LIÇÃO 05

A bênção do trabalho

3º trimestre de 2022
Sábado, 30 de Julho de 2022
“E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar” (Gênesis 2:15).
Só o homem e a mulher que trabalham encontram a verdadeira glória e alegria da vida. O trabalho traz a própria recompensa, e o cansaço de um dia bem aproveitado dá direito a um doce descanso. — Christian Temperance and Bible Hygiene, p. 98.
Estudo adicional: Mensagens aos jovens, pp. 177-180 (capítulo 51: “Preparo prático”).

Domingo, 24 de julho - 1. TRABALHO
1A) Na criação, o que Deus graciosamente concedeu à humanidade? Gênesis 2:15.
Gn 2:15 — E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.

Deus apontou o trabalho como uma bênção para o homem a fim de ocupar-lhe a mente, fortalecer o corpo e desenvolver as faculdades. Adão encontrou na atividade mental e física um dos maiores prazeres de seu santo viver. E como resultado da desobediência, ao ser expulso do belo lar e ser forçado a enfrentar um solo duro para ganhar o pão de cada dia, esse mesmo trabalho, embora muito diferente da agradável ocupação no jardim, foi uma defesa contra a tentação e uma fonte de felicidade. Os que consideram o trabalho como maldição, embora acompanhado de cansaço e dor, estão nutrindo um erro. Os ricos muitas vezes desprezam as classes trabalhadoras, mas isso está totalmente em desacordo com o propósito de Deus ao criar o homem. O que são as posses, até mesmo dos mais ricos, em comparação com a herança dada ao nobre Adão? No entanto, Adão não devia ficar ocioso. Nosso Criador, que sabe o que é melhor para a felicidade humana, indicou o trabalho a Adão. Somente os trabalhadores e trabalhadoras encontram a verdadeira alegria da vida. — Patriarcas e profetas, p. 50.

1B) Que recompensa o trabalho proporciona a quem cumpre seu dever com sabedoria? Eclesiastes 3:13.
Ec 3:13 — Descobri também que poder comer, beber e ser recompensado pelo seu trabalho, é um presente de Deus [para o homem sábio]. [Nova Versão Internacional. Colchetes acrescentados pelo Editor.]

Segunda-feira, 25 de julho - 2. A ORDEM PARA TRABALHAR
2A) Cite um aspecto vital do quarto mandamento. Êxodo 20:9.
Ex 20:9 — Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.

A religião que você professa lhe ordena tanto a usar o tempo dos seis dias de trabalho quanto a frequentar a igreja aos sábados. Você não é dedicado nos negócios. Deixa passar horas, dias e até semanas sem fazer nada. O melhor sermão que você poderia pregar ao mundo seria mostrar uma decidida reforma em sua vida e prover o sustento da família. Diz o apóstolo: “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel” [1 Timóteo 5:8]. — Testemunhos para a igreja, vol. 5, p. 179.
A preguiça e a indolência não são frutos da árvore cristã. — Orientação da criança, p. 124.

2B) Como os mordomos cristãos trabalham? Colossenses 3:23.
Cl 3:23 — E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor e não aos homens.

O caminho de labuta indicado para os habitantes da Terra pode ser árduo e cansativo, mas é honrado pelas pegadas do Redentor. Quem segue nesse caminho sagrado anda em segurança. Cristo honrou o trabalho útil por preceito e exemplo. Desde os primeiros anos teve uma vida de labuta. Ele passou a maior parte de Sua vida terrestre trabalhando pacientemente na carpintaria de Nazaré. Com a roupa de um trabalhador comum, o Senhor da vida andava pelas ruas da pequena cidade em que vivia, indo e voltando de Seu humilde trabalho; e anjos ministradores O serviam enquanto andava lado a lado com camponeses e trabalhadores não reconhecidos e não honrados. — Conselhos aos professores, pais e estudantes, p. 276.
Você não deve negligenciar o dever que está diretamente em seu caminho, mas deve aproveitar as pequenas oportunidades que surgem ao redor. Você deve continuar fazendo o melhor que pode nos pequenos trabalhos da vida, assumindo de coração e com fidelidade o trabalho que a providência de Deus lhe designou. Por menor que seja o serviço, você deve fazê-lo com todo o rigor com que faria um trabalho maior. Os registros do Céu aprovarão sua fidelidade. — The Signs of the Times, 16 de junho de 1890.

