“Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado” (Tiago 4:17).
“Disse o anjo: ‘Se a luz vier e as pessoas a desprezarem ou a rejeitarem, depois virá a condenação e o desagrado de Deus. Por outro lado, não existe pecado antes de a luz chegar, pois não há luz para elas rejeitarem’.” — Conselhos sobre saúde, p. 548.
Estudo adicional: Testemunhos para a igreja, vol. 2, pp. 695-711 (capítulo 81: “Responsabilidade pela luz recebida”).
Domingo, 25 de agosto - 1. PROBLEMAS DE ATITUDE
1A) Como Pedro explica o destino dos falsos mestres? 2 Pedro 2:20.
2Pe 2:20 — Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro.
“O apóstolo comparou os falsos mestres, que surgem na igreja e são considerados verdadeiros por muitos de seus irmãos na fé, a ‘fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva’. ‘Seu último estado’, declarou ele, ‘é pior do que o primeiro’.” — Atos dos apóstolos, p. 535.
1B) Que palavras atemporais nos ajudam a manter uma perspectiva equilibrada e a fazer escolhas sábias quando os outros nos desprezam ou testam nossa paciência? Eclesiastes 7:8.
Ec 7:8 — Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o paciente de espírito do que o altivo de espírito.
“Muitos amam ser bajulados, e estão sempre atentos ao desprezo ou à negligência. Há um espírito duro e implacável. Há inveja, conflito, contenda. [...]
“Enquanto você se esforça com tanto empenho para ser o primeiro, lembre-se de que você será o último no favor de Deus se deixar de nutrir um espírito manso e humilde. O orgulho de coração fará com que muitos fracassem exatamente no ponto em que poderiam ter tido sucesso. ‘Diante da honra vai a humildade’ e ‘melhor é o paciente de espírito do que o altivo’.” — Testemunhos para a igreja, vol. 5, p. 50.
Segunda-feira, 26 de agosto - 2. ALGUMAS ILUSTRAÇÕES INTERESSANTES
2A) Ao que Pedro se refere para nos despertar? Provérbios 26:11; 2 Pedro 2:20-22.
Pv 26:11 — Como o cão torna ao seu vômito, assim o tolo repete a sua estultícia.
2Pe 2:20-22 — Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. 21 Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; 22 Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.
“O mundo está amadurecendo para a destruição. Deus pode suportar os pecadores só mais um pouco. Eles devem beber até a borra do cálice de Sua ira sem mistura de misericórdia. [...] Logo se saberá quem está do lado do Senhor, ou seja, quem não se envergonhará de Jesus. Aqueles que não têm coragem moral de assumir sua posição conscienciosamente diante dos incrédulos, de deixar as modas do mundo e de imitar a vida altruísta de Cristo, na verdade têm vergonha dEle e não amam Seu exemplo.” — Testemunhos para a igreja, vol. 1, p. 287.
2B) Da mesma forma, como Cristo nos adverte contra o fracasso em manter uma conexão humilde e dependente com Ele? Lucas 11:24-26.
Lc 11:24-26 — Quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares secos, buscando repouso; e, não o achando, diz: Tornarei para minha casa, de onde saí. 25 E, chegando, acha-a varrida e adornada. 26 Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem é pior do que o primeiro.
“A casa adornada representa a alma hipócrita. Cristo é quem expulsa Satanás. Mas ele retorna com a esperança de encontrar entrada. Ao chegar, encontra a casa limpa, varrida e adornada. Só a justiça própria permanece ali. ‘Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros’.
“A justiça própria é uma maldição, um embelezamento humano, que Satanás usa para sua própria glória. Aqueles que adornam a alma elogiando-se e bajulando-se, estão preparando o caminho para os outros sete espíritos mais perversos do que o primeiro. Ao receberem a verdade, essas almas se enganam. Elas estão construindo sobre um fundamento de justiça própria. As preces das congregações podem ser oferecidas a Deus com uma série de cerimônias, mas se forem feitas com base na justiça própria, elas não honram a Deus. O Senhor proclama: ‘Declararei a tua justiça e as tuas obras, pois elas te serão inúteis’. Apesar de toda a exibição e da casa adornada, Satanás entra com uma tropa de anjos maus e toma o controle da alma para ajudar no engano. O apóstolo escreve: ‘Se depois de terem escapado das corrupções do mundo pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado’.” — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 5, p. 1093.
