“O homem fiel será cumulado de bênçãos, mas quem tem pressa de enriquecer não ficará sem castigo” (Provérbios 28:20, Nova Almeida Atualizada).
Todas as vantagens que Deus dá são meios divinos para conceder grande entusiasmo, zelo no esforço e vigor no cumprimento de Sua santa vontade. — Patriarcas e profetas, p. 360.
Estudo adicional: Testemunhos para a igreja, vol. 1, pp. 225 e 226 (capítulo 44: “Especulações”).
Domingo, 7 de agosto - 1. ENRIQUECENDO RAPIDAMENTE
1A) Qual será o resultado de participar de esquemas de enriquecimento rápido? Provérbios 21:5.
Pv 21:5 — Os pensamentos do diligente tendem à abundância, mas os de todo apressado, tão-somente à pobreza.
A mentalidade voltada para a obtenção de lucros, para um rápido enriquecimento, para esse secularismo que tudo absorve, é dolorosamente contrária à nossa fé e doutrinas. — Conselhos sobre mordomia, pp. 231 e 232.
1B) Por que o mordomo cristão trabalha pela riqueza eterna em vez de participar de esquemas impróprios de enriquecimento rápido? Salmo 37:7.
Sl 37:7 — Descansa no Senhor e espera nEle; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.
Satanás está de olho no temperamento peculiar, egoísta e cobiçoso de alguns que professam a verdade, e os tentará lançando riqueza em seu caminho, oferecendo-lhes os ganhos da Terra. Ele sabe que se não vencerem esse temperamento natural, tropeçarão e cairão por amarem a Mamom e o adorarem como ídolo. O objetivo de Satanás muitas vezes se cumpre. O forte amor ao mundo supera, ou engole, o amor pela verdade. Ele lhes oferece os reinos do mundo, e ansiosamente agarram esse tesouro e pensam que prosperaram de modo maravilhoso. Satanás triunfa porque seu plano foi um sucesso. Eles abandonaram o amor a Deus, trocando-o pelo amor ao mundo. — Testemunhos para a igreja, vol. 1, p. 142.
Segunda-feira, 8 de agosto - 2. RIQUEZAS QUE VÊM DO TRABALHO
2A) Qual é a diferença entre um esquema de enriquecimento rápido e um investimento adequado de recursos? Provérbios 28:20; Provérbios 31:16 e 24.
Pv 28:20 — O homem fiel desfrutará de ricas bênçãos, mas quem tem pressa de enriquecer não ficará impune. [Almeida Século 21.]
Pv 31:16 e 24 — Avalia um campo e compra-o; planta uma vinha com a renda de seu trabalho. [...] 24 Faz vestidos de linho e os vende, fornece cintas aos comerciantes. [Almeida Século 21.]
Muitas vezes, quando o Senhor abriu o caminho a fim de que os irmãos empregassem recursos para o avanço da causa, os agentes de Satanás apresentaram algum empreendimento que prometia dobrar o capital dos irmãos. Eles mordem a isca e investem o dinheiro, mas a causa — e com frequência eles mesmos — nunca recebem um só real. — Testemunhos para a igreja, vol. 5, p. 154.
Todo movimento [...] que vem para atiçar a ânsia de enriquecer do dia para a noite através da especulação [investimento altamente arriscado] afasta a mente das pessoas das verdades mais solenes já concedidas a mortais. Pode haver perspectivas animadoras por um tempo, mas o fim do processo é o fracasso. O Senhor não aprova tais movimentos. Se essa atividade receber apoio, esses esquemas especulativos [arriscados] atrairão a muitos que não se deixariam desviar, por nenhum outro método, da obra de apresentar as verdades solenes que devem ser proclamadas ao povo hoje. — Conselhos sobre mordomia, pp. 234 e 235. [Colchetes do tradutor.]
O trabalho é uma bênção, não uma maldição. O trabalho dedicado mantém muitos, jovens ou idosos, longe das armadilhas daquele que “sempre encontra algum mal para ocupar mãos ociosas”. Ninguém se envergonhe por trabalhar, pois o trabalho honesto é enobrecedor. Enquanto as mãos estão ocupadas nas tarefas mais comuns, a mente pode estar cheia de pensamentos elevados e santos. — The Youth’s Instructor, 27 de fevereiro de 1902.