2C) Além de ensinar nossos filhos a trabalhar e ser dedicados, que outro aspecto da mordomia devemos ensiná-los cedo na vida? Provérbios 3:9.
Pv 3:9 — Honra ao Senhor com a tua fazenda e com as primícias de toda a tua renda.

Terça-feira, 26 de julho - 3. A EMPRESA FAMILIAR
PERGUNTA
Dt 6:7 — E as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te.

A educação da criança para o bem ou para o mal começa nos primeiros anos. Os pais devem ensinar às crianças que elas fazem parte da empresa familiar. Devem prepará-las para cumprir sua parte no lar. As crianças não devem aguardar sempre por um pedido; pelo contrário, devem aliviar os fardos do pai e da mãe. À medida que as crianças mais velhas crescem, devem ajudar a cuidar dos membros mais novos da família. A mãe não deve se desgastar realizando atividades que os filhos podem e devem cumprir. — Manuscript Releases, vol. 10, pp. 206 e 207.

3B) Como os pais podem ensinar os princípios do trabalho e os deveres da vida aos filhos? Provérbios 22:6.
Pv 22:6 — Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.

Na escola do lar, as crianças devem aprender a cumprir os deveres práticos da vida cotidiana. Enquanto ainda são novas, a mãe deve dar alguma tarefa simples para cumprirem diariamente. Levará mais tempo ensiná-las a fazer do que se ela mesma fizesse, mas a mãe deve lembrar que isso contribuirá para construir no caráter delas o alicerce da disposição de ajudar. Nunca deve esquecer que ela mesma é a diretora do lar. Assim, deve ensinar os filhos a cumprir os deveres da casa com rapidez e habilidade. Deve prepará-los o mais cedo possível na vida para repartir os fardos do lar. Meninos e meninas devem aprender desde a infância a assumir responsabilidades cada vez mais pesadas, ajudando com inteligência no trabalho da empresa familiar. — Conselhos aos professores, pais e estudantes, p. 122.

3C) Qual é o resultado inevitável da preguiça? Provérbios 19:15.
Pv 19:15 — A preguiça faz cair em profundo sono, e a alma enganadora padecerá fome.

Onde há muita preguiça, Satanás trabalha com suas tentações para estragar a vida e o caráter. — The Youth’s Instructor, 18 de outubro de 1894.

Quarta-feira, 27 de julho - 4. REPOUSO INADEQUADO
4A) Qual é o conselho para aqueles que escolhem descansar nos seis dias de trabalho da semana, contrariando o quarto mandamento? 2 Tessalonicenses 3:10.
2Ts 3:10 — Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto: que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também.

