LIÇÃO 09

Motivados pelo amor

3º trimestre de 2022
Sábado, 27 de Agosto de 2022
“Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei” (1 Coríntios 13:2, Nova Almeida Atualizada).
Aprenda que o amor cristão é de origem celestial, e que sem ele todas as outras qualificações são inúteis. — The Review and Herald, 21 de julho de 1904.
Estudo adicional: Conselhos sobre mordomia, pp. 20-23 (capítulo 3: “Razões para dar”).

Domingo, 21 de agosto - 1. UM CAPÍTULO PARA HOJE
1A) Como o fiel mordomo é afetado ao estudar e refletir com oração em 1 Coríntios 13? 2 Coríntios 3:18; 1 João 4:19-21.
1Co 13 [o capítulo todo] — 1 Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. 2 Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei. 3 Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá. 4 O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. 5 Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. 6 O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. 7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8 O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. 9 Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos; 10 quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá. 11 Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, abandonei as coisas de menino. 12 Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido. 13 Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor. [Nova Versão Internacional.]
2Co 3:18 — Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo, como um espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.
1Jo 4:19-21 — Nós o amamos porque Ele nos amou primeiro. 20 Se alguém diz: Eu amo a Deus e aborrece a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? 21 E dEle temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também seu irmão.

O Senhor deseja que eu chame a atenção de Seu povo para o capítulo 13 de 1 Coríntios. Leiam esse capítulo todos os dias e extraiam conforto e força dele. — The Review and Herald, 21 de julho de 1904.
No capítulo 13 de 1 Coríntios, o apóstolo Paulo define o verdadeiro amor cristão. [...] Esse capítulo é uma expressão da obediência de todos os que amam a Deus e guardam Seus mandamentos. Esse amor atua na vida de todo crente verdadeiro. — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 6, p. 1091.

1B) O que deve ser bastante analisado por todos os que professam a verdade presente nestes últimos dias e procuram compartilhá-la? 2 Pedro 1:10-12.
2Pe 1:10-12 — Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. 11 Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. 12 Pelo que não deixarei de exortar-vos sempre acerca destas coisas, ainda que bem as saibais e estejais confirmados na presente verdade.

Que cuidado devemos ter para que nossas palavras e ações estejam em harmonia com a verdade sagrada que Deus nos confiou! As pessoas do mundo nos contemplam para observar o que nossa fé tem operado em nosso caráter e vida. Estão atentas para ver se ela exerce mesmo um efeito santificador em nosso coração, e se estamos sendo transformados à semelhança de Cristo. Estão prontas para descobrir cada defeito em nossa vida, cada inconsistência em nossos atos. Não demos motivo para criticarem nossa fé. — The Review and Herald, 5 de junho de 1888.

Segunda-feira, 22 de agosto - 2. VENCENDO O EGOÍSMO
2A) Por que o conhecimento da verdade, aliado a uma capacidade apurada para expressá-la, é insuficiente para glorificar a Cristo? 1 Coríntios 13:1-3.
1Co 13:1-3 — Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. 2 Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei. 3 Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá. [Nova Versão Internacional.]

Se o conhecimento da verdade não produz beleza na alma, se não submete, suaviza nem recria o homem à imagem de Deus, de nada adianta quem a recebe; é como o bronze que soa e um sino que tine. — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 4, p. 1181.
Não é o palestrante treinado nem a inteligência aguçada que conta diante de Deus. É o propósito fervoroso, a profunda piedade, o amor à verdade, o temor a Deus que têm uma influência reveladora. Um testemunho do coração, vindo de lábios honestos, cheio de fé e humilde confiança, embora proferido por uma língua gaguejante, é considerado por Deus tão precioso quanto ouro. Já o discurso inteligente e a oratória sagaz daquele a quem se confiou grandes talentos, mas que está carente de veracidade, de propósito firme, de pureza, de altruísmo, são como bronze que soa e um sino que tine. Pode até dizer algo engraçado, contar anedotas e brincar com os sentimentos, mas Jesus não está nele. Tudo isso pode agradar a corações não santificados, mas Deus tem em Suas mãos a balança que pesa as palavras, o espírito, a sinceridade, a devoção, e Ele declara que a soma de tudo isso é mais leve que a vaidade. — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 6, p. 1091.

