LIÇÃO 10

Apenas motivos puros

3º trimestre de 2022
Sábado, 03 de Setembro de 2022
“[O amor] não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal” (1 Coríntios 13:5).
O caminho para o paraíso não é de vanglória, mas de arrependimento, confissão, humilhação, fé e obediência. — The Review and Herald, 23 de dezembro de 1890.
Estudo adicional: Testemunhos para a igreja, vol. 2, pp. 50-60 (capítulo 4: “O falar pecaminoso”).

Domingo, 28 de agosto - 1. VIGIANDO NOSSO COMPORTAMENTO
1A) Cite uma característica do amor referente ao comportamento em geral. 1 Coríntios 13:5 (primeira parte).
1Co 13:5 [p. p.] — Não maltrata [...]. [Nova Versão Internacional.]

1B) Cite alguns exemplos de comportamento impróprio que devemos reconhecer como uma advertência. Gálatas 2:11-13; Tiago 2:1-4, 8 e 9.
Gl 2:11-13 — E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível. 12 Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão. 13 E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação.
Tg 2:1-4, 8 e 9 — Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façam diferença entre as pessoas, tratando-as com favoritismo. 2 Suponham que na reunião de vocês entre um homem com anel de ouro e roupas finas, e também entre um homem pobre com roupas velhas e sujas. 3 Se vocês derem atenção especial ao homem que está vestido com roupas finas e disserem: Aqui está um lugar apropriado para o senhor, mas disserem ao pobre: Você, fique de pé ali, ou: Sente-se no chão, junto ao estrado onde ponho os meus pés, 4 não farão discriminação, fazendo julgamentos com critérios errados? [...] 8 Se vocês de fato obedecerem à Lei real encontrada na Escritura que diz: Ame o seu próximo como a si mesmo, agirão corretamente. 9 Mas se tratarem os outros com favoritismo, cometerão pecado e serão condenados pela Lei como transgressores. [Nova Versão Internacional.]

1C) Como a Palavra de Deus adverte o mordomo cristão contra outro tipo comum de comportamento impróprio? Provérbios 14:29; Provérbios 18:23 (última parte).
Pv 14:29 — O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura.
Pv 18:23 [ú. p.] — [...] mas o rico responde com durezas.

Surgiu uma classe sem autocontrole; não refreiam o temperamento nem a língua, e alguns deles alegam ser seguidores de Cristo, mas não são. Jesus não lhes deu tal exemplo. Quando tiverem a mansidão e humildade do Salvador, não praticarão os impulsos do coração natural, pois isso é de Satanás. Alguns são irritados e, se começam a perder o domínio próprio na palavra ou no temperamento sob provocação, ficam tão embriagados com a raiva quanto o bêbado fica com a bebida. São irracionais e não são facilmente persuadidos ou convencidos. Não são pessoas sensatas; Satanás por enquanto tem controle total. Cada uma dessas demonstrações de ira enfraquece o sistema nervoso e as faculdades morais, e dificulta controlar a raiva noutro episódio de provocação. Só há um remédio para essa classe — absoluto autocontrole em todas as circunstâncias. — The Youth’s Instructor, 10 de novembro de 1886.

Segunda-feira, 29 de agosto - 2. PRUDÊNCIA AMOROSA
2A) Como somos aconselhados a desenvolver um comportamento cristão, sobretudo para com aqueles que podem nos provocar injustamente? Tiago 1:19-21; Provérbios 15:1; Provérbios 19:11.
Tg 1:19-21 — Sabeis isto, meus amados irmãos; mas todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. 20 Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. 21 Pelo que, rejeitando toda imundícia e acúmulo de malícia, recebei com mansidão a Palavra em vós enxertada, a qual pode salvar a vossa alma.
Pv 15:1 — A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.
Pv 19:11 — O entendimento do homem retém a sua ira; e sua glória é passar sobre a transgressão.

