LIÇÃO 07

A herança dos santos

2º trimestre de 2023
Sábado, 13 de Maio de 2023
“Como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que O amam” (1 Coríntios 2:9).
Quando Deus entregou Cristo ao nosso mundo, doou todos os tesouros do Céu nessa dádiva. Não reteve nada. Era-Lhe impossível fazer algo além do que tinha feito para levar humanos ao arrependimento. Não economizou nada que pudesse usar para a salvação deles. — The Review and Herald, 17 de setembro de 1901.
Estudo adicional: O grande conflito, pp. 355-374 (capítulo 20: “Um grande movimento mundial”).

Domingo, 7 de maio - 1. O ESTADO ORIGINAL
1A) O que Deus preparou para a obra coroadora da criação, e por quê? Gênesis 1:1; Isaías 45:18; Isaías 43:7.
Gn 1:1 — No princípio, criou Deus os céus e a Terra.
Is 45:18 — Porque assim diz o Senhor que tem criado os céus, o Deus que formou a Terra e a fez; Ele a estabeleceu, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o Senhor, e não há outro.
Is 43:7 — A todos os que são chamados pelo Meu nome, e os que criei para Minha glória; Eu os formei, sim, Eu os fiz.

Acima de todas as ordens inferiores de seres, Deus designou que o ser humano, a obra coroadora da criação, expressasse o pensamento divino e revelasse a glória do Senhor. Mas os humanos não devem se exaltar como se fossem Deus. — A ciência do bom viver, p. 415.
Após terem formado a Terra e posto os animais sobre ela, o Pai e o Filho cumpriram o propósito que determinaram antes mesmo da queda de Satanás, de criarem o ser humano à Sua própria imagem. Atuaram juntos na criação do planeta e de todos os seres vivos que nele habitam. — The Spirit of Prophecy, vol. 1, p. 24.

1B) Descreva as consequências da rebelião contra o propósito original de Deus (Gênesis 3:9-14). Gênesis 2:17; Romanos 6:23.
Gn 3:9-14 — Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: “Onde está você?” 10 E ele respondeu: “Ouvi Teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi”. 11 E Deus perguntou: “Quem lhe disse que você estava nu? Você comeu do fruto da árvore da qual lhe proibi comer?” 12 Disse o homem: “Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi”. 13 O Senhor Deus perguntou então à mulher: “Que foi que você fez?” Respondeu a mulher: “A serpente me enganou, e eu comi”. 14 Então o Senhor Deus declarou à serpente: “Já que você fez isso, maldita é você entre todos os rebanhos domésticos e entre todos os animais selvagens! Sobre o seu ventre você rastejará, e pó comerá todos os dias da sua vida.” [Nova Versão Internacional.]
Gn 2:17 — Mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá. [Nova Versão Internacional.]
Rm 6:23 — Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. [Nova Versão Internacional.]

1C) Por que o ser humano continuou vivendo após ter pecado? O que o plano da redenção envolve? Lucas 19:10; Apocalipse 13:8 (última parte); Miqueias 4:8.
Lc 19:10 — Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.
Ap 13:8 [ú.p.] — [...] Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
Mq 4:8 — E a ti, ó torre do rebanho, monte da filha de Sião, a ti virá; sim, a ti virá o primeiro domínio, o reino da filha de Jerusalém.

[Cristo] já era o Redentor antes e continuou sendo após a encarnação. Assim que o pecado ocorreu, surgiu um Salvador. — O Desejado de Todas as Nações, p. 210.

Segunda-feira, 8 de maio - 2. O TERCEIRO CÉU
2A) Quantos céus existem? 2 Coríntios 12:2 (última parte). Descreva o primeiro céu. Gênesis 1:6-8; Gênesis 6:7.
2Co 12:2 [ú.p.] — [...] foi arrebatado até ao terceiro Céu. Gn 1:6-8 — E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas. 7 E fez Deus a expansão e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão. E assim foi. 8 E chamou Deus à expansão Céus; e foi a tarde e a manhã: o dia segundo.
Gn 6:7 — E disse o Senhor: Destruirei, de sobre a face da Terra, o homem que criei, desde o homem até ao animal, até ao réptil e até à ave dos céus; porque Me arrependo de os haver feito.

