LIÇÃO 13

Os deleites do sábado

2º trimestre de 2023
Sábado, 24 de Junho de 2023
“E os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas; e levantarás os fundamentos de geração em geração; e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar” (Isaías 58:12).
Os ministros devem dar instruções cuidadosas sobre a devida observância do sábado. Devemos ser cautelosos para evitar que os professos observadores do santo dia de descanso de Deus sigam as práticas negligentes que predominam entre os guardadores do domingo. Deve ser clara e distinta a linha que separa os que têm a marca do reino de Deus dos que portam o sinal do reino da rebelião. — Testemunhos para a igreja, vol. 6, p. 353.
Estudo adicional: Testemunhos para a igreja, vol. 6, pp. 349-368 (capítulo 44: “A observância do sábado”).

Domingo, 18 de junho - 1. SEIS DIAS
1A) Para que servem os seis dias da semana, e qual a importância disso para a vida do cristão? Êxodo 20:9; 2 Tessalonicenses 3:10.
Ex 20:9 — Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.
2Ts 3:10 — Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto: que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também.

1B) Explique o que é um dia do ponto de vista bíblico. O que devemos ter em mente durante os seis dias? Gênesis 1:5; Levítico 23:32; Êxodo 20:8.
Gn 1:5 — E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã: o dia primeiro.
Lv 23:32 — Sábado de descanso vos será; então, afligireis a vossa alma; aos nove do mês, à tarde, duma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado.
Ex 20:8 — Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.

Ao longo da semana, devemos ter em vista o sábado visando preparar-nos para guardá-lo de acordo com o mandamento. Não devemos simplesmente observar o sábado como uma questão formal. Devemos entender sua influência espiritual em todas as transações da vida. — Testemunhos para a igreja, vol. 6, p. 353.
Quando lembramos assim do sábado, o que é secular não pode invadir a área espiritual. Não deixaremos para o sábado nenhum dever referente aos seis dias de trabalho. Durante a semana, nossas energias não ficarão tão esgotadas com o trabalho secular a ponto de estarmos cansados demais para nos ocupar no serviço divino justo no dia em que o Senhor descansou e Se revigorou. — Testemunhos para a igreja, p. 354.

Segunda-feira, 19 de junho - 2. SEGREDOS PARA A ADEQUADA OBSERVÂNCIA DO SÁBADO
2A) Qual é o nome do dia que antecede o sábado, e para que serve? Marcos 15:42; Êxodo 16:22 e 23.
Mc 15:42 — E, chegada a tarde, porquanto era o Dia da Preparação, isto é, a véspera do sábado.
Ex 16:22 e 23 — E aconteceu que, ao sexto dia, colheram pão em dobro, dois gômeres para cada um; e todos os príncipes da congregação vieram e contaram-no a Moisés. 23 E ele disse-lhes: Isto é o que o Senhor tem dito: Amanhã é repouso, o santo sábado do Senhor; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o; e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar ponde em guarda para vós até amanhã..

Todos os que estão realmente ansiosos para guardar o sábado conforme o mandamento, não cozinharão nada nas horas sagradas. No temor daquele Deus que promulgou a Lei do alto do Sinai, negarão a si mesmos e comerão comida preparada no sexto dia, mesmo que não seja tão saborosa. Deus proibiu os filhos de Israel de assar e cozinhar no sábado. — The Spirit of Prophecy, vol. 1, p. 225.
Devemos evitar cozinhar no sábado, mas não é obrigatório ingerir comida fria. No tempo frio, deve-se aquecer a comida preparada no dia anterior. — A ciência do bom viver, p. 307.
Largue todo trabalho secular antes do pôr do sol e esconda todos os jornais profanos. — Testemunhos para a igreja, vol. 6, p. 355.

2B) E se você não conseguir terminar algumas tarefas no sexto dia? Qual é a importância do preparo espiritual? Lucas 23:54; Lucas 24:1; Mateus 5:23 e 24.
Lc 23:54 — E era o Dia da Preparação, e amanhecia o sábado.
Lc 24:1 — E, no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado.
Mt 5:23 e 24 — Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta.

