LIÇÃO 06

Ativo e competente

3º trimestre de 2022
Sábado, 06 de Agosto de 2022
“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma” (Eclesiastes 9:10).
Só se pode encontrar a verdadeira felicidade em se tornar bom e ao se fazer o bem. O mais puro e mais elevado prazer está garantido àqueles que cumprem fielmente os deveres indicados. Nenhum trabalho honesto é degradante. — The Youth’s Instructor, 5 de dezembro de 1901.
Estudo adicional: Educação, pp. 262-271 (capítulo 31: “O trabalho vitalício”).

Domingo, 31 de julho - 1. ESCOLHENDO UMA OCUPAÇÃO
1A) Como as Escrituras elogiam a ocupação útil? 2 Tessalonicenses 3:11 e 12.
2Ts 3:11 e 12 — Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes, fazendo coisas vãs. 12 A esses tais, porém, mandamos e exortamos, por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão.

Os assuntos da Terra estão mais ligados ao Céu e sob a supervisão mais direta de Cristo do que muitos imaginam. Todas as invenções e aperfeiçoamentos corretos se originam nAquele que é maravilhoso em conselho e excelente no trabalho. O toque hábil da mão do médico, sua capacidade, nervos e músculos, o conhecimento que tem do delicado mecanismo do corpo, esse conjunto de habilidades é a sabedoria do poder divino a ser usada em favor dos sofredores. A habilidade com que o carpinteiro utiliza as ferramentas, a força com que o ferreiro malha o metal sobre a bigorna, tudo isso vem de Deus. O que quer que façamos, seja qual for a posição em que estejamos, Ele deseja controlar nossa mente para podermos realizar uma obra perfeita. — Conselhos aos professores, pais e estudantes, p. 277.

1B) Cite uma das piores maldições e uma das maiores bênçãos para a sociedade. 2 Tessalonicenses 3:10; Provérbios 10:16.
2Ts 3:10 — Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto: que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também.
Pv 10:16 — A obra do justo conduz à vida, mas as produções do ímpio, ao pecado.

Uma das barreiras mais seguras contra o mal é a ocupação útil. Por outro lado, a ociosidade é uma das maiores maldições, pois o vício, o crime e a pobreza são consequências diretas dela. Os que sempre estão ocupados, que efetuam com alegria as tarefas diárias, esses são os membros úteis da sociedade. — Conselhos aos professores, pais e estudantes, p. 275.

Segunda-feira, 1º de agosto - 2. SERVIÇO ACEITÁVEL
2A) Ao escolher uma profissão, que fatores você deve ter em mente? Como nossas capacidades determinam a posição que ocuparemos na vida? Dê exemplos. Filipenses 2:14 e 15.
Fp 2:14 e 15 — Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; 15 para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo.

No que diz respeito às possibilidades da vida, quem é apto para decidir o que é importante e o que não é? Quantos obreiros, nas posições humildes da vida, ao pôr em prática as ações para a bênção do mundo, alcançaram resultados que os reis podem invejar! [...]
Nossas capacidades é que determinam o lugar específico que nos é designado na vida. Nem todos alcançam o mesmo desenvolvimento ou fazem o mesmo trabalho com igual eficiência. Deus não espera que o hissopo atinja as proporções do cedro, ou a oliveira a altura da majestosa palmeira. Mas cada um deve mirar tão alto quanto a união do poder humano com o divino possibilite atingir.
Muitos não se tornam o que poderiam porque não exploram a capacidade total que têm. Não se apegam à força divina como deveriam. Já outros se desviam do caminho que lhes possibilitaria alcançar o verdadeiro sucesso. Buscando maior honra ou uma tarefa mais agradável, tentam fazer algo para o qual não têm preparo. Muitos seres humanos, cujos talentos são adequados para certa vocação, querem muito atuar em determinada área, e aquele que poderia ter sido bem-sucedido como fazendeiro, artesão ou enfermeiro ocupa inadequadamente o cargo de ministro, advogado ou médico. Há outros que poderiam preencher um chamado à responsabilidade, mas que por falta de energia, aplicação ou perseverança, contentam-se com um lugar mais fácil.
Precisamos seguir mais de perto o projeto divino para a vida. Fazer o melhor no trabalho que está ao alcance, entregar nossos caminhos a Deus e estar atento às indicações de Sua providência — essas são as regras que garantem um guia seguro na escolha de uma profissão. — Educação, pp. 266 e 267.

