“Sede vós também pacientes, fortalecei o vosso coração, porque já a vinda do Senhor está próxima” (Tiago 5:8).
“Você precisa estar continuamente revestido da justiça de Cristo. Você precisa ter em mente que é um filho [ou filha] de Deus, e que deve ter um temperamento terno, bondoso e paciente. Esteja sempre atento para que o egoísmo e a cobiça não permaneçam em sua alma.” — Manuscript Releases, vol. 13, p. 288. [Colchetes do tradutor.]
Estudo adicional: Primeiros escritos, pp. 72 e 73.
Domingo, 15 de dezembro - 1. É TEMPO DE REAVALIAR
1A) O que acontecerá em breve com itens que a raça humana tem valorizado desde a antiguidade? E o que isso nos lembra? Isaías 31:6 e 7.
Is 31:6 e 7 — Convertei-vos, pois, àquele contra quem os filhos de Israel se rebelaram tão profundamente. 7 Porque naquele dia cada um lançará fora os seus ídolos de prata, e os seus ídolos de ouro, que vos fabricaram as vossas mãos para pecardes,
“É o uso do amor egoísta ao dinheiro que é a raiz de todos os males. A riqueza pode ser uma bênção se for vista como propriedade do Senhor para ser não só recebida com gratidão, mas também devolvida com o mesmo sentimento ao Doador.
“Mas de que vale uma riqueza incalculável se ela está investida em mansões caras ou no mercado de ações? O que isso vale quando posto lado a lado com a salvação de uma alma que custou a vida do Filho do infinito Deus?” — Testemunhos para a igreja, vol. 6, p. 453.
“Os que escolhem apresentar desculpas para continuar em pecado e em conformidade com o mundo ficarão entregues aos ídolos. [...] Quando Cristo retornar em Sua glória e na glória de Seu Pai, cercado por todos os anjos celestiais, acompanhando-O com cânticos de vitória, enquanto os sons da música mais sublime tocam os ouvidos, todos estarão atentos; não existirá um único espectador indiferente. Especulações não prenderão a atenção. O ouro acumulado do avarento, que encantou seus olhos, não é mais atraente. Os palácios que os homens orgulhosos da Terra construíram, e que se tornaram seus ídolos, são agora olhados com repulsa e desdém.” — Ibidem, vol. 2, p. 41.
Segunda-feira, 16 de dezembro - 2. ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS...
2A) Como as Escrituras descrevem aqueles que, por adiarem tanto essa decisão, perdem a chance de honrar a Deus com o coração e as posses que têm? Oseias 4:17; Mateus 25:11 e 12.
Os 4:17 Efraim está entregue aos ídolos; deixa-o.
Mt 25:11 e 12 — E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. 12 E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.
2B) Descreva o que ocorrerá com todos, incluindo os que afirmam crer na verdade presente, os quais se apegam com egoísmo aos bens materiais. Tiago 5:3.
Tg 5:3 — O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias.
“[Tiago 5:1-3 é citado aqui.] Vi que essas palavras terríveis se aplicam particularmente aos ricos que afirmam crer na verdade presente. O Senhor os convoca para investirem os próprios recursos no desenvolvimento de Sua causa. Ele lhes apresenta oportunidades, mas eles se recusam a ver as necessidades da causa, e se apegam cada vez mais a seu tesouro terreno. O amor pelo mundo é maior do que o amor pela verdade, pelo próximo ou por Deus. O Senhor clama por seus recursos, mas eles, cheios de ‘cobiça e egoísmo, retêm os meios. Dão um pouco de vez em quando para aliviar a própria consciência, mas não vencem o amor por este mundo. Não se sacrificam para Deus. Então o Senhor levanta outros que não só valorizam a vida eterna, mas podem sentir e perceber algo do valor da alma, e esses repartem livremente suas posses para desenvolverem a causa de Deus. A obra está no fim, e em breve os recursos daqueles que se apegam às riquezas, às grandes fazendas, ao gado etc. serão desnecessários. Vi o Senhor Se virar para eles, indignado e irado, e repetir estas palavras: ‘Eia, pois, agora vós, ricos’. Ele chama, mas vocês não ouvem. O amor deste mundo abafa Sua voz. Agora, como não há mais utilidade para vocês, Ele os deixa ir ordenando-lhes: ‘Eia, pois, agora vós, ricos’.
