“Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste, até que do meio seja tirado” (2 Tessalonicenses 2:7).
A harmonia da criação depende da perfeita conformidade de todos os seres, animados e inanimados, à Lei do Criador. — Patriarcas e profetas, p. 52.
Estudo adicional: O grande conflito, pp. 492-504.
Domingo, 25 de junho - 1. O CARÁTER DE DEUS
1A) Como o caráter de Deus contrasta com o pecado — e o que isso significa para nós? Daniel 9:7; Mateus 5:48.
Dn 9:7 — A Ti, ó Senhor, pertence a justiça, mas a nós, a confusão do rosto, como se vê neste dia; aos homens de Judá, e aos moradores de Jerusalém, e a todo o Israel; aos de perto e aos de longe, em todas as terras por onde os tens lançado, por causa da sua prevaricação, com que prevaricaram contra Ti.
Mt 5:48 — Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos Céus.
Deus aceitará só aqueles que estão determinados a alcançar um alvo elevado. Ele impõe a todo agente humano a obrigação de fazer o máximo. Exige perfeição moral de todos. Nunca devemos rebaixar o padrão de justiça a fim de acomodar tendências herdadas ou cultivadas para a transgressão. Precisamos entender que a imperfeição de caráter é pecado. Todos os justos atributos de caráter habitam em Deus como um todo perfeito e harmonioso, e todos os que recebem a Cristo como Salvador pessoal têm o privilégio de obter esses atributos. — Parábolas de Jesus, p. 330.
1B) Uma vez que Deus é a perfeição máxima, quais são os únicos tipos de mandamentos que Ele pode dar? Salmos 119:172; Romanos 7:12; Tiago 1:13.
Sl 119:172 — A minha língua falará da Tua Palavra, pois todos os Teus mandamentos são justiça.
Rm 7:12 — Assim, a Lei é santa; e o mandamento, santo, justo e bom.
Tg 1:13 — Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta.
Por sua própria natureza, a Lei de Deus é imutável. É uma revelação da vontade e do caráter de seu Autor. Deus é amor, logo Sua Lei também é amor. Os dois grandes princípios que a governam são o amor a Deus e ao ser humano. “De sorte que o cumprimento da Lei é o amor” (Romanos 13:10). O caráter de Deus é justiça e verdade. Do mesmo modo, justiça e verdade são a natureza da Lei. [...] Essa Lei, por ser uma expressão da mente e da vontade de Deus, deve ser tão duradoura quanto seu Autor. — O grande conflito, p. 467.
Segunda-feira, 26 de junho - 2. HARMONIA NO GOVERNO DE DEUS
2A) Qual é a relação entre os membros da Divindade? João 17:21.
Jo 17:21 — Para que todos sejam um, como Tu, ó Pai, o és em Mim, e Eu em Ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que Tu Me enviaste.
O argumento mais convincente que podemos dar ao mundo acerca da missão de Cristo é estarmos em perfeita união. A unidade que existe entre o Pai e o Filho deve se expressar em todos os que creem na verdade. Os que estiverem unidos assim em obediência à Palavra de Deus estarão cheios de poder. — Bible Training School, 1º de fevereiro de 1906.
Você já pensou no que isso significa para nós, ou seja, que essa oração inclui todo filho e filha de Adão que um dia crerá em Cristo como Salvador pessoal e dará os passos necessários em arrependimento, conversão, fé e batismo? Somos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e esses três grandes e infinitos poderes estão unidos para trabalhar por nós, desde que cooperemos com eles. — Sermons and Talks, vol. 2, p. 167.
2B) Que princípios formam a base do governo de Deus? 1 João 4:16 e 19; 1 João 5:3.
1Jo 4:16 e 19 — E nós conhecemos e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é caridade e quem está em caridade está em Deus, e Deus nele. [...] 19 Nós O amamos porque Ele nos amou primeiro.
1Jo 5:3 — Porque esta é a caridade de Deus: que guardemos os Seus mandamentos; e os Seus mandamentos não são pesados.
“Deus é amor” (1 João 4:16). Sua natureza e Sua Lei são amor. Sempre foi assim e sempre será. “O alto e sublime, que habita na eternidade”, cujos “caminhos [...] são eternos”, não muda. Com Ele “não há mudança nem sombra de variação” (Isaías 57:15; Habacuque 3:6 [ARA]; Tiago 1:17).
Toda manifestação de poder que cria é uma expressão de amor infinito. — Patriarcas e profetas, p. 33.