2B) Que advertência condena o uso egoísta das bênçãos de Deus? Malaquias 2:2; Tiago 2:15 e 16.
Ml 2:2 — Se o não ouvirdes e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao Meu nome, diz o Senhor dos Exércitos, enviarei a maldição contra vós e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e já as tenho amaldiçoado, porque vós não pondes isso no coração.
Tg 2:15 e 16 — E, se o irmão ou a irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano, 16 e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e lhes não derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?

O egoísmo é o pecado mais tolerado, mas é o que mais nos separa de Deus e produz tantas desordens espirituais contagiosas. Não pode haver um retorno ao Senhor exceto pela abnegação. Nada podemos fazer de nós mesmos, mas pela força de Deus podemos viver para fazer o bem aos outros e assim evitar o mal do egoísmo. Não precisamos ir a terras pagãs para manifestar nosso desejo de dedicar tudo a Deus numa vida útil e altruísta. Devemos efetuar isso no círculo familiar, na igreja, entre aqueles com quem nos relacionamos e com quem negociamos. Bem nos caminhos comuns da vida é onde devemos negar o eu e mantê-lo sob controle. — Testemunhos para a igreja, vol. 2, p. 132.

Terça-feira, 23 de agosto - 3. UMA ARMADILHA PARA O MORDOMO CRISTÃO
3A) Embora as doutrinas bíblicas, a profunda compreensão profética e a coragem indomável sejam essenciais, que advertência Deus dá a todos os que creem na verdade presente? 1 Coríntios 13:2 e 3.
1Co 13:2 e 3 — Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei. 3 Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá. [Nova Versão Internacional.]

Por mais elevada que seja a profissão, aquele cuja alma não está cheia do amor a Deus e ao próximo não é um verdadeiro discípulo de Cristo. Embora devesse possuir grande fé e poder até mesmo para operar milagres, essa fé seria inútil sem amor. Pode exibir grande generosidade; mas, se por qualquer outro motivo que não o amor genuíno, ele doasse todos os bens para alimentar os pobres, o ato não o recomendaria ao favor de Deus. Em seu zelo, poderia até enfrentar a morte de um mártir, mas se o amor não o moveu a fazer isso, Deus o consideraria como um entusiasta iludido ou um hipócrita ambicioso. — Atos dos apóstolos, pp. 318 e 319.

3B) Que perigos podem assediar até mesmo os mais zelosos seguidores da tríplice mensagem? Apocalipse 3:17; Isaías 65:5.
Ap 3:17 — Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta (e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu).
Is 65:5 — E dizem: Retira-te, e não te chegues a mim, porque sou mais santo do que tu. Estes são uma fumaça no Meu nariz, um fogo que arde todo o dia.

Uma religião baseada na letra da lei tem sido considerada a melhor para este tempo. Entretanto, isso é um erro. A repreensão de Cristo aos fariseus se aplica àqueles que perderam o primeiro amor no coração. Uma religião fria e apegada à teoria da lei nunca pode levar almas a Cristo, pois não possui nem amor nem Jesus. Quando se praticam jejuns e orações com espírito de justiça própria, esses rituais se tornam abomináveis a Deus. A reunião solene para adoração, a sequência de cerimônias religiosas, a humilhação externa, o sacrifício imposto — tudo declara ao mundo que o praticante desse sistema se considera justo. Tudo isso chama a atenção de quem observa deveres rigorosos, dizendo: “Esse homem tem direito ao Céu”. Mas tudo isso é um engano. As obras não nos comprarão uma entrada no Céu. A única grande Oferta é suficiente para todos os que creem. [...] Contemple a Deus, não aos homens. Deus é seu Pai celestial, que está disposto a suportar pacientemente suas enfermidades e a perdoá-las e curá-las. — The Review and Herald, 20 de março de 1894.
Não há nada que possa enfraquecer tanto a influência da igreja quanto a falta de amor. [...] Se tivermos de enfrentar a oposição de nossos inimigos, representados como lobos, tomemos cuidado para não manifestar o mesmo espírito deles entre nós. — The Review and Herald, 5 de junho de 1888.

