“Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza; antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A Ele seja dada a glória, assim agora como no dia da eternidade. Amém” (2 Pedro 3:17 e 18).
“Aqueles que escolhem renunciar a uma parte da verdade não podem experimentar a santificação bíblica.” — The SDA Bible Commentary, [E. G. White Comments], vol. 7, p. 947.
Estudo adicional: Atos dos apóstolos, pp. 557-567 (capítulo 55: “Transformado pela graça”).
Domingo, 22 de setembro - 1. ACELERANDO O PASSO DE MODO PROATIVO
1A) Em vista do fogo final, o que somos chamados a fazer? 2 Pedro 3:12.
2Pe 3:12 — Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?
“Hoje o evangelho eterno deve ser pregado ‘a toda nação, tribo, língua e povo’ (Apocalipse 14:6 e 14), antes da vinda do Filho do homem. Deus ‘tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo’. Atos 17:31. Cristo nos diz quando esse dia será anunciado. Ele não afirma que todo o mundo se converterá, mas que ‘este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim’. Ao anunciar o evangelho ao mundo, está em nosso alcance apressar a volta de nosso Senhor. Não devemos apenas esperar, mas apressar a vinda do dia de Deus. 2 Pedro 3:12. Se a igreja de Cristo tivesse feito a obra indicada como o Senhor ordenou, o mundo inteiro já teria sido advertido, e o Senhor Jesus já teria retornado à Terra com poder e grande glória.
“Os que estão atentos à vinda do Senhor estão purificando a alma pela obediência à verdade. Eles combinam uma obra séria e solene a uma atenta vigilância. Como têm consciência de que o Senhor está às portas, esforçam-se ainda mais para colaborar com as forças divinas na obra de salvar almas.” — O Desejado de Todas as Nações, pp. 633 e 634.
Segunda-feira, 23 de setembro - 2. QUE PRIVILÉGIO!
2A) Como cada um de nós deve apressar a volta de Cristo? Eclesiastes 11:1, 2 e 6.
Ec 11:1, 2 e 6 — Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. 2 Reparte com sete, e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra. [...] 6 Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas.
“Cristo concedeu à igreja um sagrado encargo. Cada membro deve ser um canal pelo qual Deus pode comunicar ao mundo os tesouros de Sua graça, as riquezas insondáveis de Cristo. Não há nada que o Salvador mais deseje que ver pessoas representando ao mundo o Espírito e o caráter divinos. Não há nada que o mundo mais necessite do que a manifestação do amor do Salvador por meio da humanidade. Todo o Céu está esperando por homens e mulheres pelos quais Deus possa revelar o poder do cristianismo.
“A igreja é o instrumento de Deus para divulgar a verdade, à qual Ele capacitou para realizar uma obra especial. Portanto, se ela permanecer fiel a Ele, obedecendo a todos os Seus mandamentos, a plenitude da graça divina habitará nela. Se a igreja mantiver sua fidelidade, honrando o Senhor Deus de Israel, nenhum poder será capaz de resistir a ela.
“O zelo por Deus e Sua causa levou os discípulos a compartilharem o evangelho com grande poder. Não deveria esse zelo inflamar nosso coração com o propósito de contar a história do amor que redime, o amor de Cristo e dEste crucificado? É privilégio de todo cristão não só buscar, mas apressar a vinda do Salvador.” — Atos dos apóstolos, p. 600.
2B) Como Deus descreve Seu objetivo referente a nós? Cantares 6:10; Salmos 60:4.
Ct 6:10 — Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a lua, brilhante como o sol, terrível como um exército com bandeiras?
Sl 60:4 — Deste um estandarte aos que te temem, para o arvorarem no alto, por causa da verdade.
“A verdade e o erro estão se aproximando de seu último conflito. Marchemos então sob a bandeira ensanguentada do Príncipe Emanuel, [...] pois a verdade triunfará.” — Serviço cristão, p. 77.
