“Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde” (Tiago 1:1).
“Não existe nenhuma pessoa ou nação que seja perfeita em todos os hábitos e pensamentos. É preciso aprender uns com os outros. Portanto, Deus quer que as diferentes nacionalidades se misturem e se tornem uma só em entendimento e propósito. Em seguida, a união que há em Cristo se revelará.” — Testemunhos para a igreja, vol. 9, pp. 180 e 181.
Estudo adicional: Testemunhos para a igreja, vol. 9, pp. 190-203.
Domingo, 29 de setembro - 1. DISCÍPULOS DE CRISTO
1A) Quem eram os três discípulos de Cristo chamados “Tiago” — e qual deles costumamos notar? Mateus 10:2 e 3; Mateus 13:55.
Mt 10:2 e 3 — Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; 3 Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu;
Mt 13:55 — Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas?
1B) Cite alguns momentos especiais que Tiago, irmão de João, viveu com Jesus. Lucas 8:51-55; Mateus 17:1 e 2; Marcos 14:32-34.
Lc 8:51-55 — E, entrando em casa, a ninguém deixou entrar, senão a Pedro, e a Tiago, e a João, e ao pai e a mãe da menina. 52 E todos choravam, e a pranteavam; e ele disse: Não choreis; não está morta, mas dorme. 53 E riam-se dele, sabendo que estava morta. 54 Mas ele, pondo-os todos fora, e pegando-lhe na mão, clamou, dizendo: Levanta-te, menina. 55 E o seu espírito voltou, e ela logo se levantou; e Jesus mandou que lhe dessem de comer.
Mt 17:1 e 2 — SEIS dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte, 2 E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.
Mc 14:32-34 — E foram a um lugar chamado Getsêmani, e disse aos seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu oro. 33 E tomou consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, e começou a ter pavor, e a angustiar-se. 34 E disse-lhes: A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui, e vigiai.
“João, filho de Zebedeu, foi um dos dois primeiros discípulos que seguiram a Jesus. Ele e seu irmão Tiago estavam entre o primeiro grupo que havia abandonado tudo para adotar o serviço do Mestre. Com alegria, largaram o lar e os amigos para poderem estar, caminhar e conversar com Ele. Estiveram com Ele tanto na privacidade do lar quanto nas reuniões públicas. Jesus lhes acalmou os temores, livrou-os dos perigos, aliviou-lhes os sofrimentos, confortou-lhes a dor, e com paciência e ternura os ensinou até que seus corações pareciam ligados aos dEle, e o ardente amor que tinham os fez ansiar por estarem mais perto do Salvador em Seu reino.” — O Desejado de Todas as Nações, p. 548.
“Jesus deixou todos os discípulos perto da entrada do jardim, com exceção de três, e pediu-lhes que orassem por si mesmos e por Ele. Com Pedro, Tiago e João, o Mestre Se dirigiu às partes mais internas do bosque. Esses três discípulos eram os companheiros mais íntimos de Cristo. [...] Agora, em Sua grande luta, Cristo queria que estivessem ao Seu lado. Eles passaram várias noites junto a Ele nesse retiro.” — Ibidem, p. 686.
Segunda-feira, 30 de setembro - 2. BEBENDO DA TAÇA
2A) Descreva o objetivo original de Tiago e João, filhos de Zebedeu. Marcos 10:35-38.
Mc 10:35-38 — E aproximaram-se dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo: Mestre, queremos que nos faças o que te pedirmos. 36 E ele lhes disse: Que quereis que vos faça? 37 E eles lhe disseram: Concede-nos que na tua glória nos assentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda. 38 Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis; podeis vós beber o cálice que eu bebo, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado?
“Sempre que possível, João tomava seu lugar ao lado do Salvador, e Tiago também ansiava ser honrado com uma união tão íntima com Cristo.
“A mãe deles era seguidora de Cristo, e O servia livremente com seus bens. Com o amor e a ambição de uma mãe por seus filhos, ela cobiçava para eles a posição mais honrada no novo reino. Com essa ideia em mente, ela os encorajou a fazer um pedido.
“Juntos, mãe e filhos combinaram entre si de irem a Jesus para Lhe apresentar um pedido no qual seus corações estavam firmes.
“‘Que quereis que vos faça?’, Ele perguntou.
“A mãe respondeu prontamente: ‘Dize que estes meus dois filhos se assentem, um à Tua direita e o outro à Tua esquerda, no Teu reino’.