[Cristo] foi acusado injustamente, mas não abriu a boca para Se justificar. Quantos agora, quando acusados daquilo de que não são culpados, sentem que há um momento em que a tolerância deixa de ser virtude e, perdendo a paciência, falam palavras que entristecem o Espírito Santo. — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 4, p. 1148.
Se o orgulho e o egoísmo fossem abandonados, cinco minutos bastariam para eliminar a maioria das dificuldades. Os anjos se entristecem e Deus Se desagrada pelas horas passadas justificando o eu. — Primeiros escritos, p. 119.

2B) Cite exemplos de como um mordomo cristão pode demonstrar amorosa prudência. Atos 9:36-39.
At 9:36-39 — Em Jope havia uma discípula chamada Tabita, que em grego é Dorcas, que se dedicava a praticar boas obras e dar esmolas. 37 Naqueles dias ela ficou doente e morreu, e seu corpo foi lavado e colocado num quarto do andar superior. 38 Lida ficava perto de Jope, e quando os discípulos ouviram falar que Pedro estava em Lida, mandaram-lhe dois homens dizer-lhe: Não se demore em vir até nós. 39 Pedro foi com eles e, quando chegou, foi levado para o quarto do andar superior. Todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando-lhe os vestidos e outras roupas que Dorcas tinha feito quando ainda estava com elas. [Nova Versão Internacional.]

Em Jope, próximo a Lida, vivia uma mulher chamada Dorcas, cujas boas ações a tornaram muito amada. Era uma digna discípula de Jesus, e sua vida estava repleta de atos de bondade. Ela sabia quem precisava de roupas confortáveis e quem precisava de empatia, e servia livremente aos pobres e aos aflitos. Seus dedos hábeis eram mais ativos que sua língua. — Atos dos apóstolos, p. 131.
A pregação é uma pequena parte do trabalho a ser realizado para a salvação de almas. O Espírito de Deus convence os pecadores acerca da verdade e os coloca nos braços da igreja. Os ministros podem fazer sua parte, mas nunca podem efetuar a obra que a igreja deveria cumprir. Deus exige que Sua igreja cuide daqueles que são jovens na fé e experiência, vá até eles, não com o propósito de fofocar, mas para orar, para falar palavras que são “como maçãs de ouro em salva de prata” [Provérbios 25:11]. [...]
É dever dos filhos de Deus ser missionários para Ele, familiarizando-se com aqueles que precisam de ajuda. Se alguém está fraquejando sob a tentação, tratem o caso dessa pessoa com cuidado e atuem com sabedoria, pois o interesse eterno dela está em jogo, e as palavras e atos dos que trabalham em favor dela podem ser um cheiro de vida para vida ou de morte para morte. — Testemunhos para a igreja, vol. 4, p. 69.

Terça-feira, 30 de agosto - 3. AMOR ALTRUÍSTA: UM REMÉDIO CONTRA O EU
3A) Quando o verdadeiro amor pelos outros se torna escasso, como superar esse problema? Mateus 24:12; Apocalipse 2:2-4; Hebreus 12:2-4.
Mt 24:12 — E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará.
Ap 2:2-4 — Eu sei as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos e o não são e tu os achaste mentirosos; 3 e sofreste e tens paciência; e trabalhaste pelo Meu nome e não te cansaste. 4 Tenho, porém, contra ti que deixaste a tua primeira caridade.
Hb 12:2-4 — Olhando para Jesus, Autor e Consumador da fé, o qual, pelo gozo que Lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-Se à destra do trono de Deus. 3 Considerai, pois, Aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra Si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos. 4 Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado.

O amor de Deus na igreja tem diminuído e, como resultado, o amor-próprio surgiu em nova atividade. Com a perda do amor a Deus vem a perda do amor pelos irmãos. — The Review and Herald, 20 de março de 1894.
Que esta vida, tão atormentada por conflitos e preocupações, seja conectada a Cristo, e então o eu não exigirá mais o primeiro lugar. — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 3, p. 1161.
Orgulho e vanglória não podem florescer no coração que mantém frescas na memória as cenas do Calvário. — O Desejado de Todas as Nações, p. 661.

