LIÇÃO 12

Profetas inspirados

3º trimestre de 2023
Sábado, 16 de Setembro de 2023
“Havendo Deus antigamente falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo” (Hebreus 1:1 e 2).
De valor especial para a igreja de Deus na Terra hoje — considerada como a guardiã de Sua vinha — são as mensagens de conselho e advertência dadas por meio dos profetas que esclareceram o eterno propósito divino em favor da humanidade. Os ensinamentos dos profetas revelam claramente o amor de Deus pela raça perdida e Seu plano para a salvação dos seres humanos. — Minha consagração hoje, p. 40.
Estudo adicional: O grande conflito, pp. V-XII (introdução).

Domingo, 10 de setembro - 1. COMUNICANDO-SE COM A HUMANIDADE
1A) Como Deus Se comunicou com a humanidade após a chegada do pecado? Hebreus 1:1 e 2.
Hb 1:1 e 2 — Havendo Deus antigamente falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, 2 a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.

Antes da entrada do pecado, Adão desfrutava de comunhão aberta com o Criador, mas desde que o homem se separou de Deus pela transgressão, a raça humana deixou de participar desse alto privilégio. Contudo, o plano da redenção abriu um caminho pelo qual os habitantes da Terra ainda podem se conectar ao Céu. — O grande conflito, p. V (introdução).

1B) Como Deus Se comunicava pessoalmente com a humanidade? 1 Timóteo 3:16; Colossenses 2:9.
1Tm 3:16 — E sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que Se manifestou em carne foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo e recebido acima, na glória.
Cl 2:9 — Porque nEle habita corporalmente toda a plenitude da divindade

Desde o pecado de Adão, a raça humana foi cortada da comunhão direta com Deus. A relação entre o Céu e a Terra continuou através de Cristo, mas agora que Jesus veio “em semelhança da carne do pecado” (Romanos 8:3), o próprio Pai falou. Ele já havia Se comunicado com a humanidade por meio de Cristo. Contudo, agora Ele Se comunicava com a humanidade em Cristo. — O Desejado de Todas as Nações, p. 116.

1C) O que era necessário depois que Jesus voltou para o Pai, e qual era o Seu propósito? João 14:6 e 26; João 15:26; João 16:7, 12-14; Atos 2:16-18.
Jo 14:6 e 26 — Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por Mim. [...] 26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
Jo 15:26 — Mas, quando vier o Consolador, que Eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito da verdade, que procede do Pai, testificará de Mim.
Jo 16:7, 12-14 — Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que Eu vá, porque se Eu não for, o Consolador não virá a vós; mas se Eu for, enviar-vo-lo-ei. [...] 12 Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. 13 Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, Ele vos guiará em toda a verdade porque não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará O que há de vir. 14 Ele Me glorificará porque há de receber do que é Meu e vo-lo há de anunciar.
At 2:16-18 — Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: 17 E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do Meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos; 18 e também do Meu Espírito derramarei sobre os Meus servos e Minhas servas naqueles dias, e profetizarão.

Segunda-feira, 11 de setembro - 2. O DOM DE PROFECIA
2A) Qual a importância dos dons espirituais enquanto aguardamos a volta de Cristo? 1 Coríntios 1:4-8.
1Co 1:4-8 — Sempre dou graças a meu Deus por vocês, por causa da graça que lhes foi dada por Ele em Cristo Jesus. 5 Pois nEle vocês foram enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento, 6 porque o testemunho de Cristo foi confirmado entre vocês, 7 de modo que não lhes falta nenhum dom espiritual, enquanto vocês aguardam que o nosso Senhor Jesus Cristo seja revelado. 8 Ele os manterá firmes até o fim, de modo que vocês serão irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. [Nova Versão Internacional.]

2B) O que identifica a última igreja de Deus e seu dom, o testemunho de Jesus? Apocalipse 12:17; Apocalipse 19:10; 1 Tessalonicenses 5:2-5, 19-21.
Ap 12:17 — E o dragão irou-se contra a mulher e foi fazer guerra ao resto da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo.
Ap 19:10 — E eu lancei-me a seus pés para o adorar, mas ele disse-me: Olha, não faças tal; sou teu conservo e de teus irmãos que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.
1Ts 5:2-5, 19-21 — Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite. 3 Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão. 4 Mas vós, irmãos, já não estais em trevas para que aquele Dia vos surpreenda como um ladrão; 5 porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. [...] 19 Não extingais o Espírito. 20 Não desprezeis as profecias. 21 Examinai tudo. Retende o bem.

