“Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato e piedade” (2 Pedro 3:11).
“A troca que fazemos quando negamos desejos e inclinações egoístas é a troca do inútil e passageiro pelo que é precioso e eterno. Isso não é sacrifício, mas ganho infinito. [...] No lugar de cada item que Cristo nos pede para renunciar, Ele oferece algo muito melhor.” — Educação, p. 296.
Estudo adicional: Primeiros escritos, pp. 52-54 (“As últimas pragas e o juízo”); O grande conflito, pp. 662-673 (capítulo 42: “O final e glorioso triunfo”).
Domingo, 15 de setembro - 1. INEVITÁVEL, INEXTINGUÍVEL
1A) Como as Escrituras descrevem o juízo executivo final? 2 Pedro 3:10.
2Pe 3:10 — Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.
“‘Os novos céus e a nova Terra’ (Apocalipse 21:1; Isaías 65:17; 2 Pedro 3:13) não surgirão antes que os ímpios sejam ressuscitados e destruídos, no final do milênio. Vi que Satanás foi ‘solto de sua prisão’ ao fim dos mil anos, exatamente quando os ímpios foram ressuscitados, e que o diabo os enganou, fazendo-os crer que poderiam tomar a cidade santa da mão dos fiéis. Todos os ímpios marcharam ao redor do ‘arraial dos santos’ com Satanás à frente, e quando estavam prontos para fazer uma investida a fim de tomar a cidade, o Todo-Poderoso, de Seu alto trono, soprou um fogo devorador, que desceu sobre eles e os queimou, ‘raiz e ramo’.
“E eu vi que, assim como Cristo é a videira e Seus filhos os ramos, assim também Satanás é a ‘raiz’, e seus filhos os ‘ramos’. Portanto, na destruição final de ‘Gogue e Magogue’, toda a multidão de ímpios será queimada, ‘raiz e ramos’, e deixará de existir.” — A Word to the Little Flock, pp. 11 e 12.
Segunda-feira, 16 de setembro - 2. A TERRA PURIFICADA
2A) Como os profetas do Antigo Testamento previram a destruição definitiva do mal e a purificação da Terra? Isaías 34:8-10; Ezequiel 28:16-19.
Is 34:8-10 — Porque será o dia da vingança do Senhor, ano de retribuições pela contenda de Sião. 9 E os seus ribeiros se tornarão em pez, e o seu pó em enxofre, e a sua terra em pez ardente. 10 Nem de noite nem de dia se apagará; para sempre a sua fumaça subirá; de geração em geração será assolada; pelos séculos dos séculos ninguém passará por ela.
Ez 28:16-19 — Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas. 17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti. 18 Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem. 19 Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais subsistirá.
“Fogo desce da parte do Deus do Céu. A Terra se fende, e as armas ocultas nas profundezas vêm à tona. Chamas devoradoras surgem de toda fenda aberta, e as próprias rochas brilham com o calor. Chegou o dia em que arderão como um forno. Os elementos derretem com as temperaturas extremas, assim como a própria Terra, e as obras que nela há se vaporizam (Malaquias 4:1; 2 Pedro 3:10). A superfície da Terra se parece com uma massa derretida — um vasto e fervente lago de fogo. É o tempo do julgamento e da perdição dos homens ímpios — ‘o dia da vingança do Senhor’. [...]
“Os ímpios recebem sua recompensa na Terra. Provérbios 11:31. Eles ‘serão como a palha; e o dia que vem os queimará, diz o Senhor dos Exércitos’. (Confira Malaquias 4:1.) Alguns são destruídos num instante, enquanto outros sofrem muitos dias. Todos são punidos ‘de acordo com suas obras’. Assim que os pecados dos justos são transferidos para Satanás, ele é submetido ao sofrimento não apenas por sua própria rebelião, mas por todos os pecados que fez o povo de Deus cometer. Sua punição será muito maior do que a daqueles a quem enganou. Após a morte de todos os que caíram por causa de seus enganos, o diabo ainda deverá viver e sofrer. Nas chamas purificadoras, os ímpios são finalmente destruídos, raiz e ramos — Satanás, a raiz, e seus seguidores, os ramos. A penalidade total da Lei se cumpriu; as exigências da justiça foram atendidas; e o Céu e a Terra, contemplando, declaram a justiça de Jeová.” — O grande conflito, pp. 672 e 673.
2B) Descreva a beleza do próximo ato de Deus. Apocalipse 20:7-10 e 15; Apocalipse 21:1 e 2.
Ap 20:7-10 e 15 — E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, 8 E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. 9 E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou. 10 E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. [...] 15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.
