“Sujeitai-vos, pois, a Deus. Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7).
“O amor pela verdade pura e santificadora, e o amor pelo querido Redentor, aliviarão a tarefa de vencer.” — Testemunhos para a igreja, vol. 4, p. 38.
Estudo adicional: Testemunhos para a igreja, vol. 3, pp. 39-47.
Domingo, 1º de dezembro - 1. JUSTIÇA SEM SEGUNDAS INTENÇÕES
1A) Cite as duas últimas qualidades mencionadas na lista da sabedoria que nasce no Céu. Tiago 3:17 (última parte).
Tg 3:17 [ú.p.] — [...] sem hipocrisia.
“O apóstolo Judas diz: ‘E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento’. Não devemos exercer esse discernimento com vistas ao favoritismo. Não devemos dar apoio algum a qualquer atitude que dê a entender isto: ‘Se você me favorecer, eu também o favorecerei’. Essa é uma atitude terrena, profana, que desagrada a Deus. É conceder favores e admiração com vistas ao retorno pessoal. Quem age assim revela uma parcialidade para com certas pessoas esperando garantir vantagens. É ao buscar o favor dessas pessoas mediante agrados que as leva a nos estimar mais do que a outros tão dignos quanto nós.” — Testemunhos para a igreja, vol. 4, pp. 221 e 222.
“Deus não Se agrada da obra preguiçosa que as igrejas praticam. Pelo contrário, Ele espera que Seus mordomos sejam verdadeiros e fiéis ao corrigirem e repreenderem. Devem expulsar o erro de acordo com a regra que Deus deixou em Sua Palavra, não de acordo com suas próprias ideias e impulsos. Não se deve usar nenhum meio severo nem se deve fazer qualquer trabalho injusto, apressado e impulsivo. Ao empreenderem esforços para purificar a igreja da impureza moral, façam-no à maneira de Deus. Não deve haver parcialidade nem hipocrisia. Não deve haver pessoas menos especiais, cujos pecados sejam considerados menos pecaminosos do que as faltas dos outros. Oh, como todos nós precisamos do batismo do Espírito Santo. Então sempre trabalharemos com a mente de Cristo, com bondade, compaixão e empatia, revelando amor pelo errante enquanto odiamos o pecado com um ódio perfeito.” — The Ellen G. White 1888 Materials, p. 144.
Segunda-feira, 2 de dezembro - 2. REPRESENTANDO CORRETAMENTE A CRISTO
2A) Qual é a única forma de representarmos Cristo devidamente em nossa fala? Tiago 3:18.
Tg 3:18 — Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.
“É possível confessar a Cristo com os lábios, mas negá-lO pelas obras. O fruto do Espírito que se manifesta na vida é uma confissão dEle. Se abandonarmos tudo por Jesus, nossa vida será humilde, nossa conversação será de caráter celeste, nossa conduta será irrepreensível. A poderosa e purificadora influência da verdade na alma e o caráter do Salvador exemplificado na vida constituem uma confissão de nossa fé nEle. Se as palavras da vida eterna estiverem plantadas em nosso coração, o fruto será justiça e paz. Podemos negar a Jesus em nossa vida pela condescendência com o comodismo e com o amor-próprio, por gracejos e zombarias, e por buscar as honras seculares. Podemos negá-lO por nossa aparência exterior, pela conformidade com o mundo, por um ar orgulhoso ou roupas caríssimas. Unicamente por meio de constante vigilância e perseverante e quase contínua oração, poderemos manifestar em nossa vida o caráter do Mestre e a santificadora influência da verdade. Muitos afugentam Cristo de sua família devido a um temperamento impaciente e passional. Essas pessoas têm algo a vencer nesse ponto.” — Testemunhos para a igreja, vol. 1, pp. 303 e 304.
2B) Que tendências humanas comuns, as quais se espalham pela vida diária, precisamos vencer, e por quê? Tiago 4:1-3.
Tg 4:1-3 — DE onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? 2 Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. 3 Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.
“É muito triste viver descontente com o que nos rodeia ou com as circunstâncias que nos colocaram na posição em que nossos deveres parecem humildes e sem importância. Deveres pessoais e humildes são desagradáveis para você. É por isso que você vive inquieto, apreensivo e insatisfeito. Tudo isso é fruto do egoísmo. [...]
“Aqueles que afirmam ser cristãos e vivem choramingando e reclamando, os quais parecem pensar que a felicidade e um rosto alegre são pecaminosos, não têm em si a essência real da religião.” — Ibidem, vol. 3, p. 334.