Tempos perigosos estão à nossa frente. Todo aquele que tem conhecimento da verdade deve despertar e entregar o corpo, a alma e o espírito à disciplina de Deus. O inimigo está em nosso encalço. Devemos estar bem alerta, em guarda contra ele. Devemos vestir toda a armadura de Deus. Devemos seguir as instruções fornecidas no Espírito de Profecia. Devemos amar a verdade presente e a ela obedecer. Esse conjunto de medidas nos salvará de aceitar ilusões fortes. Deus falou conosco por Sua Palavra. Falou-nos por meio dos testemunhos para a igreja e dos livros que ajudaram a esclarecer nossas obrigações atuais e a posição que devemos ocupar agora. As advertências dadas, linha após linha, preceito sobre preceito, devem ser atendidas. Se as desprezarmos, que justificativa poderemos apresentar? — Obreiros evangélicos, p. 308.

2C) Em vez de recorrer a médiuns, a quem devemos buscar? Isaías 8:16 e 19.
Is 8:16 e 19 — Liga o testemunho e sela a Lei entre os Meus discípulos. [...] 19 Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram entre dentes; — não recorrerá um povo ao seu Deus? A favor dos vivos interrogar-se-ão os mortos?

[A providência de Deus] revela as armadilhas e as artimanhas de Satanás, a importância de aperfeiçoar o caráter cristão e os meios pelos quais podemos alcançar esse resultado. Assim, Deus indica o que é necessário para garantir Sua bênção. Há uma tendência da parte de muitos de permitir que sentimentos rebeldes surjam quando seus pecados particulares são reprovados. O espírito dessa geração é: “Profetizem assuntos suaves”. No entanto, o Espírito de Profecia fala apenas a verdade. A iniquidade se espalha, e o amor de muitos que alegam seguir a Cristo esfria. Eles estão cegos para a maldade do próprio coração e não sentem a própria condição de fraqueza e desamparo. Em misericórdia, Deus ergue o véu e revela a eles que há um vigia por trás dos bastidores que discerne sua culpa escondida e os motivos de suas ações. — Testemunhos para a igreja, vol. 4, p. 13.
Em Sua providência, o Senhor achou por bem ensinar e advertir Seu povo de várias maneiras. Por ordem direta, pelos escritos sagrados e pelo Espírito de Profecia, Ele lhes revela Sua vontade.
Nos tempos antigos, Deus falava com os seres humanos pela boca dos profetas e apóstolos. Hoje Ele fala pelos Testemunhos de Seu Espírito. Nunca houve um tempo em que Deus tenha instruído Seu povo com tanta seriedade quanto o faz agora a respeito de Sua vontade e do caminho que deseja que sigam. — Minha consagração hoje, p. 40.

Terça-feira, 12 de setembro - 3. TESTADO PELAS ESCRITURAS
3A) Qual é o teste fundamental pelo qual um verdadeiro profeta tem de passar e ser aprovado? Isaías 8:20.
Is 8:20 — À Lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva.

Os Testemunhos não desprezam a Palavra de Deus, mas a exaltam e atraem a mente das pessoas para ela. — Testemunhos para a igreja, vol. 5, p. 665.

3B) Se ficar comprovado que alguém é um falso profeta, o que devemos fazer? Deuteronômio 13:1-5; Romanos 16:17; 2 João 1:9-11.
Dt 13:1-5 — Se aparecer entre vocês um profeta ou alguém que faz predições por meio de sonhos e lhes anunciar um sinal miraculoso ou um prodígio, 2 e se o sinal ou prodígio de que ele falou acontecer, e ele disser: “Vamos seguir outros deuses que vocês não conhecem e vamos adorá-los”, 3 não deem ouvidos às palavras daquele profeta ou sonhador. O Senhor, o seu Deus, está pondo vocês à prova para ver se O amam de todo o coração e de toda a alma. 4 Sigam somente o Senhor, o seu Deus, e temam a Ele somente. Cumpram os Seus mandamentos e obedeçam-Lhe; sirvam-nO e apeguem-se a Ele. 5 Aquele profeta ou sonhador terá que ser morto, pois pregou rebelião contra o Senhor, contra o seu Deus, que os tirou do Egito e os redimiu da terra da escravidão; ele tentou afastá-los do caminho que o Senhor, o seu Deus, lhes ordenou que seguissem. Eliminem o mal do meio de vocês. [Nova Versão Internacional.]
Rm 16:17 — E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.
2Jo 1:9-11 — Todo aquele que prevarica e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus; quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto o Pai como o Filho. 10 Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa nem tampouco o saudeis. 11 Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras.