“Oh, vi que era algo terrível ser abandonado assim pelo Senhor — algo terrível demais para valer a pena apegar-se às posses perecíveis aqui, quando Ele disse que, se as vendermos e dermos esmolas, podemos acumular tesouros no Céu. Foi-me mostrado que, à medida que a obra se encerra e a verdade progride com grande poder, esses ricos vão trazer seus recursos para os depositarem aos pés dos servos de Deus, implorando que os aceitem. Em seguida, os servos de Deus responderão: ‘Eia, pois, agora vós, ricos. Os recursos de vocês não são mais necessários. Vocês os retiveram quando os podiam ter usado para o avanço da causa de Deus. Os necessitados sofreram à espera de que esses meios os tivessem abençoado. Agora Deus não aceitará suas riquezas. Eia, pois, agora vós, ricos’.” — Testemunhos para a igreja, vol. 1, pp. 174 e 175.
Terça-feira, 17 de dezembro - 3. APRENDENDO A REGRA DE OURO
3A) Como as pessoas prósperas tratam com frequência os empregados, ou os que compram delas, e o que devemos ter em mente? Tiago 5:4-6; Mateus 7:12.
Tg 5:4-6 — Eis que o jornal dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuído, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos exércitos. 5 Deliciosamente vivestes sobre a terra, e vos deleitastes; cevastes os vossos corações, como num dia de matança. 6 Condenastes e matastes o justo; ele não vos resistiu.
Mt 7:12 — Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.
“Deus não está em todas as riquezas que as pessoas obtêm. Satanás muitas vezes tem muito mais que ver com a aquisição de propriedade do que Deus. Muito dos ganhos vêm da opressão no salário dos contratados. O rico, por natureza cobiçoso, amplia sua fortuna oprimindo os funcionários e explorando os outros sempre que possível, acumulando assim um tesouro que consumirá sua carne como fogo.
“Alguns não adotam uma atitude honesta e honrada. Essas pessoas devem seguir um rumo muito diferente e trabalhar rápido para recuperar o tempo perdido. Muitos guardadores do sábado estão em falta aqui. Exploram até mesmo os próprios irmãos e irmãs menos afortunados, cobrando mais do que o valor dos bens, mais até do que eles mesmos pagariam por esses bens, deixando essas pessoas constrangidas e angustiadas pela falta de recursos. Deus sabe de tudo isso. Cada ato egoísta e toda extorsão motivada pela cobiça trarão uma recompensa.
“Vi que é cruel e injusto não levar em conta a situação de um irmão. Se ele estiver angustiado ou com poucos recursos, e mesmo assim estiver fazendo tudo que está ao seu alcance, precisa-se considerar uma exceção. Não se deve exigir que essa pessoa pague o valor total dos bens que poderia adquirir dos mais afortunados; ao contrário, deve-se ter profunda compaixão dela nessa situação. Deus aprovará tais atos de bondade, e o praticante não perderá sua recompensa. Mas um relato terrível confronta muitos observadores do sábado, acusando-os de atos cruéis e cobiçosos.” — Testemunhos para a igreja, vol. 1, pp. 175 e 176.
3B) Antigamente, como os irmãos eram generosos em doar? 2 Coríntios 8:1 e 2.
2Co 8:1 e 2 — TAMBÉM, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus dada às igrejas da Macedônia; 2 Como em muita prova de tribulação houve abundância do seu gozo, e como a sua profunda pobreza abundou em riquezas da sua generosidade.
“Foi-me mostrada uma época em que poucos ouviam e abraçavam a verdade. Aquelas pessoas não tinham muitos bens seculares. Muito pouca gente atendia as necessidades da causa. Então algumas pessoas tiveram de vender casas e terras, adquirindo outras mais acessíveis para servirem de abrigo ou lar, ao mesmo tempo que ofereceram seus recursos de maneira livre e generosa ao Senhor com o intuito de divulgar a verdade e contribuir para o avanço da causa divina. Ao contemplar essas pessoas altruístas, vi que sofreram privações para o bem da causa. Então vi um anjo parado ao lado delas, chamando-lhes a atenção, apontando para o Céu e dizendo: ‘Vocês têm bolsas no Céu! Vocês têm tesouros no Céu que não envelhecem! Perseverem até o fim, e grande será a sua recompensa’.” — Ibidem, p. 176.
Quarta-feira, 18 de dezembro - 4. UMA VIRTUDE ESSENCIAL PARA HOJE
4A) Por que a paciência é tão importante no desenvolvimento do nosso caráter? Tiago 5:7.
Tg 5:7 — Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia.