De modo negligente, muitos deixam para engraxar os calçados e tirar a barba até depois do início do sábado. Não deveria ser assim. Se alguém não concluir essas tarefas num dia de trabalho, deve respeitar as horas sagradas para Deus a ponto de deixar a barba por fazer e os calçados esfolados e sujos até o final das horas do sábado. Isso pode ajudar a memória do faltoso, e o fará ter mais cuidado para concluir as tarefas dentro dos seis dias úteis. — The Signs of the Times, 25 de maio de 1882.
Nesse dia, os irmãos devem deixar de lado todas as diferenças entre si, seja na família seja na igreja. Devem expulsar da alma toda amargura, ira e malícia. Num espírito humilde, “confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros, para que vocês sejam curados” (Tiago 5:16, Nova Almeida Atualizada). — Testemunhos para a igreja, vol. 6, p. 356.

2C) Que importância a limpeza tem na preparação para o sábado e nos locais de culto? Êxodo 19:10 e 11; Êxodo 30:18-20.
Ex 19:10 e 11 — Disse também o Senhor a Moisés: Vai ao povo e santifica-os hoje e amanhã, e lavem eles as suas vestes 11 e estejam prontos para o terceiro dia; porquanto, no terceiro dia, o Senhor descerá diante dos olhos de todo o povo sobre o monte Sinai.
Ex 30:18-20 — Farás também uma pia de cobre com a sua base de cobre, para lavar; e a porás entre a tenda da congregação e o altar e deitarás água nela. 19 E Arão e seus filhos nela lavarão as suas mãos e os seus pés. 20 Quando entrarem na tenda da congregação, lavar-se-ão com água, para que não morram, ou quando se chegarem ao altar para ministrar, para acender a oferta queimada ao Senhor.

Todos devem ter uma roupa especial para usar quando comparecerem ao serviço na casa de Deus aos sábados. Embora não devamos nos conformar às modas mundanas, não devemos ser indiferentes para com nossa aparência exterior. Devemos andar limpos e elegantes, mas sem adornos. Os filhos de Deus devem ser puros tanto por dentro quanto por fora. — Testemunhos para a igreja, vol. 6, p. 355.

Terça-feira, 20 de junho - 3. TRABALHO SECULAR
3A) O que revela a natureza solene das ordens de Deus quanto à guarda do sábado? Êxodo 31:14; Neemias 13:15-18.
Ex 31:14 — Portanto, guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será extirpada do meio do Seu povo.
Ne 13:15-18 — Naqueles dias, vi em Judá os que pisavam lagares ao sábado e traziam feixes que carregavam sobre os jumentos; como também vinho, uvas e figos e toda casta de cargas, que traziam a Jerusalém no dia de sábado; e protestei contra eles no dia em que vendiam mantimentos. 16 Também tírios habitavam dentro e traziam peixe e toda mercadoria, que no sábado vendiam aos filhos de Judá e em Jerusalém. 17 E contendi com os nobres de Judá e lhes disse: Que mal é este que fazeis, profanando o dia de sábado? 18 Porventura, não fizeram vossos pais assim, e nosso Deus não trouxe todo este mal sobre nós e sobre esta cidade? E vós ainda mais acrescentais o ardor de Sua ira sobre Israel, profanando o sábado.

3B) E quanto a carregar peso e a fazer viagens desnecessárias? Jeremias 17:21 e 22.
Jr 17:21 e 22 — Assim diz o Senhor: Guardai a vossa alma e não tragais cargas no dia de sábado, nem as introduzais pelas portas de Jerusalém; 22 nem tireis cargas de vossas casas no dia de sábado, nem façais obra alguma; antes, santificai o dia de sábado, como Eu ordenei a vossos pais.

