“Mas o Senhor, por meio de um profeta, fez subir a Israel do Egito, e por um profeta foi ele guardado” (Oseias 12:13).
A pregação é uma pequena parte da obra de salvação de almas. O Espírito de Deus convence os pecadores acerca da verdade e os coloca nos braços da igreja. Os ministros até podem fazer sua parte, mas nunca conseguirão realizar a obra que a igreja deveria fazer. — Testemunhos para a igreja, vol. 4, p. 69.
Estudo adicional: Testemunhos para a igreja, vol. 4, pp. 227-246.
Domingo, 17 de setembro - 1. PERSEGUIÇÃO E SACRIFÍCIO
1A) O que os verdadeiros profetas devem suportar, e por quê? Tiago 5:10; 1 Reis 18:17 e 18.
Tg 5:10 — Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor.
1Rs 18:17 e 18 — E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe Acabe: És tu o perturbador de Israel? 18 Então disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do Senhor e seguistes os baalins.
Isaías, a quem o Senhor permitiu contemplar cenas maravilhosas, foi serrado em pedaços porque reprovou fielmente os pecados da nação judaica. Os profetas que vieram cuidar da vinha do Senhor enfrentaram de fato espancamentos e morte. “Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos a fio de espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados” — homens dos quais o mundo não era digno. Eles receberam um tratamento cruel e o banimento do mundo. — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 4, p. 1137.
1B) O que confirma a existência de verdadeiros profetas até o fim dos tempos, e como devemos testá-los? Mateus 7:15-20; 1 João 2:4.
Mt 7:15-20 — Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. 16 Por seus frutos os conhecereis. Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? 17 Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus. 18 Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar frutos bons. 19 Toda árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. 20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
1Jo 2:4 — Aquele que diz: Eu conheço-O e não guarda os Seus mandamentos, é mentiroso e nele não está a verdade.
1C) Por que um verdadeiro profeta é uma bênção para a igreja? Efésios 4:8, 11-16.
Ef 4:8, 11-16 — Pelo que diz: Subindo ao alto levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens. [...] 11 E Ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, 12 querendo o aperfeiçoamento dos santos para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, 13 até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, 14 para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente. 15 Antes, seguindo a verdade em caridade, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, 16 do qual todo o corpo, bem ajustado e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo para sua edificação em amor.
Como resultado natural, a união dos crentes com Cristo levará à união de uns para com os outros, e esse vínculo é o mais duradouro que existe. [...] É somente pela união pessoal com Cristo, pela comunhão diária e constante com Ele, que podemos produzir os frutos do Espírito Santo. — Testemunhos para a igreja, vol. 5, pp. 47 e 48.
A união é o resultado certo da perfeição cristã. — Santificação, p. 85.
Segunda-feira, 18 de setembro - 2. OPERAÇÃO DE MILAGRES
2A) A operação de milagres serve como teste para avaliar um verdadeiro profeta? Lucas 7:26-28; João 10:41.
Lc 7:26-28 — Mas que saístes a ver? Um profeta? Sim, vos digo, e muito mais do que profeta. 27 Este é aquele de quem está escrito: Eis que envio o Meu anjo diante da Tua face, o qual preparará diante de Ti o Teu caminho. 28 E Eu vos digo que entre os nascidos de mulheres não há maior profeta do que João Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.
Jo 10:41 — E muitos iam ter com Ele e diziam: Na verdade, João não fez sinal algum, mas tudo quanto João disse dEste era verdade.
Haverá comunicação constante entre o Céu e a Terra por meio dos anjos. Cercado de anjos maus e alegando ser Deus, Satanás operará milagres de todos os tipos para enganar, se possível, os próprios escolhidos. O povo de Deus não encontrará segurança na operação de milagres, pois Satanás imitará as maravilhas que serão realizadas. O povo de Deus provado e testado encontrará forças no sinal mencionado em Êxodo 31:12-18. Eles devem se firmar nesta palavra viva: “Está escrito”. Esse é o único fundamento sobre o qual podem permanecer firmes. Aqueles que quebram seu concerto com o Senhor estarão sem Deus e sem esperança naquele dia. — Testemunhos para a igreja, vol. 9, p. 16.