Deus poderia ter destruído Satanás e seus simpatizantes com a mesma facilidade com que se joga um pedregulho no solo, mas Ele não fez isso. A vitória contra a rebelião não deveria ocorrer pela força. O poder de forçar os outros é um atributo do governo de Satanás. Os princípios do Senhor não são desse tipo. A autoridade de Deus repousa sobre bondade, misericórdia e amor, e a apresentação desses princípios é a Sua ferramenta. O governo divino é essencialmente moral, e a verdade e o amor devem ser o poder predominante. — O Desejado de Todas as Nações, p. 759.
A alma que ama a Deus e a Sua obra será tão sincera quanto o dia. Não haverá jogo de palavras nem fuga da verdadeira orientação das Escrituras. A Palavra de Deus é o fundamento de toda doutrina. Alguns pensam que apresentam um sinal de inteligência e esperteza quando levantam questões secundárias e distorcem as Escrituras de um modo que encobre a verdade. — The Ellen G. White 1888 Materials, p. 46.
Terça-feira, 27 de junho - 3. ONDE O PECADO SE ORIGINOU?
3A) Como sabemos que esta passagem da Escritura não se refere ao antigo rei da cidade de Tiro? Ezequiel 28:11-15.
Ez 28:11-15 — Veio mais a mim a Palavra do Senhor, dizendo: 12 Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro e dize-lhe: Assim diz o Senhor Jeová: Tu és o aferidor da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. 13 Estavas no Éden, jardim de Deus; toda pedra preciosa era a tua cobertura: a sardônia, o topázio, o diamante, a turquesa, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo, a esmeralda e o ouro; a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti; no dia em que foste criado, foram preparados. 14 Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. 15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniquidade em ti.
(1) Se o versículo se referisse a um rei humano real e não estivesse usando o rei de Tiro como um símbolo, que tipo de pessoa esse rei seria, já que teria nascido de uma mulher, como todos os humanos? Salmos 51:5; Romanos 3:23.
(2) Quem foi o único ser apresentado no Jardim do Éden que um dia foi perfeito e depois se tornou pecaminoso? Apocalipse 12:9; Gênesis 3:14.
O primeiro pecador foi alguém a quem Deus havia grandemente exaltado. A figura do príncipe de Tiro, florescendo em poder e magnificência, é que o simboliza. Pouco a pouco Satanás passou a condescender com o desejo de exaltação própria. [...] Embora toda a sua glória viesse de Deus, esse poderoso anjo passou a considerá-la como vinda de si mesmo. Descontente com a posição que ocupava, embora honrado acima de todas as hostes celestiais, ele se aventurou a cobiçar homenagens devidas somente ao Criador. Em vez de se empenhar para colocar Deus em primeiro lugar nas afeições e na lealdade dos seres criados, seu esforço ia no sentido contrário, pois tentava garantir para si o serviço e a lealdade de todos. Assim, cobiçando a glória com que o Pai infinito havia revestido Seu Filho, esse príncipe dos anjos desejou ter o poder que era prerrogativa única de Cristo. — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 4, p. 1162.
3B) Que papel especial Lúcifer desempenhou no governo de Deus antes de sua queda? Ezequiel 28:14 (compare com o serviço do santuário em Êxodo 25:10-22).
Ez 28:14 — Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
Êx 25:10-22 — Também farão uma arca de madeira de cetim; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura. 11 E cobri-la-ás de ouro puro; por dentro e por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma coroa de ouro ao redor; 12 e fundirás para ela quatro argolas de ouro e as porás nos quatro cantos dela: duas argolas num lado dela e duas argolas no outro lado dela. 13 E farás varas de madeira de cetim, e as cobrirás com ouro, 14 e meterás as varas nas argolas, aos lados da arca, para se levar com elas a arca. 15 As varas estarão nas argolas da arca, e não se tirarão dela. 16 Depois, porás na arca o Testemunho, que Eu te darei. 17 Também farás um propiciatório de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura, de um côvado e meio. 18 Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. 19 Farás um querubim na extremidade de uma parte e o outro querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele. 20 Os querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com as suas asas o propiciatório; as faces deles, uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório. 21 E porás o propiciatório em cima da arca, depois que houveres posto na arca o Testemunho que Eu te darei. 22 E ali virei a ti e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do Testemunho), tudo o que Eu te ordenar para os filhos de Israel.