Deus deu aos homens seis dias para trabalhar, e exige deles que trabalhem nos seis dias reservados para isso. — Patriarcas e profetas, p. 307.
A Palavra de Deus declara a todo homem que não quer trabalhar, que também não coma (2 Tessalonicenses 3:10). O Senhor não exige que o homem trabalhador sustente os ociosos. Na vida de muitos, há desperdício de tempo e falta de esforço que levam à pobreza e à carência. Se esses hábitos não forem corrigidos por aqueles que os alimentam, tudo o que se fizer em favor deles será como colocar dinheiro num saco furado. — Parábolas de Jesus, p. 247.
Deve-se providenciar emprego para os que têm se esforçado no sentido de se reformar. Quem é apto para trabalhar não deve ser ensinado a esperar casa, roupa e comida de graça. Para seu próprio bem, assim como para o bem dos outros, é preciso criar algum meio pelo qual possam devolver um equivalente pelo que recebem. Incentive todos os esforços em direção à autossustentabilidade. Isso fortalecerá o respeito próprio e uma nobre independência. A ocupação da mente e do corpo num trabalho útil é essencial como barreira contra a tentação. — A ciência do bom viver, p. 177.
Hábitos preguiçosos e desleixados nutridos no trabalho secular também serão implantados na vida religiosa e incapacitarão a pessoa para prestar qualquer serviço eficiente a Deus. A ociosidade arruinou a muitos que poderiam ter sido uma bênção para o mundo caso tivessem se empenhado em trabalho dedicado. A falta de emprego e de propósito firme abre a porta para mil tentações. Amigos maus e hábitos viciosos depravam a mente e a alma, e o resultado é a ruína para esta vida e para a vida futura.
Independentemente do ramo de trabalho em que atuemos, a Palavra de Deus nos ensina a não ser “vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor”. “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças”, “sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis” (Romanos 12:11; Eclesiastes 9:10; Colossenses 3:24). — Parábolas de Jesus, pp. 345 e 346.

Quinta-feira, 28 de julho - 5. “SEU REPOUSO” (HEBREUS 4:1)
5A) Quando o Senhor instituiu Seu dia de descanso para a humanidade? Gênesis 2:2. Como o Senhor confirmou Sua instituição original? Marcos 2:27 e 28.
Gn 2:2 — E, havendo Deus acabado no dia sétimo a Sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a Sua obra, que tinha feito.
Mc 2:27 e 28 — E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem, por causa do sábado. 28 Assim, o Filho do Homem até do sábado é Senhor.

O próprio Deus demarcou a primeira semana como um modelo para as sucessivas semanas até o fim do tempo. Como todas as outras, tinha sete dias literais. Ele usou seis dias na obra da criação; descansou no sétimo, e assim abençoou esse dia e o separou como um período de descanso para o homem. — Educação cristã, p. 190.

5B) Como você se prepara para o que o Senhor chama de “Meus sábados” ou “Meu repouso” (Êxodo 31:13; Hebreus 4:5)? Marcos 15:42; Lucas 23:54 e 56.
Ex 31:13 — Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis Meus sábados, porquanto isso é um sinal entre Mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que Eu sou o Senhor, que vos santifica.
Hb 4:5 — E outra vez neste lugar: Não entrarão no Meu repouso.
Mc 15:42 — E, chegada a tarde, porquanto era o Dia da Preparação, isto é, a véspera do sábado.
Lc 23:54 e 56 — E era o Dia da Preparação, e amanhecia o sábado. [...] 56 E, voltando elas, prepararam especiarias e unguentos, e no sábado repousaram conforme o mandamento.

Que a preparação para o sábado seja concluída na sexta-feira. Cuide para que todas as roupas estejam prontas e que todo o cozimento tenha sido concluído. Engraxe os calçados e tome banho. É possível fazer tudo isso. Se você criar uma regra, conseguirá cumpri-la. No sábado, não deve haver conserto de roupas, preparo de alimentos, busca de prazeres ou qualquer outra atividade secular. Antes do pôr do sol, largue todo trabalho secular e guarde todos os jornais. Pais, expliquem seu trabalho e seu propósito aos filhos e deixem que eles participem da preparação para guardar o sábado conforme o mandamento. — Testemunhos para a igreja, vol. 6, pp. 355 e 356.
Aqueles que negligenciam a preparação para o sábado no sexto dia e cozinham nas horas sagradas violam o quarto mandamento e são transgressores da Lei de Deus. — Spiritual Gifts, vol. 3, pp. 253 e 254.

Sexta-feira, 29 de julho - PARA VOCÊ REFLETIR
1. Qual é a finalidade do trabalho?
2. Que parte do quarto mandamento é frequentemente negligenciada?
3. Quando devemos começar a valorizar o trabalho?
4. O que acontece se não formos produtivos durante a semana?
5. Descreva o repouso do cristão no santo dia de Deus.



  Baixar a lição em DOC  


  Baixar a lição em PDF