2B) Por que as pessoas muitas vezes se sentem tentadas a se envolver em aplicações financeiras arriscadas? Provérbios 27:20.
Pv 27:20 — O inferno e a perdição nunca se fartam, e os olhos do homem nunca se satisfazem.
É uma experiência perigosa para o nosso povo se envolver em riscos financeiros [especulação]. Colocam-se assim no terreno do inimigo e se sujeitam a grandes tentações, desapontamentos, provas e perdas. Então vem uma inquietação febril, um desejo ardente de obter meios com mais rapidez do que as circunstâncias atuais admitem. Alteram o ambiente na esperança de ganhar mais dinheiro. Mas quase sempre as expectativas não se cumprem, e ficam desanimados, e regridem em vez de progredir. [...] Eles estão se desviando de Deus. — Testemunhos para a igreja, vol. 4, p. 617.
Terça-feira, 9 de agosto - 3. CONHEÇA A ESTRATÉGIA DO INIMIGO
3A) Mesmo nesta época de ritmo acelerado, o que Deus misericordiosamente nos providencia, e por quê? Eclesiastes 3:1.
Ec 3:1 — Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
O valor do tempo está além de qualquer cálculo. Cristo considerava cada momento precioso, e assim também devemos fazer. A vida é muito curta para ser desperdiçada. Restam-nos apenas alguns dias do tempo de graça a fim de nos prepararmos para a eternidade. Não temos tempo a perder, nem tempo para se dedicar ao prazer egoísta, nem tempo para transigir com o pecado. [...]
Nosso tempo pertence a Deus. Cada momento é dEle, e estamos sob a mais solene obrigação de aproveitá-lo para Sua glória. De nenhum talento que Ele deu exigirá uma prestação de contas mais detalhada do que de nosso tempo. — Parábolas de Jesus, p. 342.
3B) Que fatores devemos ter em mente ao planejar o tempo? Tiago 4:13-15.
Tg 4:13-15 — Ouçam agora, vocês que dizem: Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro. 14 Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. 15 Ao invés disso, deveriam dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo. [Nova Versão Internacional.]
3C) Ao tentar progredir na obra de Deus, o que devemos perceber? 1 Pedro 5:8.
1Pe 5:8 — Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.
Não temos tempo a perder. Os poderes das trevas estão atuando com intensa energia, e Satanás avança com passos furtivos, como um lobo em busca da presa, para apanhar aqueles que hoje estão dormindo. Temos advertências a dar agora, uma obra que podemos fazer agora, mas em breve será mais difícil do que imaginamos. Deus nos ajude a permanecer no canal da luz para trabalhar com os olhos fixos no Líder, e prosseguir com paciência e perseverança até que alcancemos a vitória. — The Review and Herald, 12 de novembro de 1914.
3D) O que a Inspiração ensina sobre a luta à nossa frente? Efésios 6:12; Mateus 24:12 e 13.
Ef 6:12 — Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Mt 24:12 e 13 — E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará. 13 Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
Com zelo e energia intensificados, devemos fazer a obra do Senhor avançar até o fim dos tempos. — Conselhos aos professores, pais e estudantes, p. 548.
Quarta-feira, 10 de agosto - 4. SEJA ÚTIL
4A) Em vez de nos envolvermos em esquemas arriscados [especulativos] de enriquecimento rápido, o que devemos fazer com os talentos que Deus nos confiou? Lucas 19:13.
Lc 19:13 — E, chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas e disse-lhes: Negociai até que eu venha.
O Senhor ordena a todos nós: “Negociai até que Eu venha” [Lucas 19:13]. Por Sua própria sabedoria, deu-nos orientação para o uso de Seus dons. Devemos desenvolver as habilidades da fala, memória, influência e propriedade para a glória de Deus e o avanço de Seu reino. Ele abençoará o uso correto de Seus dons. — Conselhos sobre mordomia, p. 116.
Por maiores ou menores que sejam as posses de qualquer pessoa, que ela se lembre de que as recebeu em confiança. Por fim, terá de prestar contas a Deus pela força, habilidades, tempo, talentos, oportunidades e recursos. Essa é uma obra individual; Deus nos dá tudo isso para que nos tornemos como Ele: generosos, nobres e praticantes do bem ao compartilhar com outros. Aqueles que se esquecem da missão divina e procuram apenas economizar ou gastar visando transigir com o orgulho, ou o egoísmo, podem até obter os lucros e prazeres deste mundo, mas na avaliação de Deus suas realizações espirituais indicam serem eles pobres, infelizes, miseráveis, cegos e nus.
