LIÇÃO 9

A missão do Espírito Santo

3º trimestre de 2025
Sábado, 30 de Agosto de 2025
“E, quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo” (João 16:8).
“Por meio das Escrituras, o Espírito Santo fala à mente e imprime a verdade no coração. Assim, Ele expõe o erro e o remove da alma. É pelo Espírito da verdade, agindo por meio da Palavra de Deus, que Cristo submete a Si o Seu povo escolhido.” — O Desejado de Todas as Nações, p. 671.
Estudo adicional: Testemunhos para a igreja, vol. 8, pp. 14-23.

Domingo, 24 de agosto | 1. “NÃO VOS DEIXAREI ÓRFÃOS”
1A) Que dificuldades os discípulos enfrentariam depois da partida de Cristo? João 16:1-3.
Jo 16:1-3 — TENHO-VOS dito estas coisas para que vos não escandalizeis. 2 Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus. 3 E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim.

“O Senhor conhece perfeitamente Seus servos fiéis que, por amor a Ele, estão presos ou foram banidos para ilhas solitárias. Ele os consola com Sua própria presença. Quando um crente enfrenta tribunais injustos por causa da verdade, Cristo está ao seu lado. Toda afronta lançada contra ele, recai sobre Cristo. O Salvador é novamente condenado na pessoa de Seu discípulo. Quando alguém está preso numa cela, Cristo eleva o coração com Seu amor.” — O Desejado de Todas as Nações, p. 669.

1B) O que Cristo garantiu aos discípulos, e por meio de quem? João 14:18; João 15:26.
Jo 14:18 — Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
Jo 15:26 — Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.

“[Cristo] decidiu conceder Seu Representante, a terceira Pessoa da Divindade. Nenhuma outra dádiva poderia superá-la. Ele daria todos os dons em um só, e, por isso, o divino Espírito — esse poder que converte, ilumina e santifica — seria Sua dádiva.” — Minha consagração hoje, p. 36.

Segunda-feira, 25 de agosto | 2. A OBRA DO CONSOLADOR
2A) Que mudança ocorreria no relacionamento entre Cristo e Seus seguidores após Sua partida? João 16:7.
Jo 16:7 — Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.

“Daí em diante, Cristo passou a viver continuamente no coração de Seus filhos através do Espírito. Sua união com eles se tornou ainda mais íntima do que quando andava fisicamente entre eles. A luz, o amor e o poder do Cristo que habita internamente brilhariam por meio deles.” — Caminho a Cristo, p. 75.

2B) Que obra de longo alcance o Espírito Santo realizaria em favor dos pecadores? João 16:8-11.
Jo 16:8-11 — E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. 9 Do pecado, porque não creem em mim; 10 Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; 11 E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.

“O Espírito é concedido como um agente regenerador, para tornar eficaz a salvação realizada pela morte do nosso Redentor. O Espírito está constantemente buscando direcionar a atenção das pessoas para a grande oferta feita na cruz do Calvário, revelar ao mundo o amor de Deus e abrir à alma convicta as preciosidades das Escrituras.” — Atos dos apóstolos, p. 52.
“Tendo trazido a convicção do pecado e apresentado à mente o padrão de justiça, o Espírito Santo retira as afeições dos assuntos da Terra e enche a alma com um desejo de santidade. ‘Ele vos guiará em toda a verdade’ (João 16:13), declarou o Salvador. Se os seres humanos estiverem dispostos a ser moldados, haverá a santificação de todo o ser. O Espírito tomará das coisas de Deus e as gravará na alma. Por Seu poder, o caminho da vida se tornará tão claro que ninguém o errará.” — Atos dos apóstolos, pp. 52 e 53.

2C) Que outra missão importante o Espírito Santo realizaria perante o mundo? João 15:26.
Jo 15:26 — Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.

“É a união do Espírito Santo com a proclamação da testemunha viva que deve advertir o mundo. O obreiro de Deus é o instrumento por meio do qual a comunicação celestial é transmitida, e o Espírito Santo confere autoridade divina à Palavra da verdade.” — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 6, p. 1053.