“‘Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia’ (Tiago 5:7). Portanto, o cristão deve aguardar pacientemente pelo cumprimento da Palavra de Deus em sua vida. Com frequência, ao orarmos pelas bênçãos do Espírito, Deus age para atender nossas orações, colocando-nos em circunstâncias que favorecem o desenvolvimento desses dons. Contudo, não compreendemos Seu plano, e nos surpreendemos e ficamos perturbados. No entanto, ninguém pode desenvolver essas graças, a não ser que passe pelo processo de crescimento e frutificação. Nossa parte é receber a Palavra de Deus e guardá-la com firmeza, entregando-nos totalmente ao seu controle, e o propósito dela em nós se cumprirá.
“‘Se alguém Me ama’, disse Cristo, ‘guardará a Minha Palavra, e Meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada’ (João 14:23). O encanto de uma mente mais forte e perfeita estará sobre nós, pois temos uma conexão viva com a Fonte de todo poder. Em nossa vida divina seremos levados cativos a Jesus Cristo. Não prosseguiremos vivendo uma vida comum de egoísmo; ao invés disso, Cristo é que viverá em nós. Seu caráter se reproduzirá em nossa natureza. Assim, daremos o fruto do Espírito Santo — ‘e um produziu trinta, outro, sessenta, e outro, cem’.” — Parábolas de Jesus, p. 61.
4B) Por que a paciente confiança é tão útil quando nos sentimos frustrados ou desanimados com o aumento da maldade no mundo? Tiago 5:8; Lucas 21:19.
Tg 5:8 — Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.
Lc 21:19 — Na vossa paciência possuí as vossas almas.
“O mundo está ousado na transgressão da Lei de Deus. Por causa da longa paciência divina, os seres humanos pisam na autoridade do Senhor. Eles se fortalecem uns aos outros na opressão e na crueldade para com Sua herança, dizendo: ‘Como o sabe Deus? Ou: Há conhecimento no Altíssimo?’ Salmos 73:11. Mas há um limite que eles não podem ultrapassar. Está chegando o momento em que atingirão a linha estabelecida. Mesmo agora eles já estão quase ultrapassando o limite da longanimidade de Deus, a fronteira de Sua graça e de Sua misericórdia. O Senhor intervirá para vindicar Sua própria honra, libertar Seu povo e reprimir o crescimento da injustiça.” — Ibidem, pp. 177 e 178.
Quinta-feira, 19 de dezembro - 5. EXEMPLOS PARA NOS FORTALECER
5A) Na qualidade de igreja, no que muitas vezes nos concentramos? Em vez disso, o que deveríamos lembrar? Levítico 19:18; Tiago 5:9 e 10.
Lv 19:18 — Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.
Tg 5:9 e 10 — Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta. 10 Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor.
“Abel, o primeiro crente dos filhos de Adão, morreu como mártir. Enoque andava com Deus, e o mundo não o conhecia. Ridicularizaram Noé, acusando-o de fanático e alarmista. ‘E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões’. ‘Uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição’ (Hebreus 11:36 e 35).
“Em todas as épocas, os mensageiros que Deus escolheu são insultados e perseguidos, mas o conhecimento divino se expande por meio de suas aflições. Todo discípulo de Cristo deve entrar nas fileiras e assumir a mesma obra, sabendo que o inimigo nada pode fazer contra a verdade, senão pela verdade. Deus quer que a verdade se desenvolva e se torne um tema de estudo e consideração, mesmo através do desprezo que demonstram contra ela. Devemos agitar a mente do povo. Cada polêmica, crítica e esforço para restringir a liberdade de consciência são instrumentos de Deus para despertar as mentes que, do contrário, ficariam adormecidas.
“Quantas vezes se viu esse resultado na história dos mensageiros de Deus! Quando apedrejaram até a morte o nobre e eloquente Estêvão por instigação do conselho do Sinédrio, não houve prejuízo para a causa do evangelho. A luz do Céu que glorificava seu rosto, a compaixão divina transmitida por sua prece agonizante, penetraram fundo, como uma seta afiada de convicção, nos membros extremistas do Sinédrio ali presentes, e Saulo, o fariseu perseguidor, tornou-se um vaso escolhido para levar o nome de Cristo perante os gentios, os reis e os filhos de Israel.” — O maior discurso de Cristo, pp. 33 e 34.
Sexta-feira, 20 de dezembro - PARA VOCÊ REFLETIR
1. O que preciso entender sobre o valor do meu dinheiro?
2. Qual é o significado do desafio de Cristo em Tiago 5:1?
3. De que fraqueza eu posso ser culpado no tocante às finanças?
4. No final, como a paciência deve brilhar tal qual uma virtude entre o povo de Deus?
5. Como os mártires perseguidos ao longo da história se mantiveram focados?