Quarta-feira, 24 de agosto - 4. BEBENDO DE UMA FONTE PURA
4A) Que tipo de serviço é inaceitável a Deus, e por quê? Jeremias 2:13; Isaías 58:4 e 5. Como podemos vencer esse problema? Isaías 58:6-8.
Jr 2:13 — Porque o Meu povo fez duas maldades: a Mim Me deixaram, o Manancial de Águas Vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.
Is 58:4 e 5 — Seu jejum termina em discussão e rixa, e em brigas de socos brutais. Vocês não podem jejuar como fazem hoje e esperar que a sua voz seja ouvida no alto. 5 Será esse o jejum que escolhi, que apenas um dia o homem se humilhe, incline a cabeça como o junco e se deite sobre pano de saco e cinzas? É isso que vocês chamam jejum, um dia aceitável ao Senhor? [Nova Versão Internacional.]
Is 58:6-8 — O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo? 7 Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo? 8 Aí sim, a sua luz irromperá como a alvorada, e prontamente surgirá a sua cura; a sua retidão irá adiante de você, e a glória do Senhor estará na sua retaguarda. [Nova Versão Internacional.]

Vigie em oração. Só assim você pode empenhar todo o seu ser na obra do Senhor. O eu deve ser posto em segundo plano. Aqueles que se destacam ganham uma educação que logo se torna uma segunda natureza. Logo deixarão de perceber que, em vez de elevar a Jesus, exaltam a si mesmos, em vez de serem condutos pelos quais a água viva pode fluir para refrescar a outros, absorvem as simpatias e afeições dos que os cercam. Isso não é lealdade ao nosso Senhor crucificado. — Conselhos sobre saúde, p. 560.
É o morrer diário para o eu nos pequenos negócios da vida que nos torna vencedores. Devemos esquecer de nós mesmos no desejo de fazer o bem aos outros. — Testemunhos para a igreja, vol. 2, p. 132.

4B) Descreva o resultado da verdadeira religião. Tiago 1:27.
Tg 1:27 — A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo.

4C) Como devemos produzir esses frutos? João 7:37 e 38.
Jo 7:37 e 38 — E, no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-Se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, que venha a Mim e beba. 38 Quem crê em Mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.

A religião pura de Jesus é a fonte da qual fluem correntes de caridade, amor e altruísmo.
Um cristão é alguém semelhante a Cristo. Uma mulher cristã é ativa no serviço de Deus, participa da reunião social e sua presença também animará outros. A religião não consiste em obras, mas a religião opera; não está adormecida.
Muitos parecem sentir que a religião tem a tendência de estreitar e limitar quem a possui, mas a verdadeira religiosidade não tem uma influência limitante; pelo contrário, é a falta de religião que limita as faculdades e restringe a mente. Quando um homem é limitado, isso é uma evidência de que precisa da graça de Deus, da unção celestial, pois um cristão é aquele em quem o Senhor, o Deus dos Exércitos, pode operar a fim de que possa andar nos caminhos do Senhor da Terra e manifestar a vontade divina aos homens. — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 7, p. 935.

Quinta-feira, 25 de agosto - 5. PODER PARA A VERDADEIRA MORDOMIA
5A) Qual é o degrau mais alto da escada do crescimento cristão? 2 Pedro 1:4-7. O que devemos perceber no esforço de cultivar todas as qualidades de um verdadeiro cristão?
2Pe 1:4-7 — Pelas quais Ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que, pela concupiscência, há no mundo, 5 e vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude, a ciência, 6 e à ciência, a temperança, e à temperança, a paciência, e à paciência, a piedade, 7 e à piedade, o amor fraternal, e ao amor fraternal, a caridade.