“Se a igreja vestir o manto da justiça de Cristo, afastando-se de toda lealdade para com o mundo, perante ela surgirá o alvorecer de um dia brilhante e glorioso. A promessa de Deus permanecerá para sempre com ela. Ele fará dela uma excelência eterna, a alegria de muitas gerações. A verdade, passando sobre aqueles que a desprezam e a rejeitam, triunfará. Ainda que às vezes pareça prejudicado, seu progresso nunca foi de fato detido. Quando a mensagem de Deus se depara com oposição, Ele confere força adicional a ela para que possa exercer ainda maior influência. Dotada de energia divina, ela abrirá caminho superando as mais fortes barreiras, e triunfará sobre todos os obstáculos.” — Ibidem, p. 601.
Terça-feira, 24 de setembro - 3. FORÇA E ESPERANÇA
3A) O que dá força a todo crente que anseia cumprir a missão de salvar almas? Isaías 53:11; 2 Coríntios 5:14 e 15; 2 Coríntios 12:9.
Is 53:11 — Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si.
2Co 5:14 e 15 — Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. 15 E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
2Co 12:9 — E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.
“Há labutas e conflitos, abnegações e provas íntimas para enfrentarmos e superarmos. Haverá tristeza e lágrimas devido aos nossos pecados. Enfrentaremos lutas e vigílias contínuas, acompanhadas de remorso e vergonha por nossas deficiências. [...]
“Que o amor de Cristo nos motive a ser extremamente compassivos e gentis, para que possamos chorar pelos errantes e pelos que se afastaram de Deus. Cada alma é de valor infinito. O valor de cada uma só pode ser estimado pelo preço pago para resgatá-la. Calvário, ó Calvário! Só ele explicará o verdadeiro valor da alma. [...]
“Sem o poder da graça agindo em nosso coração, ajudando nossos esforços e santificando nossos trabalhos, não conseguiremos salvar nem a nossa própria alma, muito menos a dos outros. A estrutura e a organização são muito importantes, mas ninguém deve pensar que elas podem realizar a obra sem a graça e o poder de Deus agindo na mente e no coração. Sem o poder de Deus para nos inspirar e encorajar, tanto o coração quanto a carne falhariam em lidar com a rotina de cerimônias e a execução de nossos planos.” — Testemunhos para a igreja, vol. 3, pp. 187 e 188.
3B) Por que a esperança da eternidade é tão inspiradora? 2 Pedro 3:13; Salmos 149:4.
2Pe 3:13 — Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.
Sl 149:4 — Porque o Senhor se agrada do seu povo; ornará os mansos com a salvação.
“Os mansos ‘herdarão a Terra’. O pecado entrou no mundo pelo desejo de superioridade, e nossos primeiros pais perderam o domínio sobre esta Terra maravilhosa, que era seu reino. É pela renúncia de Si mesmo que Cristo resgata o que foi perdido, e Ele diz que devemos vencer do mesmo modo que Ele venceu. Apocalipse 3:21. Ao praticarmos a humildade e a renúncia do eu, podemos nos tornar herdeiros com Ele quando ‘os mansos herdarem a Terra’. Salmos 37:11.
“A Terra prometida aos mansos não se parecerá com esta, obscurecida pelas sombras da morte e da maldição. ‘Nós, porém, de acordo com a Sua promessa, aguardamos novos céus e uma nova Terra, em que habita a justiça’. [...]
“Não há decepção, nem tristeza, nem pecado, ninguém que diga: ‘enfermo estou’; não há cortejos fúnebres, nem luto, nem morte, nem despedidas, nem corações partidos. Pelo contrário, Jesus está ali, a paz habita ali.” — O maior discurso de Cristo, p. 17.
Quarta-feira, 25 de setembro - 4. UM APELO SOLENE
4A) O que Pedro destaca em sua epístola, e por quê? 2 Pedro 3:14.
2Pe 3:14 — Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz.
“Não sabemos hoje a força que nosso conflito terá amanhã. Satanás vive e está ativo, e todos os dias precisamos clamar fervorosamente a Deus por ajuda e força para resistir a ele. Enquanto Satanás reinar, precisamos vencer nossos próprios obstáculos e resistir aos ataques. Não podemos nos deter, pois não há um ponto final em que possamos dizer que alcançamos a plenitude.
“Filipenses 3:12 nos diz: ‘Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus’.