Quando corretamente empregada, a riqueza se torna um elo dourado de gratidão e afeição entre o homem e os semelhantes, e um forte vínculo que une as afeições de quem a possui ao Redentor. — The Review and Herald, 16 de maio de 1882.
4B) O que podemos aprender com a experiência de Salomão? Eclesiastes 2:10 e 11.
Ec 2:10 e 11 — Não me neguei nada que os meus olhos desejaram; não me recusei a dar prazer algum ao meu coração. Na verdade, eu me alegrei em todo o meu trabalho; essa foi a recompensa de todo o meu esforço. 11 Contudo, quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento; não há qualquer proveito no que se faz debaixo do Sol.
Devemos nos afastar de mil temas que chamam a atenção. Há assuntos que consomem tempo, geram questionamentos e não levam a nada. Os interesses mais sublimes exigem a atenção e a energia que tantas vezes são usadas em assuntos comparativamente insignificantes. — A ciência do bom viver, p. 456.
A energia agora concentrada em bens baratos e perecíveis deveria ser canalizada para a obra que deve iluminar o mundo. Que toda energia dada por Deus seja usada na obra que traz a bendita satisfação que perdura para o tempo e a eternidade. — Manuscript Releases, vol. 6, p. 267.
Ninguém deve perder tempo lamentando a escassez dos recursos visíveis que possui. A aparência pode não ser promissora, mas a energia e a confiança em Deus desenvolverão os recursos. — Profetas e reis, p. 243.
Quinta-feira, 11 de agosto - 5. UMA POSSE ADQUIRIDA
5A) Por que a atitude tola do homem rico, de ampliar os celeiros, é uma advertência para nós? Lucas 12:16-21.
Lc 12:16-21 — Então lhes contou esta parábola: A terra de certo homem rico produziu muito bem. 17 Ele pensou consigo mesmo: O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita. 18 Então disse: Já sei o que vou fazer. Vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores, e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens. 19 E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se. 20 Contudo, Deus lhe disse: Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou? 21 Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus. [Nova Versão Internacional.]
Há uma triste sonegação para com Deus por parte de Seu professo povo. Eles dedicam à satisfação egoísta os recursos e esforços que deviam oferecer a Cristo. Roubamos de Deus o tempo, o dinheiro e o serviço que Lhe pertencem. O amor-próprio e a satisfação própria excluem o amor de Jesus da alma, e é por isso que não há na igreja maior zelo nem amor mais fervoroso por Aquele que nos amou primeiro. Enquanto muitos transigem com o conforto egoísta, as pessoas por quem Cristo morreu perecem.
É por isso que o Senhor não pode conceder à Sua igreja, do modo como gostaria, a plenitude de Suas bênçãos. [...] Não pode conceder a bênção total enquanto estiverem assim, corrompidos com a mentalidade e as práticas do mundo. — The Signs of the Times, 22 de dezembro de 1890.
5B) Ao considerarmos o preço pago por nossa redenção, o que deve sempre vir em primeiro lugar em nossa mente? 1 Coríntios 3:23; Provérbios 6:20.
1Co 3:23 — E vós, de Cristo, e Cristo, de Deus.
1Co 6:20 — Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
Quer ofereçamos quer não a mente, a alma e as forças a Deus, tudo pertence a Ele. Deus fala com cada ser humano, dizendo: “Tenho direitos sobre você. Dê-me seu zelo, suas capacidades, energia e recursos.” Ele tem o direito de pedir isso, pois somos Seus, salvos do serviço do pecado por Seu ilimitado amor e pela agonia da cruz do Calvário. De modo algum, devemos dedicar nossas faculdades ao interesse próprio. Dia a dia devemos devolver ao Senhor aquilo que Ele nos confiou. — The Signs of the Times, 2 de janeiro de 1901.
Sexta-feira, 12 de agosto - PARA VOCÊ REFLETIR
1. Qual será o resultado de participar de esquemas de enriquecimento rápido?
2. Como devemos adquirir recursos?
3. O que deve nos incentivar a trabalhar por Cristo?
4. Cite algumas maneiras pelas quais podemos ser mordomos mais fiéis de nossas finanças.
5. O que frequentemente exclui o amor de Cristo do meu coração?