LIÇÃO 10

Fortalecendo nossa mente

3º trimestre de 2024
Sábado, 07 de Setembro de 2024
“Amados, escrevo-vos agora esta segunda carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero” (2 Pedro 3:1).
“Devemos sempre relembrar e contar nossas bênçãos. Devemos reuni-las e gravá-las na memória. Que tipo de arquivo você gravará nela hoje?” — The Review and Herald, 26 de março de 1889.
Estudo adicional: Testemunhos para a igreja, vol. 5, pp. 671-691 (capítulo 81: “Natureza e influência dos testemunhos”).

Domingo, 1º de setembro - 1. UM APELO À NOSSA MEMÓRIA
1A) Como e por que Pedro apela à nossa capacidade de memorizar? 2 Pedro 3:1.
2Pe 3:1 — Amados, escrevo-vos agora esta segunda carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero.

“Quando homens e mulheres puderem compreender mais plenamente a magnitude do grande sacrifício que a Majestade do Céu fez ao morrer pelo ser humano, então o plano da salvação será engrandecido, e os reflexos do Calvário despertarão emoções ternas, santas e vivas na alma do cristão. Louvores a Deus e ao Cordeiro estarão no coração e nos lábios. O orgulho e o amor-próprio não podem florescer nos corações que mantêm vivas na memória as cenas do Calvário. Este mundo parecerá valer quase nada para aqueles que apreciam o grande preço da redenção humana — o precioso sangue do querido Filho de Deus. Todas as riquezas do mundo não têm valor suficiente para resgatar uma alma que perece. Quem pode medir o amor que Cristo sentiu por um mundo perdido enquanto pendia da cruz, sofrendo pelos pecados dos culpados seres humanos? Esse amor era imensurável, infinito.” — Testemunhos para a igreja, vol. 2, p. 212.
“Oh, se todas as energias mal-usadas fossem dedicadas ao único grande objetivo — as ricas provisões da graça de Deus nesta vida —, que testemunhos poderíamos memorizar, contando as misericórdias e os favores de Deus! [...] Então, levaríamos conosco esse hábito como um princípio permanente visando acumular tesouros espirituais com o mesmo fervor e perseverança com que os ambiciosos empreendedores mundanos trabalham em busca dos interesses terrenos e seculares.” — Nossa alta vocação, p. 188.

Segunda-feira, 2 de setembro - 2. O QUE DEVEMOS GRAVAR NA MEMÓRIA
2A) Que memória deveria ter o primeiro lugar em nossa mente, e por quê? 2 Pedro 3:2; Salmos 119:11.
2Pe 3:2 — Para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do nosso mandamento, como apóstolos do Senhor e Salvador.
Sl 119:11 — Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.

“Muitas vezes as tentações parecem irresistíveis porque, devido à negligência da oração e do estudo da Bíblia, a pessoa tentada não pode se lembrar prontamente das promessas de Deus para enfrentar Satanás com as armas das Escrituras. Mas os anjos rodeiam aqueles que estão dispostos a aprender os assuntos divinos e, na hora da maior necessidade, esses seres celestes lhes lembrarão as verdades mais necessárias para o momento. Assim, ‘quando o inimigo vier como uma inundação, o Espírito do Senhor levantará um estandarte contra ele’. Isaías 59:19.
“Jesus prometeu aos discípulos: ‘Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu nome, Esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito’. João 14:26. No entanto, os ensinamentos de Cristo devem ser previamente memorizados para que o Espírito de Deus nos faça lembrar deles na hora do perigo.” — O grande conflito, pp. 599 e 600.

2B) Cite exemplos que enfatizam a importância decisiva de enriquecer nossa memória com ensinamentos e histórias bíblicas. Lucas 1:67-70; Atos 3:20 e 21.
Lc 1:67-70 — E Zacarias, seu pai, foi cheio do Espírito Santo, e profetizou, dizendo: 68 Bendito o Senhor Deus de Israel, porque visitou e remiu o seu povo, 69 E nos levantou uma salvação poderosa Na casa de Davi seu servo. 70 Como falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo.
At 3:20 e 21 — E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. 21 O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.