[Deus] me dá uma mensagem para que eu a entregue a Seu povo. Ao longo de trinta anos, tenho recebido as palavras de Deus e as tenho repassado a Seu povo. Tremo diante dessa responsabilidade, que aceitei com muita prece e meditação. Permaneço como embaixadora de Deus, representando Cristo, suplicando que as pessoas se reconciliem com o Pai. Tenho advertido quanto ao perigo conforme Deus me apresenta os riscos a que Seu povo se expõe. Deus é quem me deu essa obra. Nesse caso, qual será então o estado daqueles que se recusam a ouvir as palavras que Deus lhes envia pelo fato de que elas prejudicam o caminho que seguem ou lhes reprovam os erros? [...] Ou Deus tem ensinado Sua igreja, reprovando seus erros e fortalecendo sua fé, ou não tem. Ou essa obra é de Deus ou não é. Ele não faz nada em parceria com Satanás. Nos últimos trinta anos, minha obra tem trazido ou a marca de Deus ou a do inimigo. Não há meio-termo nessa questão. Ou os Testemunhos vêm do Espírito de Deus ou vêm do diabo. — Testemunhos para a igreja, vol. 4, pp. 229 e 230.
[O príncipe do mal] está agora empreendendo seus maiores esforços para uma luta final contra Cristo e Seus seguidores. O último grande engano logo se desdobrará perante nós. O Anticristo realizará suas obras maravilhosas bem à nossa vista. A falsificação se parecerá tanto com a verdade que será impossível perceber a diferença entre ambas, a não ser pelas Sagradas Escrituras. Toda declaração e todo milagre devem ser testados pelo testemunho da Palavra. — O grande conflito, p. 593.

3C) De que modo todos os novos profetas são testados, e por quê? 1 Coríntios 14:32; João 10:27.
1Co 14:32 — E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. Jo 10:27 — As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz, e Eu conheço-as, e elas Me seguem.

Mas, apesar de tudo isso, alguns que professam fazer da Palavra de Deus seu estudo, encontram-se vivendo em direta oposição a seus ensinos mais claros. Por isso, a fim de deixar homens e mulheres sem desculpa, Deus fornece testemunhos claros e precisos, trazendo essas pessoas de volta à Palavra que negligenciam seguir. — Testemunhos para a igreja, vol. 5, p. 663.
Não surgiram novas verdades, mas Deus, por meio dos Testemunhos, simplificou as grandes verdades já concedidas e as apresentou ao povo da forma que escolheu para lhes despertar e impressionar a mente visando a que todos fiquem sem desculpa. — Testemunhos para a igreja, vol. 5, p. 665.

Quarta-feira, 13 de setembro - 4. O REINO INTERIOR
4A) Por que é importante crer num Salvador pessoal em nossa vida agora, e não apenas numa figura histórica? Explique. 1 João 4:1-3; Efésios 3:17; Colossenses 1:27; João 15:4 e 5.
1Jo 4:1-3 — Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. 2 Nisto conhecereis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; 3 e todo espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus, mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que está já no mundo.
Ef 3:17 — Para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração; a fim de, estando arraigados e fundados em amor.
Cl 1:27 — Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória.
Jo 15:4 e 5 — Estai em Mim, e Eu, em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em Mim. 5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em Mim e Eu nele, este dá muito fruto, porque sem Mim nada podereis fazer.

Cristo estava ensinando, e, como de costume, outros além dos discípulos haviam se reunido à Sua volta. Há algum tempo Ele vinha falando aos discípulos sobre as cenas nas quais eles logo tomariam parte. Deviam divulgar amplamente as verdades que Ele lhes havia confiado, e logo entrariam em choque com os governantes deste mundo. Por causa dEle, em breve os magistrados e reis os chamariam perante os tribunais. Contudo, Ele lhes garantiu uma sabedoria que ninguém poderia contestar. Suas próprias palavras, que comoveram o coração do povo e confundiram Seus inimigos astutos, testemunharam do poder daquele Espírito que habita em nós, o qual Ele havia prometido a Seus seguidores. — Parábolas de Jesus, p. 252.
A morada do Espírito em nós se demonstrará pelo transbordar do amor celestial. A plenitude divina fluirá pelo consagrado instrumento humano visando ao compartilhamento com outros. — Parábolas de Jesus, p. 419.
Uma sentença bíblica vale mais que dez mil ideias ou argumentos humanos. Os que se recusam a seguir o caminho de Deus finalmente receberão a sentença: “Afastai-vos de Mim”. Contudo, quando nos submetemos à direção divina, o Senhor Jesus guia nossa mente e dá segurança às nossas palavras. Podemos ser fortes no Senhor e na força de Seu poder. Ao receber a Cristo, somos revestidos de poder. Um Salvador que habita em nós transforma o poder divino em nossa propriedade. A verdade se torna nossa especialidade. Não se vê nenhuma injustiça na vida. Podemos proferir palavras oportunas aos que não conhecem a verdade. A presença de Cristo no coração é um poder vitalizante, fortalecendo todo o ser. — Testemunhos para a igreja, vol. 7, p. 71.