“Se eu encher o prato a segunda vez porque a comida está uma delícia, como eu poderei me curvar e pedir ajuda a Deus para minha obra literária porque eu não consegui ter qualquer ideia coerente devido à minha gula? Será que eu poderia pedir a Deus para cuidar dessa sobrecarga irracional que coloquei em meu estômago? Pedir isso a Ele seria desonrá-lO. Se o Senhor atendesse tal pedido, essa dádiva seria consumida no altar do apetite depravado. Por isso, agora eu como só o que considero ser uma quantidade adequada, e então eu posso Lhe pedir que me dê forças para concluir a obra que me incumbiu de realizar.” — Ibidem, pp. 373 e 374.
“Quando a religião de Cristo governa a alma, a consciência aprova, e a paz e a felicidade reinam. Perturbações e problemas podem nos cercar, mas há luz no coração.” — Ibidem, vol. 4, p. 47.
Terça-feira, 3 de dezembro - 3. ESCAPANDO DE ARMADILHAS COMUNS
3A) Que princípio fundamental é decisivo para uma verdadeira conexão com Cristo, em contraste com uma fé superficial, que existe apenas no nome? Tiago 4:4.
Tg 4:4 — Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
“Aqueles que começam a vida cristã com o coração dividido finalmente se encontrarão na lista dos que estão ao lado do inimigo, independentemente das suas intenções iniciais. Além disso, ser um apóstata, um traidor da causa de Deus, é mais sério do que a morte, pois isso significa a perda da vida eterna.
“Homens e mulheres de coração dividido são os melhores aliados de Satanás. Seja lá qual for a boa opinião que possam ter de si mesmos, são mentirosos, hipócritas. Todos os que são leais a Deus e à verdade devem defender com firmeza o que é certo pelo simples fato de ser certo. Unir-se àqueles que não são consagrados e, ao mesmo tempo, serem leais à verdade, é simplesmente impossível. Não podemos nos unir com aqueles que vivem para si mesmos, que estão trabalhando focados em objetivos terrenos, e, ao mesmo tempo, manter nossa ligação com o Conselheiro celestial. Podemos nos recuperar da armadilha do inimigo, mas restarão em nós escoriações e ferimentos, e nossa experiência se enfraquecerá.” — The Review and Herald, 19 de abril de 1898.
3B) Por que devemos erradicar definitivamente toda tendência à inveja? Tiago 4:5 e 6.
Tg 4:5 e 6 — Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes? 6 Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
“Um grande defeito do caráter de Saul era seu amor pela aprovação. Essa característica era uma influência que controlava suas ações e pensamentos e, como resultado, imprimia em tudo que fazia o desejo por louvor e vanglória. Seu padrão de certo e errado era a baixa norma dos aplausos populares. Ninguém está seguro enquanto o principal objetivo da vida for agradar aos seres humanos sem buscar primeiro a aprovação de Deus.” — Patriarcas e profetas, p. 650.
“Foi a inveja que deixou Saul na miséria e pôs em risco o humilde súdito de seu trono. Que maldade incalculável esse traço maligno de caráter provoca em nosso mundo! Essa inimizade do coração de Saul era a mesma que atiçou o coração de Caim contra seu irmão pelo simples motivo de que as obras de Abel eram justas, e Deus o honrava, e as obras de Caim eram más, e o Senhor não o abençoava. A inveja é fruto do orgulho, e se for nutrida no coração, levará ao ódio, o qual conduzirá finalmente à vingança e ao assassinato.” — Ibidem, p. 651.
“A submissão, o amor e a gratidão a Deus mantêm a luz do sol no coração, mesmo que o dia esteja sempre nublado. O sacrifício próprio e a cruz de Cristo estão perante você. E então, você erguerá a cruz?” — Testemunhos para a igreja, vol. 4, p. 47.
Quarta-feira, 4 de dezembro - 4. FOCO E SUBMISSÃO
4A) Que fator essencial nos proporciona uma vitória genuína e duradoura em Cristo? Tiago 4:7.
Tg 4:7 — Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
“Alguns sentem a própria necessidade de expiação, e o reconhecimento dessa necessidade unido ao desejo de uma mudança de vida inicia uma luta. Renunciar à própria vontade, talvez abandonar alvos favoritos de afeto ou busca, exige um esforço. Nesse ponto, muitos hesitam, vacilam e recuam. No entanto, todo coração realmente convertido deve se envolver nessa batalha. Devemos lutar contra as tentações externas e internas. Devemos ser vitoriosos contra o eu, crucificar as afeições e concupiscências, e daí em diante começar a união da alma com Cristo. Assim como o agricultor enxerta o galho seco e aparentemente sem vida na árvore viva, também podemos nos tornar ramos vivos da Videira Verdadeira. E o fruto que Cristo produziu também surgirá em todos os Seus seguidores. Depois que essa união se estabelecer, ela só continuará viva mediante um esforço contínuo, comprometido e dedicado. Cristo exerce Seu poder para preservar e guardar essa sagrada união, e o dependente e desamparado pecador também deve cumprir sua parte aplicando energia incansável, ou Satanás o separará de Cristo usando seu poder cruel e astuto.
