça” (Mateus 6:33). Cristo Se empenhou ao máximo na obra que veio fazer, e Sua Palavra a nós é: “Se alguém quer vir após Mim, renuncie a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-Me” (Mateus 16:24). “Assim sereis Meus discípulos” (João 15:8). — Mensagens aos jovens, p. 314.

Segunda-feira, 27 de junho - 2. MORDOMIA
2A) Um mordomo administra a propriedade de outra pessoa. Cite alguns bens importantes que estão sob nossa mordomia. 1 Coríntios 4:1 e 2.
1Co 4:1 e 2 — Que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. 2 Além disso, requer-se nos despenseiros que cada um se ache fiel.

Aqueles a quem Deus confiou a verdade devem possuir a mesma generosidade que Cristo manifestou. Devem adotar os mesmos planos abrangentes de ação. Devem ter uma índole bondosa e generosa para com os pobres e, num sentido especial, reconhecer que são mordomos de Deus. Devem manter tudo o que têm — propriedades, faculdades mentais, força espiritual — como bens que não lhes pertencem, mas que lhes foram apenas concedidos para promover a causa de Cristo na Terra. Como Cristo, não devem evitar a companhia dos semelhantes, mas buscá-la visando conceder a outros os benefícios celestiais que receberam de Deus. — Obreiros evangélicos, p. 335.

2B) Onde o mordomo cristão acumula riquezas? Mateus 6:19-21, 24 e 33.
Mt 6:19-21, 24 e 33 — Não ajunteis tesouros na Terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. 20 Mas ajuntai tesouros no Céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. 21 Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. [...] 24 Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. [...] 33 Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.

Deus deseja que escolhamos o que é celestial ao invés do que é terreno. Ele nos apresenta as possibilidades de um investimento celeste. Ele encorajaria os nossos mais elevados objetivos e daria segurança ao nosso tesouro mais excelente. O Senhor declara: “Farei que um homem seja mais precioso do que o ouro puro e mais raro do que o ouro fino de Ofir” (Isaías 13:12). Quando forem varridas as riquezas que a traça e a ferrugem devoram e corroem, os seguidores de Cristo poderão se regozijar no tesouro celestial, nas riquezas que são imperecíveis. — Parábolas de Jesus, p. 374.

2C) Como os mordomos cristãos lidam com a riqueza que seu Mestre lhes confiou? 1 Timóteo 6:18 e 19; Provérbios 19:17.
1Tm 6:18 e 19 — Que façam o bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente e sejam comunicáveis; 19 que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna.
Pv 19:17 — Ao Senhor empresta o que se compadece do pobre, e Ele lhe pagará o seu benefício.

Todos devem sentir que não são proprietários, mas mordomos, e que se aproxima a época em que devem prestar contas do uso que têm feito do dinheiro de seu Senhor. Os meios serão necessários na causa de Deus. Deveriam dizer com Davi: “Porque tudo vem de Ti, e damos a Ti do que é Teu” [1 Crônicas 29:14, versão Almeida Século 21]. — Testemunhos para a igreja, vol. 5, p. 382.

Terça-feira, 28 de junho - 3. ATITUDES POSITIVAS
3A) O que o mordomo cristão deve considerar diante de uma crise econômica? Filipenses 4:13; Romanos 8:28.
Fp 4:13 — Posso todas as coisas nAquele que me fortalece.
Rm 8:28 — E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por Seu decreto.

3B) Por que a forma como abordamos a questão financeira é tão importante? Provérbios 16:2.
Pv 16:2 — Todos os caminhos do homem são limpos aos seus olhos, mas o Senhor pesa os espíritos.

3C) No papel de mordomos cristãos, como somos advertidos com respeito às nossas atitudes e motivos? 1 João 2:15 e 16.
1Jo 2:15 e 16 — Não ameis o mundo nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.

Satanás está sempre apresentando incentivos ao povo escolhido de Deus a fim de lhes desviar a mente do solene preparo para as cenas que breve ocorrerão. Em todos os sentidos da palavra, ele é um enganador, um hábil encantador. Reveste seus planos e armadilhas com trajes de luz emprestados do Céu. Tentou Eva a comer do fruto proibido, fazendo-a crer que obteria grande vantagem com isso. Satanás leva seus agentes a introduzir várias invenções, direitos de patente e outros empreendimentos a fim de que os adventistas guardadores do sábado, afoitos para enriquecer, possam cair em tentação, serem pegos pela armadilha e sofrer muitas angústias. Ele está bem alerta, ocupado em escravizar o mundo e, pela ação dos mundanos, mantém uma contínua e agradável empolgação para atrair os imprudentes que alegam crer na verdade a se unirem aos incrédulos. A concupiscência dos olhos, o desejo de agitação e entretenimento agradável é um laço e uma armadilha para o povo de Deus. Satanás tem muitas redes perigosas, de malha bem fina, que têm aparência inocente, mas que fazem parte do seu plano hábil para enredar o povo de Deus. Há espetáculos agradáveis, entretenimentos, palestras de frenologia e uma infinita variedade de empreendimentos que surgem a todo instante, calculados para levar o povo de Deus a amar o mundo e tudo que nele existe. Por essa união com o mundo, a fé se enfraquece, e os recursos que deveriam ser investidos na causa da verdade presente são transferidos para as fileiras do inimigo. Mediante esses diferentes canais, Satanás está drenando os recursos do povo de Deus com toda habilidade e, por esse motivo, o desagrado do Senhor está sobre eles. — Testemunhos para a igreja, vol. 1, pp. 550 e 551.