3C) Que passagem revela que ele tinha um talento especial para a música? Como ele usou essa habilidade em sua obra de engano? Ezequiel 28:13; Daniel 3:5-7.
Ez 28:13 — Estavas no Éden, jardim de Deus; toda pedra preciosa era a tua cobertura: a sardônia, o topázio, o diamante, a turquesa, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo, a esmeralda e o ouro; a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti; no dia em que foste criado, foram preparados.
Dn 3:5-7 — Quando ouvirdes o som da buzina, do pífaro, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles e de toda sorte de música, vos prostrareis e adorareis a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor tem levantado. 6 E qualquer que se não prostrar e não a adorar será na mesma hora lançado dentro do forno de fogo ardente. 7 Portanto, no mesmo instante em que todos os povos ouviram o som da buzina, do pífaro, da harpa, da sambuca, do saltério e de toda sorte de música, se prostraram todos os povos, nações e línguas e adoraram a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor tinha levantado.
Sinto-me alarmada ao testemunhar em toda parte a tolice dos jovens que alegam crer na verdade. Deus não parece estar em seus pensamentos. A mente deles está cheia de bobagens. A conversa que mantêm é vazia e superficial. Eles têm um ouvido apurado para a música, e Satanás sabe quais órgãos do corpo manipular para empolgar, envolver e encantar a mente de modo que Cristo se torne uma presença incômoda. Não há anseios espirituais da alma pelo conhecimento divino nem pelo crescimento na graça. — O lar adventista, p. 407.
Quarta-feira, 28 de junho - 4. A RAIZ DO MAL
4A) Ao compararmos as descrições de Ezequiel e Isaías referentes à queda de Lúcifer, o que elas revelam sobre a causa original desse evento? Ezequiel 28:16-19; Isaías 14:12-20.
Ez 28:16-19 — Na multiplicação do teu comércio se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim protetor, entre pedras afogueadas. 17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus para que olhem para ti. 18 Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; Eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a terra aos olhos de todos os que te veem. 19 Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste e nunca mais serás para sempre.
Is 14:12-20 — Como caíste do Céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! 13 E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao Céu, e, acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, da banda dos lados do Norte. 14 Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. 15 E, contudo, levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo. 16 Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão e dirão: É este o varão que fazia estremecer a Terra e que fazia tremer os reinos? 17 Que punha o mundo como um deserto e assolava as suas cidades? Que a seus cativos não deixava ir soltos para a casa deles? 18 Todos os reis das nações, todos eles, jazem com honra, cada um na sua casa. 19 Mas tu és lançado da tua sepultura, como um renovo abominável, como uma veste de mortos atravessados à espada, como os que descem ao covil de pedras, como corpo morto e pisado. 20 Com eles não te reunirás na sepultura, porque destruíste a tua terra e mataste o teu povo; a descendência dos malignos não será nomeada para sempre.
Pouco a pouco Lúcifer passou a condescender com o desejo de exaltação própria. A Escritura diz: “Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor” (Ezequiel 28:17). [...] Embora toda a sua glória viesse de Deus, esse poderoso anjo passou a considerá-la como vinda de si mesmo. Descontente com a posição que ocupava, embora honrado acima de todas as hostes celestiais, ele se aventurou a cobiçar homenagens devidas somente ao Criador. Em vez de se empenhar para colocar Deus em primeiro lugar nas afeições e na lealdade dos seres criados, seu esforço ia no sentido contrário, pois tentava garantir para si o serviço e a lealdade de todos. Assim, cobiçando a glória com que o Pai infinito havia revestido Seu Filho, esse príncipe dos anjos desejou ter o poder que era prerrogativa única de Cristo. — Patriarcas e profetas, p. 35.
4B) Que advertências eu posso tirar dessa história? Provérbios 16:18; 1 Coríntios 10:12.
Pv 16:18 — A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.
1Co 10:12 — Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia.
Se Lúcifer realmente quisesse ser como o Altíssimo, jamais teria deixado seu posto designado no Céu, pois o Espírito do Eterno Se manifesta no ministério de sacrifício próprio. Lúcifer desejava o poder, mas não o caráter de Deus. Ele lutou para alcançar o lugar mais elevado, e toda pessoa que é movida por sua índole fará o mesmo. — O Desejado de Todas as Nações, pp. 435 e 436.
Sempre que se nutre o orgulho e a ambição, arruína-se a vida, pois o orgulho, não sentindo qualquer necessidade, fecha o coração para as infinitas bênçãos celestes. — Profetas e reis, p. 60.