“A Bíblia é a história mais antiga e abrangente disponível para a humanidade. Chegou pura e cheia de vitalidade, vinda diretamente da fonte da verdade eterna, e, ao longo dos séculos, uma mão divina tem preservado essa pureza. A Escritura ilumina o mais distante passado, que a pesquisa humana procura em vão decifrar. Somente na Palavra de Deus contemplamos o poder que lançou os fundamentos da Terra e estendeu os céus. Só nela encontramos um relato autêntico da origem das nações. Só ela fornece uma história de nossa raça sem as distorções do orgulho e do preconceito humanos.” — Educação, p. 173.
“Minha mente está sobrecarregada com a difícil tarefa de escrever a respeito da história do Antigo Testamento. Estou perturbada ao ver meus irmãos e irmãs trazendo tão pouca verdade bíblica para a vida diária. Para que possamos ser vencedores, devemos entender que temos de travar uma batalha. Alegra-nos saber que temos a certeza da vitória pelo poder fortalecedor da graça de Deus. O Senhor é mais forte que a soma de todos os poderes do inimigo caído.” — The Bible Training School, 1º de junho de 1903.

Terça-feira, 3 de setembro - 3. UM SINAL PROFÉTICO CUMPRIDO
3A) O que está ocorrendo nos últimos dias, que abalará a fé de muitos? 2 Pedro 3:3.
2Pe 3:3 — Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências.

“O método comum de educar os jovens não atende à norma da verdadeira educação. Existem ideias infiéis entrelaçadas no assunto exposto nos livros escolares, que abordam os oráculos de Deus sob uma luz questionável ou até mesmo censurável. Isso faz com que a mente dos jovens se familiarize com as sugestões de Satanás, e as dúvidas, uma vez consideradas, se tornam fatos para aqueles que as alimentam. Além disso, a pesquisa científica conduz ao engano devido à forma como os estudiosos interpretam e distorcem essas descobertas. Os seres humanos assumem a responsabilidade de limitar a Palavra de Deus perante um tribunal finito, e pronunciam a sentença sobre a inspiração de Deus de acordo com uma avaliação finita. Isso leva a verdade de Deus a parecer incerta e duvidosa ante os registros da ciência. [...] Em vez de inspirar fé nos duvidosos, eles admitiram estar incertos sobre a autenticidade tanto da Palavra de Deus quanto das alegadas descobertas científicas. Os que eram verdadeiramente conscienciosos acabaram vacilando na fé por causa da hesitação daqueles que alegavam ser expositores da Bíblia quando lidavam com os oráculos vivos. Satanás se aproveitou da incerteza da mente e, usando forças invisíveis, ele a abarrotou com seus sofismas, levando as pessoas a se confundirem em meio à névoa da dúvida.” — Fundamentos da educação cristã, p. 329.

3B) Que conselho de Paulo se aplica a essa questão hoje? 1 Timóteo 6:20.
1Tm 6:20 — Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência.

“Enfatiza-se amplamente a imutabilidade da natureza, e teorias céticas são logo aceitas por aqueles cuja mente escolheu uma atmosfera de dúvida, porque não estavam em harmonia com a santa Lei de Deus, o fundamento de Seu governo no Céu e na Terra. A tendência natural para a maldade facilitou para eles escolherem caminhos falsos e questionarem a confiabilidade dos registros e da história do Antigo e do Novo Testamento. Envenenados pelo próprio erro, ficaram atentos a cada oportunidade para semearem dúvida noutras mentes. Exaltam a natureza acima do Deus da própria natureza, e isso destrói a simplicidade da fé, pois fazem o fundamento da fé parecer algo incerto. Confusa pelo ceticismo, a mente dos que duvidam é deixada a se debater em meio às rochas da infidelidade.” — Ibidem, pp. 329 e 330.

Quarta-feira, 4 de setembro - 4. INSPIRAÇÃO DIRECIONADA
4A) Além de enfraquecer e sabotar a autoridade das Escrituras Sagradas, qual é o foco crescente do sinistro ataque de Satanás? Apocalipse 12:17; Apocalipse 19:10.
Ap 12:17 — E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.
Ap 19:10 — E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.

“É plano de Satanás enfraquecer a fé do povo de Deus nos Testemunhos. Em seguida, surge a descrença em relação aos pontos vitais de nossa fé, os pilares de nossa posição. Logo depois vem a dúvida quanto à veracidade das Sagradas Escrituras. Por último, vem a descida rumo à perdição. Quando os Testemunhos, nos quais outrora se acreditava, são postos em dúvida e abandonados, Satanás sabe que os iludidos não vão parar por aí. Por isso, ele redobra os esforços até levar essas pessoas à rebelião aberta, que se torna incurável e termina em destruição.” — Testemunhos para a igreja, vol. 4, p. 211. [Grifos da autora.]
“O último engano de Satanás será neutralizar o Testemunho do Espírito de Deus. ‘Não havendo profecia, o povo se corrompe’. Provérbios 29:18. Satanás trabalhará astutamente, por várias maneiras e através de diferentes instrumentos visando abalar a confiança do povo remanescente de Deus no verdadeiro testemunho. Ele trará falsas visões para enganar e misturar o falso com o verdadeiro, e isso deixará as pessoas tão aborrecidas que daí em diante verão tudo o que leva o nome de ‘visão’ como um tipo de fanatismo. Entretanto, ao compararem o falso com o verdadeiro, as almas honestas conseguirão perceber a diferença.” — A fé pela qual eu vivo, p. 296.