2B) O que o segundo céu contém? Gênesis 15:5; Salmos 8:3; Deuteronômio 4:19.
Gn 15:5 — Então, o levou fora e disse: Olha, agora, para os céus e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua semente.
Sl 8:3 — Quando vejo os Teus céus, obra dos Teus dedos, a Lua e as estrelas que preparaste.
Dt 4:19 — E não levantes os teus olhos aos céus e vejas o Sol, e a Lua, e as estrelas, todo o exército dos céus, e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o Senhor, teu Deus, repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus.

2C) Para qual lugar Deus está encaminhando Seu povo, e quem mora lá? 2 Coríntios 12:2 e 4; Apocalipse 2:7; Apocalipse 22:1 e 2; 1 Reis 8:30.
2Co 12:2 e 4 — Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos (se no corpo, não sei; se fora do corpo, não sei; Deus o sabe), foi arrebatado até ao terceiro céu. [...] 4 foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, de que ao homem não é lícito falar.
Ap 2:7 — Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus.
Ap 22:1 e 2 — E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. 2 No meio da sua praça e de uma e da outra banda do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a saúde das nações.
1Rs 8:30 — Ouve, pois, a súplica do Teu servo e do Teu povo de Israel, quando orarem neste lugar; também ouve tu, no lugar da Tua habitação nos céus; ouve também e perdoa.

O receio de materializar demais a herança futura induz muitos a espiritualizar as próprias verdades que nos levam a considerá-la nosso lar. Cristo concedeu aos discípulos a certeza de que lhes prepararia mansões na casa do Pai. Os que aceitam os ensinos da Palavra de Deus não serão totalmente ignorantes com respeito à morada celestial. Entretanto, “as coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que O amam” (1 Coríntios 2:9). A linguagem humana é inadequada para descrever a recompensa dos justos. Somente aqueles que a contemplarem é que a conhecerão de fato. Nenhuma mente finita pode compreender a glória do paraíso de Deus.
A Bíblia chama a herança dos salvos de “um país” (Hebreus 11:14-16). Ali, o Pastor celestial conduz Seu rebanho a fontes de águas vivas. A árvore da vida dá seu fruto a cada mês, e as folhas servem para a saúde das nações. Existem torrentes sempre a fluir, claras como cristal, e, ao lado delas, árvores ondeantes projetam sombra sobre os caminhos que o Senhor preparou para os resgatados. Ali, as extensas planícies se avolumam em colinas de beleza, e as montanhas de Deus erguem seus altivos cumes. Nessas pacíficas planícies, ao lado daquelas correntes vivas, o povo de Deus, durante tanto tempo peregrino e errante, finalmente encontrará um lar. — O grande conflito, pp. 674 e 675.

2D) Que obra Jesus está fazendo no Céu? Hebreus 8:1; Hebreus 9:27; 1 Timóteo 2:5.
Hb 8:1 — Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da Majestade.
Hb 9:27 — E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo.
1Tm 2:5 — Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem.

A intercessão de Cristo em favor dos humanos no santuário celestial é tão essencial para o plano da salvação quanto foi Sua morte na cruz. — O grande conflito, p. 489.
A intercessão de Cristo em nosso favor consiste em apresentar os próprios méritos divinos na oferta de Si mesmo ao Pai como nosso substituto e fiador, pois subiu ao alto para fazer expiação por nossas transgressões. — Fé e obras, p. 105.

Terça-feira, 9 de maio - 3. A NOVA TERRA
3A) Jesus nos prometeu um lugar real. Para onde iremos se Ele nos considerar fiéis? João 14:1-3; Mateus 5:12.
Jo 14:1-3 — Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em Mim. 2 Na casa de Meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, Eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar. 3 E, se Eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para Mim mesmo, para que, onde Eu estiver, estejais vós também.
Mt 5:12 — Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

3B) O que produz a maior alegria da vida? Qual era a esperança de nossos antepassados fiéis? Lucas 10:20; Hebreus 11:13-16.
Lc 10:20 — Mas não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos, antes, por estar o vosso nome escrito nos céus.
Hb 11:13-16 — Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas, mas, vendo-as de longe, e crendo nelas, e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na Terra. 14 Porque os que isso dizem claramente mostram que buscam uma pátria. 15 E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar. 16 Mas, agora, desejam uma melhor, isto é, a celestial. Pelo que também Deus não Se envergonha deles, de Se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.

Há perfeita ordem e harmonia na Cidade Santa. Todos os anjos comissionados a visitar a Terra têm um cartão de ouro, que apresentam aos anjos nos portais da cidade sempre que entram e saem. O Céu é um bom lugar. — Primeiros escritos, p. 39.