Terça-feira, 27 de agosto - 3. PERMANECENDO NA FÉ
3A) Por que nos é dito claramente para “permanecermos” em Cristo? Colossenses 1:21-23.
Cl 1:21-23 — A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou 22 No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, 23 Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro.
“Não é necessário que escolhamos abertamente o serviço do reino das trevas para cairmos sob seu poder. Basta negligenciarmos fazer aliança com o reino da luz. Se não cooperarmos com os instrumentos celestes, Satanás tomará posse do coração e o tornará sua morada. A única defesa contra o mal é Cristo habitando no coração mediante a fé em Sua justiça. A menos que nos tornemos essencialmente conectados a Deus, nunca poderemos resistir aos efeitos profanos do amor-próprio, do comodismo e da tentação para pecar. Podemos abandonar muitos hábitos maus, podemos até mesmo nos separar de Satanás por algum tempo; mas sem uma ligação vital com Deus pela entrega de nós mesmos a Ele, momento a momento, seremos derrotados. Sem um conhecimento pessoal de Cristo e uma comunhão contínua, estamos à mercê do inimigo e finalmente cumpriremos suas ordens.” — O Desejado de Todas as Nações, p. 324.
3B) Explique o belo equilíbrio que devemos entender por meio da justificação pela fé em Jesus. Romanos 3:24-26; Hebreus 6:4-6; Hebreus 10:26 e 27.
Rm 3:24-26 — Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. 25 Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; 26 Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
Hb 6:4-6 — Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, 5 E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, 6 E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.
Hb 10:26 e 27 — Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, 27 Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.
“Aquele que curava os doentes e expulsava os demônios quando andava entre os homens, é ainda hoje o mesmo poderoso Redentor. A fé vem pela Palavra de Deus. Apeguem-se, pois, à Sua promessa: ‘O que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora’. João 6:37. Lancem-se aos pés dEle com o clamor: ‘Eu creio, Senhor! Ajuda a minha incredulidade’. Você nunca perecerá enquanto fizer isso — nunca!” — O Desejado de Todas as Nações, p. 429.
“Quando o pecador contempla a Lei, ele entende a própria culpa, que lhe pressiona a consciência, e ele é condenado. Ele encontra o único conforto e esperança ao contemplar a cruz do Calvário. Ao se aventurar sobre as promessas, tendo Deus em Sua Palavra, alívio e paz lhe vêm à alma. Ele clama: ‘Senhor, Tu prometeste salvar todos os que vão a Ti em nome de Teu Filho. Sou uma alma perdida, indefesa e sem esperança. Senhor, salva-me, ou perecerei’. A fé se apega a Cristo, e ele é justificado diante de Deus. Embora Deus possa ser justo e, ainda assim, justificar o pecador pelos méritos de Cristo, ninguém pode cobrir a própria alma com as vestes da justiça de Cristo enquanto pratica pecados conhecidos ou negligencia deveres. Deus exige a entrega completa do coração antes que a justificação aconteça. Assim, para que o ser humano mantenha a justificação, deve haver obediência contínua por meio de uma fé ativa e viva que opera por amor e purifica a alma.” — Mensagens escolhidas, vol. 1, pp. 365 e 366.
Quarta-feira, 28 de agosto - 4. VIVENDO CONFORME A LUZ
4A) Por mais que sejamos abençoados com uma fartura de luz do Céu, o que precisamos considerar se levarmos a sério nossa salvação? Tiago 4:17.
Tg 4:17 — Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.
“Há pessoas que, quando estão falando sobre o assunto da saúde, muitas vezes dizem: ‘Sabemos muito mais do que praticamos’. Não compreendem que são responsáveis por todo raio de luz recebido com respeito ao seu bem-estar físico, sendo cada um de seus atos exposto à inspeção de Deus. A vida física não deve ser tratada com indiferença. Cada órgão e cada fibra do ser devem ser religiosamente protegidos de práticas nocivas.” — Testemunhos para a igreja, vol. 6, p. 372.
4B) Nos diversos aspectos da verdade presente que precisam de reforma (sendo a saúde apenas um exemplo), qual é o alcance dos resultados de nossas decisões diárias? Romanos 14:21; Jeremias 13:20.
Rm 14:21 — Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.
Jr 13:20 — Levantai os vossos olhos, e vede os que vêm do norte; onde está o rebanho que se te deu, o rebanho da tua glória?