4B) Como Moisés reconheceu a necessidade da presença pessoal de Cristo? Êxodo 33:13-16.
Êx 33:13-16 — Se me vês com agrado, revela-me os Teus propósitos para que eu Te conheça e continue sendo aceito por Ti. Lembra-Te de que esta nação é o teu povo”. 14 Respondeu o Senhor: “Eu mesmo o acompanharei, e lhe darei descanso”. 15 Então Moisés Lhe declarou: “Se não fores conosco, não nos envies. 16 Como se saberá que eu e o Teu povo podemos contar com o Teu favor se não nos acompanhares? Que mais poderá distinguir a mim e a Teu povo de todos os demais povos da face da Terra?” [Nova Versão Internacional.]

Moisés tinha um profundo senso da presença pessoal de Deus. Ele não estava apenas contemplando através dos tempos a vinda de Cristo em carne, mas ele via Jesus de uma maneira especial acompanhando os filhos de Israel em todas as jornadas. Deus era real para ele, e estava sempre presente em seus pensamentos. Quando mal compreendido, quando chamado a enfrentar o perigo e a sofrer insultos por amor a Cristo, ele suportava tudo sem retaliação. Moisés cria em Deus como alguém de quem ele precisava e que o ajudaria por causa de sua necessidade. Deus era uma ajuda presente para ele. — Testemunhos para a igreja, vol. 5, p. 651.

Quinta-feira, 14 de setembro - 5. O TESTEMUNHO DIRETO
5A) Qual é a perspectiva de Deus em relação à mundanidade? 1 João 4:5; Tiago 4:4.
1Jo 4:5 — Do mundo são; por isso falam do mundo, e o mundo os ouve.
Tg 4:4 — Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

O mundo não deve ser introduzido na igreja, e com ela se casar, formando um laço de união. Se isso acontecer, a igreja se tornará de fato corrupta. — Testemunhos para ministros, p. 265.
Pode-se fazer esta pergunta: “Não devemos ter nenhuma união com o mundo?” A Palavra do Senhor deve ser nosso guia nesse sentido. Ela proíbe qualquer ligação com infiéis e incrédulos que nos identifique com eles. Devemos sair do meio deles e nos separar. Em nenhum caso devemos nos unir a eles em seus planos de trabalho. Contudo, também não devemos viver uma vida isolada. Devemos fazer todo o bem que pudermos às pessoas do mundo. — Obreiros evangélicos, p. 394.

5B) Por que a união com o mundo é uma impossibilidade? Quanto a esse respeito, qual é o propósito de um profeta? 2 Coríntios 6:14-18; Ezequiel 44:23.
2Co 6:14-18 — Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 15 E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? 16 E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e Eu serei o seu Deus, e eles serão o Meu povo. 17 Pelo que saí do meio deles e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e Eu vos receberei; 18 e Eu serei para vós Pai, e vós sereis para Mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.
Ez 44:23 — E a Meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano, e o farão discernir entre o impuro e o puro.

A pergunta a ser feita agora é: “Os professos seguidores de Cristo estão cumprindo as condições para receber a bênção? Estão se separando do mundo em espírito e na prática?” Como é difícil sair e se separar dos hábitos e costumes mundanos. Entretanto, estejamos alerta para que Satanás não nos seduza e não nos engane por meio de falsas representações. Há interesses eternos envolvidos aqui. As exigências divinas devem vir em primeiro lugar. O que Deus pede deve receber nossa principal atenção. Toda filha e filho caído de Adão deve, por meio da graça transformadora de Cristo, se tornar obediente a todas as ordens divinas. Muitos fecham os olhos aos ensinos mais claros de Sua Palavra porque a cruz está bem no meio do caminho. Se a exaltarem, os olhos do mundo os verão como pessoas diferentes. Por isso é que hesitam e questionam, e procuram alguma desculpa pela qual possam evitar a cruz. Satanás está sempre pronto e apresenta razões plausíveis pelas quais não seria a melhor escolha obedecer à Palavra de Deus exatamente do modo como é lida. Assim, as pessoas são fatalmente enganadas. — The Review and Herald, 25 de agosto de 1885.

Sexta-feira, 15 de setembro - PARA VOCÊ REFLETIR
1. Por que a comunicação é tão importante na vida de um crente?
2. Qual é o propósito do Espírito de Profecia?
3. Como testamos os profetas, e como devemos lidar com os resultados?
4. De que modo um Cristo que habita em nós afeta nossa experiência cristã?
5. Como os verdadeiros profetas de Deus ensinam Seu povo a se separar do mundo?



  Baixar a lição em DOC  


  Baixar a lição em PDF