2B) Quem aproveitará ao máximo a operação de milagres nestes últimos dias? Apocalipse 19:20; Apocalipse 13:14.
Ap 19:20 — E a besta foi presa, e com ela o falso profeta que diante dela fizera os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo e de enxofre.
Ap 13:14 — E engana os que habitam na Terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na Terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida de espada e vivia.
Satanás observa de perto os eventos e, quando encontra alguém que demonstra ter forte resistência à verdade divina, ele revela eventos não cumpridos a essa pessoa para garantir um controle mais firme sobre ela. Aquele que não hesitou em confrontar quem tem o controle absoluto sobre a criação, tem maldade para perseguir e enganar. Ele mantém os mortais presos em sua armadilha hoje. — Testemunhos para a igreja, vol. 2, pp. 171 e 172.
2C) Por que devemos fazer tantos testes hoje? 2 Coríntios 11:14.
2Co 11:14 — E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.
Conforme o espiritismo conseguir imitar melhor o cristianismo tradicional, ele alcançará maior poder para enganar e enredar. O próprio Satanás aparece como convertido, segundo o conceito atual de conversão. Ele aparecerá na figura de um anjo de luz. Por meio do espiritismo, milagres ocorrerão, haverá cura de enfermos, e muitas maravilhas inegáveis acontecerão. Assim, quando os espíritos alegarem ter fé na Bíblia e manifestarem respeito pelas instituições da igreja, essa obra será aceita como uma manifestação do poder divino. — O grande conflito, p. 588.
Estamos vivendo em tempos perigosos, e não nos convém aceitar tudo o que aparece como sendo verdade sem examinar em detalhes. Também não podemos nos dar ao luxo de rejeitar qualquer manifestação que produza os frutos do Espírito de Deus. Por isso, devemos ser dispostos a aprender, mansos e humildes de coração. Existem aqueles que rejeitam tudo que não esteja de acordo com suas próprias ideias, e, ao agirem assim, põem em perigo seu interesse eterno do mesmo modo que a nação judaica quando rejeitou Cristo. — O outro Poder — conselhos para escritores e editores, pp. 35 e 36.
Terça-feira, 19 de setembro - 3. PROFECIAS CUMPRIDAS
3A) Como Deus fala com os seres humanos? Números 12:6.
Nm 12:6 — E disse: Ouvi agora as Minhas palavras; se entre vós houver profeta, Eu, o Senhor, em visão a ele Me farei conhecer ou em sonhos falarei com ele.
Não houve nenhuma revelação escrita durante os primeiros 2500 anos da história humana. Aqueles que foram ensinados por Deus comunicaram seu conhecimento a outros, o qual foi repassado dos pais para os filhos através de gerações sucessivas. O preparo da palavra escrita começou no tempo de Moisés. Ele foi o primeiro a reunir as revelações num livro inspirado. Essa obra continuou durante o longo período de 1600 anos — de Moisés, o historiador da criação e da Lei, até João, aquele que relatou as mais sublimes verdades do evangelho. [...]
Escritos em diferentes épocas por homens que tinham amplas diferenças entre si no tocante à posição, à profissão, e aos dons mentais e espirituais, os livros da Bíblia apresentam um amplo contraste de estilo, bem como uma diversidade na natureza dos assuntos desenvolvidos. Diferentes escritores usam diferentes formas de expressão. Em muitos casos, um apresenta de forma mais impressionante que o outro a mesma verdade. Por isso, como vários escritores apresentam o mesmo assunto sob vários aspectos e relações, o leitor superficial, descuidado ou preconceituoso talvez veja discrepância ou contradição onde o estudante atencioso e reverente, com visão mais clara, percebe a harmonia essencial ligando todas as partes.
À medida que diferentes homens apresentam a verdade, ela vem à tona em seus vários aspectos. Um escritor fica mais fortemente impressionado com um aspecto do assunto. Ele capta os pontos que se harmonizam com sua experiência ou com sua capacidade de perceber e apreciar. Já outro escritor se apega a um ponto diferente. Desse modo, sob a orientação do Espírito Santo, cada um apresenta o que marcou com mais força sua própria mente. Por fim, cada autor enfatiza aspectos diferentes da verdade, os quais juntos apresentam uma perfeita harmonia. Dessa forma, as verdades assim reveladas se unem para formar um todo perfeito, adaptado para atender às necessidades humanas em todas as circunstâncias e experiências da vida. — O grande conflito, pp. V-VI (introdução).