4C) Como as hostes celestiais eliminaram de suas fileiras essa nota desarmônica, que produzia desunião? Apocalipse 12:7-9.
Ap 12:7-9 — E houve batalha no Céu: Miguel e os Seus anjos batalhavam contra o dragão; e batalhavam o dragão e os seus anjos, 8 mas não prevaleceram; nem mais o seu lugar se achou nos Céus. 9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada O Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na Terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
Rebelar-se contra o governo de Deus foi o maior crime. Todo o Céu parecia estar agitado. Os anjos foram organizados em companhias, e cada divisão tinha um anjo comandante à frente. Satanás estava guerreando contra a Lei de Deus porque desejava exaltar a si mesmo e não queria se submeter à autoridade do Filho de Deus, o grande comandante do Céu. — The Spirit of Prophecy, vol. 1, p. 22.
Quinta-feira, 29 de junho - 5. O FIM DO MAL
5A) Como Satanás se degenerou ainda mais após ter sido expulso do Céu? João 8:44.
Jo 8:44 — Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.
Satanás, o pai da mentira, enganou Adão [...] dizendo que ele não precisava obedecer a Deus e que não morreria caso transgredisse a Lei. Mas Adão caiu, e seu pecado abriu as comportas da desgraça sobre nosso mundo. Novamente Satanás repetiu a Caim que era desnecessário seguir exatamente a ordem de Deus ao apresentar o cordeiro morto como oferta. Assim como Adão, Caim obedeceu à voz do enganador. [...]
Precisamos saber por nós mesmos a que voz estamos atendendo, se é a voz do Deus vivo e verdadeiro ou se é a voz do grande apóstata. — Evangelismo, p. 598.
5B) Como e por que essa raiz do mal será finalmente destruída? Hebreus 2:14; Malaquias 4:1-3; 2 Pedro 3:9-14.
Hb 2:14 — E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também Ele participou das mesmas coisas para que, pela morte, aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo.
Ml 4:1-3 — Porque eis que aquele dia vem ardendo como forno; todos os soberbos e todos os que cometem impiedade serão como palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo. 2 Mas para vós que temeis o Meu nome nascerá o Sol da Justiça e salvação trará debaixo das Suas asas; e saireis e crescereis como os bezerros do cevadouro. 3 E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés naquele dia que farei, diz o Senhor dos Exércitos.
2Pe 3:9-14 — O Senhor não retarda a Sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. 10 Mas o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a Terra e as obras que nela há se queimarão. 11 Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato e piedade, 12 aguardando e apressando-vos para a vinda do Dia de Deus, em que os céus, em fogo, se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? 13 Mas nós, segundo a Sua promessa, aguardamos novos céus e nova Terra, em que habita a justiça. 14 Pelo que, amados, aguardando estas coisas procurai que dEle sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz
A história do grande conflito entre o bem e o mal, desde o momento em que começou no Céu até a queda final da rebelião e a eliminação total do pecado, também é uma demonstração do imutável amor de Deus. — Patriarcas e profetas, p. 33.
5C) Embora pareça que o mal não esteja recebendo rápida punição, que promessa Deus apresenta quanto à sua total eliminação? Eclesiastes 8:11; Naum 1:9.
Ec 8:11 — Visto como se não executa logo o juízo sobre a má obra, por isso o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para praticar o mal.
Na 1:9 — Que pensais vós contra o Senhor? Ele mesmo vos consumirá de todo; não se levantará por duas vezes a angústia.
O grande conflito terminou. Pecado e pecadores não mais existem. O universo inteiro está purificado. Um único pulso de harmonioso júbilo vibra por toda a vasta criação. DAquele que tudo criou emanam vida, luz e alegria por todos os domínios do espaço infinito. Do menor átomo ao maior mundo, todas as obras criadas, animadas e inanimadas, na beleza sem sombras e na alegria perfeita, declaram que Deus é amor. — O grande conflito, p. 678.
Sexta-feira, 30 de junho - PARA VOCÊ REFLETIR
1. Que tipo de caráter Deus tem?
2. Como as Três Pessoas da Divindade trabalham harmoniosamente?
3. Que ilustração Ezequiel usou para descrever a origem do pecado?
4. Qual é um dos pecados mais difíceis de vencer, o qual deu origem à iniquidade?
5. Como e por que o mal finalmente acabará?