Se queremos a bênção prometida aos obedientes, devemos observar o sábado com mais rigor. Temo que muitas vezes tenhamos viajado nesse dia quando isso poderia ter sido evitado. Em harmonia com a luz que o Senhor deu referente à guarda do sábado, devemos ser mais cautelosos ao viajar em barcos ou veículos nesse dia. Nesses assuntos, devemos dar o exemplo correto para nossas crianças e jovens. Para chegarmos às igrejas que precisam de nossa ajuda com o objetivo de lhes dar a mensagem que Deus quer que ouçam, talvez seja necessário viajar no sábado. No entanto, sempre que possível, devemos reservar a passagem e tomar todas as providências necessárias em qualquer outro dia da semana. Ao iniciar uma viagem, devemos fazer o máximo esforço para planejar a chegada visando estar no destino antes do sábado.
Quando forçados a viajar no sábado, devemos tentar evitar a companhia daqueles que despertariam nossa atenção para questões mundanas. Temos de manter a mente em Deus e estar em comunhão com Ele. Sempre que houver oportunidade, devemos compartilhar a verdade com outros. Devemos estar sempre prontos a aliviar o sofrimento e a ajudar os necessitados. Em tais casos, Deus quer que usemos o conhecimento e a sabedoria que nos deu. Mas não devemos falar de assuntos de negócios nem nos envolver em qualquer conversa comum e secular. Em todos os momentos e em todos os lugares, Deus exige que demonstremos nossa lealdade a Ele por honrar o sábado. — Testemunhos para a igreja, vol. 6, pp. 359 e 360.

3C) E quanto às nossas palavras e pensamentos? Isaías 58:13.
Is 58:13 — Se desviares o teu pé do sábado, de fazer a tua vontade no Meu santo dia, e se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor digno de honra, e se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falar as tuas próprias palavras.

Deus não apenas exige que nos abstenhamos do trabalho físico no sábado, mas também que disciplinemos a mente para meditar e pensar em temas sagrados. Na prática, transgredimos o quarto mandamento quando falamos sobre questões mundanas ou nos envolvemos em conversas levianas e fúteis. Falar sobre qualquer assunto ou sobre tudo que possa vir à mente é o mesmo que falar nossas próprias palavras. Todo desvio do direito nos leva à escravidão e à condenação. — Testemunhos para a igreja, vol. 2, p. 703.

Quarta-feira, 21 de junho - 4. NOSSO MISERICORDIOSO CRIADOR
4A) Qual é a importância da adoração no dia de sábado? O que está associado a ela? Levítico 23:3; Atos 15:21; Lucas 4:16.
Lv 23:3 — Seis dias obra se fará, mas o sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação; nenhuma obra fareis; sábado do Senhor é em todas as vossas habitações.
At 15:21 — Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue e, cada sábado, é lido nas sinagogas.
Lc 4:16 — E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o Seu costume, na sinagoga e levantou-Se para ler.

4B) Em que devemos estar envolvidos, especialmente agora, e por quê? Hebreus 10:24 e 25.
Hb 10:24 e 25 — E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos à caridade e às boas obras, 25 não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia.

Aqueles que não sentem a necessidade de ir à reunião dos santos com a preciosa certeza de que o Senhor virá ao seu encontro, revelam o grau de leviandade com que valorizam o auxílio que Deus lhes concedeu. — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 7, p. 934.

4C) Aliviar os que sofrem é considerado atividade secular ou está de acordo com a adoração? Mateus 12:10-13.
Mt 12:10-13 — E estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada; e eles, para acusarem Jesus, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados? 11 E Ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que, tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela e a levantará? 12 Pois quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por consequência, lícito fazer bem nos sábados. 13 Então disse àquele homem: Estende a mão. E ele a estendeu, e ficou sã como a outra.

Sempre haverá deveres que precisamos cumprir no sábado visando aliviar a humanidade sofredora. Isso está certo e de acordo com a Lei dAquele que diz: “Misericórdia quero, e não sacrifício”. Porém, corremos o risco de nos descuidarmos nesse ponto e de fazer no sábado o que não é categoricamente essencial à observância desse dia. — Medicina e salvação, p. 50.

4D) Por que Jesus escolheu curar no sábado? João 5:5-9.
Jo 5:5-9 — E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo. 6 E Jesus, vendo este deitado e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? 7 O enfermo respondeu-Lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me coloque no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. 8 Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma tua cama e anda. 9 Logo, aquele homem ficou são, e tomou a sua cama, e partiu. E aquele dia era sábado.

