LIÇÃO 11
Ardente amor
2º trimestre de 2024
“[Mais tarde, diante de Deus], Adão não podia negar nem desculpar seu pecado; mas, em vez de manifestar penitência, ele se esforçou para lançar a culpa sobre sua esposa e, portanto, sobre o próprio Deus.” — Patriarcas e profetas, pp. 56 e 57.
1Jo 4:20 — Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?
Jo 13:35 — Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
“Quando a reunião estava prestes a terminar, o estranho se levantou e, com uma voz cheia de tristeza e lágrimas, disse-lhes que tinham uma grande necessidade do amor de Jesus na própria alma e na própria experiência.” — Este dia com Deus, p. 157.
Jo 15:13 — Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
1Jo 4:7-11 — Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 8 Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. 9 Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. 10 Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. 11 Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.
“Se todos os que buscam o reino de Deus e sua justiça estivessem sempre prontos a praticar as obras de Cristo, o caminho para o Céu seria muito mais fácil! As bênçãos de Deus fluiriam para a alma, e os louvores do Senhor estariam continuamente nos lábios. Então, você serviria a Deus por princípio. Seus sentimentos podem nem sempre ser de natureza alegre; as nuvens às vezes sombreiam o horizonte de sua experiência, mas a esperança do cristão não se firma sobre a base arenosa do sentimento. Aqueles que agem por princípio contemplarão a glória de Deus além das sombras e descansarão na segura palavra da promessa. Por mais sombrio que o caminho possa parecer, não serão impedidos de honrar a Deus. Os transtornos e provações só lhes darão a chance de mostrar a sinceridade de sua fé e amor.” — The Review and Herald, 20 de outubro de 1910.
1Jo 4:8 — Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
“As qualidades que todos essencialmente devem ter são as que marcaram a plenitude do caráter de Cristo — Seu amor [...].
“É um grande e fatal engano supor que alguém possa ter fé que conduza à vida eterna e, ao mesmo tempo, deixar de demonstrar amor cristão por seus irmãos.” — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 5, p. 1141.
1Pe 1:22 — Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro.
Pv 17:9 — Aquele que encobre a transgressão busca a amizade, mas o que revolve o assunto separa os maiores amigos.
Tg 5:19 e 20 — Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter, 20 Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados.
“As Escrituras ensinam claramente que as pessoas em erro devem ser tratadas com paciência e consideração. Se seguirmos o caminho certo, o coração aparentemente endurecido pode ser conquistado para Cristo. O amor de Jesus cobre uma multidão de pecados. Sua graça nunca leva à exposição dos erros de outra pessoa, a menos que tal atitude seja uma necessidade real.” — Conselhos aos professores, pais e estudantes, p. 267.
“‘Sobretudo’, escreve o apóstolo, ‘tende ardente amor uns para com os outros’ (1 Pedro 4:8). Não dê ouvidos a relatos contra um irmão ou irmã. Seja muito cauteloso ao aceitar uma censura contra seu próximo. Pergunte ao acusador se ele obedeceu à Palavra de Deus em relação a esse assunto. Cristo deixou instruções claras sobre o que devemos fazer. Vá até seu irmão e conversem sobre o erro dele, mas só vocês dois. Não se justifique, dizendo: Não há ressentimento pessoal entre o acusado e eu. As regras que Cristo deu são tão definidas e claras que essa desculpa não é válida.
“Independentemente de a queixa ser entre você e o acusado, a ordem de Cristo é a mesma. Seu irmão precisa de ajuda. Diga a ele, nunca a outras pessoas, que existem relatos circulando sobre ele. Dê a ele a oportunidade de se explicar.” — Nos lugares celestiais, p. 292.
Rm 12:13 — Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade.
“Deus está descontente com o interesse egoísta tantas vezes manifestado por ‘mim e minha família’. Toda família que nutre esse espírito precisa ser convertida pelos princípios puros exemplificados na vida de Cristo. Aqueles que se isolam, que não estão dispostos a receber visitas, perdem muitas bênçãos.” — Testemunhos para a igreja, vol. 6, pp. 343 e 344.
“Conheço pessoas que fazem alta profissão de fé, cujo coração está totalmente envolvido pelo amor-próprio e o egoísmo. [...] Elas têm pensado e vivido para si mesmas ao longo de toda a vida. Fazer um sacrifício para abençoar os outros, colocar-se em desvantagem para ajudar os semelhantes, está fora de cogitação para elas. [...] O eu é seu ídolo. Preciosas semanas, meses e anos passam para a eternidade sem ter registro algum no Céu de atos de bondade, de sacrifício pelo bem dos outros, de tentativas de alimentar os famintos, de vestir os nus ou de acolher o estrangeiro.” — Ibidem, vol. 2, p. 26.
2Rs 20:13-15 — E Ezequias lhes deu ouvidos; e lhes mostrou toda a casa de seu tesouro, a prata, o ouro, as especiarias e os melhores unguentos, e a sua casa de armas, e tudo quanto se achou nos seus tesouros; coisa nenhuma houve que não lhes mostrasse, nem em sua casa, nem em todo o seu domínio. 14 Então o profeta Isaías veio ao rei Ezequias, e lhe disse: Que disseram aqueles homens, e de onde vieram a ti? Disse Ezequias: Vieram de um país muito remoto, de Babilônia. 15 E disse ele: Que viram em tua casa? E disse Ezequias: Tudo quanto há em minha casa viram; coisa nenhuma há nos meus tesouros que eu não lhes mostrasse.
“O desejo de ostentar ao entreter visitantes cria preocupações e angústias desnecessárias. A fim de preparar uma grande variedade de pratos para a mesa, a dona de casa se sobrecarrega. Assim, devido ao preparo de muitos pratos, os convidados comem demais, e doença e sofrimento resultantes do excesso de trabalho de um lado, e o comer demais do outro, são o resultado. Esses banquetes elaborados são um fardo e um prejuízo.” — Ibidem, vol. 6, p. 343.
“Os jovens, em particular, devem sentir que precisam educar a mente visando aproveitar todas as oportunidades para se tornarem inteligentes a fim de que possam prestar um serviço aceitável Àquele que entregou Sua preciosa vida por eles. [...] Que todos aproveitem cada oportunidade que a providência divina lhes dá para alcançarem o máximo da revelação e da ciência [...].
“Os humanos devem pôr em prática todo talento que receberam para que possa aumentar em valor. Assim, devem devolver a Deus todo o aperfeiçoamento que conquistarem. Se você tem defeitos no modo de ser, na voz, na educação, não precisa ficar para sempre nesse estado. Deve se esforçar continuamente para alcançar um padrão mais alto, tanto na educação quanto na experiência religiosa. [...] Deus não fornece uma maneira pela qual alguém possa apresentar uma desculpa para realizar uma tarefa desleixada. No entanto, muitos que atuam na causa do Mestre têm oferecido esse tipo de trabalho, e Ele não aceita isso.” — Fundamentos da educação cristã, pp. 213-215.
Cl 3:23 — E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens.
2. Que princípio está na base do amor cristão?
3. Como posso cultivar hábitos mais nobres de hospitalidade?
4. Que tipos de serviço cristão seria bom que eu desenvolvesse?
5. Como posso garantir que meu trabalho seja para Deus, em vez de descuidado e desleixado?