3B) O que devemos esperar quando um profeta faz uma predição? Jeremias 28:9. Ao vermos o protestantismo e o catolicismo unidos hoje, que profecia registrada há mais de um século está se cumprindo?
Jr 28:9 — O profeta que profetizar paz, somente quando se cumprir a palavra desse profeta é que será conhecido como aquele a quem o Senhor, na verdade, enviou.
Quando o protestantismo estender os braços através do abismo para agarrar com uma das mãos o poder romano e com a outra o espiritismo, em seguida essa tríplice aliança influenciará os Estados Unidos, levando-os a repudiar todos os princípios de sua Constituição, os quais fizeram deste país um governo protestante e republicano. Então, quando esse tríplice poder adotar medidas para a propagação dos erros e falsidades do papado, podemos saber que é chegada a hora das operações maravilhosas de Satanás, e que o fim está às portas. — Testemunhos para a igreja, vol. 5, p. 451.
Quarta-feira, 20 de setembro - 4. O PROPÓSITO DO ESPÍRITO DE PROFECIA
4A) O que devemos esperar conforme nos aproximamos do fim dos tempos? Como devemos lidar com esses perigos? 2 Timóteo 3:1; Isaías 59:19 e 20.
2Tm 3:1 — Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
Is 59:19 e 20 — Então temerão o nome do Senhor desde o poente e a Sua glória, desde o nascente do Sol; vindo o inimigo como uma corrente de águas, o Espírito do Senhor arvorará contra ele a Sua bandeira. 20 E virá um Redentor a Sião e aos que se desviarem da transgressão em Jacó, diz o Senhor.
Estamos vivendo em tempos perigosos. Em meio às cenas em constante mudança, com a chegada de heresias e falsas doutrinas que testarão a fé das pessoas, a casa construída sobre a rocha sólida não se abalará. Todavia, quando a tempestade e o furacão chegarem, a casa construída sobre a areia cairá, e grande será a sua queda.
Por isso é fundamental estarmos alerta quanto ao modo como construímos. Que ninguém construa de modo imprudente. A Palavra de Deus é o nosso único fundamento. Toda aparência de erro virá sobre nós. Alguns desses erros serão muito enganadores e atraentes; mas, se os aceitássemos, eles removeriam os alicerces do fundamento que Cristo estabeleceu e, em seguida, implantariam uma estrutura de edificação humana. [...] Sob a direção de Satanás, eles preparam falsos fundamentos para a mente humana. — Medicina e salvação, p. 87.
4B) Como os profetas ajudam a igreja? 2 Reis 6:8-12; 1 Coríntios 14:22; Efésios 4:12.
2Rs 6:8-12 — Ora, o rei da Síria estava em guerra contra Israel. Depois de deliberar com os seus conselheiros, dizia: “Montarei o meu acampamento em tal lugar”. 9 Mas o homem de Deus mandava uma mensagem ao rei de Israel: “Evite passar por tal lugar, pois os arameus estão descendo para lá”. 10 Assim, o rei de Israel investigava o lugar indicado pelo homem de Deus. Repetidas vezes Eliseu alertou o rei, que tomava as devidas precauções. 11 Isto enfureceu o rei da Síria que, convocando seus conselheiros, lhes perguntou: “Vocês não me apontarão qual dos nossos está do lado do rei de Israel? “ 12 Respondeu um dos conselheiros: “Nenhum de nós, majestade. É Eliseu, o profeta que está em Israel, que revela ao rei de Israel até as palavras que tu falas em teu quarto”. [Nova Versão Internacional.]
1Co 14:22 — De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis.
Ef 4:12 — Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo.