Terça-feira, 26 de agosto | 3. TESTEMUNHANDO DE CRISTO
3A) Além do Espírito Santo, quem mais daria testemunho de Cristo? João 15:27; 1 João 1:1-3. Como isso ocorreria?
Jo 15:27 — E vós também testificareis, pois estivestes comigo desde o princípio.
1Jo 1:1-3 — O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam — isto proclamamos a respeito da Palavra da vida. 2 A vida se manifestou; nós a vimos e dela testemunhamos, e proclamamos a vocês a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifestada. 3 Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo. [Nova Versão Internacional.]

“O empresário pode conduzir seus negócios de uma maneira que glorifique seu Mestre por causa de sua fidelidade. Se for um verdadeiro seguidor de Jesus, ele implantará sua fé em tudo o que faz e revelará às pessoas a mentalidade de Cristo. O mecânico pode ser um representante diligente e fiel dAquele que trabalhou nos humildes caminhos da vida entre as colinas da Galileia. Todo aquele que leva o nome de Cristo deve agir de tal maneira que outros, ao verem suas boas obras, sintam-se influenciados a glorificar o Criador e Redentor. [...]”
“Com um espírito amoroso, podemos cumprir os deveres mais humildes da vida ‘como para o Senhor’ (Colossenses 3:23). Se o amor de Deus estiver no coração, ele se manifestará na vida. O suave perfume de Cristo nos envolverá, e nossa influência elevará e abençoará.” — Caminho a Cristo, pp. 82 e 83.

3B) Que promessa especial o profeta Joel predisse, nos tempos do Antigo Testamento, a respeito do futuro? Joel 2:28 e 29.
Jl 2:28 e 29 — E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. 29 E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.

3C) Quando e como essa promessa se cumpriu em parte? Atos 2:1-7, 16-18.
At 2:1-7, 16-18 — Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. 2 De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. 3 E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. 4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava. 5 Havia em Jerusalém judeus, tementes a Deus, vindos de todas as nações do mundo. 6 Ouvindo-se este som, ajuntou-se uma multidão que ficou perplexa, pois cada um os ouvia falar em sua própria língua. 7 Atônitos e maravilhados, eles perguntavam: “Acaso não são galileus todos estes homens que estão falando? [...] 16 Pelo contrário, isto é o que foi predito pelo profeta Joel: 17 ‘Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos. 18 Sobre os meus servos e as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão. [Nova Versão Internacional.]

“O retorno de Cristo ao Céu foi o sinal de que Seus seguidores estavam prestes a receber a bênção prometida. Eles deveriam aguardá-la antes de iniciarem sua missão. Ao atravessar os portões celestiais, Jesus foi entronizado em meio à adoração dos anjos. Assim que essa cerimônia foi concluída, o Espírito Santo desceu numa abundante enxurrada sobre os discípulos, e Cristo foi de fato glorificado com a mesma glória que tinha com o Pai desde toda a eternidade. O derramamento pentecostal foi a mensagem do Céu de que a coroação do Redentor havia ocorrido. Conforme prometido, Ele enviou o Espírito Santo do Céu a Seus seguidores como um sinal de que, como sacerdote e rei, havia recebido toda autoridade no Céu e na Terra, e era o Ungido sobre Seu povo.” — Atos dos apóstolos, pp. 38 e 39.

Quarta-feira, 27 de agosto | 4. EM NOSSOS DIAS
4A) Como sabemos que a promessa de Joel 2:28-32 também se aplica a nós? Atos 3:19.
Jl 2:28-32 — E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. 29 E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. 30 E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça. 31 O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor. 32 E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o Senhor, e entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar.
At 3:19 — Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor,