3B) Qual é o grande motivo que leva o mordomo cristão a brilhar neste mundo? 1 Coríntios 10:24.
1Co 10:24 — Ninguém busque o proveito próprio; antes, cada um, o que é de outrem.

O altruísmo, o princípio do reino de Deus, é o princípio que Satanás odeia; ele nega a própria existência disso. Desde o início do grande conflito, tem se esforçado para provar que os princípios de atuação de Deus são egoístas, e lida da mesma forma com todos os que servem a Deus. A obra de Cristo e de todos os que levam Seu nome é contestar a ação de Satanás.
Jesus veio em forma humana exatamente para demonstrar na própria vida um modelo de altruísmo. E todos os que aceitam esse princípio devem cooperar com Ele em demonstrá-lo na vida prática. Escolher o certo porque é certo; defender a verdade à custa de sofrimento e sacrifício — “esta é a herança dos servos do Senhor, e a sua justiça vem de Mim, diz o Senhor” (Isaías 54:17). — Educação, pp. 154 e 155.
Ninguém pensará em si mesmo no Céu nem buscará o próprio prazer, mas todos, por amor puro e genuíno, buscarão a felicidade dos seres celestiais que os rodeiam. Se desejamos desfrutar da sociedade celestial na Terra renovada, devemos ser governados por princípios celestiais aqui. — Testemunhos para a igreja, vol. 2, pp. 132 e 133.

Quarta-feira, 31 de agosto - 4. PRIORIZANDO O QUE É MAIS IMPORTANTE
4A) O que o mordomo cristão deve considerar ao escolher prioridades? 1 João 2:15-17.
1Jo 2:15-17 — Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. 17 E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

Se todo o dinheiro usado de forma extravagante para comprar itens desnecessários fosse colocado no tesouro de Deus, veríamos homens, mulheres e jovens se entregando a Jesus e fazendo sua parte para cooperar com Cristo e os anjos. A mais rica bênção de Deus entraria em nossas igrejas, e muitas pessoas se converteriam à verdade. — The Review and Herald, 23 de dezembro de 1890.
Quando o caso de todos for revisto diante de Deus, a pergunta mais importante não será: “O que eles professavam?”, mas “o que fizeram?” Foram praticantes da Palavra? Viveram para si ou eram experientes em obras de benevolência, em atos de bondade e amor, preferindo os semelhantes e negando o próprio eu para abençoar a outros? [...] Cristo foi entristecido e ferido pelo marcante amor egoísta e pela indiferença dessas pessoas às aflições e necessidades dos outros. — Testemunhos para a igreja, vol. 3, p. 525.
Se todos os que professam ser seguidores de Cristo fossem verdadeiramente santificados, seus recursos, em vez de serem consumidos em indulgências desnecessárias e até prejudiciais, seriam deixados no tesouro do Senhor, e os cristãos dariam exemplo de temperança, abnegação e sacrifício próprio. Seriam assim a luz do mundo. — O grande conflito, p. 475.

4B) Como mordomos nos últimos dias, que atitudes devemos evitar, por um lado, e adotar, por outro? Isaías 58:2-4, 10-12; Provérbios 21:3.
Is 58:2-4, 10-12 — Pois dia a dia me procuram; parecem desejosos de conhecer os Meus caminhos, como se fossem uma nação que faz o que é direito e que não abandonou os mandamentos do seu Deus. Pedem-me decisões justas e parecem desejosos de que Deus Se aproxime deles. 3 Por que jejuamos, dizem, e não O viste? Por que nos humilhamos, e não reparaste? Contudo, no dia do seu jejum vocês fazem o que é do agrado de vocês, e exploram os seus empregados. 4 Seu jejum termina em discussão e rixa, e em brigas de socos brutais. Vocês não podem jejuar como fazem hoje e esperar que a sua voz seja ouvida no alto. [...] 10 se com renúncia própria você beneficiar os famintos e satisfizer o anseio dos aflitos, então a sua luz despontará nas trevas, e a sua noite será como o meio-dia. 11 O Senhor o guiará constantemente; satisfará os seus desejos numa terra ressequida pelo Sol e fortalecerá os seus ossos. Você será como um jardim bem regado, como uma fonte cujas águas nunca faltam. 12 Seu povo reconstruirá as velhas ruínas e restaurará os alicerces antigos; você será chamado reparador de muros, restaurador de ruas e moradias. [Nova Versão Internacional.]
Pv 21:3 — Fazer justiça e julgar com retidão é mais aceitável ao Senhor do que oferecer-Lhe sacrifício.