4B) O que acontece quando os que se dizem crentes na mensagem do terceiro anjo começam a duvidar dos Testemunhos — e por que fazem isso? João 3:19 e 20.
Jo 3:19 e 20 — E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. 20 Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.

“Eu sei do seu perigo. Se perder a confiança nos Testemunhos, você se afastará da verdade bíblica. Temo que muitos assumam uma posição questionadora e duvidosa e, em minha angústia pela alma deles, gostaria de alertá-los. Quantos atenderão à advertência? Do modo como agora você defende os Testemunhos, se uma nova revelação cruzasse o seu caminho para corrigir seus erros, você se sentiria à vontade para aceitar ou rejeitar qualquer parte ou todo esse conselho? Aquela parte que lhe parece menos agradável de receber é exatamente a mais necessária. Deus e Satanás nunca trabalham em parceria. Os Testemunhos trazem o selo de Deus ou o de Satanás. Uma árvore boa não pode produzir frutos ruins, nem uma árvore ruim pode produzir frutos bons. Pelos seus frutos os conhecereis. Deus é quem diz isso. Quem treme perante Sua palavra?” — Testemunhos para a igreja, vol. 5, p. 98.'

Quinta-feira, 5 de setembro - 5. VALORIZANDO AS MENSAGENS PARA HOJE
5A) Por que é essencial obedecer aos escritos do Espírito de Profecia, especialmente agora? Provérbios 29:18 (primeira parte); Oseias 12:13; 2 Crônicas 20:20 (última parte).
Pv 29:18 [p.p.] — Não havendo profecia, o povo perece [...].
Os 12:13 — Mas o Senhor por meio de um profeta fez subir a Israel do Egito, e por um profeta foi ele guardado.
2Cr 20:20 [ú.p.] — [...] Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis.

“O Senhor pede uma renovação do testemunho direto mantido em anos passados. Ele clama por uma renovação da vida espiritual. As energias espirituais de Seu povo estão há muito tempo entorpecidas, mas deve haver um ressurgimento da morte aparente. Devemos limpar a estrada para o Rei pela oração e confissão do pecado. Quando fizermos isso, o poder do Espírito descerá sobre nós. Precisamos da energia pentecostal. Ela virá, pois o Senhor prometeu enviar Seu Espírito como um poder que tudo vence.
“Tempos perigosos estão à nossa frente. Todo aquele que tem conhecimento da verdade deve despertar e entregar o corpo, a alma e o espírito à disciplina de Deus. O inimigo está em nosso encalço. Devemos estar bem alerta, em guarda contra ele. Devemos vestir toda a armadura de Deus e seguir as instruções fornecidas no Espírito de Profecia. É preciso amar a verdade presente e a ela obedecer. Esse conjunto de medidas nos salvará de aceitar ilusões fortes. Deus fala conosco por Sua Palavra. Fala-nos por meio dos testemunhos para a igreja e dos livros que nos ajudam a esclarecer nossos deveres atuais e a posição que devemos ocupar agora. As advertências dadas, linha após linha, preceito sobre preceito, devem ser atendidas. Se as ignorarmos, que desculpa podemos apresentar?
“Rogo aos que trabalham para Deus a que não aceitem o falso no lugar do verdadeiro. Não deixem que o raciocínio humano fique no lugar em que a verdade santificadora deveria estar. Cristo está à espera para acender a fé e o amor no coração de Seu povo. Não permitam que teorias errôneas recebam a aprovação do povo que deveria estar firme sobre a plataforma da verdade eterna. Deus nos convida a nos apegarmos firmemente aos princípios fundamentais que se baseiam numa autoridade inquestionável.” — Obreiros evangélicos, pp. 307 e 308.

Sexta-feira, 6 de setembro - PARA VOCÊ REFLETIR
1. Quais memórias eu valorizo, que deveria substituir por outras melhores?
2. Como posso me preparar melhor para o grande e inadiável juízo?
3. Que aspectos da minha educação têm atuado de forma contrária à minha fé?
4. Por que o inimigo das almas está decidido a questionar os Testemunhos?
5. Por que devo dedicar mais tempo de qualidade ao estudo desses livros?



  Baixar a lição em DOC  


  Baixar a lição em PDF