3C) Quanto tempo passaremos na nova Terra? Mateus 5:5; Romanos 4:13.
Mt 5:5 — Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a Terra.
Rm 4:13 — Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi feita pela Lei a Abraão ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé.

A Palavra de Deus não falhou, mas também não cumpriu totalmente seu objetivo quando o povo judeu ocupou Canaã. “Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente” (Gálatas 3:16). O próprio Abraão deveria participar da herança. O cumprimento da promessa de Deus pode parecer demorado — pois “um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia” (2 Pedro 3:8). Pode parecer tardar, mas no tempo marcado “certamente virá, não tardará” (Habacuque 2:3). A dádiva que o Senhor concedeu a Abraão e sua semente incluía não apenas a terra de Canaã, mas todo o planeta. Assim diz o apóstolo: “Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi feita pela Lei a Abraão ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé” (Romanos 4:13). A Bíblia também ensina claramente que as promessas feitas a Abraão devem se cumprir em Cristo. Todos os que são de Cristo são “descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa” — herdeiros de “uma herança incorruptível, incontaminável e que se não pode murchar” — a Terra libertada da maldição do pecado (Gálatas 3:29; 1 Pedro 1:4). Pois “o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos, debaixo de todo o céu, serão dados ao povo dos santos do Altíssimo”; e “os mansos herdarão a Terra, e se deleitarão na abundância de paz” (Daniel 7:27; Salmos 37:11).
Deus deu uma visão dessa herança imortal ao patriarca, e Abraão se alegrou nessa esperança. “Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus” (Hebreus 11:9 e 10). — Patriarcas e profetas, pp. 169 e 170.

Quarta-feira, 10 de maio - 4. UM LUGAR FELIZ
4A) Por que Jesus não veio para nos salvar em nossos pecados, mas dos nossos pecados? Mateus 1:21; Apocalipse 21:27; Apocalipse 22:14.
Mt 1:21 — E ela dará à luz um filho, e Lhe porás o nome de JESUS, porque Ele salvará o Seu povo dos seus pecados.
Ap 21:27 — E não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira, mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.
Ap 22:14 — Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas.

Jesus veio a este mundo para salvar Seu povo dos próprios pecados. Ele não nos salvará em nossos pecados, pois não é ministro do pecado. Devemos atender à atração divina de Cristo, arrepender-nos de nossos pecados e nos unir a Cristo do mesmo modo que o ramo se une à videira. Jesus diz: “E Eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a Mim” (João 12:32). Jesus está atraindo todos os humanos, e quem se renderá a essa atração? A vida e o exemplo daqueles que afirmam ter correspondido a esse amor divino, que atrai o coração de seres humanos, influenciarão grandemente a muitos. Muitos observarão vocês, que professam o nome de Jesus, para ver se isso os torna homens e mulheres melhores. Ficarão atentos para conferir se vocês são mesmo semelhantes a Cristo, bondosos e corteses com a família. O Senhor disse: “Por seus frutos os conhecereis.” [Mateus 7:16.] — The Signs of the Times, 15 de fevereiro de 1892.
O fato de que a verdade lhe agita as emoções e lhe toca o espírito não é uma evidência de que você é cristão. A prova é: Você está crescendo em Cristo, a cabeça viva? A graça de Cristo se manifesta em sua vida? Deus dá graça aos humanos para que desejem mais dela. A graça divina sempre atua no coração humano, e quando alguém a recebe, a prova da aceitação surgirá na vida e no caráter dessa pessoa, pois os outros contemplarão a vida espiritual se desenvolvendo do interior. A graça de Cristo no coração sempre promoverá a vida espiritual e levará ao progresso espiritual. Cada um de nós precisa de um Salvador pessoal ou pereceremos em nossos pecados. Pergunte a si mesmo: Tenho crescido em Cristo, a cabeça viva da minha salvação? Tenho adquirido um conhecimento avançado acerca de Deus e de Jesus Cristo, a quem Ele enviou? Não vemos as plantas crescendo no campo, mas temos certeza de que crescem. Com base nisso, não podemos conhecer nossa própria força e crescimento espirituais? — Para conhecê-lO, p. 163.