2B) Quaisquer que sejam nossos talentos e chamados, qual é o aspecto mais importante de nossa vida profissional? Hebreus 6:10.
Hb 6:10 — Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra e do trabalho da caridade que para com o Seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos e ainda servis.

O amor puro e santificado que a obra da vida de Cristo expressou é um santo perfume. Como o vaso de unguento que Maria quebrou, ele enche a casa inteira de fragrância. — Testemunhos para a igreja, vol. 6, p. 84.

Terça-feira, 2 de agosto - 3. ÉTICA NO TRABALHO
3A) Independentemente da ocupação, qual deve ser nosso objetivo com respeito ao trabalho? 1 Coríntios 3:12-14; 2 Tessalonicenses 2:17.
1Co 3:12-14 — E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13 a obra de cada um se manifestará; na verdade, o Dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. 14 Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.
2Ts 2:17 — Console o vosso coração e vos conforte em toda boa palavra e obra.

Deus não aprovará a obra de qualquer homem, esteja ele numa alta ou numa baixa posição, seja rico ou pobre, se ela não for feita de coração, com fidelidade e o olhar fixo na glória divina. — Conselhos sobre mordomia, pp. 128 e 129.

3B) Qual é a ética cristã quanto ao trabalho? Colossenses 3:22-24.
Cl 3:22-24 — Escravos, obedeçam em tudo a seus senhores terrenos, não somente para agradar os homens quando eles estão observando, mas com sinceridade de coração, pelo fato de vocês temerem ao Senhor. 23 Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, 24 sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo. [Nova Versão Internacional.]

A religião prática deve ser incluída nos humildes deveres da vida diária. A maior qualificação para qualquer homem é obedecer totalmente à Palavra do Senhor.
Por não estarem ligados a algum serviço do tipo totalmente religioso, muitos sentem que a própria vida é inútil, que não fazem nada para o avanço do reino de Deus. Isso é um erro. Se esse trabalho é o que alguém tem de fazer, essa pessoa não deve se considerar inútil na grande casa de Deus. Os mais humildes deveres não devem ser ignorados. Qualquer trabalho honesto é uma bênção, e a fidelidade nele pode ser um preparo para funções mais elevadas.
Por mais humilde que seja, qualquer trabalho feito para Deus com a total entrega do eu é tão aceitável para Ele quanto o mais elevado serviço. Nenhuma oferta é pequena quando é apresentada com sinceridade e alegria.
Onde quer que estejamos, Cristo nos convida a assumir o dever que se apresenta. Se for em casa, assuma-o com disposição e fervor para fazer do lar um ambiente agradável. Se você é mãe, prepare os filhos para Cristo. Essa obra é tão divina quanto a do ministro no púlpito. Se o seu dever é na cozinha, procure ser uma cozinheira perfeita. Prepare alimentos que sejam saudáveis, nutritivos e saborosos. E ao usar os melhores ingredientes no preparo dos alimentos, lembre-se de alimentar a própria alma com os melhores pensamentos. Se seu trabalho é cultivar o solo ou se envolver em qualquer outro negócio ou ocupação, faça com que o dever do momento seja um sucesso. Concentre a mente no que você está fazendo. Represente a Cristo em todo trabalho. Aja como Ele agiria se estivesse em seu lugar.
Por menor que seja o seu dom, Deus tem um lugar para ele. Esse talento, usado com sabedoria, realizará a obra que lhe foi designada. Pela fidelidade nas pequenas obrigações, devemos trabalhar no plano da adição, e Deus atuará por nós no nível da multiplicação. Esses pequeninos trabalhos se tornarão a mais preciosa influência na obra divina. — Parábolas de Jesus, pp. 359 e 360.

Quarta-feira, 3 de agosto - 4. A OBRA MAIS IMPORTANTE
4A) Qual é a obra mais elevada em que um cristão pode se envolver? Mateus 28:19 e 20; Salmo 96:3.
Mt 28:19 e 20 — Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-as a guardar todas as coisas que Eu vos tenho mandado; e eis que Eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!
Sl 96:3 — Anunciai entre as nações a Sua glória; entre todos os povos, as Suas maravilhas.