“A vida cristã é uma constante marcha progressiva. Jesus atua como um refinador e purificador de Seu povo. Assim, quando eles refletirem completamente Sua imagem, tornam-se perfeitos, santos e prontos para a trasladação. Exige-se do cristão uma grande obra. Somos exortados a nos purificar de toda imundície da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.” — Testemunhos para a igreja, vol. 1, p. 340.
4B) Por que a paciência é decisiva para nossa santificação? 2 Pedro 3:15 e 16; Lucas 21:19.
2Pe 3:15 e 16 — E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; 16 Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.
Lc 21:19 — Na vossa paciência possuí as vossas almas.
“Nas Escrituras, há alguns pontos difíceis de compreender, e, como Pedro mencionou, os iletrados e inconstantes torcem para sua própria ruína. Podemos não conseguir explicar completamente o significado de cada passagem das Escrituras nesta vida, mas os pontos decisivos da verdade prática não ficarão envolvidos em mistério. Quando chegar o momento determinado por Deus para provar o mundo quanto à verdade para esse tempo, pessoas influenciadas pelo Espírito divino vão examinar as Escrituras, dedicando-se a estudos intensos, mesmo com jejum e oração, até que consigam conectar cada detalhe, formando uma sequência perfeita. Cada verdade essencial para a salvação das almas será tão clara que ninguém precisará se enganar ou viver na escuridão.
“Ao acompanharmos a sequência das profecias, a verdade revelada para o nosso tempo é compreendida e explicada de maneira clara. Somos responsáveis pelos privilégios que temos e pela luz que ilumina nosso caminho.” — Ibidem, vol. 2, p. 692.
“‘Esta é a vontade de Deus’ para vocês, ‘a vossa santificação’. 1 Tessalonicenses 4:3. Essa é também a vontade de vocês?” — Atos dos apóstolos, p. 566.
Quinta-feira, 26 de setembro - 5. FIRMES NA ESPERANÇA
5A) De que forma Pedro nos encoraja a perseverarmos na vigilância? 2 Pedro 3:17.
2Pe 3:17 — Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza.
“As orientações presentes na Palavra de Deus não dão abertura alguma para compromissos com o mal. O Filho de Deus Se revelou para atrair todos os seres humanos a Si. Ele não veio para acalmar o mundo e fazê-lo dormir, mas sim para mostrar o caminho estreito que todos devem percorrer até alcançar as portas da cidade de Deus. Seus filhos devem andar no caminho que Ele indicou. Devem estar dispostos a sacrificar conforto e comodidade egoísta, e a enfrentar qualquer trabalho ou sofrimento, batalhando sem cessar contra o próprio eu.” — Atos dos apóstolos, p. 565.
5B) No final da epístola, qual é o último apelo do apóstolo? 2 Pedro 3:18.
2Pe 3:18 — Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.
“Embora seus pecados possam parecer tão grandes como montanhas, se você humildemente os confessar e confiar nos méritos de um Salvador crucificado e ressurgido, Ele perdoará e purificará você de toda injustiça. Deus exige de você total conformidade com Sua Lei. Ela é o eco da Sua voz dizendo a você: ‘Seja cada vez mais santo’. Anseie pela plenitude da graça de Cristo. Anseie intensamente por essa justiça, cujo efeito a Palavra de Deus declara ser paz, resultando em serenidade e segurança eternas. À medida que clama por Deus, você descobrirá cada vez mais as inestimáveis riquezas de Sua graça. Ao meditar nessas riquezas, você as receberá e revelará os méritos do sacrifício do Salvador, a proteção de Sua justiça, a plenitude de Sua sabedoria e Seu poder para apresentar você perante o Pai como ‘imaculado e irrepreensível’.” — Ibidem, pp. 566 e 567.
Sexta-feira, 27 de setembro - PARA VOCÊ REFLETIR
1. O que comprova que nosso zelo está realmente sendo estimulado?
2. Que medidas práticas posso tomar para apressar o retorno do Senhor?
3. Apesar de todo o escárnio e intimidação, quem herdará este planeta?
4. Por que preciso levar muito a sério o processo de santificação?
5. Ao entender as profundezas da minha grande pecaminosidade, o que devo fazer?