“Todo cristão deve estar em constante alerta, vigiando cada avenida da alma que poderia servir de acesso a Satanás. O crente deve orar pedindo ajuda divina e, ao mesmo tempo, resistir decididamente contra toda inclinação ao pecado. Pela coragem, pela fé, pelo trabalho perseverante, ele pode vencer. Contudo, que o crente se lembre de que Cristo deve permanecer nele, e ele em Jesus, caso queira alcançar a vitória.” — Testemunhos para a igreja, vol. 5, p. 47.
4B) Como Paulo enfatiza a explicação de Tiago sobre a vitalidade espiritual da vida cristã? Romanos 6:6-11.
Rm 6:6-11 — Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. 7 Porque aquele que está morto está justificado do pecado. 8 Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos; 9 Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele. 10 Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. 11 Assim também vós considerai-vos certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.
“A mentalidade secular, o egoísmo e a cobiça têm corroído a espiritualidade e a vida do povo de Deus.” — Ibidem, vol. 1, p. 141.
“Precisamos de uma fé mais firme e de uma devoção mais fervorosa. Temos de morrer para o eu, nutrindo na mente e no coração um amor que adore nosso Salvador. Quando buscarmos ao Senhor de todo o coração, nós O encontraremos, e nossa alma transbordará de Seu amor. O eu afundará em insignificância, e Jesus será tudo para a alma. [...]
“Devemos nos aproximar de Deus. Devemos ser coobreiros dEle, caso contrário, fraquezas e erros surgirão em tudo o que fizermos.” — Ibidem, vol. 6, p. 51.
Quinta-feira, 5 de dezembro - 5. FAZENDO UMA PAUSA PARA UMA ORAÇÃO SÓBRIA
5A) Que certeza e apelo devem impactar cada um de nós na batalha contra nossas próprias tendências malignas? Colossenses 3:1-3; Tiago 4:8 e 9.
Cl 3:1-3 — PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. 2 Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; 3 Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
Tg 4:8 e 9 — Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. 9 Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.
“É impossível para qualquer pessoa discernir a verdade enquanto ela centralizar as afeições no mundo. O mundo se interpõe entre ela e Deus, impedindo a visão e confundindo as sensibilidades a tal ponto que é impossível para ela entender os assuntos sagrados. Deus adverte pessoas assim ao dizer: ‘Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza’. Aqueles que sujaram as mãos com a poluição do mundo são obrigados a limparem as próprias manchas. Aqueles que acham que podem servir ao mundo e, ao mesmo tempo, amar a Deus, são pessoas indecisas, de mente dividida. Jamais podem servir a Deus e a Mamom ao mesmo tempo. São pessoas de coração dividido, pois amam o mundo. Isso as faz perder todo o senso de obrigação para com Deus. No entanto, ainda assim afirmam ser seguidoras de Cristo. Na verdade, não são uma coisa nem outra. Portanto, se não limparem as mãos e purificarem o coração pela obediência aos princípios puros da verdade, elas perderão ambos os mundos.” — Testemunhos para a igreja, vol. 1, pp. 530 e 531.
5B) O que acontece quando nos curvamos diante de Deus em humildade? Salmos 34:18; 1 Pedro 5:6 e 7.
Sl 34:18 — Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.
1Pe 5:6 e 7 — Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; 7 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
“Se agora você se humilhar perante Deus, confessar os erros e voltar para Ele de todo o coração, sua família ainda pode ser feliz. No entanto, se você não fizer isso, mas escolher o próprio caminho, sua felicidade está comprometida.” — Ibidem, vol. 2, p. 304.
Sexta-feira, 6 de dezembro - PARA VOCÊ REFLETIR
1. Ao examinar profundamente meus motivos internos, em que áreas eu posso ser um(a) hipócrita?
2. Cite algumas maneiras pelas quais nossas palavras frequentemente deturpam a Cristo.
3. Em que sentido a inveja é uma séria negação da fé e um insulto a Deus?
4. Por que preciso estar morto para mim mesmo a fim de que eu esteja vivo em Cristo?
5. Como esta lição resume alguns problemas reais que preciso vencer?