Ap 21:1 e 2 — E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. 2 E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
“Quando Deus finalmente purificar a Terra, ela se parecerá com um lago de fogo infinito. Do mesmo modo que Deus preservou a arca em meio às agitações do dilúvio porque continha oito pessoas justas, Ele também preservará a Nova Jerusalém, que conterá os fiéis de todas as eras, desde o justo Abel até o último santo que viver. Embora toda a Terra, com exceção da parte onde a cidade repousa, esteja envolvida num mar de lava líquida, um milagre do poder do Altíssimo manterá a cidade segura, assim como manteve a arca. Ela permanece ilesa em meio aos elementos devoradores.” — Spiritual Gifts, vol. 3, p. 87.
Terça-feira, 17 de setembro - 3. REALIDADE PREOCUPANTE
3A) O que a realidade final e definitiva que há de vir sobre os habitantes da Terra deve nos fazer refletir? Salmos 139:23 e 24; 2 Pedro 3:11.
Sl 139:23 e 24 — Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. 24 E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.
2Pe 3:11 — Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade.
“Quando a verdade exerce uma influência santificadora em nosso coração e vida, podemos prestar a Deus um serviço aceitável e glorificá-lO na Terra. Desse modo, seremos participantes da natureza divina, escapando da corrupção que pela concupiscência há no mundo.
“Oh, quantos estarão despreparados quando o Mestre vier para ajustar contas com Seus servos! Muitos mal têm ideia do que significa ser cristão. A justiça própria então será inútil. Os únicos que suportarão o teste serão aqueles que tiverem a justiça de Cristo, que estão imbuídos de Seu espírito e andam como Ele andou, em pureza de coração e vida. O falar deve ser santo, e então as palavras estarão temperadas com graça.” — Testemunhos para a igreja, vol. 4, pp. 317 e 318.
3B) Explique a profunda consagração de que precisamos com urgência. 1 João 2:6.
1Jo 2:6 — Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.
“Toda alma que verdadeiramente crê na verdade terá obras correspondentes. Todos serão fervorosos e solenes, e incansáveis em seus esforços para conquistar almas para Cristo. Se a verdade for plantada primeiro no íntimo da própria alma, consequentemente eles procurarão plantá-la no coração dos outros. A verdade é mantida tempo demais no quintal. Levem-na para o íntimo da própria alma, ponham-na no trono do coração e deixem-na controlar a vida. A Palavra de Deus deve ser estudada e obedecida para que, na sequência, o coração encontre descanso, paz e alegria, e os anseios se inclinem para o Céu. No entanto, quando a verdade fica do lado de fora da vida, no quintal, o coração não é aquecido com o fogo ardente da bondade de Deus.
“Muitos reservam a religião de Jesus para certos dias ou ocasiões, mas no restante do tempo a deixam de lado e a negligenciam. O princípio permanente da verdade não serve só para algumas horas do sábado, ou para alguns atos de beneficência social, mas deve ser introduzido no coração, o que refinará e santificará o caráter. Se houver um momento em que o ser humano esteja seguro sem essa luz e essa força especial do Céu, então ele pode dispensar a verdade de Deus. A Bíblia, a palavra pura e santa do Senhor, deve ser seu conselheiro e guia, o poder que controla a vida. Ela nos oferece suas lições se as aceitarmos de coração.” — Ibidem, vol. 5, p. 547.
Quarta-feira, 18 de setembro - 4. NÃO ME DEIXAREI DESANIMAR
4A) Primeiro, descreva o plano de Deus para Seu povo. Segundo, descreva o modo como os meio-convertidos, que se concentram neste mundo, reagem a esse plano divino e àqueles que procuram viver de acordo com ele. Tito 2:11-14; Deuteronômio 26:18.
Tt 2:11-14 — Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens, 12 Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, 13 Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo; 14 O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.
Dt 26:18 — E o Senhor hoje te declarou que tu lhe serás por seu próprio povo, como te tem dito, e que guardarás todos os seus mandamentos.
“Chegou o tempo em que grande parte daqueles que uma vez se regozijaram em alta voz diante da ideia de que o Senhor imediatamente viria, estão em outras denominações e no mundo. No passado, as professas igrejas e o mundo os ridicularizaram por terem crido que Jesus estava voltando, e divulgaram todo tipo de falsidades para aumentar o preconceito contra eles e destruir sua influência. Ora, se alguém suspira pelo Deus vivo, sentindo fome e sede de justiça, Deus lhe concede experimentar o Seu poder e satisfaz seus anseios de alma derramando-lhe no coração o Seu amor em grande medida. Contudo, se essa pessoa glorifica a Deus com louvores, esses alegados crentes na breve vinda do Senhor muitas vezes a consideram iludida, e a acusam de estar hipnotizada ou de possuir algum espírito maligno.