“Jesus os trata com ternura, sem lhes repreender o egoísmo por buscarem um privilégio acima do de seus irmãos. Ele lhes lê a alma, conhecendo a profundidade de seu apego ao Mestre. O amor deles não é uma simples afeição humana; embora contaminado pela natureza terrena de seu canal humano, é o fluxo da fonte do próprio amor de Cristo, que redime. Por isso, Ele não repreenderá, mas aprofundará e purificará. Jesus disse: ‘Podeis vós beber do cálice que hei de beber e ser batizados com o batismo com que Eu sou batizado?’ Eles até se lembram de Suas palavras misteriosas, apontando para provações e sofrimentos, mas respondem com confiança: ‘Sim, podemos’. Eles considerariam a maior honra comprovar a própria lealdade por compartilharem de tudo o que acontecerá com seu Senhor.
“‘Na verdade, bebereis o Meu cálice e sereis batizados com o batismo com que Eu sou batizado’, disse o Mestre. Diante dEle há uma cruz em vez de um trono; dois malfeitores por companheiros, um à Sua direita, e outro à Sua esquerda.” — O Desejado de Todas as Nações, pp. 548 e 549.
2B) Exatamente como Cristo havia predito, o que aconteceu com Tiago e João após Cristo ter retornado ao Céu? Atos 12:1 e 2; Apocalipse 1:9.
At 12:1 e 2 — E POR aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar; 2 E matou à espada Tiago, irmão de João.
Ap 1:9 — Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo.
“Tiago e João deviam compartilhar com seu Mestre o sofrimento; o primeiro dos irmãos pereceu pela espada. O segundo foi o que mais tempo suportou labuta, vergonha e perseguição.” — Ibidem, p. 549.
Terça-feira, 1º de outubro - 3. QUEM ESCREVEU A EPÍSTOLA?
3A) Como a Inspiração descreve Tiago, filho de Alfeu — um dos doze (mas não o irmão de João, ambos filhos de Zebedeu)? Marcos 15:40.
Mc 15:40 — E também ali estavam algumas mulheres, olhando de longe, entre as quais também Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, o menor, e de José, e Salomé;
“Havia Levi Mateus, o publicano, chamado de uma vida de atividade comercial e serviço a Roma; o zelote Simão, um intransigente inimigo da autoridade imperial; o impulsivo, autossuficiente e caloroso Pedro, com André, seu irmão; Judas, o judeu, polido, capaz e mesquinho; Filipe e Tomé, fiéis e sinceros, mas lentos de coração para crerem; Tiago, o pequeno, e Judas, de menor destaque entre os irmãos, mas homens de força, positivos tanto em suas falhas quanto em suas virtudes; Natanael, de infantil sinceridade e confiança; e os ambiciosos e amorosos filhos de Zebedeu.” — Educação, pp. 85 e 86.
3B) Por que é provável que o autor da Epístola de Tiago (referido como apóstolo, já que conhecia o Senhor pessoalmente) seja o meio-irmão de Cristo? E como a descrição que faz de si mesmo revela que seu caráter foi transformado pela influência do Senhor? Tiago 1:1 (primeira parte).
Tg 1:1 [p.p.] — TIAGO, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo [...].
“Cristo foi mal compreendido por Seus irmãos, pois era diferente deles. Ele trabalhava para aliviar todos os casos de sofrimento que via, e sempre era bem-sucedido. Jesus tinha pouco dinheiro para dar, mas muitas vezes doava o próprio humilde alimento àqueles que entendia serem mais carentes do que Ele mesmo. Seus irmãos sentiam que a influência dEle era bem mais forte que a deles, pois quando falavam com dureza com as almas pobres e degradadas com quem interagiam, Cristo as procurava e lhes dirigia palavras de encorajamento. Se Jesus não pudesse fazer mais nada no círculo familiar, Ele daria, da forma mais silenciosa e secreta possível, o copo de água fria aos infelizes seres humanos que estava tentando ajudar, e em seguida colocaria Seu próprio prato de comida nas mãos deles.” — Este dia com Deus, p. 59.
3C) Como Paulo demonstrou respeito por Tiago, o irmão de Jesus? Gálatas 1:17-19; Atos 21:18.
Gl 1:17-19 — Nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco. 18 Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro, e fiquei com ele quinze dias. 19 E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor.
At 21:18 — E no dia seguinte, Paulo entrou conosco em casa de Tiago, e todos os anciãos vieram ali.
Quarta-feira, 2 de outubro - 4. ESCLARECENDO ALGUMAS QUESTÕES
4A) O que revela que Tiago, o irmão de Cristo, foi um homem influente numa importante assembleia da igreja primitiva? Atos 15:5, 6, 13, 19 e 20.
At 15:5, 6, 13, 19 e 20 — Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés. 6 Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto. [...] 13 E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Homens irmãos, ouvi-me: [...] 19 Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus. 20 Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da fornicação, do que é sufocado e do sangue.