[Jesus] veio para libertar o sábado daquelas pesadas exigências que o tornaram uma maldição ao invés de bênção.
Por isso, escolheu o sábado para realizar aquela cura no tanque de Betesda. Poderia ter curado o enfermo em qualquer outro dia da semana, ou poderia simplesmente tê-lo curado sem lhe pedir para carregar a própria cama. Mas isso não Lhe daria a oportunidade que desejava. Havia um sábio propósito embutido em cada ato da vida de Cristo na Terra. Tudo o que Ele fazia era importante em si mesmo e no ensino que o próprio ato transmitia. Entre os aflitos no tanque, escolheu o pior caso para exercer Seu poder de cura, e ordenou que o homem carregasse a própria cama pela cidade a fim de divulgar a grande obra que havia ocorrido com ele. Isso levantaria o debate quanto ao que era lícito fazer no sábado, e abriria caminho para Ele denunciar as restrições dos judeus em relação ao dia do Senhor e declarar nulas as tradições deles. — O Desejado de Todas as Nações, p. 206.

Quinta-feira, 22 de junho - 5. LIÇÕES DA NATUREZA
5A) Explique outro aspecto vital da guarda do sábado. Êxodo 20:11; Romanos 1:20; Atos 16:13.
Ex 20:11 — Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a Terra, o mar e tudo que neles há e ao sétimo dia descansou; portanto, abençoou o Senhor o dia do sábado e o santificou.
Rm 1:20 — Porque as Suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o Seu eterno poder como a Sua divindade, se entendem e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis.
At 16:13 — No dia de sábado, saímos fora das portas, para a beira do rio, onde julgávamos haver um lugar para oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.

A escola sabatina e a reunião de adoração ocupam apenas uma parte do sábado. O tempo restante para a família pode se tornar o período mais sagrado e precioso de todas as horas do sábado. Os pais devem passar grande parte desse tempo com os filhos. Em muitas famílias, as crianças mais novas ficam por conta própria para se entreterem da melhor forma possível. Deixadas sozinhas, logo ficam inquietas e começam a brincar ou se envolver em algum tipo de travessura. Assim, o sábado não tem qualquer significado solene para elas.
Pais, se o tempo estiver agradável, passeiem com os filhos por campos e bosques. Em meio às belas cenas da natureza, contem-lhes o motivo por que Deus instituiu o sábado. Descrevam a grande obra da criação divina. Digam-lhes que a Terra era santa e bela quando saiu das mãos do Senhor. Cada flor, arbusto e árvore respondia ao propósito do Criador. Tudo que a vista alcançava era adorável e preenchia a mente com pensamentos sobre o amor de Deus. Cada som era música em harmonia com a voz de Deus. Demonstrem que foi o pecado que estragou a obra perfeita de Deus; que espinhos e cardos, tristeza, dor e morte são o resultado da desobediência a Deus. Peçam-lhes que vejam como a Terra, mesmo manchada pela maldição do pecado, ainda revela a bondade divina. [...]
Relatem o caminho da salvação. [...] Repitam a doce história de Belém. Apresentem Jesus como uma criança obediente aos pais, como jovem fiel e trabalhador, que ajudava a manter a família. Assim, vocês podem ensiná-las que o Salvador conhece as provas, perplexidades, tentações, esperanças e alegrias dos jovens, e que pode lhes dar simpatia e ajuda. — Testemunhos para a igreja, vol. 6, pp. 358 e 359.

Sexta-feira, 23 de junho - PARA VOCÊ REFLETIR
1. Como o excesso de trabalho durante a semana pode estar me levando a quebrar o sábado?
2. Por que devemos interromper todo trabalho até o pôr do sol de sexta-feira, mesmo que fique por acabar?
3. Como posso melhorar meus hábitos de viagem em relação ao sábado?
4. Explique o equilíbrio entre guardar o sábado e ajudar os enfermos.
5. O que nós, como pais, podemos fazer para ajudar os filhos a apreciar o dia do Senhor?



  Baixar a lição em DOC  


  Baixar a lição em PDF