Quarta-feira, 29 de junho - 4. CONFIANÇA
4A) O que rodeia o verdadeiro mordomo cristão? Salmo 32:10.
Sl 32:10 — O ímpio tem muitas dores, mas aquele que confia no Senhor, a misericórdia o cercará.

4B) Que qualidades estão presentes no fiel mordomo do Senhor? Provérbios 3:5 e 6; Jó 23:12.
Pv 3:5 e 6 — Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. 6 Reconhece-O em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas.
Jó 23:12 — Do preceito de Seus lábios nunca me apartei e as palavras da Sua boca prezei mais do que o meu alimento.

O salmista diz: “Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na Terra, e verdadeiramente serás alimentado” (Salmo 37:3). “Confie no Senhor.” Cada dia tem fardos, preocupações e perplexidades e, quando nos reunimos, estamos prontos para falar de nossas dificuldades e provações. Tantos problemas emprestados se intrometem, toleramos tantos temores, expressamos tal carga de ansiedade que damos a entender que não temos nenhum Salvador piedoso e amoroso, pronto para ouvir todos os nossos pedidos e ser um socorro bem presente em todos os momentos de necessidade. — Caminho a Cristo, p. 121.

4C) Descreva algumas lições da natureza que podem instruir o mordomo cristão. Mateus 6:25-30.
Mt 6:25-30 — Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que a vestimenta? 26 Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? 27 E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? 28 E, quanto ao vestuário, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. 29 E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé?

À medida que cada item da natureza serve à vida do planeta, ele também garante a própria existência. “Dai, e dar-se-vos-á” (Lucas 6:38) é a lição escrita tanto na natureza quanto nas páginas das Sagradas Escrituras. — Educação, p. 103.
Considere, diz Jesus, como os lírios crescem; como as plantas se desdobram em beleza e fragrância, brotando da terra fria e escura ou da lama do leito do rio. Quem sonharia com as possibilidades de tal beleza no áspero bulbo marrom do lírio? Mas quando a vida de Deus nele escondida se desdobra ao Seu chamado na chuva e no Sol, os humanos se maravilham com essa visão de graça e amabilidade. Da mesma forma, a vida de Deus surgirá em cada alma humana que se entregar ao ministério de Sua graça, a qual, gratuita como a chuva e o Sol, vem trazer bênção a todos. É a Palavra de Deus que cria as flores, e a mesma Palavra produzirá em você as graças do Espírito.
A Lei de Deus é a lei do amor. Ele o rodeia de belezas para ensiná-lo que você não está na Terra apenas para concentrar-se em si mesmo, cavar e construir, trabalhar e tecer, mas para abrilhantar, alegrar e embelezar a vida com o amor de Cristo, assim como fazem as flores ao alegrar outras vidas pelo ministério do amor. — O maior discurso de Cristo, p. 97.

Quinta-feira, 30 de junho - 5. GRATIDÃO
5A) O que o mordomo cristão faz ao descobrir as verdadeiras riquezas do universo? Lucas 15:8 e 9; 1 Tessalonicenses 5:18.
Lc 15:8 e 9 — Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? 9 E, achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida.
1Ts 5:18 — Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

Esqueçamos nossas próprias dificuldades e problemas e louvemos a Deus pela oportunidade que temos de viver para a glória de Seu nome. Que as bênçãos de cada novo dia despertem louvor em nosso coração por esses sinais do amoroso cuidado divino. Quando você abrir os olhos pela manhã, agradeça a Deus por tê-lo guardado durante a noite. Agradeça-Lhe pela paz no coração. Pela manhã, ao meio-dia e à noite, eleve sua gratidão ao Céu como um doce perfume. — The Review and Herald, 2 de junho de 1910.
Não temos razão para falar da bondade e do poder de Deus? Quando amigos são gentis conosco, consideramos um privilégio agradecer-lhes pela gentileza. Quanto mais devemos considerar uma alegria retribuir ao Amigo que nos deu todo bem e dom perfeito! Cultivemos o ato de dar graças a Deus em toda igreja que formos. Eduquemos nossos lábios para louvar a Deus no círculo familiar. — Minha consagração hoje, p. 170.

5B) Pelo que o mordomo cristão é mais grato? Salmo 119:14, 72 e 127.
Sl 119:14, 72 e 127 — Folgo mais com o caminho dos Teus testemunhos do que com todas as riquezas. [...] 72 Melhor é para mim a Lei da Tua boca do que inúmeras riquezas em ouro ou prata. [...] 127 Pelo que amo os Teus mandamentos mais do que o ouro, e ainda mais do que o ouro fino.

As gloriosas possibilidades apresentadas a Israel só poderiam se cumprir pela obediência aos mandamentos de Deus. A mesma elevação de caráter, a mesma plenitude de bênção — na mente, na alma e no corpo, na casa e no campo, bênção para esta vida e para a futura — só nos é possível mediante obediência. — Parábolas de Jesus, p. 305.

Sexta-feira, 1º de julho - PARA VOCÊ REFLETIR
1. Como você pode demonstrar compromisso com a causa do evangelho?
2. Como Jó descreve o mordomo cristão?
3. De que forma nossa atitude afeta nossas decisões financeiras?
4. O que é necessário para entregar a Deus o controle total das nossas finanças?
5. O que você descobriria se enumerasse as bênçãos recebidas?



  Baixar a lição em DOC  


  Baixar a lição em PDF