“Essa promessa pertence tanto a nós quanto a eles e, ainda assim, com que raridade ela é apresentada ao povo ou mencionada em nossas igrejas! Por causa desse silêncio a respeito de um tema tão importante, que outra promessa conhecemos tão pouco em termos de cumprimento prático quanto essa garantia tão abundante do dom do Espírito Santo, por cujo intermédio toda a nossa obra espiritual deveria receber poder? A promessa do Espírito Santo é citada de forma passageira em nossos sermões, mencionada apenas de modo incidental — e só. Tem-se dado muita ênfase às profecias e às doutrinas, mas aquilo que é decisivo para que a igreja cresça em força espiritual e eficácia — aquilo que dá poder à pregação e produz conversões — tem sido, em grande parte, desprezado nos esforços do ministério.” — Testemunhos para ministros, p. 174.
“Se os membros leigos da igreja se despertarem para fazer a obra que podem realizar, indo à luta por sua própria conta, cada um fazendo o máximo para ganhar almas para Jesus, veremos muitos deixando as fileiras de Satanás para se colocarem sob a bandeira de Cristo. Se nosso povo agir de acordo com a luz contida nessas poucas palavras orientadoras, com certeza veremos a salvação de Deus. Grandes reavivamentos ocorrerão. Pecadores se converterão, e muitas almas virão para a igreja. Quando harmonizarmos nosso coração com a vontade de Cristo, e nossa vida com Sua obra, o mesmo Espírito que desceu sobre os discípulos no dia de Pentecostes também descerá sobre nós.” — Testemunhos para a igreja, vol. 8, p. 246.

4B) Qual deve ser nossa principal preocupação hoje, e pelo que devemos orar fervorosamente ao Senhor? João 16:12-14; Zacarias 10:1.
Jo 16:12-14 — Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. 13 Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. 14 Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.
Zc 10:1 — PEDI ao Senhor chuva no tempo da chuva serôdia, sim, ao Senhor que faz relâmpagos; e lhes dará chuvas abundantes, e a cada um erva no campo.

“Oh, como todos nós precisamos do batismo do Espírito Santo. Com isso, passaremos a agir sempre com a mente de Cristo — com bondade, compaixão e empatia —, amando o pecador, mas odiando o pecado com ódio perfeito.” — Evangelismo, p. 369.
“É necessário que o povo de Deus desperte, para que a obra do Senhor avance com poder. Precisamos do batismo do Espírito Santo. Além disso, precisamos compreender que Deus fornecerá ao Seu povo pessoas com habilidade e influência, que desempenharão seu papel ao advertirem o mundo.” — Ibidem, pp. 558 e 559.

Quinta-feira, 28 de agosto | 5. PREPARAÇÃO
5A) Como devemos nos preparar para o derramamento do Espírito Santo no poder da chuva serôdia? Oseias 6:1-3.
Os 6:1-3 — VINDE, e tornemos ao Senhor, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida. 2 Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele. 3 Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.

“Vi que muitos estavam negligenciando a preparação tão essencial, e esperavam que o tempo do ‘refrigério’ e da ‘chuva serôdia’ os capacitasse a permanecer firmes no dia do Senhor e a viver em Sua presença. Oh! Quantos eu vi sem abrigo no tempo de angústia! Eles haviam negligenciado a preparação necessária e, por isso, não puderam receber o refrigério, que é indispensável para viver diante de um Deus santo. Aqueles que se recusam a ser moldados pelos profetas, que não purificam a alma pela obediência a toda a verdade, e que preferem crer que sua condição espiritual é muito melhor do que realmente é, chegarão ao tempo da queda das pragas, e aí é que perceberão que precisavam ter sido moldados e preparados para fazer parte do edifício. Porém, nesse momento já não haverá mais tempo para isso, nem haverá um Mediador para interceder por eles diante do Pai. Antes que isso aconteça, já terá sido proclamada a solene e terrível declaração: ‘Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda’. Vi que ninguém poderá participar do ‘refrigério’ sem antes vencer todas as suas fraquezas — o orgulho, o egoísmo, o amor ao mundo, além de toda palavra e ação errada. Por isso, devemos nos aproximar cada vez mais do Senhor e buscar com sinceridade a preparação necessária para resistirmos no dia da batalha do Senhor. Todos devem lembrar que Deus é santo e que somente seres santos poderão habitar em Sua presença.” — Primeiros escritos, p. 71.

Sexta-feira, 29 de agosto | PARA VOCÊ REFLETIR
1. Que obra o Espírito Santo está realizando em mim — e de que maneira Ele deseja me usar de forma ainda mais profunda como instrumento nas mãos de Deus?
2. O que pode estar me impedindo de receber o Espírito Santo em plenitude?
3. Que parte eu tenho em ajudar minha igreja a receber a plenitude do Espírito?
4. Explique as funções do Espírito Santo na Terra.
5. Descreva as aplicações da profecia de Joel 2:28-32.



  Baixar a lição em DOC  


  Baixar a lição em PDF