“Muitos desses que se consideram cristãos se vestem, falam e agem como o mundo, e a única característica que os identifica é a fé que declaram ter. Embora afirmem estar buscando a Cristo, sua conversa não está no Céu, mas nos interesses deste mundo. ‘Que tipo de pessoas’ elas devem ser ‘em santo trato e piedade’, que alegam estar ‘aguardando e apressando-se para a vinda do Dia de Deus’. 2 Pedro 3:11 e 12. ‘Todo homem que tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como Ele é puro’. 1 João 3:3. Mas fica claro que muitos que têm o nome de adventistas estudam mais para enfeitar o corpo e parecer bem aos olhos do mundo do que para aprenderem da Palavra de Deus a como alcançarem a aprovação dEle.” — Primeiros escritos, p. 108.
4B) Em contraste com essa situação, qual deve ser o nosso foco? 2 Coríntios 4:18.
2Co 4:18 — Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.
“Cale para sempre suas queixas em relação a esta pobre vida. Em vez disso, concentre os esforços da sua alma em garantir uma existência melhor do que esta e em conquistar um lugar nas mansões reservadas para aqueles que permanecem verdadeiros e fiéis até o fim. Se você cometer um erro nesta questão, tudo estará perdido. Se você dedicar sua vida a garantir tesouros seculares, mas no fim perder o celestial, descobrirá que cometeu um erro terrível. Você não pode ter os dois mundos.” — Testemunhos para a igreja, vol. 1, p. 706.
Quinta-feira, 19 de setembro - 5. OLHANDO CADA VEZ MAIS PARA CIMA
5A) Como a Bíblia nos adverte contra a confiança cega na fragilidade humana de líderes e de outros companheiros próximos, que estão sujeitos a erros? Isaías 3:11 e 12; Amós 2:4; Amós 4:12.
Is 3:11 e 12 — Ai do ímpio! Mal lhe irá; porque se lhe fará o que as suas mãos fizeram. 12 Os opressores do meu povo são crianças, e mulheres dominam sobre ele; ah, povo meu! Os que te guiam te enganam, e destroem o caminho das tuas veredas.
Am 2:4 — Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Judá, e por quatro, não retirarei o castigo, porque rejeitaram a lei do Senhor, e não guardaram os seus estatutos, antes se deixaram enganar por suas próprias mentiras, após as quais andaram seus pais.
Am 4:12 — Portanto, assim te farei, ó Israel! E porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus.
“Existem pessoas que, mesmo achando que estão servindo a Deus, estão rapidamente se envolvendo com a infidelidade. Para elas, os caminhos sinuosos parecem retos. Essas pessoas vivem constantemente desobedecendo à verdade divina. Princípios corruptos caracterizam sua conduta diária e, por onde quer que andem, espalham sementes do mal. Em vez de levar outros a Cristo, sua influência os leva a questionar e a duvidar.” — Testemunhos para ministros, p. 281.
“Cuidado com aqueles que pregam a Palavra da vida aos outros, mas não nutrem o espírito de humildade e abnegação que essa palavra ensina. Não se pode depender dessas pessoas numa crise. Desprezam a voz de Deus tão prontamente quanto Saul, e, como aquele rei, muitos estão prontos a justificar a própria atitude. Quando o profeta do Senhor o repreendeu, Saul disse com firmeza que tinha seguido as ordens de Deus, mas o balido das ovelhas e o mugido dos bois o desmascararam. Da mesma forma, muitos hoje dizem que são fiéis a Deus, mas suas atividades de entretenimento, as amizades mundanas, a exaltação do eu e a ânsia por popularidade demonstram que não obedeceram à voz divina. ‘Os opressores do Meu povo são crianças, e mulheres dominam sobre ele’.
“É um alto padrão que o evangelho coloca perante nós. O cristão verdadeiro não é apenas uma nova criatura, mas também uma nobre criatura em Cristo Jesus. É uma luz constante, que não se apaga, guiando os outros em direção ao Céu e a Deus. Aquele que está extraindo sua vida diretamente de Cristo não terá nenhum anseio pelos prazeres frívolos e insatisfatórios do mundo.” — Testemunhos para a igreja, vol. 5, p. 88.
Sexta-feira, 20 de setembro - PARA VOCÊ REFLETIR
1. Explique a verdade bíblica do que é geralmente chamado de fogo do inferno.
2. Que milagre Deus opera em meio a essas chamas inapagáveis?
3. Como posso aprofundar minha experiência cristã, e por que isso é necessário?
4. Explique os perigos de se apoiar em um braço carnal quando o assunto é salvação.
5. Que medidas devo tomar para me concentrar mais intensamente na questão da eternidade?