“Neste caso, Tiago parece ter sido apontado para anunciar a decisão que a assembleia tomou. A sentença do concílio foi que a lei cerimonial, especialmente a ordenança da circuncisão, não devia ser de forma alguma imposta aos gentios, nem sequer recomendada a eles. Tiago procurou impressionar a mente de seus irmãos com o fato de que os gentios passavam por uma grande mudança de vida quando se voltavam para Deus. Por isso, era preciso muita cautela para não perturbá-los com questões desconcertantes e duvidosas de menor importância para que não se desanimassem de seguir a Cristo.” — Atos dos apóstolos, p. 195.
4B) Que afirmação comum, mas errada, se dissipa quando vemos o papel de destaque que Tiago exerceu naquela importante assembleia? Mateus 16:18.
Mt 16:18 — Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
“Tiago presidia o conselho, e sua decisão final foi: ‘Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus’.
“Isso encerrou o debate. Neste caso, temos uma refutação da doutrina que a Igreja Católica Romana mantém, de que Pedro era a cabeça da igreja. Aqueles que, como papas, afirmam ser sucessores de Pedro, não têm base bíblica para suas pretensões. Nada na vida de Pedro apoia a afirmação de que seus irmãos de fé o elevaram acima deles mesmos como um vice-regente do Altíssimo. Se aqueles que são declarados sucessores de Pedro tivessem seguido o exemplo do apóstolo, sempre se contentariam em permanecer em pé de igualdade com seus irmãos.” — Ibidem, pp. 194 e 195.
“O Salvador não confiou a obra do evangelho individualmente a Pedro. Mais tarde, Jesus repetiu as palavras que havia dito a Pedro, aplicando-as diretamente à igreja. E a mesma mensagem, em essência, Ele disse também aos doze por serem representantes do corpo de crentes. Se Jesus tivesse conferido qualquer autoridade especial a um dos discípulos em detrimento dos outros, nós não os encontraríamos tantas vezes discutindo sobre quem dentre eles deveria ser o maior. Eles teriam se submetido ao desejo de seu Mestre e honrado aquele que Ele havia escolhido.” — O Desejado de Todas as Nações, p. 414.
Quinta-feira, 3 de outubro - 5. O ISRAEL DE DEUS
5A) A quem esta epístola é dirigida? De que modo ela envolve todos os que aceitam a Jesus como Senhor? Tiago 1:1 (última parte); Gálatas 3:27-29.
Tg 1:1 [ú.p.] — [...] às doze tribos que andam dispersas, saúde.
Gl 3:27-29 — Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. 28 Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. 29 E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.
“Entre o Israel de Deus deviam ser contados muitos que não eram descendentes de Abraão segundo a carne.” — Profetas e reis, p. 367.
“A vida de Cristo estabeleceu uma religião na qual não há casta, uma religião pela qual judeus e gentios, livres e escravos, estão ligados em uma fraternidade comum, sendo iguais perante Deus.” — Testemunhos para a igreja, vol. 9, p. 191.
“O cristianismo cria um forte vínculo de união entre o senhor e o escravo, o rei e o súdito, o ministro do evangelho e o degradado pecador que encontrou em Cristo a purificação do pecado.” — Atos dos apóstolos, p. 460.
5B) Que nome a profecia dá ao Israel espiritual do tempo do fim — e como ela descreve a experiência desse povo imediatamente antes do retorno de Cristo? Apocalipse 7:4.
Ap 7:4 — E ouvi o número dos selados, e eram cento e quarenta e quatro mil selados, de todas as tribos dos filhos de Israel.
“Logo ouvimos a voz de Deus, como o som de muitas águas, anunciando o dia e a hora da vinda de Jesus. Os santos vivos, em número de 144 mil, reconheceram e entenderam a voz, mas os ímpios pensaram que fosse um trovão ou terremoto. [...]
“Os 144 mil estavam todos selados e perfeitamente unidos. Estava escrito na fronte de cada um: ‘Deus, Nova Jerusalém’, e havia uma gloriosa estrela contendo o novo nome de Jesus. Ao verem nosso estado feliz e santo, os ímpios se enfureceram e correram violentamente para porem as mãos em nós e nos aprisionar; assim, estendemos a mão contra eles em nome do Senhor, e todos caíram indefesos ao chão. Foi então que a sinagoga de Satanás entendeu que Deus nos amava — ao povo que lavava os pés uns dos outros e cumprimentava os irmãos com um ósculo santo. Em seguida, adoraram aos nossos pés.” — Testemunhos para a igreja, vol. 1, p. 59.
Sexta-feira, 4 de outubro - PARA VOCÊ REFLETIR
1. Como Tiago, filho de Zebedeu, se tornou mais semelhante a Cristo?
2. Como Tiago, o meio-irmão de Jesus, se tornou mais semelhante a Cristo?
3. Que evidências nas Escrituras mostram que Pedro não era o apóstolo principal?
4. Como Paulo explica a igualdade de todos os cristãos?
5. O que ilustra a vitória definitiva do Israel espiritual de Deus?