“O assunto da reforma de saúde é apresentado nas igrejas, mas não é recebido de coração. As práticas egoístas, destruidoras da saúde de homens e mulheres, anulam a influência da mensagem que deve preparar um povo para o grande dia de Deus. Se as igrejas esperam ter poder, terão de pôr em prática a verdade que Deus lhes deu. Se os membros de nossas igrejas desprezam a luz sobre esse assunto, certamente colherão os resultados na forma de degeneração espiritual e física. A influência desses membros da igreja mais veteranos contagiará os novos na fé. O Senhor não atua agora para trazer muitas pessoas para a verdade não só por causa dos membros da igreja que nunca foram convertidos, mas também por causa dos que, uma vez convertidos, voltaram atrás. Que influência teriam esses membros não consagrados sobre os novos conversos? Não tornariam sem efeito a mensagem dada por Deus, a qual Seu povo deve apresentar?” — Ibidem, p. 370.
4C) Em vista da pesada responsabilidade que repousa sobre todos os que recebem a luz celestial para hoje, que apelo fervoroso ecoa até nós agora? Jeremias 3:12 e 13; Salmos 32:5.
Jr 3:12 e 13 — Vai, pois, e apregoa estas palavras para o lado norte, e dize: Volta, ó rebelde Israel, diz o Senhor, e não farei cair a minha ira sobre ti; porque misericordioso sou, diz o Senhor, e não conservarei para sempre a minha ira. 13 Somente reconhece a tua iniquidade, que transgrediste contra o Senhor teu Deus; e estendeste os teus caminhos aos estranhos, debaixo de toda a árvore verde, e não deste ouvidos à minha voz, diz o Senhor.
Sl 32:5 — Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado.
Quinta-feira, 29 de agosto - 5. SEGUINDO EM FRENTE
5A) Descreva alguns apelos apropriados para a igreja de Deus, que vive em tempos desafiadores. Hebreus 5:13 e 14; Hebreus 6:1; Filipenses 2:14 e 15.
Hb 5:13 e 14 — Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. 14 Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.
Hb 6:1 — Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus.
Fp 2:14 e 15 — Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; 15 Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo.
“Deve haver uma nova conversão e uma nova consagração ao serviço em todas as nossas igrejas. Não devemos, em nosso trabalho futuro e nas reuniões que realizamos, estarmos todos de acordo? Não devemos lutar com Deus mediante a prece, pedindo que o Espírito Santo entre em cada coração? A presença de Cristo, manifestada entre nós, curaria a lepra da incredulidade que tornou nosso serviço tão fraco e ineficiente. Precisamos do sopro da vida divina comunicado a nós. Devemos ser canais por onde o Senhor pode enviar luz e graça ao mundo. É preciso recuperar os apóstatas. Devemos afastar os nossos pecados pela confissão e arrependimento, humilhando o coração orgulhoso perante Deus. Aguaceiros de poder espiritual serão derramados sobre os que estão preparados para recebê-los.” — Testemunhos para a igreja, vol. 8, p. 46. [Grifo da autora.]
“Seja qual for o trabalho, queridos irmãos e irmãs, façam-no como para o Mestre, e da melhor forma que puderem. Não negligenciem as áureas oportunidades presentes, permitindo que a própria vida se torne um fracasso enquanto se sentam preguiçosamente para sonhar com a comodidade e o sucesso numa obra para a qual Deus nunca os preparou. Assumam o serviço mais próximo de vocês. Cumpram-no, ainda que seja em meio a perigos e dificuldades no campo missionário. Porém, eu imploro: não se queixem das dificuldades e abnegações. Lembrem-se dos valdenses. Vejam que planejamento eles criaram para que a luz do evangelho pudesse brilhar sobre as mentes ignorantes. Não devemos trabalhar com a expectativa de receber nossa recompensa nesta vida, mas com o olhar firmado no prêmio ao fim da corrida. Precisa-se agora de homens e mulheres que sejam tão fiéis ao dever quanto a bússola o é ao polo; homens e mulheres que trabalharão sem ter um caminho suave e sem a remoção dos obstáculos.” — O colportor adventista, p. 68.
Sexta-feira, 30 de agosto - PARA VOCÊ REFLETIR
1. Minha tendência é pensar o pior quando alguém parece não me apreciar?
2. Quais são as formas com que a justiça própria se manifesta nestes últimos dias?
3. Como posso obter e manter a justificação pela fé no sangue de Cristo?
4. Em que áreas da vida minhas ações precisam refletir melhor o que eu conheço?
5. Quando tentado a reclamar, do que devo me lembrar?