4B) Que tipo de experiência podemos esperar nesse novo lugar? Isaías 33:24; Isaías 35:1-10; Apocalipse 21:4; Apocalipse 22:3.
Is 33:24 — Nenhum morador de Sião dirá: “Estou doente!” E os pecados dos que ali habitam serão perdoados. [Nova Versão Internacional.]
Is 35:1-10 — O deserto e a terra ressequida se regozijarão; o ermo exultará e florescerá como a tulipa; 2 irromperá em flores, mostrará grande regozijo e cantará de alegria. A glória do Líbano lhe será dada, como também o resplendor do Carmelo e de Sarom; verão a glória do Senhor, o resplendor do nosso Deus. 3 Fortaleçam as mãos cansadas, firmem os joelhos vacilantes; 4 digam aos desanimados de coração: “Sejam fortes, não temam! Seu Deus virá, virá com vingança; com divina retribuição virá para salvá-los”. 5 Então se abrirão os olhos dos cegos e se destaparão os ouvidos dos surdos. 6 Então os coxos saltarão como o cervo, e a língua do mudo cantará de alegria. Águas irromperão no ermo e riachos no deserto. 7 A areia abrasadora se tornará um lago; a terra seca, fontes borbulhantes. Nos antros onde outrora havia chacais, crescerão a relva, o junco e o papiro. 8 E ali haverá uma grande estrada, um caminho que será chamado Caminho de Santidade. Os impuros não passarão por ele; servirá apenas aos que são do Caminho; os insensatos não o tomarão. 9 Ali não haverá leão algum, e nenhum animal feroz passará por ele; não se acharão ali. Só os redimidos andarão por ele, 10 e os que o Senhor resgatou voltarão. Entrarão em Sião com cantos de alegria; duradoura alegria coroará suas cabeças. Júbilo e alegria se apoderarão deles, e a tristeza e o suspiro fugirão. [Nova Versão Internacional.]
Ap 21:4 — Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou. [Nova Versão Internacional.]
Ap 22:3 — Já não haverá maldição nenhuma. O trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e os Seus servos o servirão. [Nova Versão Internacional.]

Todas as tribulações e conflitos estão próximos do fim. Cânticos de vitória enchem todo o Céu enquanto os redimidos rodeiam o trono de Deus. — Minha consagração hoje, p. 348.

Quinta-feira, 11 de maio - 5. PREPARAÇÃO
5A) É possível descrever o terceiro céu em nossa linguagem humana? 1 Coríntios 2:9.
1Co 2:9 — Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam.

Mesmo nesta vida, podemos vislumbrar a presença [de Deus] e desfrutar da alegria da comunhão com o Céu, mas só no futuro alcançaremos a plenitude dessa alegria e dessa bênção. Somente a eternidade pode revelar o destino glorioso que o ser humano, restaurado à imagem de Deus, pode alcançar. — Patriarcas e profetas, p. 602.
Levará toda a eternidade para desdobrar as glórias e trazer à tona os preciosos tesouros da Palavra de Deus. — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 6, p. 1107.

5B) Por que Deus nos deu a chance de conhecer esses maravilhosos detalhes acerca do Céu? João 3:16 e 17; Mateus 6:19-21.
Jo 3:16 e 17 — Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Porque Deus enviou o Seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele.
Mt 6:19-21 — Não ajunteis tesouros na Terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. 20 Mas ajuntai tesouros no Céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam. 21 Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

Cristo Se deleita em tomar material aparentemente imprestável — aqueles que Satanás degradou e por meio de quem operou — para torná-los súditos de Sua graça. Ele Se alegra em livrá-los do sofrimento e da ira que cairá sobre o desobediente. Transforma Seus filhos em agentes Seus na realização desse trabalho, e no sucesso dessa obra eles encontram uma preciosa recompensa mesmo nesta vida.
Mas o que é isso comparado à alegria que lhes pertencerá no grande dia da revelação final? “Porque agora vemos como num espelho, de forma obscura; depois veremos face a face. Agora meu conhecimento é incompleto; depois conhecerei como também sou conhecido” (1 Coríntios 13:12, Nova Almeida Atualizada). — Testemunhos para a igreja, vol. 6, pp. 308 e 309.

Sexta-feira, 12 de maio - PARA VOCÊ REFLETIR
1. Explique por que Deus permitiu que o ser humano continuasse vivendo após ter caído em pecado.
2. Vamos de fato passar a eternidade num lugar chamado “Céu”? Justifique.
3. Descreva a herança eterna dos redimidos e a esperança de Abraão quanto a esse lugar.
4. Descreva o novo céu e a nova Terra.
5. Como é possível passar a eternidade num lugar assim?



  Baixar a lição em DOC  


  Baixar a lição em PDF