Deus me deu uma experiência marcante e solene em conexão com Sua obra; e podem ter certeza de que, enquanto o Senhor poupar minha vida, não cessarei de erguer uma voz de alerta toda vez que eu for impressionada pelo Espírito de Deus, quer os homens ouçam quer deixem de ouvir. Não existe qualquer sabedoria especial em mim, pois sou apenas um instrumento nas mãos do Senhor para cumprir a obra que Ele me indicou. As instruções que escrevo, ou que transmito pela voz, expressam a luz que Deus me dá. Tento colocar diante de vocês os princípios que o Espírito de Deus há anos vem imprimindo em minha mente e escrevendo em meu coração.
E agora, irmãos, suplico-lhes que não se intrometam entre mim e o povo, e com isso afastem a luz que Deus lhes teria dado. Não comprometam, pela crítica, a força, o objetivo e a importância dos Testemunhos. Nem cogitem que são capazes de analisá-los com o fim de acomodá-los às próprias ideias, afirmando com isso que Deus lhes dá a capacidade para discernir o que é a luz do Céu e o que é a expressão da simples sabedoria humana. Se os Testemunhos não falarem de acordo com a Palavra de Deus, rejeitem-nos. Cristo e Belial não andam em união. Pelo amor de Cristo, não confundam a mente das pessoas com sofismas e incredulidade humanos, pois isso neutraliza a obra que o Senhor faria. Por sua falta de discernimento espiritual, não façam deste instrumento de Deus uma pedra de escândalo que leve muitos a tropeçar e a cair. — Testemunhos para a igreja, vol. 5, p. 691.
Quinta-feira, 21 de setembro - 5. NO INÍCIO
5A) Quem deve testar os profetas? 1 Coríntios 12:28.
1Co 12:28 — E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
5B) Um profeta pode ser ao mesmo tempo verdadeiro e falso? Explique. Tiago 3:11.
Tg 3:11 — Porventura, deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?
Há alguns crentes professos que aceitam certas porções dos Testemunhos como a mensagem de Deus. Contudo, rejeitam aquelas partes que condenam suas condescendências favoritas. Essas pessoas não estão atuando apenas contra o próprio bem-estar, mas também contra o da igreja. É essencial que andemos na luz enquanto temos a luz. Os que afirmam crer na reforma de saúde, e no entanto trabalham contra seus princípios na prática do dia a dia, estão ferindo a própria alma e deixando impressões errôneas, seja na mente de crentes seja na de descrentes. — Testemunhos para a igreja, vol. 9, p. 154.
5C) O que devemos fazer quando reconhecemos um profeta enviado por Deus? 2 Crônicas 20:20; Oseias 12:13; Salmos 34:8.
2Cr 20:20 — E pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e saindo eles, pôs-se em pé Josafá e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no Senhor vosso Deus e estareis seguros; crede nos Seus profetas e prosperareis.
Os 12:13 — Mas o Senhor, por meio de um profeta fez subir a Israel do Egito, e por um profeta foi ele guardado.
Sl 34:8 — Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nEle confia.
O Senhor dá evidências suficientes a todo aquele que quiser se satisfazer quanto à natureza dos Testemunhos. Assim, tão logo reconheça que eles vêm de Deus, é seu dever aceitar a reprovação, mesmo que não consiga ver o lado pecaminoso do próprio modo de agir. Se entendessem perfeitamente o próprio estado, por que precisariam de repreensão? É exatamente por não entenderem, que Deus, de modo misericordioso, lhes envia o testemunho para que possam se arrepender e se reformar antes que seja tarde demais. — Testemunhos para a igreja, vol. 5, p. 682.
Nos últimos trinta anos, minha obra tem trazido ou a marca de Deus ou a do inimigo. Não há meio-termo nessa questão. Ou os Testemunhos vêm do Espírito de Deus ou vêm do diabo. — Testemunhos para a igreja, vol. 4, p. 230.
Sexta-feira, 22 de setembro - PARA VOCÊ REFLETIR
1. Por que aqueles que ensinam a verdade pura muitas vezes enfrentam perseguição?
2. Nestes últimos dias em que vivemos, por que os milagres não são mais um teste para confirmar a verdade, como eram no passado?
3. Que método Deus usa para Se comunicar com os profetas?
4. Por que precisamos do Espírito de Profecia hoje?
5. O que devemos fazer quando reconhecemos um profeta de Deus?