Devemos acrescentar fé à virtude; e à virtude o conhecimento; e ao conhecimento a temperança; e à temperança a paciência; e à paciência a piedade; e à piedade o amor fraternal; e ao amor fraternal a caridade. Você não deve entender que precisa esperar até ter aperfeiçoado uma dessas graças para depois cultivar outra. Não! Elas crescem juntas, alimentadas continuamente pela fonte do amor. Em cada dia da sua vida, você pode aperfeiçoar os benditos atributos plenamente revelados no caráter de Cristo, e quando fizer isso, levará luz, amor, paz e alegria à sua casa. — The Review and Herald, 29 de julho de 1890.

5B) Explique como podemos ser imbuídos pela nova vida espiritual e pelos motivos corretos. Ezequiel 37:1-14; Marcos 2:22.
Ez 37:1-14 — A mão do Senhor estava sobre mim, e por seu Espírito Ele me levou a um vale cheio de ossos. 2 Ele me levou de um lado para outro, e pude ver que era enorme o número de ossos no vale, e que os ossos estavam muito secos. 3 Ele me perguntou: Filho do homem, esses ossos poderão tornar a viver? Eu respondi: Ó Soberano Senhor, só Tu o sabes. 4 Então Ele me disse: Profetize a esses ossos e diga-lhes: Ossos secos, ouçam a Palavra do Senhor! 5 Assim diz o Soberano Senhor a estes ossos: Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida. 6 Porei tendões em vocês e farei aparecer carne sobre vocês e os cobrirei com pele; porei um espírito em vocês, e vocês terão vida. Então vocês saberão que Eu sou o Senhor. 7 E eu profetizei conforme a ordem recebida. E, enquanto profetizava, houve um barulho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso. 8 Olhei, e os ossos foram cobertos de tendões e de carne, e depois de pele, mas não havia espírito neles. 9 A seguir Ele me disse: Profetize ao espírito; profetize, filho do homem, e diga-lhe: Assim diz o Soberano Senhor: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam. 10 Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram de pé. Era um exército enorme! 11 Então Ele me disse: Filho do homem, esses ossos são toda a nação de Israel. Eles dizem: Nossos ossos se secaram e nossa esperança se foi; fomos exterminados. 12 Por isso profetize e diga-lhes: Assim diz o Soberano Senhor: Ó Meu povo, vou abrir os seus túmulos e fazê-los sair; trarei vocês de volta à terra de Israel. 13 E, quando eu abrir os seus túmulos e os fizer sair, vocês, Meu povo, saberão que Eu sou o Senhor. 14 Porei o Meu Espírito em vocês, e vocês viverão, e Eu os estabelecerei em sua própria terra. Então vocês saberão que Eu, o Senhor, falei, e o fiz seus companheiros, Palavra do Senhor. [Nova Versão Internacional.]
Mc 2:22 — E ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo rompe os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; o vinho novo deve ser posto em odres novos.

“Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus” (Salmo 51:17). O homem deve se esvaziar de si mesmo antes que possa se tornar, no mais amplo sentido, um crente em Jesus. Quando o ser humano renuncia ao eu, então o Senhor pode torná-lo uma nova criatura. Odres novos é que podem conter vinho novo. O amor de Cristo animará o crente com uma nova vida. O caráter de Cristo se manifestará naquele que contempla o Autor e Consumador de nossa fé. — O Desejado de Todas as Nações, p. 280.

Sexta-feira, 26 de agosto - PARA VOCÊ REFLETIR
1. Por que o mordomo cristão deve estudar 1 Coríntios 13 diariamente?
2. De que forma qualquer um de nós pode estar em perigo de ser como um metal que soa ou um sino que tine?
3. Por que até mesmo um mártir que professa a Cristo pode se perder?
4. Quando nossa atitude e nosso trabalho agradam a Deus?
5. Como o amor opera em harmonia com as outras qualidades em 2 Pedro 1:4-7?



  Baixar a lição em DOC  


  Baixar a lição em PDF