A obra acima de toda obra — o negócio acima de todos os outros, que deve atrair e envolver as energias da alma — é o trabalho de salvar pessoas por quem Cristo morreu. Faça disso a principal e mais importante função, o trabalho especial da vida. Coopere com Cristo nessa grande e nobre obra e se torne um missionário nacional ou em outros países. Seja pronto e capaz para trabalhar no próprio país ou em climas distantes visando salvar pessoas. Efetue as obras de Deus e demonstre fé no Salvador ao trabalhar em favor de outros. Oh! Se jovens e idosos se convertessem totalmente a Deus, se assumissem o dever mais próximo e trabalhassem conforme as oportunidades, tornando-se coobreiros de Deus! Se isso acontecesse, multidões de vozes manifestariam os louvores dAquele que as chamou das trevas para Sua maravilhosa luz. — The Youth’s Instructor, 4 de maio de 1893.
Todo verdadeiro discípulo nasce no reino de Deus como missionário. Quem bebe da água viva se torna uma fonte de vida. O receptor se torna um doador. A graça de Cristo na alma é como uma fonte no deserto, brotando para refrigerar a todos e criando naqueles que estão prestes a morrer a ânsia de beber da água da vida. — O Desejado de Todas as Nações, p. 195.

4B) Por que o missionário vive cheio de alegria em sua obra? Lucas 15:6 e 7; Salmo 51:12 e 13.
Lc 15:6 e 7 — E, chegando à sua casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. 7 Digo-vos que assim haverá alegria no Céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.
Sl 51:12 e 13 — Torna a dar-me a alegria da Tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário. 13 Então, ensinarei aos transgressores os Teus caminhos, e os pecadores a Ti se converterão.

A conversão de pessoas a Deus é a maior e mais nobre obra de que os seres humanos podem participar. Nela se revelam o poder de Deus, Sua santidade, paciência e ilimitado amor. Toda conversão verdadeira O glorifica e faz com que os anjos comecem a cantar. — Testemunhos para a igreja, vol. 7, p. 52.
Não podemos desfrutar de maior alegria do que sendo coobreiros de Deus, resgatando pessoas da escravidão do pecado e edificando o reino de Cristo. Essa alegria é a mesma de Jesus, e toda alma que participa dela também usufrui da plena alegria. Podemos beber repetidas vezes dessa fonte de alegria e nos regozijarmos nela, sabendo que não pode ser comparada com nenhuma outra felicidade. — The Review and Herald, 13 de fevereiro de 1894.

Quinta-feira, 4 de agosto - 5. OUTRAS PROFISSÕES
5A) Como podemos incluir a obra de salvar pessoas em várias ocupações cristãs? Efésios 4:28; 1 Coríntios 15:58.
Ef 4:28 — Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
1Co 15:58 — Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.

(1) A obra médica: “Não há campo missionário mais importante do que aquele ocupado pelo médico fiel e temente a Deus.” — Testemunhos para a igreja, vol. 5, p. 448.
(2) Negócios: “Há necessidade de homens de negócios que incluam os grandes princípios da verdade em todas as transações comerciais. [...] [Daniel] foi um modelo do que todo empresário pode ser.” — Parábolas de Jesus, pp. 350 e 351.
(3) Professores: “Os professores são necessários especialmente para as crianças.” — Testemunhos para a igreja, vol. 6, p. 201.
(4) Outras profissões: “A verdadeira felicidade se encontra apenas em ser bom e fazer o bem. [...] Nenhum trabalho honesto é degradante.” — The Youth’s Instructor, 5 de dezembro de 1901.

5B) Como Deus vê a riqueza adquirida com honestidade? Deuteronômio 8:18 .
Dt 8:18 — Antes, te lembrarás do Senhor, teu Deus, que Ele é o que te dá força para adquirires poder; para confirmar o Seu concerto, que jurou a teus pais, como se vê neste dia.

A Bíblia não condena o rico porque é rico; não declara ser pecado adquirir riqueza nem diz que o dinheiro é a raiz de todos os males. Pelo contrário, as Escrituras afirmam que Deus é quem dá a capacidade de obter riqueza. E essa habilidade é um talento precioso se for consagrada a Deus e usada para promover Sua causa. A Bíblia não condena a genialidade nem a arte, pois esses dons vêm da sabedoria que Deus dá. Não podemos deixar o coração mais puro ou mais santo por vestir o corpo com pano de saco, ou privando o lar de tudo o que traz conforto, sabor ou conveniência. — Conselhos sobre mordomia, p. 138.

Sexta-feira, 5 de agosto - PARA VOCÊ REFLETIR
1. Como podemos nos beneficiar da ocupação útil?
2. Que fatores devem influenciar nossa escolha de uma profissão?
3. De que modo alguém pode usar o trabalho como uma bênção?
4. Qual é a obra mais elevada da vida da qual podemos participar? Por que tal função é prazerosa?
5. Cite alguns exemplos de grandes oportunidades para salvar pessoas.



  Baixar a lição em DOC  


  Baixar a lição em PDF