Em nossa obra, encontraremos uma alta profissão de piedade e muita exatidão externa unidas a uma grande maldade interior. As pessoas representadas em Isaías 58 reclamam que o Senhor despreza o serviço delas. Essa queixa é a expressão de corações não dominados pela graça, rebeldes contra a verdade. — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 4, pp. 1148 e 1149.
Muitos recebem aplausos por virtudes que não possuem. O Investigador de corações pesa os motivos, e muitas vezes registra atitudes altamente aplaudidas pelos homens como frutos do egoísmo e da hipocrisia básica. Cada ato da vida, seja excelente e louvável, seja merecedor de crítica, é julgado pelo Investigador de corações segundo a intenção que os motivou. — Obreiros evangélicos, p. 275.

Quinta-feira, 1º de setembro - 5. SEGUIR A CRISTO EM ABNEGAÇÃO
5A) Que princípio é básico para o verdadeiro serviço cristão? Atos 20:35.
At 20:35 — Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.

Há uma obra a fazer em nossas cidades — trabalho a fazer em todos os lugares. Deus tirará os homens do arado, do aprisco, da vinha, e os colocará no lugar daqueles que pensam que devem receber os maiores salários. Aqueles que se apegam a altos salários encontrarão no dinheiro que recebem toda a recompensa que merecem. Não se pode esperar que tais pessoas sintam um fardo pela salvação de almas a perecer. O Senhor não pode usar tais obreiros em Sua causa. Até que expulsem o egoísmo do coração, seus esforços são inúteis. — The Review and Herald, 15 de dezembro de 1904.
Os seres celestiais podem cooperar com aquele que busca salvar almas em vez de exaltar o próprio eu. — O Desejado de Todas as Nações, p. 436.

5B) O que deve inspirar o mordomo fiel com motivação pura e renovada para o serviço? 2 Coríntios 8:8 e 9.
2Co 8:8 e 9 — Não digo isso como quem manda, mas para provar, pela diligência dos outros, a sinceridade da vossa caridade; 9 porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós Se fez pobre, para que, pela Sua pobreza, enriquecêsseis.

Jesus deixou Seu lar na glória, revestiu Sua divindade com a humanidade e veio a um mundo manchado e poluído pela maldição do pecado. Ele poderia ter permanecido no lar celestial, recebendo a adoração dos anjos, mas veio à Terra para buscar e salvar os perdidos, os que perecem. “Por amor de vós Se fez pobre para que pela Sua pobreza enriquecêsseis” [2 Coríntios 8:9]. Ele, a Majestade do Céu, que era um com o Pai, negou a Si mesmo, fez todo sacrifício possível para que o homem não pereça, mas tenha a vida eterna. Cristo não viveu para agradar a Si mesmo. Se Ele tivesse agradado a Si mesmo, onde estaríamos hoje? — The Review and Herald, 23 de dezembro de 1890.

Sexta-feira, 2 de setembro - PARA VOCÊ REFLETIR
1. Como posso ser culpado de me comportar de maneira imprópria?
2. O que podemos aprender com o amor de Cristo e Seus seguidores?
3. Como um amor vibrante por Cristo se manifesta em nós?
4. Por que devemos sempre examinar nossas próprias prioridades e motivos?
5. O que devemos fazer para promover com mais fervor a obra de Deus?



  Baixar a lição em DOC  


  Baixar a lição em PDF